Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Olá amigos,

    Atualmente tenho um sistema de internet com 2 greatek de 700mw e duas antenas externas da aquarius de 25dbi, as duas estão apontadas uma para a outra com 80% de visada ( elas estão no teto e tem um muro e umas arvores na frente ) e a distância entre as mesmas é de 350m. [ na minha rua só passa 1mb da VELOX , sintam a pressão haha ]

    O sinal vem da casa de uma tia que tem internet NET virtua de 60mb, todavia, aqui só chega 10mb, e é muito instável.
    Então estou querendo trocar os equipamentos por duas nanostation m5 de 5ghz de 16dbi. Gostaria de saber se vai resolver meu problema, se terei um sinal estável e vou receber ao menos 50mb dos 60. E se apenas as duas nano darão conta do recado, ou se vou precisar botar mais alguma antena.

    E outra coisa, essa nano precisa está em um local alto também para ter visada com a outra?

    Ps: Ou vocês acham que minha rede tem jeito? Essa com a greatek e as antenas.

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Citação Postado originalmente por GabGhost Ver Post
    Olá amigos,

    Atualmente tenho um sistema de internet com 2 greatek de 700mw e duas antenas externas da aquarius de 25dbi, as duas estão apontadas uma para a outra com 80% de visada ( elas estão no teto e tem um muro e umas arvores na frente ) e a distância entre as mesmas é de 350m. [ na minha rua só passa 1mb da VELOX , sintam a pressão haha ]

    O sinal vem da casa de uma tia que tem internet NET virtua de 60mb, todavia, aqui só chega 10mb, e é muito instável.
    Então estou querendo trocar os equipamentos por duas nanostation m5 de 5ghz de 16dbi. Gostaria de saber se vai resolver meu problema, se terei um sinal estável e vou receber ao menos 50mb dos 60. E se apenas as duas nano darão conta do recado, ou se vou precisar botar mais alguma antena.

    E outra coisa, essa nano precisa está em um local alto também para ter visada com a outra?

    Ps: Ou vocês acham que minha rede tem jeito? Essa com a greatek e as antenas.
    Aumenta mais os pontos ai e pode por o nanostation se tiver visada limpa acho q passa. airmax ativado...

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Sem visada nada é garantido meu caro.
    Tente colocar um mastro para evitar ao máximo a obstrução. As vezes um metro para qualquer lado salva ou destrói um enlace.

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Sem visada nada é garantido meu caro.
    Tente colocar um mastro para evitar ao máximo a obstrução. As vezes um metro para qualquer lado salva ou destrói um enlace.
    Então eu tendo visada das duas, com esses dois nano m5 é provável que que eu tenha os 50mb? Vocês sabe me dizer se minha rede atual com a greatek de 2.4 e antena aquarius não tem mais jeito mesmo?

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Citação Postado originalmente por GabGhost Ver Post
    Então eu tendo visada das duas, com esses dois nano m5 é provável que que eu tenha os 50mb? Vocês sabe me dizer se minha rede atual com a greatek de 2.4 e antena aquarius não tem mais jeito mesmo?
    2.4 naum passa nem ferrando... talvez passe os 50 MB soh testando mesmo... mais bem provavel.

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    50Mbps passaria em 2,4GHz se usasse dupla-polarização e canal de 40MHz.

    Esse Greatek só tem 1 chain, só pode usar uma polarização então, e com canal de 20MHz a banda passante em ambiente limpo ficaria nuns 18-20Mbps.
    Se achar 20MHz limpo já é raro, imagina achar 40MHz. Provavelmente se usar 40MHz vai ter tantos ruído na vizinhança que mal deve passar de 25Mbps, mas o pior, isso vai GERAR muito problema pra vizinhança, então é uma idéio terrível usar canal largo em cidades.

    Se dá uns 10Mbps, então acho que não tem nem 80% de zona de fresnel, com antena desse tamanho daria pra conseguir mais que isso.

    Mas a boa notícia é que passando pra 5GHz (Nanostation Loco M5) a zona de fresnel cai pela metade, ou seja, 20% de obstrução em 2,4GHz vira 1% de obstrução em 5GHz!

    Fora que NS Loco M5 tem dupla-polarização, ou seja, tem o DOBRO de capacidade teórica que a antena de polarização simples atual.

    Eu diria que se hoje tem 10Mbps assim, se colocar NS Loco M5 em canal alto tipo 5800MHz, com MCS12, e subir uns 70cm (Como ele é leve (Pesa 1/4 do peso de uma antena de grade) dá pra conseguir uns 40 ou 50Mbps de tráfego estável mesmo sem visada perfeita.

    Mas com o equipto atual não tem o que melhorar a não ser subir as antenas. E mesmo que melhore muito, usando algo normal (Canal de 20MHz) se conseguir passar 20Mbps já pode soltar foguetes, esse tipo de equipto é pra dona-de-casa e a faixa dos 2,4GHz está lotada de ruído (Todo mundo tem AP em casa), provavelmente o que conseguiria subindo as antenas é ter uns 12-13Mbps mas estáveis (Ping tipo 20-30ms mas estável).

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Citação Postado originalmente por GabGhost Ver Post
    Olá amigos,

    Atualmente tenho um sistema de internet com 2 greatek de 700mw e duas antenas externas da aquarius de 25dbi, as duas estão apontadas uma para a outra com 80% de visada ( elas estão no teto e tem um muro e umas arvores na frente ) e a distância entre as mesmas é de 350m. [ na minha rua só passa 1mb da VELOX , sintam a pressão haha ]

    O sinal vem da casa de uma tia que tem internet NET virtua de 60mb, todavia, aqui só chega 10mb, e é muito instável.
    Então estou querendo trocar os equipamentos por duas nanostation m5 de 5ghz de 16dbi. Gostaria de saber se vai resolver meu problema, se terei um sinal estável e vou receber ao menos 50mb dos 60. E se apenas as duas nano darão conta do recado, ou se vou precisar botar mais alguma antena.

    E outra coisa, essa nano precisa está em um local alto também para ter visada com a outra?

    Ps: Ou vocês acham que minha rede tem jeito? Essa com a greatek e as antenas.
    Mais barato que antenas novas seria vc comprar um tubo de metal de uns 5 ou 6 metros p/ melhorar a visada. Apesar dos nanostations m5 terem o TDMA, que ajuda passar banda em locais com visada um pouco prejudicada não faz mágica.

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Amigos, obrigado a todos que responderam. Optei pela compra das duas nano, irei instalar posteriormente irei comunicá-los se deu certo. Outra coisa, quanto é mais ou menos um preço bom da nano m5? Achei por 440, está bom o preço?

  9. #9

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Citação Postado originalmente por GabGhost Ver Post
    Amigos, obrigado a todos que responderam. Optei pela compra das duas nano, irei instalar posteriormente irei comunicá-los se deu certo. Outra coisa, quanto é mais ou menos um preço bom da nano m5? Achei por 440, está bom o preço?
    acho q esta na média, dólar alto tah complicado comprar equipamentos...

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Citação Postado originalmente por rtfl Ver Post
    acho q esta na média, dólar alto tah complicado comprar equipamentos...
    Amigo, voce sabe me informar se por exemplo, da para "jogar" nesse sistema? Pois em jogo online uma queda de 1seg, desconecta. Com essas nanos você acha que é possível?

  11. #11

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Citação Postado originalmente por GabGhost Ver Post
    Amigo, voce sabe me informar se por exemplo, da para "jogar" nesse sistema? Pois em jogo online uma queda de 1seg, desconecta. Com essas nanos você acha que é possível?
    Compra um par de SXT e seja feliz. Neste distância você faz 100Mb fácil. Mas o principal será levantar um mastro. Uma antena enxergando a outra.

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    concordo com o amigo chocobama.

  13. #13

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Amigo, qual modelo da SXT você recomendaria no caso?

  14. #14

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Citação Postado originalmente por GabGhost Ver Post
    Amigo, qual modelo da SXT você recomendaria no caso?
    aqui tenho com SXT lite 5.

  15. #15

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Citação Postado originalmente por rtfl Ver Post
    aqui tenho com SXT lite 5.
    Voce acha ela melhor que a nano? Pra mim seria até bom porque essa SXT ainda é mais barata. Você envia quanto de sinal e recebe quanto? Digo a velocidade. Tem problema com quedas?


    Obrigado !

  16. #16

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Citação Postado originalmente por GabGhost Ver Post
    Voce acha ela melhor que a nano? Pra mim seria até bom porque essa SXT ainda é mais barata. Você envia quanto de sinal e recebe quanto? Digo a velocidade. Tem problema com quedas?


    Obrigado !
    man SXT bem configurada eh show.... eh mikrotik neh rs

  17. #17

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Boa tarde, sou novo no fórum e preciso de ajuda para montar rede de wifi. Funcionaria assim 1-ponto distribuir internet de 120mb down e 20 up load para o ponto 2 que fica a 1km e este receber e distribuir para 3 pontos diferentes em triangulo tudo com visada. Quais aparelhos devo usar? peço ajuda para não comprar algo caro demais e não funcionar. Pensei em comprar da Ubiquiti
    Nanostation M5 5ghz Antena 16 Dbi + Fonte Poe Mimo 2x2
    ou
    Antena Ubiquiti Airgrid M5 Agm5-11x14 23 Dbi Fonte Poe e Ubiquiti Airmax Antena Amo-5g13 Omni 13dbi + Rocket M5 Mimo. O que acham??

  18. #18

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    vc pode fazer o PTP com SXT e colocar omni 13 com o rocket e nos outros pontos nano loco m5, depois compra paineis com os rockets.

  19. #19

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    eu compraria um par de nanobeam 16

  20. #20

    Padrão Re: Ponto a ponto 350m nanostation m5

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    eu compraria um par de nanobeam 16
    Amigo, e pro meu caso? Você recomendaria qual? 350m de distância. Velocidade enviada de 60mb, queria pegar ao menos 50mb.