+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvida Cabo CCE-APL 4pares

    Tenho duas linhas telefônicas vdsl de 50Mb cada ambos com cabo FE , minha duvida é se trocar o cabo FE por cabo CCE_APL(blindado) pode uma linha causar interferência na outra?? obs(o cabo terá 4pares 2 vai ficar na reserva).
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         prd_media_620.jpg
Visualizações:	645
Tamanho: 	27,9 KB
ID:      	61131

  2. #2

    Padrão Re: Duvida Cabo CCE-APL 4pares

    A operadora provavelmente usa esse mesmo cabo da central até sua porta, pode usar.

    (Se sua operadora não usa, não quer dizer muito, outras operadoras usam, vdsl funciona com as mesmas vantagens e desvantagens que adsl nesses cabos, 50Mbps é trafego pra caramba então só em trajeto curto (Acho que menos de 1000m em vdsl2, e uns 900m em vdsl) vai funcionar, mas os 30 ou 40m de cabo que você tem em casa não fazem muito efeito, os 500 ou 600m de fio que a operadora usa é que fazem TODA a diferença, e ela provavelmente usa CCE APL)

  3. #3

    Padrão Re: Duvida Cabo CCE-APL 4pares

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A operadora provavelmente usa esse mesmo cabo da central até sua porta, pode usar.

    (Se sua operadora não usa, não quer dizer muito, outras operadoras usam, vdsl funciona com as mesmas vantagens e desvantagens que adsl nesses cabos, 50Mbps é trafego pra caramba então só em trajeto curto (Acho que menos de 1000m em vdsl2, e uns 900m em vdsl) vai funcionar, mas os 30 ou 40m de cabo que você tem em casa não fazem muito efeito, os 500 ou 600m de fio que a operadora usa é que fazem TODA a diferença, e ela provavelmente usa CCE APL)
    @rubem, aqui houve um caso onde trocar cabo FE por CCE APL causou uma perda de uns 10dB no SNR em duas linhas ADSL2+ de 10Mbps, que reduziram para no máximo uns 4Mbps e 6Mbps com latência bem alta. Isso era dentro de um prédio, saindo da caixa da Oi dentro dele até os apartamentos. Se não me engano cada linha ficou em um cabo CCE APL próprio.

    Não fui eu quem fez, mas acredito que o problema não tenha sido algo mal feito, porque a mesma pessoa que instalou o cabo CCE APL instalou com o mesmo cuidado o FE novamente depois de constatado o problema e tudo foi resolvido.

    Desconfio que o diâmetro dos fios do cabo CCE APL seja menor do que do fio FE (nunca verifiquei), o que causou uma atenuação do sinal.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida Cabo CCE-APL 4pares

    Ah sim, dependendo da troca pode ter problemas mesmo, mas seria só em adsl ou em plano de datarate bem baixo.

    Se trocar um FE-100 (1mm²) por um CCE-APL-40 (0,4mm²) teria essa diferença no diametro, mas... CCE-APL é cobre, enquanto FE é ferro cobreado.
    Mudando o material muda a resistencia, e o diametro tanto faz. Por exemplo, FE-80 (0,8mm) tem 110 ohms por Km, enquanto o CCE-APL-50 (0,5mm) tem 94 ohms por Km! Porque o cobre (CCE-APL) tem resistencia menor que o ferro (Que tem no FE).

    Mas altas frequencias não se atenuam só por resistencia de cabo, o diametro diz muito. Os bons datasheets dão a atenuação conforme frequencia, a 150KHz um CCE-APL atenua mais de 50dBm por Km, enquanto um FE atenua só 10dBm.
    Só que... ADSL e VDSL usam frequencias bem mais altas, e CCE-APL tem atenuação MENOR conforme a frequencia é MAIOR. A 10MHz tem algo tipo 25dBm de atenuação por Km
    Enquanto o FE é o contrário, tem atenuação MAIOR conforme a frequencia é maior, e lá pelos 10MHz tem algo tipo 25dBm de atenuação por Km.

    VDSL usa na verdade até 30MHz, no datarate de 50M vai usar tudo isso mesmo.
    ADSL2+ usa até 2MHz, como é a atenuação dos 2 cabos em 2MHz:
    FE-80 ou FE-100: 15dBm por Km
    CCE-APL 40, 50 ou 65: 30dBm por Km

    Mas... lá pelos 20MHz a coisa INVERTE, FE tem nessa frequencia atenuação de uns 30dBm, enquanto CCE-APL tem uns 20dBm por Km.
    E VDSL2 de 50M vai usar até 30MHz, onde a atenuação será ainda menor no CCE-APL.

    Então até pode ter sinal menor se o modem medir o nível de sinal a 1MHz (Preambulo talvez, não sei bem como é o tipo de sinalização, deve ter portadora), mas teria que confirmar se o throughput muda, se há perdas de pacotes mesmo e tal.
    (E com adsl2+, que vai até 2MHz, a diferença com relação ao sinal medido a digamos 500KHz é pequena)

    Sem falar que imagino que seja coisa tipo 20 a 40m de fio, se a 2MHz são 15dBm extras por Km, isso dá 0,015dBm por metro, em 40m seriam 0,6dBm. E ainda que se fale em modem medindo nível de sinal em 150KHz, aí passa de 10 pra 50dBm de atenuação por Km, é uma atenuação EXTRA (Ao trocar FE por CCE-APL) de 0,04dBm por Km, mas em 40m isso ainda dá só 1,6dBm de diferença. Então se você teve diferença de 10dBm, ou o modem media sinal em frequencia ainda mais baixa, tipo logo acima da faixa audível (Lá pelos 25KHz), porque ai sim esses 2 cabos terão diferença enormes tipo 8dBm pra 100dBm por Km. Mas pra mim que essa exibição de sinal (Que o SNR exibido se baseia) é feito em frequencia não tão baixa, os primeiros "bins" seriam de upload (Talvez esses de 25KHz pra cima), mas o SNR seria aferido nos bins de download, pra MIM que seria dos 500KHz pra cima.

    E adsl2+ teria bins de download em frequencia bem mais alta que em adsl ou adsl2, então realmente não poderia ter tanta atenuação (10dBm a mais). Só se o modem se baseou em sinal em frequencia bem baixa tipo 25KHz.

    Já vdsl2 tem up e down em portadoras em frequencia mais alta, ou seja, um snr baixo não mata upload. Alias, vdsl é usado em planos simétricos (20M/20M up/down) enquanto adsl não tem como (É no máximo 1,4M/24M up/down), se o upload em vdsl fosse apenas em canais baixos (Ou apenas altos) um dos 2 seria pior, porque a atenuação muda conforme a frequencia, não seria uma conexão simétrica.

    Se for levar em conta a faixa dos 2 a 30MHz pra VDSL, então o cabo CCE-ALF é muito melhor.
    Já se for levar em conta a faixa abaixo de 2MHz, pra ADSL2+, então os cabos FE são muito melhores.

    Mas num trecho curto tipo 20 ou 30m não é pra ter diferença significativa com nenhum deles, do jeito que 25KHz atenua muito em CCE-APL, os 25MHz vão atenuar muito nos FE, cada um é o inverso do outro, ambos atenuam demais nalguma ponta.
    (Talvez em ADSL eles atenuem mais justo no sinal-base que é usado pra indicar o SNR, aí fico devendo se é 25KHz, mas se teve 10dBm de atenuação parece ser, então seria caso de ignorar ele em adsl2+, e... em vdsl não haveria isso no mesmo cabo já que é frequencia mais alta)

  5. #5

    Padrão Re: Duvida Cabo CCE-APL 4pares

    ta ok amigo qual você me recomendaria passar cada cabo uma linha ou as duas num cabo só ?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Apresentação2.jpg
Visualizações:	294
Tamanho: 	49,3 KB
ID:      	61146
    essa linha ta conectada com esse cado aqui
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20150930_130304.jpg
Visualizações:	560
Tamanho: 	1,85 MB
ID:      	61147
    ja essa outra esta com cabo Fe(cerca de 20m a mais que a outra) da GVT

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2015-09-30-12-58-45.png
Visualizações:	276
Tamanho: 	176,0 KB
ID:      	61148
    ______________________________________________________________
    encontrei num artigo um esquema de padrão Telebras onde se usa 2 pares
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         QnKO9xK.jpg
Visualizações:	330
Tamanho: 	152,3 KB
ID:      	61149
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Apresentação1.jpg
Visualizações:	221
Tamanho: 	48,1 KB
ID:      	61145  

  6. #6

    Padrão Re: Duvida Cabo CCE-APL 4pares

    quando voltou pro FE voltou o sinal SRN?

  7. #7

    Padrão Re: Duvida Cabo CCE-APL 4pares

    Quanto a esse "esquema de padrão Telebras", pra ADSL até faz sentido já que há atenuação em baixa frequencia com CCE-APL, mas pra vdsl não vejo nem meio motivo pra fazer isso.

    Essa gambiarra parece mais pra ter terminal furado pra parafusar nas tomadas padrão Telebras, mas isso já morreu, em 2015 só se usar RJ11 mesmo. Talvez em 2003 tinha motivos pra usar o escroto/despadronizado padrão Telebras (RJ11 é padrão internacional).

    Quanto a forma de ligar, alguma bitola de CCE-AP aceita RJ11 crimpado direto no par, não lembro se é o de 40 ou 50mm.
    Outra opção seria usar emenda com gel tipo:
    http://artcomdistribuidora.com.br/im...dutos/TO84.png

    Ou mesmo soldar. A grande vantagem de CCE-APL é que pode soldar tudo pra garantir contato. FE tem ferro no meio e ferro não pega solda de estanho, dependendo da oxidação no cabo não tem como soldar ou a solda quebra. Eu prefiro soldar telefonia sempre que possível, deixando a única possibilidade de mal-contato pro RJ11.

    (Ah, e não se usa filtro adsl em vdsl, como o esquema da imagem mostra, aquilo só vale pra adsl mesmo)

  8. #8

    Padrão Re: Duvida Cabo CCE-APL 4pares

    Você acha se eu ligar com Cabo cce apl 4 pares duas linhas uma pode causar interferência na outra?

  9. #9

    Padrão Re: Duvida Cabo CCE-APL 4pares

    Não, interferência entre pares não cria, esses cabos são feitos JUSTO pra múltiplas linhas telefônicas, com adsl ou vdsl.

    É justo esse o cabo que as operadoras usam, se houvesse interferência não ia ter vdsl de 2Mbps funcionando a 3Km de fiação.

  10. #10

    Padrão Re: Duvida Cabo CCE-APL 4pares

    sera que ganharia algum sinal snr por o cabo cce-apl ser blindado ?

  11. #11

    Padrão Re: Duvida Cabo CCE-APL 4pares

    A blindagem só isola ruído externo, ou limita a "saída" de ruido (EMI/RFI) pros lados. Se não é ambiente ruidoso não há ruído pra isolar aí não faz diferença.

    (E raramente há ruído demais nesses casos, só em cidades porcas com fiações misturadas, o normal é distancia tipo 80cm até rede elétrica e distancia de transformadores, não é comum ter muito ruido, o normal é ter perda por conexão mal-feita em cabo, tipo emenda torcendo fio oxidado)

    O que garantiria SNR maior é cabo com atenuação menor na frequência usada, aqui a atenuação lá no final:
    http://www.condutoresitc.com.br/prod...0_PEAD-X.shtml

    A 2MHz chega a 14dBm (Por QUILOMETRO!), mas VDSL usa até 30MHz, nessa frequência ele (FE-80, de 0,8mm) atenua na casa dos 50dBm por Km, algo tipo 0,05dbm por METRO de fio, por isso 20m de fio não pode fazer tanta diferença, seria 1dBm em 20m afinal 20 * 0,05 = 1!
    Se tem diferença grande, tem que desconfiar de emendas e etc.

    Fabricantes decentes devem informar essas atenuação em diferentes frequências, nesse caso aí 150KHz é a faixa onde há upload em adsl, e 2MHz é o teto da frequência usada em adsl. Já VDSL usa desde 150KHz até 30MHz, nem todo fabricante vai informar a atenuação a 10MHz ou mesmo 30MHz, é uma pena. Não sei se dá pra padronizar tudo, apesar de ser o mesmo condutor dos CTP-APL (ASF ou não), sendo que no CTP só mudaria a capa extra, uns fabricantes tem fichas técnicas diferentes, mas o normal é valores um pouco maiores que esses do FE no link, e ainda que sejam maiores não é nada tipo o dobro, e ainda que fosse, se levar em conta apenas a atenuação do cabo passaria de 1dBm pra 2dBm em 20m de cabo (Isso no PIOR dos casos).