+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Duvida sobre AP x Station - ubiquiti

    Bom Tarde Galera,

    Sei que deve existir tópicos relacionado a esse assunto, quem saber desses tópicos me passa o link,
    o problema é o seguinte, tenho alguns clientes em um determinado painel que estão com visada limpa sinal bom -55 a -65, só que o ccq oscila muito chegando a cair e ficar com 75 a 55 de ccq, gostaria de saber se tem alguma coisa que podemos fazer para que melhore, por que já fizemos de tudo, trocamos painel, regulamos frequência, trocamos cpe do cliente, e o erro persiste.

    Se alguém já passou por isso, ou tem um conhecimento mais a fundo sobre assunto e tiver como dar uma luz para nós agradeço.
    Obrigado !

  2. #2

    Padrão Re: Duvida sobre AP x Station - ubiquiti

    o que vc usa como AP e CPE?

  3. #3

    Padrão Re: Duvida sobre AP x Station - ubiquiti

    Estamos usando como ap Rocket m5 e de cpe airgrid m5 hp xw e xm

  4. #4

    Padrão Re: Duvida sobre AP x Station - ubiquiti

    Aqui para eu chegar em um bom ccq eu mudei o MCS dos Clientes para 10 e do painel para 11, me deu um bom resultado

  5. #5

    Padrão Re: Duvida sobre AP x Station - ubiquiti

    Posta a tela do seu ap aqui. Ficara melhor para ajudar

  6. #6

    Padrão

    E desconfie sempre de zona de fresnel meia-boca.

    Uma zona de fresnel 100% limpa em ambiente urbano é difícil conseguir, por aqui o único jeito é colocando CPE pequena tipo NS Loco em mastro de uns 4m em cima do telhado, porque tubinhos minúsculos de 50cm já tem zona de fresnel meia-boca logo na saída, não tem condições de ter CCQ excelente com CPE quase grudada no telhado.

    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03752.JPG
Visualizações:	172
Tamanho: 	563,7 KB
ID:      	61160Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC03745.JPG
Visualizações:	127
Tamanho: 	137,6 KB
ID:      	61161

  7. #7

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cliente Under Linux.png
Visualizações:	226
Tamanho: 	217,5 KB
ID:      	61170Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Painel UnderLinux.png
Visualizações:	136
Tamanho: 	224,6 KB
ID:      	61171

    A qui ta as fotos do painel e do cpe, notem que a diferença entre painel e o cliente é que no painel o sinal esta ruim com um ccq bom, já no cpe do cliente, o sinal está bom, mas o ccq esta ruim ... tem outros nesse mesmo painel desta forma, e a instalações era 100% de visada com cano de 1,5m colocaram de 3m e ficou da mesma forma.
    já fiz de tudo!

  8. #8

    Padrão Re: Duvida sobre AP x Station - ubiquiti

    Mas se for 2Km de distancia, tem algo muito errado nesse sinal!

    Ainda que seja um Airgrid 22dBi (O menor), se ele está a 25dbm de potência isso dá 47dBm EIRP, isso é uma gritaria enorme, potência pra PTP de 30Km!

    Enfim, se tem 47dBm EIRP, em 2Km o sinal deve cair (Free space loss) só 114dBm. Fica:
    47 - 114 = -67dBm no ar.
    Mesmo que seja uma setorial pequena de 14dBi, ela vai aumentar em 14dBm esse sinal:
    -67 + 14 = -53dBm.
    Esse é o sinal que o AP na torre devia receber desse cliente!
    Ainda que a potência real do airgrid seja 18dBm, isso baixaria o sinal em 7dBm, cairia de -53 pra -60dBm. E a torre está recebendo apenas -75dbm, que é um sinal muito baixo.

    Ou seja, tem algo muito grande na zona de fresnel comendo esses 15 a 22dBm!
    Isso é sinal pra caramba pra perder!
    Uma zona de fresnel 60% limpa costuma perder só 10dBm, esse seu cliente está perdendo 15 ou 22dBm!

    No print aparece um cliente a 3Km com sinal -66dBm, esse seria um sinal correto pra essa distancia. Mas a 2Km tem sinal quase 10dBm MENOR? Tem algo muito errado, ou na visada, ou alinhamento de antena, ou pigtail de setorial, enfim, tem algo físico com problemas, o sinal de cliente a 2Km devia ser muuuuuito mais alto se a CPE dele está configurada pra potência tão alta tipo 25dBm.

    (Poderia usar até 10dbm se a visada fosse total, e ainda assim teria 99% de CCQ)

    Alias, é antena de dupla-polarização mesmo? Está desperdiçando ela com cliente de polarização simples? (Todos tem datarates de polarização simples pelo visto)

    Experimenta virar metade dos clientes pra outra polarização, colocando os com zona de fresnel ruim na horizontal.

  9. #9

    Padrão Re: Duvida sobre AP x Station - ubiquiti

    Eu faria um teste com 1 cliente e o AP, atualizando o firmware, testando com outro canal, e com 30 mhz de largura.