+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interferência maciça?? vejam as imagens

    Boa tarde.

    Eu tenho um link particular para enviar internet do apartamento para uma propriedade minha na zona rural de 10km feita com 2 Nanobeam M5 25. Funcionava satisfatoriamente mas nos últimos dias tenho notado uma deterioração na qualidade da internet e agora comecei a investigar e quando acionei o AirView me deparei com isso!!
    O sistema detecta rajadas maciças de interferência em toda banda 5 Ghz com média de 60 dBm, mais que o nível de "potência" que eu alcanço no meu link.
    E duram vários minutos, mas vez ou outra desaparece.
    Alguém sabe ou tem ideia do que possa ser isso? É isso que está dificultando meu link?
    Essa medição foi feita por uma nano loco que tem na torre da fazenda que transmite o sinal para a casa de lá.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interferência 2.jpg
Visualizações:	251
Tamanho: 	788,7 KB
ID:      	60990Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Interferência.jpg
Visualizações:	217
Tamanho: 	769,1 KB
ID:      	60991Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interferência 3.jpg
Visualizações:	167
Tamanho: 	757,8 KB
ID:      	60992

  2. #2

    Padrão Re: Interferência maciça?? vejam as imagens

    nossa...um mundo de interferencia... ja tentou fazer o AirView com outro equipamento ? nunca vi isso ai antes....

  3. #3

    Padrão Re: Interferência maciça?? vejam as imagens

    Eu nunca usei este modo de analise...mas...

    Será que não é problema com o equipamento? Pois você citou que é em toda a faixa do 5.X

    Pois pelo relato você fez a varredura na fazenda. E zona rural, não deveria ter excesso de rádios na região...

    Como sugerido, para tirar as dúvidas, coloque outro equipamento e refaça a leitura...
    Faça isso numa ponta e depois na outra.

  4. #4
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Interferência maciça?? vejam as imagens

    Problema na certa no Equipamento! Como já foi Dito coloque outro equipamento e faça os teste nas Duas pontas, Coloque o outro lado como AP e este lado que esta com Interferência em Station e faça o teste novamente.

  5. #5

    Padrão Re: Interferência maciça?? vejam as imagens

    faça o survey e vai detetar se é interferencia (vai ver todas os canais) ou trata-se de problemas no equipamentos.
    Creio seja remota posibilidade seja uma interferença de tipo aleatoria utilizando todo o espectro não ocasionada por radios em 5.8 GHz.

  6. #6

    Padrão Re: Interferência maciça?? vejam as imagens

    Mas testa outra fonte nesse local primeiro, porque tem uma leve possibilidade da fonte ter ripple ao ter certo regime de consumo (E noutro regime não) e esse ripple passar reto pelo VRM do equipto, e isso atrapalhar o ADC ou o controlador de ganho na etapa de RF, porque realmente é meio impossível ter esse ruído REAL de -60 numa faixa de 20MHz e -70 na outra, um ruído equalizado até que vai, mas essa concatenação de níveis parece bobeira do hardware.

    (Mas não necessariamente culpa do Nanobeam, pode ser fonte com ripple, talvez culpa até de estabilizador (Esses seres inúteis, atrapalham mais que ajudam) mandando um range de tensão que faz a fonte chaveada operar com ripple)

  7. #7

    Padrão Re: Interferência maciça?? vejam as imagens

    Obrigado pela ajuda até aqui meu caros. Como eu falei não sou profissional na área, tenho esse link particular e mentei ele sozinho por hobby com conhecimentos coletados aqui neste fórum.
    De fato, aqui na cidade não há essa interferência. Apenas alguns canais definidos como era de se esperar. Lá, na zona rural é um torre de provedor a uns 300 m. Mas como os colegas de fórum sugeriram, difícil algum aparelho desses emitir uma poluição de espectro tão abrangente.
    Vou começar trocando algumas fontes... abçs.

  8. #8

    Padrão Re: Interferência maciça?? vejam as imagens

    Atualizando: Não fiz nada ainda na torre, mas o link melhorou novamente e em algumas medições esporádicas não detectei mais esse fenômeno de "interferência".
    Abçs.

  9. #9

    Padrão Re: Interferência maciça?? vejam as imagens

    Citação Postado originalmente por BradSchneider Ver Post
    Atualizando: Não fiz nada ainda na torre, mas o link melhorou novamente e em algumas medições esporádicas não detectei mais esse fenômeno de "interferência".
    Abçs.
    Mais um motivo pra desconfiar de problema de hardware.

    O ripple numa fonte ou num VRM (Parte do circuito dentro do aparelho que passa de digamos 12V pra 2,2V, 3,3V e talvez 5V) depende de resistencia interna de mosfet e de ESR ou capacitância de capacitor, e isso são 2 fatores que mudam conforme temperatura e umidade do ar.
    (Resistencia interna de mosfet não muda conforme umidade do ar, só a capacitância)

    Se a fonte ou o VRM tem determinada temperatura e consumo ele cria ripple, uma instabilidade, tipo um ventilador com folga em bucha que começa a vibrar (Pode ser um fan de fonte ATX), se você parar a coisa e obrigar ele a recomeçar tanto o ventilador ou fan vibrando, como a fonte com ripple, vão funcionar sem problemas até que algo altere o balanço da coisa.

    Fontes chaveadas e VRM's não são tão inteligentes, se um capacitor está com ESR baixa uma pequena variação cria uma alteração na saída, digamos tensão baixa demais, aí o CI controlador aumenta a tensão, mas como na verdade não era um problema de tensão baixa e sim apenas uma variação de consumo, a tensão sobe demais, aí o CI controlador lerá tensão alta demais e vai diminuir ela, aí depois ele vai ler tensão baixa demais, e isso vira um círculo vicioso interminável, mas o círculo só começa com X consumo (Se o consumo for diferente a ESR do capacitor vai estar mais de acordo com o consumo impedindo essas medidas erradas).

    Enfim, tem ainda mais cara de problema em alguns chaveamento, eles é que costumam ter essas variações birutas que aparecem e desaparecem sem aviso.

    Um ripple de fonte 12V no osciloscópio:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ripple.jpg
Visualizações:	69
Tamanho: 	34,7 KB
ID:      	61242

  10. #10

    Padrão Re: Interferência maciça?? vejam as imagens

    Ruben, acredito que com sua explicação possa ser a primeira luz que estou tendo para a solução em um ponto de radio, pois é o primeiro que está utilizando fonte com PoE gigabit, acredito que as que quedas e interferencias apresentadas são este fatos do ripple, pois quando acabou a energia geral na cidade a ponto de zerar a bateria do nobreak e reiniciar todos equipamentos da torre... com isso deu uma leve melhorada...