+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão Re: Firmware 6.0 Beta 2 - WOM 5000 Mimo

    Homem de Deus que explicação doida foi essa?
    IPOLL (Protocolo Proprietário) = TDMA
    Como vocês estão desenvolvendo o tdma sem funcionar o ipoll? O que vocês estão fazendo é a WOM se conectar no IPOLL, mas sem rodar o TDMA, para que possa conectar o apc 5m 18 com ipoll nas bases. O problema é: Como o ap vai sincronizar os pacotes com as cpes wom5000 e nos apc? Acho que nem vocês sabem a resposta, por isso esse ipoll dos wom ainda esta em Beta. Até pq vai perder todo o sentindo a base sincronizar com o apc e não com o wom, e o protocolo vai acabar sendo ineficiente.

    Citação Postado originalmente por Suporte Intelbras Ver Post
    Prezado FMANDU,

    O que o Bill da LigoWave® te informou está correto, caso deseje o protocolo Ipoll nos seus CPE, utilize o APC 5M-18. O WOM5000 por ser de fabricação nacional(não vinculado a LigoWave®) não terá o protocolo Ipoll implementado, o que estamos desenvolvendo no WOM5000 é o TDMA para que possa se conectar com os nossos basestations APC 5M-90 que estes sim estarão com o Ipoll.

    Att.
    Equipe Intelbras

  2. #102

    Padrão Re: Firmware 6.0 Beta 2 - WOM 5000 Mimo

    @Suporte Intelbras
    A intelbras tem algum plano de homologar as CPEs da Ligo?

  3. #103

    Padrão Re: Firmware 6.0 Beta 2 - WOM 5000 Mimo

    Citação Postado originalmente por meyknho Ver Post
    Vi também que o @Nks desativou o WMM, A-MSDU e Controle de Piso de Ruído, porém segundo o Mathias ao desativar essas configurações a qualidade de conexão do WOM 5000 caí muito, e recomendou deixa-las sempre ativada.

    OBS: A maior recomendação do Mathias e fazer de tudo para deixar o SNR acima de 20 e melhorar ao máximo o CCQ.

    OBS2: Para melhorar o CCQ do WOM 5000 a única alternativa é limitar o MCS (Data Rate).

    Att, Aleff Meykson
    Ola meykknho, tbm vou citar aqui o @NielsonPadilha; @FMANDU; e tbm todos os outros aqui que estao acompanhando o topico.

    O que reparei em minhas experencia foi que quando vc trabalha apenas com o rede N, sem o iPoll (TDMA) ativo, sim eh interessante vc ativar todas essas opcoes, pois sao desenvolvida para esse protocolo.

    No caso do protocolo iPoll (TDMA), senti melhora desativando essas opcoes, vou falar um pouco delas:

    WMM: ele prioriza streaming na rede, video e outras coisas em streaming, o TDMA por si mesmo tbm desenvolve essa priorizacao, entao desativei ela!

    A-MSDU: No meu ponto de vista soh funciona na rede N, sem ser TDMA, pois utilizando TDMA (TIME DIVISION MULTIPLE ACESS) ele divide todas as estacoes em uma linha de tempo, e cada estacao eh atendida exclusivamente, aumentando assim a eficiencia do canal, que no final das contas trafega mais dados, e isso meio que anula a funcao do A-MSDU que seria uma priorizacao do MAC da estacao, por isso eu desativei ela!!!

    Controle de piso de ruido: Sei la isso pra mim eh coisa da intelbras, nunca vi isso antes, mais seria assim: todos os sinais a baixo do piso de ruido seriam eliminados e o WOM nao "enxergaria" esses sinais diminuindo assim a interferencia adjacente!

    Conclusoes finais:

    O meu MCS esta setado em 11, acho importante setar sim!

    Ate tenho wom com ipoll rodando e com o piso de ruido ativo, e nao influenciou em nada.

    Mais quando ativo o A-MSDU eles comecao a cair!!!

    Em relacao ao ACK, eu deixo todos iguais, eu pego o cliente mais longe e seto em todas wom, igual foi comentado aqui!

    Enfim, minha rede iPoll com WOM e APCM5 esta funcionando perfeitamente sem quedas, e trafegando muito bem!

    Acabei de comprar mais 40 WOM e ganhei 4, promocao da intelbras a cada 10 ganha 1.

    Abracos a todos, posso ter errado em alguma coisa acima pois foi a pesquisada que dei, se alguem tiver algo a dizer ou complementar fique a vontade!!

    []´s

  4. #104

    Padrão Re: Firmware 6.0 Beta 2 - WOM 5000 Mimo

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    Ola meykknho, tbm vou citar aqui o @NielsonPadilha; @FMANDU; e tbm todos os outros aqui que estao acompanhando o topico.

    O que reparei em minhas experencia foi que quando vc trabalha apenas com o rede N, sem o iPoll (TDMA) ativo, sim eh interessante vc ativar todas essas opcoes, pois sao desenvolvida para esse protocolo.

    No caso do protocolo iPoll (TDMA), senti melhora desativando essas opcoes, vou falar um pouco delas:

    WMM: ele prioriza streaming na rede, video e outras coisas em streaming, o TDMA por si mesmo tbm desenvolve essa priorizacao, entao desativei ela!

    A-MSDU: No meu ponto de vista soh funciona na rede N, sem ser TDMA, pois utilizando TDMA (TIME DIVISION MULTIPLE ACESS) ele divide todas as estacoes em uma linha de tempo, e cada estacao eh atendida exclusivamente, aumentando assim a eficiencia do canal, que no final das contas trafega mais dados, e isso meio que anula a funcao do A-MSDU que seria uma priorizacao do MAC da estacao, por isso eu desativei ela!!!

    Controle de piso de ruido: Sei la isso pra mim eh coisa da intelbras, nunca vi isso antes, mais seria assim: todos os sinais a baixo do piso de ruido seriam eliminados e o WOM nao "enxergaria" esses sinais diminuindo assim a interferencia adjacente!

    Conclusoes finais:

    O meu MCS esta setado em 11, acho importante setar sim!

    Ate tenho wom com ipoll rodando e com o piso de ruido ativo, e nao influenciou em nada.

    Mais quando ativo o A-MSDU eles comecao a cair!!!

    Em relacao ao ACK, eu deixo todos iguais, eu pego o cliente mais longe e seto em todas wom, igual foi comentado aqui!

    Enfim, minha rede iPoll com WOM e APCM5 esta funcionando perfeitamente sem quedas, e trafegando muito bem!

    Acabei de comprar mais 40 WOM e ganhei 4, promocao da intelbras a cada 10 ganha 1.

    Abracos a todos, posso ter errado em alguma coisa acima pois foi a pesquisada que dei, se alguem tiver algo a dizer ou complementar fique a vontade!!

    []´s
    Olá boa tarde em qual distribuidor está com essa promoção ?

    Att Aleff Meykson

  5. #105

    Padrão Re: Firmware 6.0 Beta 2 - WOM 5000 Mimo

    Citação Postado originalmente por meyknho Ver Post
    Olá boa tarde em qual distribuidor está com essa promoção ?

    Att Aleff Meykson
    route66, tem em varias cidades da uma olhada no site deles a cidade mais proxima da sua!
    www.route66.com.br

  6. #106

    Padrão Re: Firmware 6.0 Beta 2 - WOM 5000 Mimo

    Pessoal um conselho de amigo: Não gastem mais dinheiro comprando wom 5000, esta barato, mais não vale a pena a economia, pois acarreta na eficiência. Logo logo vocês irão ter uma enxurrada de ligações de clientes reclamando e cancelando o serviço com vocês.
    Como falei anteriormente, o wom ja nasceu errado. ISP precisa de produto profissional rodando tdma. O wom não supre essa necessidade. para pequenos projetos onde não se leva a questão de desempenho o wom vai bem, para uso empresarial nem pensar.

  7. #107

    Padrão Re: Firmware 6.0 Beta 2 - WOM 5000 Mimo

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Pessoal um conselho de amigo: Não gastem mais dinheiro comprando wom 5000, esta barato, mais não vale a pena a economia, pois acarreta na eficiência. Logo logo vocês irão ter uma enxurrada de ligações de clientes reclamando e cancelando o serviço com vocês.
    Como falei anteriormente, o wom ja nasceu errado. ISP precisa de produto profissional rodando tdma. O wom não supre essa necessidade. para pequenos projetos onde não se leva a questão de desempenho o wom vai bem, para uso empresarial nem pensar.
    FMANDU, respeito sua preocupação, porém temos que valorizar os produtos de fabricação nacional.

    No meu cenário desde novembro de 2014 não tenho problemas, estou começando a migrar agora para o IPOLL, e acredito seriamente que a Intelbras tem tudo para se firmar nesse mercado.

    Att, Aleff Meykson

  8. #108

    Padrão Re: Firmware 6.0 Beta 2 - WOM 5000 Mimo

    @FMANDU, que tipo de problema vc esta passando?
    Quanto tempo vc esta usando ipoll ativo?
    Vc tem equipamentos siso tbm na mesma setorial mimo 2x2?

    Me mande uma msg particular com esses dados, entre em contato comigo!

    Sinceramente eu achei os tecnicos da intelbras um pouco fraco, liguei la duas vezes me atenderam super bem mais o nivel tecnico dos tecnicos deixou um pouco a desejar!!

    Obtive sucesso pesquisando, e testando na pratica pela tentativa e erro!

    Hj com essas configuracoes que estou usando, e que ja falei em outro topico q vc ja participou nao estou tendo mais problemas!!

    Procura deixar dessa maneira que estou usando, outra coisa a escolha do canal influencia muito, de uma analisada no espectro, a propria apc tem um analisador
    de espectro, e por ultimo nao recomendado pela ANATEL mais utilize canais em modo CP.

    Estou completando 2 meses de intelbras e nao tenho o que reclamar por enquanto! utilizando aquelas minhas configuracoes!!!

    []´s

  9. #109

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Homem de Deus que explicação doida foi essa?
    IPOLL (Protocolo Proprietário) = TDMA
    Como vocês estão desenvolvendo o tdma sem funcionar o ipoll? O que vocês estão fazendo é a WOM se conectar no IPOLL, mas sem rodar o TDMA, para que possa conectar o apc 5m 18 com ipoll nas bases. O problema é: Como o ap vai sincronizar os pacotes com as cpes wom5000 e nos apc? Acho que nem vocês sabem a resposta, por isso esse ipoll dos wom ainda esta em Beta. Até pq vai perder todo o sentindo a base sincronizar com o apc e não com o wom, e o protocolo vai acabar sendo ineficiente.
    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    @Suporte Intelbras
    A intelbras tem algum plano de homologar as CPEs da Ligo?
    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Pessoal um conselho de amigo: Não gastem mais dinheiro comprando wom 5000, esta barato, mais não vale a pena a economia, pois acarreta na eficiência. Logo logo vocês irão ter uma enxurrada de ligações de clientes reclamando e cancelando o serviço com vocês. Como falei anteriormente, o wom ja nasceu errado. ISP precisa de produto profissional rodando tdma. O wom não supre essa necessidade. para pequenos projetos onde não se leva a questão de desempenho o wom vai bem, para uso empresarial nem pensar.
    Prezado FMANDU,


    Como bem sabemos, o ganho de desempenho vindo do Ipoll é proveniente do BaseStation, o protocolo Ipoll possibilita que o equipamento enquanto em BaseStation faça a divisão dos timeslots do TDMA entre os clientes proporcionalmente ao consumo de cada um deles. Quanto aos CPE, eles não fazem o balanceamento de timeslots, o cliente continua fazendo a transmissão seguindo a mesma ordem dos seus determinados timeslots selecionados pelo Basestation. O WOM5000 até então não possui a capacidade de como AP, distribuir os timeslots de acordo com o consumo dos clientes assim como o IPoll, tendo em vista que esta não é a função a qual o equipamento foi desenvolvido, o WOM5000 somente tem a capacidade de obedecer a divisão dos timeslots TDMA vindos do AP interpretando o meio de transmissão.

    Quanto a homologação dos CPE da LigoWave®, trabalhamos somente com o APC 5M-18+ e não temos previsão para homologação de outros modelos.

    Quanto a sua dificuldade em conseguir um bom desempenho com os WOM5000 em TDMA e os BaseStations em modo Ipoll, assim como tivemos outros casos, nos descreva o seu cenário, testes feitos e as configurações dos seus equipamentos para que nós do Suporte Digital Intelbras podermos resolver esta dificuldade.

    Att.
    Equipe Intelbras

  10. #110

    Padrão Re: Firmware 6.0 Beta 2 - WOM 5000 Mimo

    viu aproveitando aqui soh queria dizer que talvez eu fui um pouco assim arrogante falando do nivel tecnico, quem sou eu pra falar de alguem ou alguma coisa!!

    mais assim, o tecnico que me atendeu muito bem, falou que o WMM iria influenciar na rede interna do cliente, e nao na rede entre a base station e a wom!
    achei isso estranho mais nao quis comentar nada, acho q o tecnico da intelbras falar isso parece um pouco estranho!

    de mais, ele foi muito bom me orientou em muita coisa, ate mesmo esse lance do ACK utilizar o mesmo em todos se baseando no mais longe, foi ele que disse isso!!

    Ele nao me recomendou desativar as opcoes, eu mesmo que fiz isso, fiz varios outros teste e a melhor conclusao foi desativando!!

    O que eu poder ajudar pode perguntar!!

    []´s sucesso a todos, provendo com qualidade vc sempre crescera!!

  11. #111

    Padrão Re: Firmware 6.0 Beta 2 - WOM 5000 Mimo

    Citação Postado originalmente por Suporte Intelbras Ver Post
    Prezado FMANDU,


    Como bem sabemos, o ganho de desempenho vindo do Ipoll é proveniente do BaseStation, o protocolo Ipoll possibilita que o equipamento enquanto em BaseStation faça a divisão dos timeslots do TDMA entre os clientes proporcionalmente ao consumo de cada um deles. Quanto aos CPE, eles não fazem o balanceamento de timeslots, o cliente continua fazendo a transmissão seguindo a mesma ordem dos seus determinados timeslots selecionados pelo Basestation. O WOM5000 até então não possui a capacidade de como AP, distribuir os timeslots de acordo com o consumo dos clientes assim como o IPoll, tendo em vista que esta não é a função a qual o equipamento foi desenvolvido, o WOM5000 somente tem a capacidade de obedecer a divisão dos timeslots TDMA vindos do AP interpretando o meio de transmissão.

    Quanto a homologação dos CPE da LigoWave®, trabalhamos somente com o APC 5M-18+ e não temos previsão para homologação de outros modelos.

    Quanto a sua dificuldade em conseguir um bom desempenho com os WOM5000 em TDMA e os BaseStations em modo Ipoll, assim como tivemos outros casos, nos descreva o seu cenário, testes feitos e as configurações dos seus equipamentos para que nós do Suporte Digital Intelbras podermos resolver esta dificuldade.

    Att.
    Equipe Intelbras
    Afinal @Suporte Intelbras WMM E A-MSDU tem ou não alguma influência usando ipoll? Qual seria a vantagem é desvantagem de usar?

    Obrigado

  12. #112

    Padrão Re: Firmware 6.0 Beta 2 - WOM 5000 Mimo

    @Suporte Intelbras O Time Division Multiple Access funciona no AP sabemos, porem o TDMA nos fabricantes que utilizamos usa o TDMA proprietário (Nv2, Airmax e IPOLL), sendo assim Nv2 com Nv2 / Airmax com airmax / ipoll com ipoll. Pergunto: Como o Wom que não funciona com o ipoll vai obedecer a divisão do tempo do AP rodando Ipoll? Você tentou me explicar que o wom 5000 funciona o tdma, mas como vai funcionar se o ipoll é proprietário da Ligo? Por favor me explique melhor isso.

    Uma coisa que é fundamental que eu saiba para continuar com a rede intelbras aqui: Da forma que esta rodando o WOM 5000 vou ter a mesma performance de uma rede tdma em sua plena eficiência, assim como nv2 / airmax / ipoll?
    Última edição por FMANDU; 15-12-2015 às 18:47.

  13. #113

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    viu aproveitando aqui soh queria dizer que talvez eu fui um pouco assim arrogante falando do nivel tecnico, quem sou eu pra falar de alguem ou alguma coisa!!

    mais assim, o tecnico que me atendeu muito bem, falou que o WMM iria influenciar na rede interna do cliente, e nao na rede entre a base station e a wom!
    achei isso estranho mais nao quis comentar nada, acho q o tecnico da intelbras falar isso parece um pouco estranho!

    de mais, ele foi muito bom me orientou em muita coisa, ate mesmo esse lance do ACK utilizar o mesmo em todos se baseando no mais longe, foi ele que disse isso!!

    Ele nao me recomendou desativar as opcoes, eu mesmo que fiz isso, fiz varios outros teste e a melhor conclusao foi desativando!!

    O que eu poder ajudar pode perguntar!!

    []´s sucesso a todos, provendo com qualidade vc sempre crescera!!
    Boa tarde Nks,

    Cremos que ficou dúvida quanto a influência do WMM nos CPE, como o WMM prioriza a transmissão de tráfego de mídia, nos CPE ele irá atuar no upload do seu cliente, vou trazer um exemplo para tentar ajudar.
    Suponha que o seu cliente possui 3Mbps de Upload e está executando duas tarefas em seu computador, a primeira é o upload de um arquivo para um servidor externo e a segunda é um streaming de vídeo que precisa de 2Mbps de upload, na teoria, sem o WMM o upload seria dividido em aproximadamente 1,5Mbps para cada tarefa, más com o WMM ativado, o WOM5000 se encarregaria de deixar os 2Mbps para o tráfego de mídia e o restante ficaria para o upload do arquivo. Esperamos ter ajudado, qualquer dúvida conte conosco.

    Att.
    Equipe Intelbras.

  14. #114

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    Afinal @Suporte Intelbras WMM E A-MSDU tem ou não alguma influência usando ipoll? Qual seria a vantagem é desvantagem de usar?

    Obrigado
    Boa tarde NielsonPadilha,

    Quanto ao WMM, acabamos de postar uma breve explicação em resposta ao amigo @Nks, sugiro que leia o post e nos pergunte se ficar com dúvidas. Já o A-MSDU, podemos simplificá-lo chamando-o de "agregador de frames", nada mais é do que ao invés de modular e transmitir um frame por vez o rádio agrega mais de um frame para a transmissão. Seu principal benefício é o ganho no throughput e somente indicamos desativar o A-MSDU em últimos casos onde mesmo com os principais ajustes (potência, modulação, BA window size, canalização, entre outros já comentados no fórum) não foi possível melhorar o CCQ e perda de pacotes.

    Att.
    Equipe Intelbras

  15. #115

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    @Suporte Intelbras O Time Division Multiple Access funciona no AP sabemos, porem o TDMA nos fabricantes que utilizamos usa o TDMA proprietário (Nv2, Airmax e IPOLL), sendo assim Nv2 com Nv2 / Airmax com airmax / ipoll com ipoll. Pergunto: Como o Wom que não funciona com o ipoll vai obedecer a divisão do tempo do AP rodando Ipoll? Você tentou me explicar que o wom 5000 funciona o tdma, mas como vai funcionar se o ipoll é proprietário da Ligo? Por favor me explique melhor isso.

    Uma coisa que é fundamental que eu saiba para continuar com a rede intelbras aqui: Da forma que esta rodando o WOM 5000 vou ter a mesma performance de uma rede tdma em sua plena eficiência, assim como nv2 / airmax / ipoll?
    Boa noite FMANDU,

    Basicamente o protocolo Ipoll nos BaseStations é responsável pela distribuição dos timeslosts entre os clientes, já nos equipamentos WOM5000 em modo cliente, para que possa se conectar em um APC 5M-90 com Ipoll somente é necessário que ele saiba interpretar o meio de transmissão, ou seja, saber qual ou quais timeslots foram liberados para ele transmitir ao AP. Quanto ao comparativo entre o Ipoll/Ipoll e o Ipoll/TDMA do WOM5000, não conseguimos fazer uma comparação direta pois não é possível rodar o Ipoll no WOM 5000 para podermos comparar com o TDMA, entretanto, com os testes feitos comparando o IEEE802.11n com o TDMA o Ganho de desempenho das topologias PTMP foi bem expressivo. Esperamos ter ajudado.

    Att.
    Equipe Intelbras.

  16. #116

    Padrão Re: Firmware 6.0 Beta 2 - WOM 5000 Mimo

    Obrigado pela resposta, era bem nisso que queria chegar, o ganho de desempenho.

    Me tire outra duvida: Se o wom não roda ipoll mas roda tdma com o Apc 5M, é possível rodar com o nv2 ou Airmax, ja que é bem isso que o wom faz?



    Citação Postado originalmente por Suporte Intelbras Ver Post
    Boa noite FMANDU,

    Basicamente o protocolo Ipoll nos BaseStations é responsável pela distribuição dos timeslosts entre os clientes, já nos equipamentos WOM5000 em modo cliente, para que possa se conectar em um APC 5M-90 com Ipoll somente é necessário que ele saiba interpretar o meio de transmissão, ou seja, saber qual ou quais timeslots foram liberados para ele transmitir ao AP. Quanto ao comparativo entre o Ipoll/Ipoll e o Ipoll/TDMA do WOM5000, não conseguimos fazer uma comparação direta pois não é possível rodar o Ipoll no WOM 5000 para podermos comparar com o TDMA, entretanto, com os testes feitos comparando o IEEE802.11n com o TDMA o Ganho de desempenho das topologias PTMP foi bem expressivo. Esperamos ter ajudado.

    Att.
    Equipe Intelbras.

  17. #117

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Obrigado pela resposta, era bem nisso que queria chegar, o ganho de desempenho.

    Me tire outra duvida: Se o wom não roda ipoll mas roda tdma com o Apc 5M, é possível rodar com o nv2 ou Airmax, ja que é bem isso que o wom faz?
    Boa Noite FMANDU,

    Até então, estamos trabalhando com a nossa equipe na implementação do TDMA somente para o Ipoll, não temos projetos em desenvolvimento para operação com protocolos de outros fabricantes.

    Att.
    Equipe Intelbras

  18. #118

    Padrão Re: Firmware 6.0 Beta 2 - WOM 5000 Mimo

    @Suporte Intelbras

    Olá, como postei anteriormente consegui ativar o IPOLL em uma BaseStation APC 5M 90+, está funcionando há vários dias com estabilidade.

    Minhas primeiras impressões...

    1º. A latência sobe um pouco quando ativamos o IPOLL, acredito que isso seja normal já que o IPOLL trabalha semelhante ao TDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo), essa divisão de tempo é responsável pelo aumento da latência, porém isso não prejudica a performance.

    2º. A navegação permanece rápida, não fica lento para abrir páginas ou carregar vídeos.

    3º. O WOM 5000 MIMO não tem nenhum problema para se comunicar com a BaseStation com o IPOLL ativado.

    4º. O WOM 5000 SISO 12 dBi em meu provedor só funcionou quando configurado com a Polarização Vertical e com Data Rate Fixo, pois com Data Rate automático o CCQ varia bastante.

    5º. A Distancia média dos clientes 1200 metros.

    -----------------------------------------------------------------------------------------

    Bom já falei do case do sucesso agora vamos aos problemas que ainda continuam.

    Em uma Base Station APC 5M 90 (não é o modelo +) não consigo fazer o IPOLL rodar corretamente, pois nessa BaseStation o WOM 5000 SISO estar configurado em Polarização Horizontal, pois se alterar para Vertical, simplesmente o CCQ caí para 0% e perde a comunicação do PPPoE...

    Em resumo o WOM 5000 SISO 12 dBi, está funcionando tranquilamente na Base APC 5M 90+ e em Polarização Vertical, porém na Base APC 5M 90 com Polarização Hortizontal, não quer funcionar hehe!

    OBS: O Suporte sugeriu regravar o Firmware do WOM 5000 SISO, e eu fiz esse procedimento em duas WOM 5000 porém não surtiu efeito.

    Aguardo contato do suporte para tentar encontrar onde estar o erro.

    Att, Aleff Meykson
    Última edição por meyknho; 17-12-2015 às 23:20.

  19. #119

    Padrão

    Citação Postado originalmente por meyknho Ver Post
    @Suporte Intelbras

    Olá, como postei anteriormente consegui ativar o IPOLL em uma BaseStation APC 5M 90+, está funcionando há vários dias com estabilidade.

    Minhas primeiras impressões...

    1º. A latência sobe um pouco quando ativamos o IPOLL, acredito que isso seja normal já que o IPOLL trabalha semelhante ao TDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo), essa divisão de tempo é responsável pelo aumento da latência, porém isso não prejudica a performance.

    2º. A navegação permanece rápida, não fica lento para abrir páginas ou carregar vídeos.

    3º. O WOM 5000 MIMO não tem nenhum problema para se comunicar com a BaseStation com o IPOLL ativado.

    4º. O WOM 5000 SISO 12 dBi em meu provedor só funcionou quando configurado com a Polarização Vertical e com Data Rate Fixo, pois com Data Rate automático o CCQ varia bastante.

    5º. A Distancia média dos clientes 1200 metros.

    -----------------------------------------------------------------------------------------

    Bom já falei do case do sucesso agora vamos aos problemas que ainda continuam.

    Em uma Base Station APC 5M 90 (não é o modelo +) não consigo fazer o IPOLL rodar corretamente, pois nessa BaseStation o WOM 5000 SISO estar configurado em Polarização Horizontal, pois se alterar para Vertical, simplesmente o CCQ caí para 0% e perde a comunicação do PPPoE...

    Em resumo o WOM 5000 SISO 12 dBi, está funcionando tranquilamente na Base APC 5M 90+ e em Polarização Vertical, porém na Base APC 5M 90 com Polarização Hortizontal, não quer funcionar hehe!

    OBS: O Mathias sugeriu regravar o Firmware do WOM 5000 SISO, e eu fiz esse procedimento em duas WOM 5000 porém não surtiu efeito.

    Aguardo contato do suporte para tentar encontrar onde estar o erro.

    Att, Aleff Meykson
    Prezado Aleff Meykson,

    Localizamos os seus históricos de contatos e segue abaixo relatório.

    Dia 02/12/2015, tentamos contatos pelos telefones 9****-0036 e 9****-4217, entretanto não fomos atendidos.

    Dia 03/12/2015, conseguimos contato pelo telefone 9****-0036 e constatamos que no seu cenário os WOM5000 não estavam se conectando enquanto no WOM5000 MiMo a conexão ocorria de forma normal. Entretanto, você não tinha um cenário que possibilitasse o acesso ao WOM5000 pela interface ethernet para que possamos investigar o problema, como por exemplo, no mesmo cliente ter um WOM5000 e um WOM5000 MiMo conectados através da interface ethernet. Solicitamos que você disponibilizasse um cenário que seja possível o acesso ao WOM5000 enquanto não conectado.

    Dia 04/12/2015 realizamos testes de conexão do WOM5000 em nossos cenários para teste e não encontramos dificuldade para conexão, postamos neste mesmo tópico os resultados.

    Dia 08/12/2015 tentamos contatos pelos telefones 9****-0036 e 9****-4217, porém sem sucesso.

    Dia 09/12/2015 conseguimos contato e o seu cenário já havia mudado de circunstâncias, o WOM5000 já estava se conectando, entretanto somente na polarização vertical.

    Por fim, precisamos que você monte o cenário solicitado no dia 03/12/2015 para que possamos investigar o motivo pelo qual no seu provedor os WOM5000 estão com esta dificuldade na conexão. Prepare o seu cenário para a semana que vem e nos informe o dia que possamos entrar em contato.

    Att.
    Equipe Intelbras

  20. #120

    Padrão Re: Firmware 6.0 Beta 2 - WOM 5000 Mimo

    @Suporte Intelbras

    Olá, como postei anteriormente consegui ativar o IPOLL em uma BaseStation APC 5M 90+, está funcionando há vários dias com estabilidade.

    Minhas primeiras impressões...

    1º. A latência sobe um pouco quando ativamos o IPOLL, acredito que isso seja normal já que o IPOLL trabalha semelhante ao TDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo), essa divisão de tempo é responsável pelo aumento da latência, porém isso não prejudica a performance.

    2º. A navegação permanece rápida, não fica lento para abrir páginas ou carregar vídeos.

    3º. O WOM 5000 MIMO não tem nenhum problema para se comunicar com a BaseStation com o IPOLL ativado.

    4º. O WOM 5000 SISO 12 dBi em meu provedor só funcionou quando configurado com a Polarização Vertical e com Data Rate Fixo, pois com Data Rate automático o CCQ varia bastante.

    5º. A Distancia média dos clientes 1200 metros.

    -----------------------------------------------------------------------------------------

    Bom já falei do case do sucesso agora vamos aos problemas que ainda continuam.

    Em uma Base Station APC 5M 90 (não é o modelo +) não consigo fazer o IPOLL rodar corretamente, pois nessa BaseStation o WOM 5000 SISO estar configurado em Polarização Horizontal, pois se alterar para Vertical, simplesmente o CCQ caí para 0% e perde a comunicação do PPPoE...

    Em resumo o WOM 5000 SISO 12 dBi, está funcionando tranquilamente na Base APC 5M 90+ e em Polarização Vertical, porém na Base APC 5M 90 com Polarização Hortizontal, não quer funcionar hehe!

    OBS: O Suporte sugeriu regravar o Firmware do WOM 5000 SISO, e eu fiz esse procedimento em duas WOM 5000 porém não surtiu efeito.

    Aguardo contato do suporte para tentar encontrar onde estar o erro.

    Att, Aleff Meykson
    Última edição por meyknho; 17-12-2015 às 22:20.


    Boa noite!

    Sou novo no Under-Linux, mas acho que posso ajudar com algumas dicas... Atualmente tenho em minha rede 30 APC-5M90 e APC-5M90+ e alguns APC-5M18+ todos rodando com IPOLL e mais de 600 clientes WOM5000 (94% MIMO e 6% SISO), com TDMA Firmware versão 6.0 Beta2, todos conectados navegando perfeitamente com distâncias até 2,5Km.

    Conforme o Aleff Meykson comentou o único problema que enfrento é que as WOM5000 SISO não conectam nos APC-5M90 com IPOLL elas somente conectam nos APC-5M90+. Também aguardo uma resposta do Suporte da Intelbras, inclusive o qual sempre fui muito bem atendido...