Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Só uma dica simples.
    Onde sua antena está, já há dois problemas sérios.
    Primeiro. O runo que está usando não aguenta essa antena com vento. Pede a um serralheiro para soldar um tubo de pelo menos 2 polegadas em uma base de chapa para retirar a vibração.
    Segundo. Sua antena tem que ficar pelo menos 1 vez e meia o seu diâmetro, tanto do piso, quanto de outras antenas, para reduzir a interferência. Está. Muito perto do chão.
    É preferível colocar na lateral do prédio, se possível.
    Outra coisa. Em cenário poluído, isole o rádio em caixa de alumínio e se possível, use cabos de boa qualidade, nada de pigtail fabricado.

  2. #22

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Citação Postado originalmente por andrelch Ver Post
    Só uma dica simples.
    Onde sua antena está, já há dois problemas sérios.
    Primeiro. O runo que está usando não aguenta essa antena com vento. Pede a um serralheiro para soldar um tubo de pelo menos 2 polegadas em uma base de chapa para retirar a vibração.
    Segundo. Sua antena tem que ficar pelo menos 1 vez e meia o seu diâmetro, tanto do piso, quanto de outras antenas, para reduzir a interferência. Está. Muito perto do chão.
    É preferível colocar na lateral do prédio, se possível.
    Outra coisa. Em cenário poluído, isole o rádio em caixa de alumínio e se possível, use cabos de boa qualidade, nada de pigtail fabricado.
    Entao, essa base é so um paleativo quando achar o sinal e ficar bom vamos comprar uma melhor e mais segura pra la...
    Esse foi o melhor local q achei em todos os lados tem antenas...
    O radio esta dentro de uma caixa blindada da algcom os pig tail sao da algcom tb com seus conectores envolvidos com fita auto fusao

  3. #23

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Citação Postado originalmente por AndrioPJ Ver Post
    considerando possíveis arvores no meio do caminho, aparentemente a zona de fresnel está obstruída...
    sem contar que -64 não está um sinal legal para AC.

    recomendo Aumentar a altura das antenas.

    consiguimos chegar e -57 em uma outra torre na msm cidade so q ficava caindo de 5 em 5 segundos...
    ai colocamos em outra torre com um grafico melhor...No outro q deu -57 tinha ainda mais obstruçao

  4. #24

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Citação Postado originalmente por masterbeto Ver Post
    Vou te dar uma dica, usa em super channel e coloque no menor canal possível, tbm use o pacote wireless-cm2 e protocolo nv2 e veja no que vai dar
    amigo o protocolo esta any.Any e nstreme foi o melhor q consegui o sinal ficou mais estavel.Pacote wireless-cm2? Nao conheço

  5. #25

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         qrt2.jpg
Visualizações:	727
Tamanho: 	342,9 KB
ID:      	61237
    Citação Postado originalmente por acmneto Ver Post
    amigo o protocolo esta any.Any e nstreme foi o melhor q consegui o sinal ficou mais estavel.Pacote wireless-cm2? Nao conheço
    isso ai eh um ptp meu, claro q nao eh 40km igual o seu, mas com essas configuracoes ai obtive melhor resultado, se vc olha na foto, fiz um teste de trafego e esta dando 100/100 + ou - de up e down e hoje esta chovendo, entao o enlace nao esta fechado a 300/300 esta 270/300 como consta na foto
    ahhh so lembrando q esse radio sao qrt2 isso eh 2.4 em super channel e em canal baixo ao qual ninguem esta usando, assim fujo de interferencia, eh dia bom com tempo limpo ele chega a transferir ate 250mb, e por ele passam 3 link de 60mb

  6. #26

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    @masterbeto vc esta trafegando isso tudo com frequencia 2.4?

  7. #27

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Sim, o nome do rádio é qrt2 da routerboard

  8. #28

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Citação Postado originalmente por masterbeto Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         qrt2.jpg
Visualizações:	727
Tamanho: 	342,9 KB
ID:      	61237

    isso ai eh um ptp meu, claro q nao eh 40km igual o seu, mas com essas configuracoes ai obtive melhor resultado, se vc olha na foto, fiz um teste de trafego e esta dando 100/100 + ou - de up e down e hoje esta chovendo, entao o enlace nao esta fechado a 300/300 esta 270/300 como consta na foto
    ahhh so lembrando q esse radio sao qrt2 isso eh 2.4 em super channel e em canal baixo ao qual ninguem esta usando, assim fujo de interferencia, eh dia bom com tempo limpo ele chega a transferir ate 250mb, e por ele passam 3 link de 60mb

    qual a distancia amigo?
    como é a visada?

  9. #29

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Uns 2km sem visada, um esta num prédio de uns 20 mts e outro num sobrado de uns 12 mts

  10. #30

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Citação Postado originalmente por acmneto Ver Post
    Tem sim , amigo

    Saida:
    Latitude: 3°45'13.96"S
    Longitude: 38°33'6.43"O

    Altura 60 metros


    Chegada:
    Latitude: 4° 6'2.22"S
    Longitude: 38°27'14.05"O

    Altura- 38 metros
    Amigo, dá uma conferida nessas coordenadas...
    Estão certas??

  11. #31

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    02 Antena Painel Setorial 5.8ghz 21dbi 120º: http://goo.gl/j4obo8

  12. #32

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Citação Postado originalmente por fernandinhomineiro Ver Post
    Amigo, dá uma conferida nessas coordenadas...
    Estão certas??
    Estao sim, amigo
    tiradas do google earth

  13. #33

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Segundo o Linkcalc você não tem nem 60% da zona de fresnel limpa:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AnaliseLinkIntelbras.pdf
Visualizações:	179
Tamanho: 	31,3 KB
ID:      	61241

    Com 22dBm de potência ele diz que realmente o sinal previsto seria -64dBm, então provavelmente sua zona de fresnel está bem suja.

    Com zona de fresnel parcial (E nem 50% livre) não tem muito o que fazer, o que há pra fazer é subir antena pra limpar a zona de fresnel.

    (Ou subir a frequencia, pois em frequencia maior a zona de fresnel é menor, a 10GHz são 5m a menos na zona de fresnel então NEM 10GHz nesse caso teria fresnel limpa, teria que ser algo acima dos 18GHz, mas aí começa o problema de sinal que cai com chuva (Quanto maior a frequencia, mais o sinal cai na mesma chuva, em 5,8GHz cai digamos 0,3dBm por Km numa chuva que faz cai 1dBm por Km em 24GHz, é uma diferença de 350%!))

    Mais fácil colocar ponto intermediário onde tenha zona de fresnel 100% limpa (Ou pelo menos 90% limpa, não tem como conseguir muita coisa com zona de fresnel suja. E veja que o LinkPlanner não dá resultado tão diferente, tem que ver a margem de erros nos mapas de relevos (Aqui eles erram 4 a 8m), ele até exibe em cinza claro o relevo expandido tocando até mesmo a linha de visada. Tanto o Linkcal como o LinkPlanner dizem que esse PTP não vai prestar, usar ack-timeout maior e datarate menor e um quebra-galho mas 50Mbps é muita coisa pra essa distância com zona de fresnel suja)

  14. #34
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Segundo o Linkcalc você não tem nem 60% da zona de fresnel limpa:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AnaliseLinkIntelbras.pdf
Visualizações:	179
Tamanho: 	31,3 KB
ID:      	61241

    Com 22dBm de potência ele diz que realmente o sinal previsto seria -64dBm, então provavelmente sua zona de fresnel está bem suja.

    Com zona de fresnel parcial (E nem 50% livre) não tem muito o que fazer, o que há pra fazer é subir antena pra limpar a zona de fresnel.

    (Ou subir a frequencia, pois em frequencia maior a zona de fresnel é menor, a 10GHz são 5m a menos na zona de fresnel então NEM 10GHz nesse caso teria fresnel limpa, teria que ser algo acima dos 18GHz, mas aí começa o problema de sinal que cai com chuva (Quanto maior a frequencia, mais o sinal cai na mesma chuva, em 5,8GHz cai digamos 0,3dBm por Km numa chuva que faz cai 1dBm por Km em 24GHz, é uma diferença de 350%!))

    Mais fácil colocar ponto intermediário onde tenha zona de fresnel 100% limpa (Ou pelo menos 90% limpa, não tem como conseguir muita coisa com zona de fresnel suja. E veja que o LinkPlanner não dá resultado tão diferente, tem que ver a margem de erros nos mapas de relevos (Aqui eles erram 4 a 8m), ele até exibe em cinza claro o relevo expandido tocando até mesmo a linha de visada. Tanto o Linkcal como o LinkPlanner dizem que esse PTP não vai prestar, usar ack-timeout maior e datarate menor e um quebra-galho mas 50Mbps é muita coisa pra essa distância com zona de fresnel suja)

    concordo plenamente.
    sem zona de fresnell limpa, esqueça performance.
    Troque seu ponto de transmissão que irá melhorar um pouco mas para 50mb o uso de radios melhores é altamente indicado.

  15. #35

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Digamos q eu encontre um ponto melhor
    Com zona de fresnel livre
    eles (rb 922 ac + algcom 32db)
    passariam quanto de banda pra 30 km?

  16. #36

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Nesse caso sim.
    Teria sinal -51dBm (Já que a RB922 tem no máximo 22dBm em datarate alto), que é suficiente com sobra pra um MCS14 (Que passa mais de 50Mbps mesmo com 20MHz).

    E ainda que use só 20dBm por medo de forçar a RB922, teria sinal mais que suficiente pra MCS13, nesse caso seria bom usar 30MHz mesmo.

    Isso com zona de fresnel 100% limpa, com zero perda por obstrução física é esse o sinal, -51dbm se usar 22dBm de potência (Potência MAXIMA da RB922 em datarate alto).

    (E isso não é sinal suficiente pra usar MCS8 ou MCS9 de AC, precisaria -48 ou -49dBm pra isso, mas se quer passar 50Mbps não precisa usar AC, o modo N dá conta disso, mas talvez seria bom TESTAR modo somente AC em 10MHz, usando MCS9, canal mais estreito tem sensibilidade maior mas o QUANTO maior não é esclarecido em datasheet/whitepaper, não conte com AC mas não deixe de testar, pelo menos dá pra ter certeza que em N terá mais banda que 50Mbps se tiver zona de fresnel limpa)

  17. #37

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Alias, agora fui ver melhor, a RB922 em modo N a MCS14 chega a 27dBm! Ou seja, vai poder usar MCS15 mesmo, em 20MHz deve dar uns 70Mbps, talvez 80Mbps half-duplex.

    (Mas em AC, em MCS8 e MCS9, ela continua limitada a 22dBm, ou seja, justo no modo onde precisa MAIS sinal (10dBm a mais) ela tem MENOS potência (5dBm a menos))

  18. #38

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Alias, agora fui ver melhor, a RB922 em modo N a MCS14 chega a 27dBm! Ou seja, vai poder usar MCS15 mesmo, em 20MHz deve dar uns 70Mbps, talvez 80Mbps half-duplex.

    (Mas em AC, em MCS8 e MCS9, ela continua limitada a 22dBm, ou seja, justo no modo onde precisa MAIS sinal (10dBm a mais) ela tem MENOS potência (5dBm a menos))

    Eu preciso de pelo menos 100mb

  19. #39

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Então vejamos, em MCS15 a 20MHz dá pra chegar nuns 70Mbps half.
    Com 30MHz sobe pra uns 100M half.
    Com 40MHz vai pra uns 120M half.
    Com 50MHz vai pra uns 160M half.
    Algo em torno disso. Se tudo for muito bom aumenta isso uns 10%.

    Não sei se a RB922 tem opção de canal de 50MHz.

    Não sou de medir full duplex, mas em 30MHz uns 100M half dá geralmente na mesma que uns 95M de TX e 15M de RX.
    Em 40MHz falariamos nuns 100M de TX e 30M de RX, algo assim.
    O agregado dá um pouco mais que o half-duplex se o RX for bem baixo (Típico de conexão comum na internet, upload bem baixo)

    Isso em modo somente N.

    Em modo somente AC não sei se MCS8 e 9 a 10MHz ficaria ok, mas mesmo que ficasse não teria mais que 50M nunca, não serve se precisa 100M. E a 20MHz sei que falta sinal, então mesmo que use modo somente AC, com HT marcado de MCS0-7 (Não opte por 0-8 ou 0-9 porque não tem sinal) vai de qualquer forma usar as modulações de N, mesmos throughputs, só mudaria a possibilidade usar 60 ou 80MHz de largura, mas não vejo necessidade porque 30MHz (Ou 40MHz se faltar 30 na versão do MK) vai dar mais que 100M.

    Se precisa mesmo 100M full duplex, aí realmente precisaria 60 ou 80MHz (Não sei se a RB922 tem opção de 60MHz), com 80MHz em AC a MCS7 (Com 2 chains, equivale a MCS15 em N) é pra dar, se não me engano, uns 180M full duplex em condições ideais. Mas isso depende de achar uma faixa de 80MHz sem poluição, aqui na roça é fácil, mas em ambiente urbano isso anda impossível, nem 40MHz tem as vezes.

    Minha duvida fica no suporte a 30 e 50MHz em N, ou 60MHz em AC, os chipsets suportam mas não sei se o MK libera, na pior das hipóteses teria que usar 40MHz em N, dá pra conseguir 100M half até com MCS14 em RB912 (E a RB922 é mais poderosa).

    Eu diria que seu melhor uso será 30MHz, somente N, e MCS15. Se não der 100M half teste 40MHz mesmo.
    (A indicação de insistir em 30MHz primeiro é que geralmente se usa canal de 20MHz, o uso de 40MHz exige 2 (dois) canais de 20MHz limpos um do lado do outro, isso anda raro de achar hoje, é comum ter a beirada dos canais suja, com 30MHz você fica 5MHz longe da sujeira de um canal vizinho em uso, isso tudo depende de escanear (channel usage) os 2 lados do PTP pra ver o que tem pra usar, se tiver 40MHz limpo é só alegria, mas nessa torre cheia de outras antenas do lado acho que vai ser difícil, a MALDITA Airgrid tem a porcaria atrasada da polarização simples então muito usuário dela parte pra 40MHz onde uma polarização dupla a 20MHz daria o MESMO throughput, isso polui 20MHz a mais que o necessário, faz sobrar pouca coisa limpa no espectro, depender de 40 ou 80MHz hoje é complicado, um channel usage mostra um canal limpo hoje mas semana que vem ele suja, e contra isso tem pouco o que fazer, radome ajuda muito mas não resolve tudo, num PTP intermediário um radome é superfluo, mas em área urbana é fundamental se precisar usar canal mais largo que 20MHz (E vai precisar se quer 100M))

  20. #40

    Padrão Re: Pagando meus pecados PTP 40KM Algcom 32 db + Rb 922 AC

    Rubens 100 a 110 half eu consigo com as 912 usando mcs 12.

    Como é muito poluido é partir para licenciado ou tentar af5-x.