Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Boa Noite amigos!

    Sou novo nessa área então tenho algumas duvidas, onde eu moro a internet que consigo o máximo é 1Mb speed, não consigo aumentar nem rezando muito. ai que apareceu a oportunidade na cidade vizinha meu cunhado está com um link de 50mb das GVT e o mesmo está disposto a dividir comigo a internet, na verdade ele usa muito pouco quem mais vai usar sou eu mesmo.

    A distancia pelo google mapas é de 12,01 km(7,46 mi), gostaria de ver um kit de antenas para me atender bem e que não seja muito cara.

    Será tem alguma solução bacana para meu caso? e também essas antenas são de queimar muito?

    Muito Obrigado desde já.

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Oi vc pode também usar a airgrid ou assim no seu cunhado vc coloca a nano e na sua casa a airgrid uma nano loco na sua casa

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    São 12Km, NS Loco não passa 50Mbps nessa distancia nunca.

    E Airgrid com sua ridícula polarização única só passaria algo perto disso usando a porcaria do canal de 40MHz.

    Qualquer antena de uns 23dBi pra cima, dupla-polarização, vai passar mais de 50Mbps.

    Em 12Km um NS Loco ia ter sinal -80dBm, impossível passar mais que uns 5Mbps nisso.

    Airgrid M5 27dBi teria sinal -55dBm mas só em MCS6, que passa pouco mais de 25Mbps com canal de 20MHz, dobrando pra 40MHz (Pra que poluir espectro mais largo se existe opção dupla-polarização?) nem sempre dobra o throughput, nunca vi mais que uns 35Mbps em Airgrid HP em distancia grande tipo 10Km, isso desperdiçando espectro usando os ridículos 40MHz, enquanto com 20MHz o normal é ficar nos 20-25Mbps (Ou seja, 40MHz além de poluir um canal extra ainda por cima não passa o dobro do throughput, é uma opção péssima por todo lado)

    Enfim, esqueça velharias dos milenio passado tipo Airgrid (Pra que usar polarização simples?), e opções domésticas pra 1Km tipo Nanostation, usando PowerBeam M5 300 ou 400 já não vai ser tão fácil conseguir 50Mbps nessa distancia, imagina usando velharias inferiores e antiquadas tipo NS Loco e Airgrid (São produtos de 2009).

    Pra conseguir isso com PowerBeam vai precisar zona de fresnel totalmente limpa, nem uma pena de pato pode estar no caminho, recomendo calcular no Linkcalc:
    http://linkcalc.intelbras.com.br/LinkCalc/Default.aspx
    (Ele mostra umas linhas azuis como 60% e 100% da zona de fresnel, essas linhas tem que passar metros acima do solo, se a zona de fresnel for parcial o sinal cai e ocorre muito reflexo (Efeito multipath), aí naturalmente o theoughput cai, surgem delays enormes tipo ping de 30ms quando tem tráfego, com 90% da zona de fresnel livre duvido que passe sequer 40Mbps em 12Km com PowerBeam (E metade disso com o antiquado Airgrid).

    50Mbps pra 12Km é muita coisa, em 1Km é fácil mas acima de 10Km as opções não são baratas.

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    @rubem, e em relação ao de praxe que o pessoal indica para isso?

    Algcom + 912? Será que daria para passar os 50mb?

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    RB912, Rocket, qualquer coisa que tenha mais de 20dBm de potência, e mais de 25dBi na antena, vai dar sinal entre -55 e -60dBm em 12Km, que em MCS12 a 30MHz vai passar pouco mais de 50Mbps.

    Se ficar em 20MHz precisaria MCS13 pra ter 50Mbps, aí talvez seria bom algo com uns 23dBm de potência, pra RB912 é tranquilo, mas uma RB911 ia tropeçar nessa parte já que ela tem só uns 18dbm em MCS13, mesmo problema dos PowerBeam AC. Se for optar por RB911 tem que aumentar a antena pra balancear, precisaria uma de 27dBi onde uma RB912 ou Rocket precisam só 25dBi, são 4dBi a mais nas antenas pra compensar a potência menor, o que não é um problema já que disco de 27dBi tem a venda, mas de 25dBi só tem nos PowerBeam (E PowerBeam M5 300 e 400 tem potência maior que RB911, eles não precisam 27dBi, enquanto PowerBeam AC tem potência tão menor que aumentar a antena pra 27dBi não ajuda, precisaria ser a de 29dBi, um preço 80% mais alto!).

    Não sei se estou tão por fora dos preços, mas uma PowerBeam M5 400 está mais barato que APENAS a Algcom 27dBi, pelos preços que lembro a solução RB912 + Algcom 27dBi ficaria algo na casa dos R$ 1700 enquanto um par de PBE M5 400 ficaria nuns R$ 1200, é uma diferença grande pra um link de necessidade secundária.

    (E PBE M5 400 nesse cenário teria em MCS12 a 30MHz sinal sobrando pra uns 60Mbps half, talvez pra um MCS14 a 20MHz com o mesmo throughput, mas MCS14 ficaria por um fio e cairia sinal (E CCQ) em dias de neblina ou chuva, sou mais fã de sempre ficar em MCS12 já que ele tem uns 5dBm a mais de sensibilidade e é justo 4 ou 5dBm que o sinal costuma variar em 10Km com chuva/neblina/orvalho)

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    @rubem um par de powerbeam m400 de 25dbi a 4km deveria ficar com qual sinal em 30mhz em mcs12?

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Ih, teria sinal bem alto pra 50M, algo tipo -50dBm, isso serve até pra MCS15 a 20MHz.

    Nessa distancia poderia usar até a M5-300, que tem 22dBi. São 3dBi a menos por lado, 6dBi ao todo, seria então 6dBm a menos de sinal, -56dBm, que ainda dá e sobra pra MCS14 a 20MHz ou MCS12 a 30MHz com estabilidade (Os 2 passam uns 50M half).


    Coloquei a pouco menos de 5Km um par de NBE 19dBi e uns 50M half em 20MHz mesmo, acho que foi em MCS13, mas aqui é roça, zero interferência, ruído a -96dBm em quase todo canal.

  9. #9

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    @rubem um par de powerbeam m400 de 25dbi a 4km deveria ficar com qual sinal em 30mhz em mcs12?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2015-10-07 15.20.11.png
Visualizações:	688
Tamanho: 	75,6 KB
ID:      	61250
    Com um par de PBE M5 400 consegui isso.
    21.2km
    sinal -66
    Só que canal lá embaixo.

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2015-10-07 15.20.11.png
Visualizações:	688
Tamanho: 	75,6 KB
ID:      	61250
    Com um par de PBE M5 400 consegui isso.
    21.2km
    sinal -66
    Só que canal lá embaixo.
    Rapaz o meu tá com problema acho que de alinhamento. Pois com 4km tenho praticamente esse sinal e usando potência no máximo nos 2 lados 26dbm.

    Não tô acertando fazer o alinhamento na ubnt.

    Vou postar a foto dos 2 lados pra vcs verem, assim que chegar em casa.

    Abraços

  11. #11

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Tá com sinal 7dBm mais baixo que o correto pra distancia, quer dizer que a zona de fresnel não está toda limpa.
    (Com 60% limpo o normal é ter queda de uns 10dBm, com 80% limpo dá queda de uns 5dBm, você está no meio então aparenta ter uns 70% da zona de fresnel limpa)

    Pode calcular o sinal previsto aqui:
    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/
    Sua conta fica:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         13.1.jpg
Visualizações:	497
Tamanho: 	115,7 KB
ID:      	61251

    Tanto faz se preenche o calculo com Rocket, NS, NBridge, o que importa é a potência EIRP, descontado a perda por distancia (free space loss).

    Na duvida se isso está correto, tem outras calculadoras de queda de sinal, tipo:
    http://www.pasternack.com/t-calculator-fspl.aspx
    ou
    http://www.proxim.com/products/knowl...pace-loss#calc

    Em ambos a 5235MHz a previsão de queda de sinal é 133dBm:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         13.1.jpg
Visualizações:	403
Tamanho: 	119,0 KB
ID:      	61252

    Se tem 24dBm no rádio (Mas o PBE chega a 24dBm em mais que MCS10?), e 25dBi de antena, 24 + 25 = 49dBm EIRP
    49 - 133,3 = -84,3dBm no ar
    A outra antena tem 25dBi de GANHO então o sinal sobe isso:
    -84,3 + 25 = -59,3dBm é o sinal que devia ter no RX.

    E -59 ou -60dbm é sinal suficiente pra MCS12 apenas (Na calculadora do site Nuvisions note que até MCS12 o sinal está em verde, e de MCS13 a 15 está em vermelho, porque não há MARGEM suficiente entre sensibilidade e sinal (Senbilidade de -79dBm e sinal de -59dbm é 20dBm de margem, ele considera que 20dBm pra 20Km ainda é pouco, trata como "bom" só 21dBm de margem, mas pra 15Km esses 20dBm de margem são suficientes, quanto maior a distancia maior a margem pra ter CCQ total))

    A calculo bate, se não bater pode ter certeza que tem erro de alinhamento ou tem zona de fresnel parcial, já cansei de ir no meio de pasto ver altitude com GPS de mão pra ver se o mapa de releve do Google batia e já ví erro de 8m na altitude, o solo era 8m mais alto que o mapa apontava, explicava o sinal 5 ou 10dBm mais baixo que o cálculo (Seguindo o mapa de relevo do Google, que é o que o Linkcalc da Intelbras e o Radio Modile usam, veja a altitude no Google Earth e veja se bate com a altitude em GPS de mão (Ou automotivo), em casa mesmo eu tenho uma diferença de 4m, os GPS's me mostram 4m abaixo da altitude do GoogleEarth, se confiar no GoogleEarth ele vai mostrar torre 4m mais alta do que realmente é, vai dizer que tem zona de fresnel limpa onde na verdade não tem).

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Tá com sinal 7dBm mais baixo que o correto pra distancia, quer dizer que a zona de fresnel não está toda limpa.
    (Com 60% limpo o normal é ter queda de uns 10dBm, com 80% limpo dá queda de uns 5dBm, você está no meio então aparenta ter uns 70% da zona de fresnel limpa)

    Pode calcular o sinal previsto aqui:
    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/
    Sua conta fica:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         13.1.jpg
Visualizações:	497
Tamanho: 	115,7 KB
ID:      	61251

    Tanto faz se preenche o calculo com Rocket, NS, NBridge, o que importa é a potência EIRP, descontado a perda por distancia (free space loss).

    Na duvida se isso está correto, tem outras calculadoras de queda de sinal, tipo:
    http://www.pasternack.com/t-calculator-fspl.aspx
    ou
    http://www.proxim.com/products/knowl...pace-loss#calc

    Em ambos a 5235MHz a previsão de queda de sinal é 133dBm:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         13.1.jpg
Visualizações:	403
Tamanho: 	119,0 KB
ID:      	61252

    Se tem 24dBm no rádio (Mas o PBE chega a 24dBm em mais que MCS10?), e 25dBi de antena, 24 + 25 = 49dBm EIRP
    49 - 133,3 = -84,3dBm no ar
    A outra antena tem 25dBi de GANHO então o sinal sobe isso:
    -84,3 + 25 = -59,3dBm é o sinal que devia ter no RX.

    E -59 ou -60dbm é sinal suficiente pra MCS12 apenas (Na calculadora do site Nuvisions note que até MCS12 o sinal está em verde, e de MCS13 a 15 está em vermelho, porque não há MARGEM suficiente entre sensibilidade e sinal (Senbilidade de -79dBm e sinal de -59dbm é 20dBm de margem, ele considera que 20dBm pra 20Km ainda é pouco, trata como "bom" só 21dBm de margem, mas pra 15Km esses 20dBm de margem são suficientes, quanto maior a distancia maior a margem pra ter CCQ total))

    A calculo bate, se não bater pode ter certeza que tem erro de alinhamento ou tem zona de fresnel parcial, já cansei de ir no meio de pasto ver altitude com GPS de mão pra ver se o mapa de releve do Google batia e já ví erro de 8m na altitude, o solo era 8m mais alto que o mapa apontava, explicava o sinal 5 ou 10dBm mais baixo que o cálculo (Seguindo o mapa de relevo do Google, que é o que o Linkcalc da Intelbras e o Radio Modile usam, veja a altitude no Google Earth e veja se bate com a altitude em GPS de mão (Ou automotivo), em casa mesmo eu tenho uma diferença de 4m, os GPS's me mostram 4m abaixo da altitude do GoogleEarth, se confiar no GoogleEarth ele vai mostrar torre 4m mais alta do que realmente é, vai dizer que tem zona de fresnel limpa onde na verdade não tem).

    Realmente Rubem ta obstruído a zona. Mas precisava fazer esse ptp. a outra torre vai ficar uns 200 metros pra outro lado e vai ser com dish 30. Mas esse foi o melhor sinal que consegui. Estava um pouco melhor, mas deu uma ventania de derrubar torre e destelhar casa.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2015-10-07 16.07.07.png
Visualizações:	344
Tamanho: 	87,4 KB
ID:      	61253

  13. #13

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    @rubem @mathcardoso, veja como está o meu:

    AP: http://prntscr.com/8ov65v e http://prntscr.com/8ov56h
    ESTAÇÃO: http://prntscr.com/8ov5r8 e http://prntscr.com/8ov6js

    Simulador de link usando 20dbm de potência em ambos lados: http://prntscr.com/8ovb2s

    Quero melhorar .

  14. #14

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Realmente Rubem ta obstruído a zona. Mas precisava fazer esse ptp. a outra torre vai ficar uns 200 metros pra outro lado e vai ser com dish 30. Mas esse foi o melhor sinal que consegui. Estava um pouco melhor, mas deu uma ventania de derrubar torre e destelhar casa.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2015-10-07 16.07.07.png
Visualizações:	344
Tamanho: 	87,4 KB
ID:      	61253
    Hum, esse software Link Simulator tá fraquinho hein, ele até mostra que a zona de fresnel é parcial, mas ele diz que teria -58dBm, que é sinal que só teria se a zona de fresnel fosse totalmente limpa.

    O LinkCalc e o LinkPlanner ao menos calculam o sinal com a obstrução (Deve mostrar nesse caso uns -65dBm mesmo).
    A gente despreza o LinkCalc as vezes, mas acho que tem que começar a desprezar essa calculadora da UBNT, ela diz que teria sinal que é impossível ter com essa zona de fresnel suja.

    Eu também faço muito ptp com zona de fresnel lixo, se o cliente precisa muito vamos fazer o que? O problema é acreditar nos cálculos sem levar em conta as margens de erro, especialmente aqui na roça as altitudes, ficar perdendo tempo com realinhamento quando o problema real de sinal baixo é zona de fresnel ruim.

    E em 4Km os 3° ou 4° de abertura de uma NBE dá uma largura de uns 300m pra "errar", em 20Km passa pra mais de 1Km de largura, não é tão simples errar alinhamento a ponto de ter sinal 8dBm mais baixo, 1 ou 2dBm até que vai, a gente sempre erra, mas se tem erro tão grande (8dBm) com relação ao cálculo a culpa é da zona de fresnel meia boca. Fora que nesses casos também sempre tem sinal 4 ou 5dBm mais baixo numa polarização que na outra, sinal claro que a obstrução abaixo está derrubando sinal do chain na vertical, mas o na horizontal não tem esse problema.

    Parece que tô fazendo propaganda igual o fabricante, a UBNT já publicou algo tipo "Até 14Km com Nanostation". Só faltou informar que o "Até" era pra algo tipo 1Mbps a 802.11b com 10% de perda de pacotes, troughput na prática assim que mal dá 256Kbps, e ping horrível tipo 20-100ms.
    Esses cálculos de queda de sinal, ou de previsão de sinal, só valem pra zona de fresnel completamente limpa, eu diria que precisa ser 200% limpa (Ou pode dizer que precisa a SEGUNDA zona de fresnel limpa), mas enfim, é meio que pegadinha também, que é possível ter X sinal em Y distancia é, só precisa ler o asterisco no final do contrato :-)

  15. #15

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Citação Postado originalmente por NielsonPadilha Ver Post
    @rubem @mathcardoso, veja como está o meu:

    AP: http://prntscr.com/8ov65v e http://prntscr.com/8ov56h
    ESTAÇÃO: http://prntscr.com/8ov5r8 e http://prntscr.com/8ov6js

    Simulador de link usando 20dbm de potência em ambos lados: http://prntscr.com/8ovb2s

    Quero melhorar .
    Tá me parecendo que tem algo na zona de fresnel, especialmente porque numa polarização tem -53dBm e na outra tem -64dBm, isso é uma diferença de 11dBm!!!

    O que tem de diferente ao redor/do lado das antenas? Precisaria ser alguma obstrução grande pra derrubar 11dBm só em 1 polarização.

    Diferença de 1 ou 2dBm de um chain pro outro é normal, hora que dá 4 ou 5dBm pode se preocupar um pouco, e no seu caso são 11dBm, é como colocar uma folha de coqueiro na frente.

    CCQ baixo poderia ser excesso de vizinhos usando polarização simples, com atrasados Airgrid, mas... poluição só numa polarização não derrubaria o sinal em 11dBm! Alias, poluição não derruba sinal, só derruba CCQ. Teoricamente precisa alguma coisa física, se colocar antena só 1m acima de telhado é comum isso, a zona de fresnel já "começa" obstruída na saída.


    E outra coisa: Não adianta colocar o radio a 26dBm, se você olhar no datasheet vai ver a potência máxima de cada datarate, se não me engano em MCS12 é de 23dBm, o radio vai operar na potência máxima mas não vai ter 26dBm só porque setou isso.
    (E se selecionar país e deixar a opção de EIRP control noutra aba ativa, ele vai limitar no limite legal do país, 36dBm EIRP no brasil a 5,8GHz (Ou seja, pode configurar 26dBm, mas se informou que é um M5-400 de 25dBi o radio sabe que pra não exceder o limite legal no brasil, de 36dBm EIRP, só pode usar 11dBm de potência, o setup aceita qualquer coisa igual MK, mas o chipset executa só até o limite dele que está no datasheet).

    Refaz o calculo no Linkcalc da Intelbras, tô achando que esse software da Ubiquiti não leva em conta a curvatura da terra (Erro besta, a terra não é plana).

  16. #16

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    No meu lado tá livre. Já do outro lado tem uma caixa da gua de concreto. Porém ao visualizar pelo binoculo da pra ver a antena do outro lado sem problemas. Poderia ser alinhamento?

    Vou tentar bater uma foto amanhã

    Como posso verificar se precisa inclinar mais pra cima ou pra baixo?

  17. #17

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Erro de alinhamento baixa o sinal nas 2 polarizações.

    Se a obstrução fica digamos 1m pra baixo o sinal na vertical é que cai. Se ela fica 1m pro lado é o sinal da horizontal que cai, é por aí.

    Sobre inclinação pra cima ou pra baixo, no lado baixo você precisa inclinar uns 2 ou 3° pra cima, e no lado alto uns 2 ou 3° pra baixo, mas em 3,5Km cada grau tem cerca de 60m de raio, ou seja, ainda que as 2 antenas estejam a exatamente 90° com relação à torre (Apontado retas pro horizonte) isso não seria motivo pra ter queda de sinal maior que 1 ou 2dBm, e de jeito nenhum causaria queda grande só em 1 polarização.

    Sinceramente nunca nem ví PTP com diferença de sinal entre polarizações na casa dos 10dBm, no máximo uns 6dBm a menos na vertical onde a zona de fresnel pra baixo era bem suja (Arvores, pé de manga aqui tem 20m fácil! Os mapas de relevo mostram a altitude do solo, não contam as árvores).

  18. #18

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Vou postar as coordenadas:

    Coordenadas do AP:
    Altura: mais ou menos uns 18 metros (Não medi exatamente)
    Latitude: 2°27'25.11"S
    Longitude: 54°44'41.54"O




    Coordenadas da estação:
    Altura: mais ou menos uns 27 metros (Não medi exatamente)
    Latitude: 2°26'43.49"S
    Longitude: 54°42'56.19"O


    Essa torre tem 30 metros é a estação, a antena ta mais ou menos ali onde a pessoa ta: http://prntscr.com/8ox90u

    obs.: Esse limite RX do linkcalc não é a potência do rádio? http://prntscr.com/8oxasb

    Quando clico em calcular ele pede pra por um valor negativo.

  19. #19

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    O limite de RX é a sensibilidade, em MCS12 a sensibilidade das NBE é -79dBm.

    E valor negativo ainda é potência, a escala dBm / mW fica:

    23dBm = 200mW
    ...
    3dBm = 2mW
    2dBm = 1,5mW
    1dBm = 1,25mW
    0dBm = 1mW
    -1dBm = 0,8mW
    -2dBm = 0,63mW
    -3dBm = 0,5mW
    ...
    -79dBm = 0,000000012mW

    Você transmite 1W, e depois de uns Km há tanta perda que chegam só 0,000000000001W, mas ainda é sinal. A cagada foi que fizeram um padrão a 100 anos atrás onde 1dBm seria 1mW, porque na época os equiptos mal conseguiam diferenciar 10dBm de 1dBm, faltava precisão, hoje essa tabela cria umas confusões, é usada tanto pra potência como pra sensibilidade só mudando o fato de ser positivo ou negativo, mas na verdade as vezes tem sinal sendo transmitido com digamos -3dBm, é numero negativo mas ainda é potência.

  20. #20

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Olá @rubem peguei esse datasheet: http://prntscr.com/8p7ibb com -84 de sensibilidade

    e pus as estimativas, veja como ficou:

    LinkCalc: http://prntscr.com/8p7iv5
    LinkCalc PDF: http://prntscr.com/8p7jpl

    A diferença é grande em relação a realidade. Quero ver se consigo aproximar mais desse resultado. Oque você acha ?

    Sinal do AP fica oscilando de 57 a 65 veja: http://prntscr.com/8p7rky
    Sinal da Estação: http://prntscr.com/8p7rx8