Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Você tem binóculo pra dar uma conferida visual?

    Estava dando uma olhada pelo Google Earth tem muita árvore, o ponto onde a altitude é de 73m tem arvores grandes, será que não chegam nuns 20m? Vejo tanta arvore velha por aqui passar dos 15m, e olha que aqui é cerrado, a amazonia começa uns 100Km pro norte onde as arvores aumentam uns 5m.

    Os telhados também tem potêncial pra incomodar um pouco, um galpão com telhado de zinco/aluminio/zincaloy incomoda por 20 telhados. Mas tem mesmo essa subida de 10m no começo do trajeto? Isso pode ser um dos erros de altitude que comentei (Erro de 5m, com arvore de 15m, e tá morta a zona de fresnel), acho que tem esses erros nas "emendas" dos mapas do Google (E todo mundo usa esses mapas do google hoje, a uns 5 anos pra usar no Radio Mobile achava meia duzia de mapas, diferença de 4 ou 5m entre eles, hoje só acho os do Google)

    Ou a torre mesmo, não tem estaio quase na frente da antena? Digamos 1m pro lado.
    Antena atrás de estaio pra PTP curto tipo 1 ou 2Km já dá uma matada no throughput. Na foto não parece ter nada mas também não dá pra ver bem qual a antena e a distancia dela pras antenas vizinhas (Ou o tipo de suporte, vai que tem algo muito diferente criando reflexo, a torre em sí já dá reflexo na traseira).

    A parte que acho muito estranho é ter -55 numa polarização e -64 na outra, é como se o chain0 fosse a horizontal (E realmente na maioria das vezes é), e o chain1 fosse a vertical, e a vertical tivesse zona de fresnel perturbada por arvores ou coisa do tipo.

    Se tiver como girar uma dela em 90° dá pra tirar a prova, se nessa o sinal mudar de chain0/chain1 -55/-66 pra pra (depois de girado) chain0/chain1 -66/-55 então não é defeito da antena.
    (E defeito na antena, no dipolo, seria coisa tipo 2 ou 3dBm, o dipolo mesmo tem ganho de só 3dBi. Amplificador queimado realmente dá 15 a 20dBm a menos de sinal, mas... se tivesse queimado mesmo não ia ter sinal em 3,5Km)

    Ó porque eu digo que o chain1 é a vertical, na nanobridge era:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cl.PNG
Visualizações:	319
Tamanho: 	91,9 KB
ID:      	61274

    E o que perturba a zona de fresnel só na vertical é obstaculo digamos 5 ou 8m abaixo da linha de visada, que pelo binóculo seria visível:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         starem.jpg
Visualizações:	254
Tamanho: 	287,0 KB
ID:      	61275


    Essa altitude no mapa de relevo e no Google Earth me parece que geralmente é pega do solo, mas as vezes um prédio ou construção grande é mostrada como um pico, algumas coisas enganam a tomada de altitude pelos satélites, ou o mapa de coordenadas não bate certinho com o mapa de relevo (Tem lugar na minha vizinhança que ele parece 40m deslocado, mostra uma descida que na imagem só existe 40m depois). Eu uso binoculo e GPs de mão pra conferir essas coisas, mas geralmente é arvore mesmo que atrapalham).

  2. #22

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Outra coisa, você está no canal de 5890MHz, ilegal (Legal é abaixo de 5850MHz, cujo centro deve ficar lá por 5825MHz mais ou menos). Esse comportamento de sinal diferente ocorre em 5,4 a 5,8GHz? (5350 a 5825MHz, digamos)

    Quanto maior a frequencia, menor a zona de fresnel, então em 5350 a 5400MHz você deveria ter uma diferença ainda MAIOR no sinal entre os chains, algo tipo passar de -55/-66 pra -55/-68, isso seria mais um indício que o problema é a zona de fresnel abaixo da linha de visada está suja, derrubando o sinal da vertical.

  3. #23

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Esse prédio é dois andares mais é baixo em relação a altura da antena na torre o telhado de zinco também é bem baixo. Agora aquelas árvores e uma caixa dagua que são um pouco altas. Veja as fotos.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         uploadfromtaptalk1444398444000.jpg
Visualizações:	153
Tamanho: 	1,65 MB
ID:      	61276Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         uploadfromtaptalk1444398470221.jpg
Visualizações:	281
Tamanho: 	1,87 MB
ID:      	61277Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         uploadfromtaptalk1444398492855.jpg
Visualizações:	297
Tamanho: 	1,89 MB
ID:      	61278

    A antena que está fazendo o ptp é essa com radome. Do outro lado na torre menor de 18 metros eu enxergo a caixa dagua e mais acima a torre com a antena com binóculos.

  4. #24

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Um radome perfeito em bem instalado não poderia criar problema, mas se juntou agua dentro (Se tiver espuma acho que ela retem mais água), se alguém esqueceu alguma coisa lá dentro, ou se ele está torto ou algo assim, pode ter sinal menor numa polarização, em caso de água ou chave dentro seria a vertical.

    Mas pela foto você fez tudo perfeito, no cálculo tem zona de fresnel bem limpa, está distanciado da torre, tem radome, tem antena sobrando (Nem precisaria 25dBi).

    O outro lado também está bem instalado assim?

    Eu ainda não acredito muito em defeito de equipto um perturbação pelas antenas acima, elas poderiam ter ruído mas seria tanto em V como H, e de qualquer forma NEM o sinal da H devia derrubar (De teóricos -45 pra -55dbm), menos ainda derrubar o da Vertical em quase 20dBm! (De teóricos -45 pra -66dBm!).

    Mas... já dá pra desconfiar também de problema numa das unidades, porque nossa, perder 20dBm numa polarização (Com relação ao cálculo) seria coisa pra lugar onde mal se enxerga pelo binóculo a ponta da torre! Zona de fresnel parcial pra mim que só derruba uns 10 a 12dBm, raramente 15dBm. Então acho que realmente tinha que girar uma delas em 90° pra ver se o sinal baixo muda de chain (Aí indicaria que essa caixa d'agua realmente atrapalha, ou outra coisa na zona de fresnel).

    Mas nº 2, também dá pra apontar as 2 cerca de 1° pra cima, de modo a diminuir o angulo que elas pegam reflexo do solo com mais ganho, talvez 2 ou 3° mesmo, assim cairia o sinal dos 2 chain's provavelmente, mas as vezes quando o problema é represa ou mato molhando dando CCQ baixo essa apontada pro alto melhora o CCQ e throughput.

    E por fim, tem como desligar aquele disco que está uns 2m acima, a esquerda, só por uns minuto pra testar?
    Os 2 precisariam estar na mesma faixa (Mesmo canal ou canal vizinho) pra ter perturbação, mas tem quem relate efeitos adversos de EMI de uma antena pra outra, acho que você já está numa situação que já verificou quase tudo então sobra pouco.

    Alias, talvez poderia só girar o radome, não precisaria tirar pra ver dentro, se for daqueles com trava lateral tem como girar sem tirar, mas gira só 90° pra ver se o problema passa do chain1 pro chain1, porque se girar 180° vai continuar na mesma polarização (Só vai estar de ponta-cabeça).

  5. #25

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Torre menor
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         uploadfromtaptalk1444409677029.jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	1,35 MB
ID:      	61279Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         uploadfromtaptalk1444409697113.jpg
Visualizações:	177
Tamanho: 	1,25 MB
ID:      	61280

    Essa torre menor tem 8 estaios, mais o mesmo esta próximo da torre devido o terreno. Ela tem 12 metros de ferro em cima de uma laje de concreto que tem 5m.

    Poderia ser a vibração?

  6. #26

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Vibração não, só se foi tanta que já criou solda quebrada dentro, girar a antena verificaria isso.

    Mas essa fiação de rede elétrica na foto, não fica na zona de fresnel? Na foto não dá pra ver se é poste normal (9m) ou se é aquelas torres de alta tensão (13KV).

    Ao redor do cabo há a onda (Corrente alternada corre por fora da fiação), se for 35KV o fio de 2cm de diametro se comporta como um obstaculo de 160cm pra RF (80cm pra cada lado), se for 13KV ou tensão menor a área afetada diminui, não sei quanto mas ainda é algo tipo 20-30cm mesmo se for uma fase 127V! Você vê um fio fino mas pra RF é um obstaculo bem grosso, não tem como passar no meio de fiação de alta tensão, seja 900, 2400 ou 5800MHz, ou mesmo 10GHz, a qualidade do sinal vira um lixo.

    Se a fiação está bem longe, aquela setorial logo embaixo, está a uns 1m ou mais? A foto não ajuda, mas veja se tem como colocar aquela setorial em potencia baixa e canal distante uns minutos pra testar se muda algo, as vezes as antenas tem um ponto de emissão com alto ganho numa faixa bem estreita pra trás, é mudar a outra antena uns 30cm pro lado/baixo/cima que resolve. Virar 2° pra cima do horizonte também devia ajudar.
    Seria esse lóbulo secundário sendo irradiado pra trás e pra cima, é a setorial mandando um beijinho no ombro literalmente:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sec.jpg
Visualizações:	116
Tamanho: 	30,8 KB
ID:      	61282

  7. #27

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    A fiação elétrica é bem abaixo mesmo, é a posição da foto que bati da impressão de ser perto mesmo. A PBE ta mais ou menos 1m a 1,5m acima das setoriais e 50 cm de distancia para os lados de cada uma(Cada suporte das setoriais tem 50cm pra fora).

    Pensei nisso também, os canais das setoriais está mais na parte pra baixo. Elas são aquelas da Intelbras APc-5m-90+ de 18 dbi configuradas com 22 dbm(Seria o ideal para até 3km de distância ?) de potência.

    Postei um videozinho mostrando oscilação do AP (Onde é a torre menor) no ptp:

    Amanhã vou subir na torre menor e filmar para mostrar a visão.

    OBS.: notei que a diferença é nos chains é maior na torre maior. A antena dos 2 lados está em 0 grau, de acordo com simulação não deveria baixar um pouco na torre maior e subir um pouco na torre menor?

    ainda to pegando a manha no alinhamento dos ptps.

    ATUALIZAÇÃO ---------------------

    Speedtest AP -> ESTAÇÃO: http://prntscr.com/8pqqay
    CCQ AP: http://prntscr.com/8pqqi1
    Sinal AP: http://prntscr.com/8pqqlo


    CCQ e SINAL ESTAÇÃO: http://prntscr.com/8pqqtl
    Speedtest ESTAÇÃO: http://prntscr.com/8pqrbw


    Obs.: Baixei a potência para 22dbm em ambos lados, lembrando que as fotos foram batidas as 04:45 da madruga.

    Ainda não mexi no alinhamento, vou ver se consigo mexer hoje.

    Abraços
    Última edição por NielsonPadilha; 10-10-2015 às 04:46.

  8. #28

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Atualização 2-

    Fiz o teste que você me orientou e mudei o canal para 5350, o sinal praticamente se igualou nos 2 chains.

    ESTAÇÃO: http://prntscr.com/8pqtyg
    AP: http://prntscr.com/8pqum1

    Teste feito as 05:01 da madrugada.

    Vamos ver como fica durante o dia, somente o speedtest deu uma diferença um pouco maior no AP. Será se ainda preciso alinhar melhor ?

    Abraços

  9. #29

    Padrão Re: Ponto a ponto internet de 50mb Antenas a 12Km de distancia

    Bom, se em 5350MHz o sinal fica igual nos 2 chains, então OU um amplificador (Do chain1) tem filtro acima de 5825MHz (Se selecionar o país brasil esse será o limite, mas pode ser defeito na unidade só acima de 5850MHz), ou tem "alguém" na vizinhança usando 5850MHz pra cima e na polarização vertical com transmissão contínua atenuando seu sinal.

    (A faixa dos 4,9 e 5,9 ou 6,1GHz tem uso militar ou governamental, não lembro quais dos 2 extremos mas a PRF me parece que usa 4,9GHz e o exercito nos destacamentos de construção de estradas e cia usam algo acima de 5,8GHz, não sei se é 6,1GHz, mas é equipto comum (UBNT mesmo!). Não sei bem a legislação penal mas sempre ouvi desses pessoal (PRF e Batalhão de Eng. e Construção) sobre o uso de UBNT e que uso civíl seria alguma contravenção qualquer))

    Se tivesse essa diferença entre 5825 e 5350MHz eu desconfiaria do aparelho, mas em 5890MHz pode ter uso militar com transmissor continua (Que wifi não tolera, não sabe conviver), eles podem usar essa faixa e você não.

    Enfim, se com 5350MHz tem sinal quase igual (-60 e -61dbm tá bom) então usa algum canal livre por essas redondezas, ou pelo menos na faixa legal (5725 a 5825MHz é onde pode ter potência alta).

    (Alias, ACHO que é a PRF que usa 4,9GHz, é ela quem cuida dos radares nas estradas?)

    Aqui um tipo de link que não usa OFDM, portanto não é escaneável por equipto wifi:
    http://www.dronestore.com.br/ecommer...8Ghz-DJI-AVL58
    Ele não é de transmissão contínua, mas tem links de vídeo e audio que são, é ilegal transmissão contínua (Sem ser em pacotes) em 2,4 e 5,1-5,8GHz, mas... 5890MHz talvez receba alguma autorização especial ou seja uso nautico, militar ou governamental, eles PODEM usar transmissão continua, e ela sim teria esse potencial pra derrubar sinal (Acerta umas ondas em contra-fase, atenua elas, como é contínua sempre acerta algumas).

    Enfim, motivo pra operar bem a 5825MHz e mal a 5890MHz tem, mas não tinha pensado no uso de transmissor contínuo de polarização simples (E realmente não tem como fazer dual-pol com eles) atenuando só 1 polarização, se num lado é maior talvez seja transmissão mais próxima desse lado.

    E ah, comunicação naval usa algo nos 5 ou 5,8GHz também, que eu saiba NÃO é continua, mas... vai que. A Infraero tem alguma coisa aí em Santarem (Sindacta e cia), mas vai que tem algo pra controle naval, as faixas usadas na telecom desses serviços não é muito divulgada porque seria bem simples ligar um jammer pra derrubar a comunicação deles e não ser rastreado.