+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com OSPF em MikroTik RouterOS

    bom dia pessoal.

    estou com um problema e gostaria de saber se alguem ja passou por este semelhante. onde 1 ip valido ou alguns ips do seu ASN publicado no ospf nao pinga para as rbs na mesma rede, mas funciona normal a net.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         problema no ospf.jpg
Visualizações:	351
Tamanho: 	251,7 KB
ID:      	61240

  2. #2

    Padrão Re: problema com ospf

    Você usou ip público para clientes ou para as rb com ospf? Passe mais detalhes

  3. #3

    Padrão Re: problema com ospf

    Boa tarde janilton!

    Dê mais detalhes com alguns exemplos práticos para entendermos o cenário e poder ajuda-lo.

    Mas já adianto uma recomendação:
    1-OSPF não deve ser usado para propagação dos prefixos de IP públicos do seu ASN, mesmo que internamente. Use iBGP para fazer isso internamente entre seus roteadores de internos e seu roteador de borda BGP com a internet.

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por janilton Ver Post
    bom dia pessoal.

    estou com um problema e gostaria de saber se alguem ja passou por este semelhante. onde 1 ip valido ou alguns ips do seu ASN publicado no ospf nao pinga para as rbs na mesma rede, mas funciona normal a net.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         problema no ospf.jpg
Visualizações:	351
Tamanho: 	251,7 KB
ID:      	61240

  4. #4

    Padrão Re: problema com ospf

    boa tarde meus amigos desculpem a demora.

    minha rede e bem assim, eu tenho bloco de ip /20 e ASn próprio a qual fecho bgp com a operadora, e utilizo OSPF para publica estes meus bloco para clientes e servidores. porem estes dias pude nota que um ip valido meu ele nao pingava para rbs da minha própria rede era como se fosse que não existia para alguma parte da minha rede este ip, mas funcionava a internet normal, eu imaginei que seria a versão da rb, então eu atualizei e nada; ai o único jeito foi troca por outro ip valido da minha rede, que funcionou tudo normal, comecei a pinga para minhas rbs e para internet perfeito, ai fiquei com uma duvida de saber se alguém já passou por isto, e se resolveu.

  5. #5

    Padrão Re: problema com ospf

    Para esses ip você criou um pool com os ip público, consegue subir uma imagem pode riscar os ip.

  6. #6

    Padrão Re: problema com ospf

    Boa tarde Janilton!

    Pelo que explicou, a princípio me parece que esse IP público qual estava usando provavelmente pertencia a algum prefixo de rede qual porventura não estava com sua rota publicada no OSPF e consequentemente algumas das RB's internas suas não possuíam o caminho de como chegar a esse IP.

    Mas aí você pergunta, ok, mas como a NET estava funcionando. Porque provavelmente você redistribui a rota default via OSPF e cada RB possui a rota default para acesso internet. Com isso já é suficiente para uma RB local ja ter acesso a internet.

    Acho que foi isso.
    Espero ter ajudado

    EM caso de dúvidas fico a disposição

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles
    Citação Postado originalmente por janilton Ver Post
    boa tarde meus amigos desculpem a demora.

    minha rede e bem assim, eu tenho bloco de ip /20 e ASn próprio a qual fecho bgp com a operadora, e utilizo OSPF para publica estes meus bloco para clientes e servidores. porem estes dias pude nota que um ip valido meu ele nao pingava para rbs da minha própria rede era como se fosse que não existia para alguma parte da minha rede este ip, mas funcionava a internet normal, eu imaginei que seria a versão da rb, então eu atualizei e nada; ai o único jeito foi troca por outro ip valido da minha rede, que funcionou tudo normal, comecei a pinga para minhas rbs e para internet perfeito, ai fiquei com uma duvida de saber se alguém já passou por isto, e se resolveu.

  7. #7

    Padrão Re: problema com ospf

    obrigado rafael, deu uma clariada nas ideias