+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor Radius (mk-auth) + PPPoE

    Boa dia pessoal,

    estou configurando um servidor radius (mk-auth) e gostaria de saber se existe alguma configuração no mikrotik para o seguinte caso:
    Se o servidor radius ficar offline, existe alguma maneira (talvez provisória) de os clientes continuarem autenticando, até que o servidor radius volte?
    OBS: A autenticação é por PPPoE
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Servidor Radius (mk-auth) + PPPoE

    Sim amigo o cliente fica conectado mesmo se vc desligar o mkauth .Basicamente funciona a assim;
    O cliente pergunta p o mkauth,o mkauth libera p o mikrotik e após isso o cliente permanece conectado.
    Mas se o mkauth estiver desligado o cliente não tem p quem perguntar então o mesmo não loga na rede pppoe.
    Para oq vc quer recomendo deixar o mkauth enviando backups diário para seu e-mail,o quando o mesmo parar(se parar,pois o meu nunca parou) restaura o backup em outro micro.

  3. #3

    Padrão Re: Servidor Radius (mk-auth) + PPPoE

    Tem uma forma de liberar acesso a todos da autenticação pppoe sem radius no caso de queda... mas nao lembro agora como faz.
    mas nao eh dicifil.

  4. #4

    Padrão Re: Servidor Radius (mk-auth) + PPPoE

    Citação Postado originalmente por achiodi Ver Post
    Tem uma forma de liberar acesso a todos da autenticação pppoe sem radius no caso de queda... mas nao lembro agora como faz.
    mas nao eh dicifil.
    Pois é, também já ouvi comentários sobre esse recurso. Mas até agora ninguém soube explicar como faz.

  5. #5

    Padrão Re: Servidor Radius (mk-auth) + PPPoE

    PessoALL,

    Vou dar o "caminho das pedras" pra esta tarefa. Vamos lá...

    1) É preciso exportar do Mk-Auth para o Mikrotik todos os usuários PPPoE e planos. No Mk-Auth vá em CLIENTES>LISTAR TODOS OS CLIENTES. No final da tela, clique no EXPORTAR (ícone do raio azul). Escolha a opção correta e salve o arquivo;

    2) No Mikrotik, importe os dados pelo arquivo que acabou de baixar;

    3) Através do Netwatch do Mikrotik, ative ou desative os logins (secrets) caso caia o Mk-Auth.

    Basicamente é isso.

  6. #6

    Padrão Re: Servidor Radius (mk-auth) + PPPoE

    atualmente eu faço o cadastro do cliente no mk-auth e depois crio a regra no mikrotik tbm funcionando 100%