+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual profissão?

    Olá pessoal, gostaria de uma ajuda aqui sobre uma questão importante.

    Atualmente tenho 18 anos e não estou conseguindo entrar em um acordo de qual curso de graduação fazer.

    Gosto da área de informática, redes, eletrônica, automação (não mecânica) e programação. Já tenho um pouco de conhecimento nessas áreas.

    Conheço o intermediário da parte de informática (consigo montar um PC do zero, ou desmontar e montar um PC para manutenção, conheço todos os conectores, slots e etc, qual o melhor Processador x Chipset x Placa-Mãe e etc, e já tenho experiência em manutenção de computadores).

    A parte de redes é uma coisa que eu acho muito interessante, não falo só da instalação, falo de fazer diagnósticos, análises e etc. Conheço o básico do protocolo IP, TCP, UDP, BGP (esse ainda estou aprendendo, mas já peguei o básico). Sei fazer um traceroute, ping, flushdns e etc. Entendo como funciona o DNS, as requisições, os protocolos (MX, A, AAAA, CNAME, TXT e etc), sei o que é um servidor autoritativo, recursivo, raiz e etc. Estou aprendendo sobre os ASes, Transito IP, Peering e etc. Sei o básico do básico do mikrotik, mas já da pra me virar um pouco. Entendo o funcionamento dos roteadores comuns, redirecionamento de portas (NAT), autenticação PPPoE e RADIUS.

    Na parte de eletrônica e automação, eu sei o básico, não consigo "criar" um circuito intermediário do zero em que envolva cálculo de resistências, consumo, potência e etc, mas consigo reproduzir um esquema ou criar um circuito básico. Uso bastante o Arduino, estou fazendo um projeto de automação residencial utilizando os chips ATMEGA (sem o Arduino), com comunicação via WiFi, Ethernet e 2.4GHz. E um outro projeto de controle de usuários de ônibus, com transmissão dos dados via GPRS, uso de RFID e etc. Já tenho um protótipo caseiro em testes. Agora estou querendo a aprender sobre os CIs ARM.