+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual profissão?

    Olá pessoal, gostaria de uma ajuda aqui sobre uma questão importante.

    Atualmente tenho 18 anos e não estou conseguindo entrar em um acordo de qual curso de graduação fazer.

    Gosto da área de informática, redes, eletrônica, automação (não mecânica) e programação. Já tenho um pouco de conhecimento nessas áreas.

    Conheço o intermediário da parte de informática (consigo montar um PC do zero, ou desmontar e montar um PC para manutenção, conheço todos os conectores, slots e etc, qual o melhor Processador x Chipset x Placa-Mãe e etc, e já tenho experiência em manutenção de computadores).

    A parte de redes é uma coisa que eu acho muito interessante, não falo só da instalação, falo de fazer diagnósticos, análises e etc. Conheço o básico do protocolo IP, TCP, UDP, BGP (esse ainda estou aprendendo, mas já peguei o básico). Sei fazer um traceroute, ping, flushdns e etc. Entendo como funciona o DNS, as requisições, os protocolos (MX, A, AAAA, CNAME, TXT e etc), sei o que é um servidor autoritativo, recursivo, raiz e etc. Estou aprendendo sobre os ASes, Transito IP, Peering e etc. Sei o básico do básico do mikrotik, mas já da pra me virar um pouco. Entendo o funcionamento dos roteadores comuns, redirecionamento de portas (NAT), autenticação PPPoE e RADIUS.

    Na parte de eletrônica e automação, eu sei o básico, não consigo "criar" um circuito intermediário do zero em que envolva cálculo de resistências, consumo, potência e etc, mas consigo reproduzir um esquema ou criar um circuito básico. Uso bastante o Arduino, estou fazendo um projeto de automação residencial utilizando os chips ATMEGA (sem o Arduino), com comunicação via WiFi, Ethernet e 2.4GHz. E um outro projeto de controle de usuários de ônibus, com transmissão dos dados via GPRS, uso de RFID e etc. Já tenho um protótipo caseiro em testes. Agora estou querendo a aprender sobre os CIs ARM.

    Eu sei programar em PHP para a web, uso de bancos MySQL e etc, já peguei um script de uma loja virtual e adaptei um sistema de SMS, exportação pra NF-e e etc. Para Windows eu sei o básico de Visual Basic .NET e SQL Server. Estou começando a aprender aos poucos a programar para Android e pretendo aprender a programar em C.

    Eu queria um curso onde eu pudesse aproveitar todas essas áreas que eu já tenho um pouco de conhecimento. Se eu tivesse que escolher apenas um, o principal seria onde eu possa mexer com redes, em backhauls e etc, sistemas de transmissão de dados, dentro de um provedor ou uma operadora. Ou como uma segunda opção, na parte de programação. Mas o perfeito seria um curso e uma profissão onde eu possa exercer todas essas áreas em conjunto.

    Alguém poderia me dar uma dica do que fazer, qual curso, qual profissão iria me agradar mais ou até compartilhar alguma experiência pessoal sobre isso?

    Desde já agradeço.
    Última edição por ab5x2; 13-10-2015 às 16:52.

  2. #2

    Padrão Re: Qual profissão?

    A area de informatica eh um pouco parecido com medicina, existem várias especialidades, por mais que queira, nao se consegue abraçar tudo. Com o seu potencial eu te recomendaria entrar na area de telecomunicacao, o mundo cada dia vai precisar estar mais conectado. Entende? Isso eh o futuro. Essa area de suporte a usuario e programação eh muito bonita, mas hoje nao existe muito dinheiro pra se ganhar nessa area. Te desejo boa sorte.

  3. #3

    Padrão Re: Qual profissão?

    Amigo, em primeiro lugar quero lhe parabenizar por você ser uma pessoa descarnada....
    Quer um conselho? Escolhe engenharia em Telecomunicação.
    Segunda opção, Vi que vc tem paixão por eletrônica, Engenharia Eletrônica.
    Terceira opção Sistema de Informação, você paga robótica onde você vai aprimorar seus conhecimento em Arduino, redes e programação.

  4. #4

    Padrão Re: Qual profissão?

    ual , parabens , continue na area de telecom que é sucesso , (redes e taus )

  5. #5

    Padrão Re: Qual profissão?

    Engenharia em Telecomunicaçoes é o mais completo que abarca informatica e eletronica. Apos esse curso pode escolher o que quiser na area e se especializar.

  6. #6

    Padrão Re: Qual profissão?

    Eu acho que Engenharia de Telecom seria o ideal para vc, mas sem deixar de fazer aprimoramento (cursos ) de programação, notadamente PHP e Mysql, assim com aprender a programar para ANDROID. Se vc entrar em contato comigo, posso ter algum serviço free lancer para você.

  7. #7

    Padrão Re: Qual profissão?

    Mecatrônica precisa tudo de Eng. de Telecom ou Eng. Eletronica e MAIS programação.

    Onde tem curso de mecatrônica é outra estória, mas é a área que exige conhecimento de eletrônica (Basica, digital, RF, portanto telecom) mas também programação (Mas não coisas pra Windows tipo dotNet ou VisualBasic, seria mais programação roots, C e Assembly de preferência).

    Apesar do nome, mecatrônica exige mais programação e eletrônica digital, e menos mecânica.

    Pela descrição dada, eu diria que mecatrônica é que aproveitaria isso. Tem curso técnico em mecatrônica (Também EAD, se optar), tecnológico em mecatrônica (Também EAD se preferir), e tem o superior pleno, que geralmente chamam de Engenharia de Controle e Automação.

    (Mas fuja de EAD, a não ser que a intenção seja economizar R$ 400 por mês do curso pra gastar R$ 450 por mês em equipto pra sua bancada, e visita a feiras e fábricas (Nunca deixe de visitar uma fábrica, seja lá do que for, e analisa bem os equiptos, isso dá idéias ótimas. R$ 200 gastos em passagem pra conhecer uma fabrica é melhor que qualquer feira de negócios de mesmo custo))

  8. #8

    Padrão Re: Qual profissão?

    Engenharia de Telecom é uma boa pedida.

    Procure cursar algum curso que lhe permita tirar um CREA.

    Sistema de Informações, Ciencias da Computação, etc... não acho uma boa pedida....
    Vc estuda, vira por exemplo um programador, ai um cidadão que tem habilidade e estudo técnico também vira programador e disputa diretamente com você!

    Com CREA é diferente, vc tem um órgão/conselho que pode lhe proteger.