Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PtP 4km com árvore (foto)

    Fala galera,
    O unico cara que fornece internet aqui na região é impossivel, mto ruim.
    Estou pensando em montar eu mesmo um link só pra mim, pq trabalho com internet e não da pra ficar com esse link.
    Não entendo muito sobre airOs, quais rádios etc, mas tenho um conhecimento basico de rede, acho que da pra fazer.

    O link viria de um bairro que tenho visada parcial, com arvore na frente.
    Essa é a visão da minha casa para o bairro.
    A distancia é 4km segundo o google earth...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         visada.jpg
Visualizações:	414
Tamanho: 	261,6 KB
ID:      	61326


    Com essa distância e essa visada, qual equipamento indicado para um link de 10mb pelo menos??
    Da pra fazer com 2 nanoloco M2? (2.4 passa melhor por arvores, estou certo?)

    Valeu

  2. #2

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    passa a serra nos galhos.

  3. #3

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    Desse jeito ai não vai prestar. Se pretende buscar nesse outro lado, ou coloca a antena com altura maior que as arvores ou corta os galhos. Sem visada, sem garantia.

  4. #4

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    Amigo, vai com duas nano bean 25 .. M2 complica ainda mais as coisas pra sua banda ..

  5. #5

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    Como o digoitp falou vai de nanobeam 25 dbi que da sim, mas se de pra corta os galhos melhor.

  6. #6
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    em epoca de chuva vai espelhar muito o sinal, não vai ficar bacana não

  7. #7

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    Com essa obstrução não tem como assegurar vai funcionar. Vai ter que testar. Nanobeam M5 , 22dBi (aprox R$500 cada no ML) é boa opção.Porem se quiser gastar menos e passar pelo menos 20mbps pode utilizar dois Airgrid M5, 23dBi (R$350 no ML)

  8. #8

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    corta os galhos senão o ccq vai ficar baixo, ou coloca uma torrezinha de uns 12 metros

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    Citação Postado originalmente por natanbw Ver Post
    Fala galera,
    O unico cara que fornece internet aqui na região é impossivel, mto ruim.
    Estou pensando em montar eu mesmo um link só pra mim, pq trabalho com internet e não da pra ficar com esse link.
    Não entendo muito sobre airOs, quais rádios etc, mas tenho um conhecimento basico de rede, acho que da pra fazer.

    O link viria de um bairro que tenho visada parcial, com arvore na frente.
    Essa é a visão da minha casa para o bairro.
    A distancia é 4km segundo o google earth...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         visada.jpg
Visualizações:	414
Tamanho: 	261,6 KB
ID:      	61326


    Com essa distância e essa visada, qual equipamento indicado para um link de 10mb pelo menos??
    Da pra fazer com 2 nanoloco M2? (2.4 passa melhor por arvores, estou certo?)

    Valeu

    Sem visada, é complicado heim amigo.
    Não consegues subir a antena acima dessas arvores??
    se sim, seria o ideal.
    Se não, tenta usar 10mhz de canalização e medir o sinal recebido. terás que apontar muito bem as duas antenas pra que o sinal "atravesse" essas arvores.
    O problema é na hora que elas aumentarem de tamanho ou ae complica. 2.4ghz seria melhor que 5ghz nesse caso porem a qualidade.....
    tenta outro local com visada direta,ok.
    Boa sorte.

  10. #10

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    Obrigado pela ajuda galera
    Preciso passar só 10mb mesmo...é só pra mim...

    Se eu conseguir cortar essas arvores, consigo faze com as nano? ai ja faria com as m5 sem precisar passar pela arvore...quero gastar menos.

    Se não conseguir cortar, ai tento com as bean ou a grid...

  11. #11

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    Considerando apenas a visada , um 2.4 Ghz seria melhor , mas precisa analisar o espectro que normalmente o 2.4 é meio impossivel de trabalhar.
    5.8 com visada comprometida é um pouco complicado , abaixa a qualidade do link , porém a interferencia é mais facil de contornar e pode te dar uma experiencia melhor.
    Reforco o que os amigos acima disseram , tente cortar os galhos e colocar a antena mais alto , e utilize uma NanoBean de 25 Dbi ou uma AirGrid de 27 Dbi que vai ficar bom pro que voce quer

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    Citação Postado originalmente por natanbw Ver Post
    Obrigado pela ajuda galera
    Preciso passar só 10mb mesmo...é só pra mim...

    Se eu conseguir cortar essas arvores, consigo faze com as nano? ai ja faria com as m5 sem precisar passar pela arvore...quero gastar menos.

    Se não conseguir cortar, ai tento com as bean ou a grid...
    Se der uns cortes, usa uma Nanostation m5 dos dois lados e testa em 10mhz ...e depois em 5mhz.... vê se chega os 10mb ...
    talvez passe em 20mhz, só testando mesmo.

  13. #13

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    Ontem fiz um teste, coloquei um refletor de led em casa, apontado pro local da onde vou pegar o link, consegui ver a luz certinho, sem interferencia. Então vou tentar fazer o enlace.

    A dúvida agora é se uso um par de airgrid m5, ou um par de litebeam m5.
    O que acham?


    A diferença entre a grade vasada da airgrid e a sólida da litebeam, influencia alguma coisa nesse caso da visada estar levemente comprometida por alguma folhagem eventualmente?

  14. #14

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    não ha diferença entre esses equipamentos . A diferenças entre os refletores define o ganho de cada e esta no catalogo delas. Se fosse um Litebeam M5 AC seria diferente pois esse é Mimo 2x2 e os outros nao.

  15. #15

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    Sim, o ganho é o mesmo, mas o a largura do "feixe" muda, certo?...a airgrid tem o feixe um pouco mais aberto, isso não faz diferença nesse caso de ter essas folhas na frente?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         feixe.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	82,9 KB
ID:      	62521

  16. #16

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    Boa tarde pela foto podemos dizer que 2.4GHz seria um melhor opção para obstáculos. 2.4 GHz são mais eficientes na hora de atravessar objetos sólidos, arvores por exemplo do que 5 GHZ. Mas enfim os colegas acima já deram algumas dicas. O ideal seria se possível fazer uma abertura (podar os galhos) não derrubar as arvores ok... Livrando-se assim de alguns obstáculos, já é um começo.

    Fabiano.

  17. #17

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    Nao faz diferença. O que importa é o ganho na direção apontada.

  18. #18

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    Nesse caso ae não se faz grande diferença devido a densidade (arvores) não ser muito grande. Mas caso as arvores fossem densas seria muito complicado.

    Fabiano.

  19. #19

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    usa uma amplificador wireless de 8000mw com uma rb433ah e um cartão de 100mw de saida no mercado livre tem com 8w de saida da conta dessas arvores pode ta 30 arvores com 8 passa tranquilo.
    olha.

    amplificador http://produto.mercadolivre.com.br/M...4ghz-39dbm-_JM

    cartão mikrotik mais esse é original 320mw mais da pra por 100mw de saida para o ampificador muito bom http://produto.mercadolivre.com.br/M...w-mikrotik-_JM

    Rb433ah = http://produto.mercadolivre.com.br/M...rd-rb433ah-_JM

    amigo pra fica melhor usa a rb dentro de casa e coloca o amplificador la em cima perto da antena vc nao vai de perda com um cabo ate 20 metro de altura por q o cartão mikrotik tem varias potencia mais nao ultrapasse 100mw = 20dbm

  20. #20

    Padrão Re: PtP 4km com árvore (foto)

    Bom com 2,4 garanto que passa ai tranquilo fechei um passando por uma plantação de eucalipto sem visada mesmo e garanto que pelo da foto ai, vai que da!

    Usei duas airgrid M2,setadas em 20mhz 10dm na saída e ta la, fechei com 15mb passante, estável, segurou bem em dias de chuva..

    Quanto ao uso de amplificadores não acho uma boa ideia, mesmo não sendo Expert em redes ja li muito (ja ate cansei de ler) que não ajudam muito e as vezes ate atrapalha o enlace e o espectro.