+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP com Airmax ativado ou desativado ?

    Amigos,
    Em ptp usando duas Nano bean 25
    é recomendado Airmax ativado ou não ?
    Procurei bastante e é muito confuso, alguns dizem que sim, outros que não ...
    Afinal o que é mais correto ?
    Grato.

  2. #2

    Padrão Re: PTP com Airmax ativado ou desativado ?

    Amigo esta questão de Airmax habilitado ou não, é indiferente, tenho um amigo que trabalha na ubiquiti e o mesmo fala que isso é apenas Marketing, não há nenhuma mudança de positiva/negativa, apenas um adicional, isso é tudo para ganhar dinheiro, só, simples, Marketing!

  3. #3

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP com Airmax ativado ou desativado ?

    Marketing não é, em redes PTMP da muita diferença por usar TDMA.

    quanto ao PTP a ubnt sempre recomenda deixar habilitado independente da situação, mas sua aplicação é melhor percebida em PTMP.

    Em redes PTP como o AP só vai ter um STATION, o protocolo TDMA perde seu sentido, mas não sei se o airmax tambem implementa algum tipo de verificação de dados melhor, ocasionando maior estabilidade e throughput, enfim a ubnt manda deixar ativo.

    Eu digo que em redes PTMP a diferença é grande com ele ativado.

    No seu caso é simples, teste e veja qual será o melhor comportamento, com ou sem airmax, teste throughput, latência, estabilidade.

  4. #4

    Padrão Re: PTP com Airmax ativado ou desativado ?

    Siga a fabricante.Deixe ativado.Não uso Ubnt mas nos MK , o TDMA da um aumento significativo no throughput tambem em ptp

  5. #5

    Padrão Re: PTP com Airmax ativado ou desativado ?

    Tenho link com duas Powerbeam M5-400 de 21km e fui nesse de desativar, deixei um dia de teste, ficou uma m***a comparando com Airmax ativado.

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP com Airmax ativado ou desativado ?

    Airmax é uma tecnologia proprietária da UBNT.
    infelizmente quem não sabe usar fala que não funciona.
    Quem usa de verdade, sabe que faz toda diferença.
    Sempre deixe ativado , só desative se tiver que fechar um ptp ou ptmp com dispositivos mikrotik.
    Abraço.

  7. #7

    Padrão Re: PTP com Airmax ativado ou desativado ?

    dou meu voto também para o Airmax ON, noto uma boa melhora quando deixo ligado em PTPs longos. em curtos nunca efetuei o teste ver se mudava.

  8. #8

    Padrão Re: PTP com Airmax ativado ou desativado ?

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Tenho link com duas Powerbeam M5-400 de 21km e fui nesse de desativar, deixei um dia de teste, ficou uma m***a comparando com Airmax ativado.
    Bom dia @mathcardoso.
    Se não for um incômodo para vc, poderia me passar informações sobre o seu enlace. Tipo nível de sinal obtido e throughput total.

    Estou pra fechar um de 7km e queria uma base para comparação.
    Grato

  9. #9

    Padrão Re: PTP com Airmax ativado ou desativado ?

    Tdos os airmax do meus ptp estao habilitado , nunca tive problema até hj..

  10. #10

    Padrão Re: PTP com Airmax ativado ou desativado ?

    aqui até o ccq aumenta com airmax habilitado, fica em 99,8 % cravado com 3km