+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usar internet residencial no meu sitio

    Bom dia,

    Peço desculpas se minha explicação será muito simples pois não tenho conhecimento nenhum no assunto, por isso estou pedindo ajuda aqui no forum.

    Tenho em casa uma velocidade de 10 mega, e gostaria de saber se tem como eu usar ela no meu sitio que fica a 15 km de distancia de casa, já que nem 3G funciona lá. será que consigo fazer isso? e como?

    Obrigado.
    Última edição por diegolanca; 15-10-2015 às 10:29. Razão: erro de ortografia

  2. #2

    Padrão Re: Usar internet residencial no meu sitio

    Primeiro deve-se verificar se tem visada, se não tem muito obstáculo no meio do caminho (árvores, prédios altos etc.), caso tenha, será necessário adquirir alguns equipamentos para fazer a interligação (sua casa X sítio), ai existem inúmeros tipos de antenas e rádios (rocket + dish, 912 + algcom, nanobeam etc.).

    Basicamente o inicio seria isso.

    Se fui útil, estrelinha pra mim.

  3. #3

    Padrão Re: Usar internet residencial no meu sitio

    Citação Postado originalmente por diegolanca Ver Post
    Bom dia,

    Peço desculpas se minha explicação será muito simples pois não tenho conhecimento nenhum no assunto, por isso estou pedindo ajuda aqui no forum.

    Tenho em casa uma velocidade de 10 mega, e gostaria de saber se tem como eu usar ela no meu sitio que fica a 15 km de distancia de casa, já que nem 3G funciona lá. será que consigo fazer isso? e como?

    Obrigado.
    Amigo, sua proposta depende basicamente de 2 coisas: Relevo da sua região + equipamentos. Sendo que o relevo é o que vai definir se levar a sua internet de casa para o sitio va ser possível.
    Imagine assim... você sobe em cima do telhado da sua casa e enxerga seu sitio bem ao longe... Isso significa que levar internet até lá será facil e "barato". Se tiver por exemplo: Morros, prédios, florestas, árvores... Vai depender de montar torres, estações intermediárias etc... O que significa que vai ser mais difícil e caro!
    Se puder postar as coordenadas geográficas da sua casa e sítio a gente ja vê se é possivel!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo, sua proposta depende basicamente de 2 coisas: Relevo da sua região + equipamentos. Sendo que o relevo é o que vai definir se levar a sua internet de casa para o sitio va ser possível.
    Imagine assim... você sobe em cima do telhado da sua casa e enxerga seu sitio bem ao longe... Isso significa que levar internet até lá será facil e "barato". Se tiver por exemplo: Morros, prédios, florestas, árvores... Vai depender de montar torres, estações intermediárias etc... O que significa que vai ser mais difícil e caro!
    Se puder postar as coordenadas geográficas da sua casa e sítio a gente ja vê se é possivel!
    Valeu, obrigado pela ajuda. Segue abaixo as coordenadas

    Casa: 21°21'40.4"S 48°04'15.8"W


    Sitio: 21°24'57.5"S 47°58'10.7"W

  5. #5

    Padrão

    Fiz aqui mas não sei se deu muito certo, pelo mapa não parece ser tão desigual assim, vamos esperar outro postar também

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	181
Tamanho: 	17,2 KB
ID:      	61361

  6. #6

    Padrão Re: Usar internet residencial no meu sitio

    Estou na mesma situação, só que no meu caso é casa de praia. A distância é de 10km sem morros ou prédios, mas tem um rio no meio (dizem que os rios interferem nas ondas de rádio)

  7. #7

    Padrão Re: Usar internet residencial no meu sitio

    Citação Postado originalmente por IuriPossa Ver Post
    Fiz aqui mas não sei se deu muito certo, pelo mapa não parece ser tão desigual assim, vamos esperar outro postar também

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	181
Tamanho: 	17,2 KB
ID:      	61361
    É bem isso aí mesmo, esse morro alto chegando nos 700 é bem visível no Google Earth, tem até uma foto de lá de cima no Panoramio:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         panoramio.jpg
Visualizações:	134
Tamanho: 	87,0 KB
ID:      	61365

    Tem literalmente um morro de 100m de altura no meio do caminho, impossível transpor isso.

    (Pelo Google Earth mesmo sendo foto de satélite também dá pra ver a inclinação, é só ver as curvas de nível nas plantações (Na foto acima também aparece), fora que do lado da rodovia que sobe isso (Sai de 630m e vai a 700m de altitude) tem varios desaguadouros na lateral, buracos redondos pra juntar água da chuva pra que ela não crie valetas enormes, só se faz isso onde é plano demais ou onde é inclinado demais, nesse caso é inclinado demais, estrada passando pelo lado do morro)

    A seta aponta o topo do morro, com uns 705m de altura, sendo que o sítio fica a menos de 600m de altura a direita da imagem, esse ponto no morro é onde poderia colocar uma repetição (Uma torre pequena, 2 antenas, 2 rádios, bateria e painel solar):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         morro.jpg
Visualizações:	118
Tamanho: 	247,1 KB
ID:      	61366
    Com um morro de 100m no meio do caminho realmente não tem como nem pegar celular, e olha que celular pega em qualquer cafundó.

    A única chance de pegar alguma cosia é fazendo uma repetição em cima desse morro. 2 Nanobeam de R$ 500 cada, uma torrezinha pequena de uns R$ 3 mil, e se tiver eletricidade do dono da propriedade só isso de custo. Mas sem eletricidade se prepara pra mais uns R$ 1 mil em painel solar, R$ 100 em controlador de carga e R$ 900 em 2 baterias.

    (Fora mais uns R$ 500 em cada antena tanto na cidade como no sítio, e talvez precise uma estrutura pra erguer as antenas (Na cidade e no sítio) uns 5m acima do telhado, tem que ver se os telhados aguentam. Seria só procurar subir no telhado e ver se encherga esse morro (Do lado da rodovia) de casa, se tiver um prédio ou casa alta na frente vai ter que fazer mais uma torrezinha, custo na casa dos R$ 100 por metro fora custos de instalação que variam de lugar pra lugar (R$ 400 a 1000), se um vizinho tem casa de 12m de altura você vai precisar una 15m de torre, ou seja, uns R$ 1500 em torre em casa só pra passar por cima de 1 obstáculo)

    Wifi pega dentro de casa atravessando parede porque são 5 ou 10m, mas a partir de uns 50 ou 100m não tem nada no mundo que ultrapasse tanto obstaculo, nem torre de celular com seus 100W EIRP de potência, e frequencia penetrante de 900MHz, consegue atravessar um morro desse.

    Ah, e torre em cima de morro é o primeiro lugar onde um raio escolhe pra cair, então é um investimento caro pra coisa pouca, e de risco bem alto, se for investir em aterramento prepare o bolso pra mais uns R$ 4 mil. Fora que isso ficará em terra alheia, vai que muda de dono, vai que a usina que arrenda a terra não cuida das estradas e você precisa ir lá resetar uma antena que travou, etc. É uma encheção de saco enorme ter repetição em terra alheia.

  8. #8

    Padrão Re: Usar internet residencial no meu sitio

    Amigo, vc poderia analisar minha situação tb ?

    Casa de praia 10°53'18.7"S 36°59'59.4"W

    Apartamento
    10°57'50.0"S 37°03'19.0"W


  9. #9

    Padrão

    Aqui, desconsidere as linhas eu pus um valor aleatório

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.png
Visualizações:	116
Tamanho: 	20,6 KB
ID:      	61373

  10. #10

    Padrão Re: Usar internet residencial no meu sitio

    Por esse calculo acima, tá fácil. Porque no calculo pelo visto a altura da antena está em 0m do chão, e na prática é sempre bem fácil colocar uma antena uns 4m em cima de um telhado de uma casa de 5m, ou seja, é fácil ter a antena uns 8m acima do solo mesmo sem torre.

    Só que essa linha azul escura e azul clara deviam ficar longe do chão, elas são a zona de fresnel. Pra subir as 2 antenas a ponto de deixar a zona de fresnel longe do chão precisaria uma mini-torre de uns 15 ou 18m.

    Tem mini-torre autoportante de 15m, não precisa estaio então cabe em qualquer espaço de uns 2x2m. Ela precisa uma base de concreto de uns 80 x 80 x 120cm de concreto. Acho que fica ao todo uns R$ 2,5 mil só a torre

    Mas se tiver espaço, qualquer serralheiro pode fazer uma torre de uns 15m por uns R$ 1500, triangular simples, precisa uns 7m pra cada lado pra estaiar, é a solução mais barata. 2 antenas PowerBeam 22dBi servem pra uns 10Mbps se conseguir livrar pelo menos 60% da zona de fresnel (A linha azul clara).


    (Esses ondulações no terreno aparentemente são prédios ou árvores, esse mapa do Google (Todo software hoje pega os mapas do Google) pelo visto é recente e leva em conta uns prédios, mas ainda assim seria bom pegar binóculo, subir no telhado, e tentar enxergar algo perto do outro ponto pra ter certeza que não tem nenhum obstaculo mais novo que o mapa de relevo (Que deve ter pelos menos 2 ou 3 anos, aqui na roça onde vivo é de 5 a 12 anos atrás, muita coisa muda em 12 anos)

    Não reclamem de ter que fazer torrezinha pequena de 12m, eu vivo no interior, 1000Km da civilização, qualquer fazenda distante precisa estrutura de 18m só pra pegar celular! (Não pra navegar, só pra fazer ligação) Tem fazenda (Não necessariamente de gente rica, um sitio em SP compra 2 fazendas por aqui) com torre de 70m só pra celular! Na hora de colocar interner o MÍNIMO quase sempre é torre de 30m (Não lembro de NENHUMA com torre menor), mas geralmente precisa repetição, e nessas áreas nunca tem eletricidade, então pensa no gasto com paineis solares e baterias! 3 torres de 30m, painel solar, bateria, 4 PowerBeam 22 a 27dBi, proteção contra raio, mão-de-obra, falamos em uns R$ 25 mil pra fazenda ter uma conexão de uns 5-10Mbps, fora as queimas por raio ou troca de bateria a cada X anos.

    Por isso é melhor deixar um servidor p2p em casa, configura leitor de feed pra baixar podcast e vídeos, baixa revistas e cia em pdf, e simplesmente grava em pendrive e leva pro sítio assim, porque levar internet pra lá as vezes custa bem caro.
    (Esse último exemplo tá meio fácil, se tiver casa de 2 andares não precisa torre, é só fazer a antena ficar por cima de todos esses obstáculos, vai que tem algum familiar bem próximo com casa bem alta onde poderia colocar uma antena em cima)

  11. #11

    Padrão Re: Usar internet residencial no meu sitio

    Obrigado pela resposta Rubens, mas vou te passar outro dado que vai ajudar, pretendo colocar a antena transmissora na caixa d'água do predio (como ele tem 12 andares, acho que vai ficar a cerca de 40 metros) e na casa de praia vai ficar em cima da caixa d'agua também ( como a casa é de andar e tem pé direito de 3 metros, mais a altura da caixa, mais a haste, creio que vai ficar a cerca 9 metros).
    Neste caso ainda vai precisar de torre ?
    E finalmente, que tipo de rádio dá pra usar, se ficar muito caro, vou usar a vivo 4g mesmo, com o box (tel +internet) usando antena extena.

  12. #12

    Padrão Re: Usar internet residencial no meu sitio

    Só mais uma pergunta, existe algum aplicativo android para eu subir nas duas caixas e estabelecer os dois pontos para verificar de forma mais precisa, os dados que te passei peguei pelo google maps.

    Valeu

  13. #13

    Padrão Re: Usar internet residencial no meu sitio

    No site da Intelbras tem o sistema LinkCalc, ele gera essa imagem que o IuriPossa postou:
    http://linkcalc.intelbras.com.br/LinkCalc/Default.aspx

    Precisa cadastro mas eles não enviam spam nem nada, vale a pena calcular.

    A altura da "torre" seria então uns 40m num lado (A altura do prédio), e uns 9m do outro, a altura somando mastro, a caixa d'agua e a altura da casa.
    A frequência seria 5800MHz. O ganho da antena seria 22dBi nos 2 lados (PowerBeam M5-300). A potência dessas antenas não passa muito dos 20dBm em velocidade alta. A sensibilidade/limite de RX seria -80dBm.

    Preenchendo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         linkcalc.jpg
Visualizações:	118
Tamanho: 	114,3 KB
ID:      	61375

    Gera esse resultado:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AnaliseLinkIntelbras.pdf
Visualizações:	54
Tamanho: 	26,8 KB
ID:      	61376


    Na aba "mapa" pode fazer alguns pequenos ajustes, vai que no mapa a coordenada "arredondada" (Nota que o software modifica o modo de grafia das coordenadas, não é só o W por O que precisa mudar) não bate certinho com o lugar, mas geralmente é erro de metros, não afeta nada.

    E por esse caculo, com um prédio de 40m de altura (Que que seja 25m!), se colocar a antena no sítio a uns 7m e não tiver nenhuma árvore na frente (E árvore não aparece em mapa de relevo), dá certo, dá pra uma banda tipo uns 10-15Mbps com esse equipamento.

    E esse equipto é dos mais baratos. Está desde isso aqui até uns R$ 600 por unidade:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...0-ubiquiti-_JM

    Parece caro, mas ele é de dupla-polarização. O equipto mais barato pra 10Km seria o Airgrid, ele tem só 1 polarização por isso teria METADE da banda passante, e não é muito mais barato, exemplo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-nano-loco-_JM

    Como a diferença de preço é pequena recomendo O Powerbeam ou Nanobeam de 22 ou 25dBi.

    Se quiser usar Airgrid por encontrar um bem em conta aí na cidade (Talvez usado), também dá pra passar fácil uns 10Mbps nessa distancia. E digo "fácil" porque com ajuste fino e configuração otimizada daria pra chegar nuns 25Mbps, mas provavelmente o que você conseguiria logo de cara com apenas um alinhamento simples (Apontar reto pro lugar certo) é uns 5-10Mbps. Com o PowerBeam daria um pouco mais, por mais que seja um equipto com suporte a mais banda ele tem só 22dBi, enquanto o Airgrid tem 27dBi, são 5dBm de diferença no sinal, 10dBm ao todo (Já que são 2 antenas), mas com eles no futuro poderia falar em quase 40Mbps se precisar.

    (Algum sistema de cameras de segurança ou algo assim)

    Poderia usar algo mais barato tipo um par de Nanostation Loco M5, mas... ia ter sinal muito baixo, coisa tipo 1 ou 2Mbps. Fora que eles tem antena aberta, não é direcional, antena aberta pega sinal e reflexo de todo lado, conexão péssima. E de qualquer forma ia economizar uns R$ 100 em cada antena, não faz tanta diferença no preço e teria um sinal péssimo.
    (SXT idem, também não é tão mais barato, e teria sinal baixo, sei lá se daria pra uns 5 ou 6Mbps na prática, fora que é complicado configurar. Ubiquiti é simples pra quem já conhece setup de roteador de mesa)



    Veja no sítio, em cima do telhado, se consegue enxergar o prédio, se não tem árvore na frente (Se tiver: Motoserra! E planta outras 3 noutro ponto pra compensar :-) ), se conseguir enxergar o prédio então tá fácil. É botar uma mastro de uns 2m acima (Pra não ter reflexo do telhado e tal), e posicionar a antena no prédio. A parte trabalhosa é essa, posicionar tudo (Fixar de modo que o vento não derrube) e passar cabo ethernet até uma tomada, em prédios tem laje e tal então as vezes isso custa 2x mais caro que a antena.



    Mas... se vai usar 4G não é melhor levar a CPE 4G pro sítio quando fora pra lá?
    Tem antena externa 4G, seja refletor pra colocar dongle USB dentro (Vai precisar um cabo USB de 10m com amplificador), seja CPE com suporte a dongle USB, ou mesmo CPE com 4G incluso (A Sky vende isso, a CPE 4G dela tem tudo junto, é colocar no lado de fora de casa e plugar o notebook no cabo ethernet).

  14. #14

    Padrão Re: Usar internet residencial no meu sitio

    Obrigado mais uma vez Rubens, o que vc acha desta solução?

    http://www.ibytes.com.br/montagem-de...uito-impresso/

  15. #15

    Padrão Re: Usar internet residencial no meu sitio

    Ah não, isso aí é só um projeto de antena. Você ainda precisa um roteador pra ligar nessa antena.

    É como ter uma antena de TV tipo essa, precisa a TV onde ligar a antena:


    Fora que a frequência de 2,4GHz tem poucos canais, ela já está toda poluída por excesso de uso, usar ela pra longa distancia é um crime enorme, guarda essa faixa quem REALMENTE precisa, que são os notebooks e smartphones.

    Pra longa distancia opte pela faixa dos 5GHz, ele tem muuuuuito mais canais disponíveis, fora que o sinal de uma antena no alto de prédio não penetra nos aptos abaixo.

    Tem umas gambiarras ridículas a venda, lixinhos criminosos tipo isso:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-gratis-_JM
    Sem homologação da anatel, nem sei se tem cnpj, não tem o ganho prometido.

    Pra usar antena separada do roteador ia precisar uma antena DIRECIONAL (Grade ou disco) de uns 20-25dBi, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...bi-mm-5825-_JM
    E um roteaodor com saída em conector N ou SMA, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...nte-gratis-_JM

    Fazer uma antena em casa não ia economizar tanto, precisaria comprar um roteador igual.

    Mas isso fica bem mais caro que CPE, que é basicamente antena+roteaodor juntos.
    O Airgrid ou NanoBeam/PowerBeam tem o roteador dentro daquela ponteira meio grossa de plastico:
    http://thumbs.ebaystatic.com/images/...DKD/s-l225.jpg
    Ela é encaixada no disco ou grade:
    http://www.atel-electronics.eu/image...08091&typ=zoom
    E dentro dela tem um circuito comum, um roteador com 2 anteninhas pequenas, que recebem o sinal refletido pelo disco ou grade:
    http://sheki.zlatograd.com/blog/wp-c...7/IMG_6753.jpg

    Essa ponteira equivale ao LNB ou LNBF de antenas parabolica, o disco da antena só serve pra refletir o sinal pro receptor (Que é o LNB/LNBF, que envia ele noutra frequencia intermediária pro receptor dentro de casa do lado da TV).

    Uma CPE seria como uma antena parabólica de TV que já tivesse uma saída direto pra TV, digamos um cabo HDMI saindo lá da ponta da antena parabolica lá fora.

  16. #16

    Padrão Re: Usar internet residencial no meu sitio

    Muitíssimo obrigado cara, obrigado por ter reservado um tempo para me ajudar e ajudar outras pessoas que irão ler este tópico no futuro, fica com Deus !