+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Receber 2 Links na mesma Ether

    tenho 2 links que se conectam por PPPoE, gostaria de saber como fazer para que os 2 se conectem simultaneamente pela mesma Ether, são do mesmo provedor, mas além do PPPoE ele autentica o MAC.
    Então vem a questão: Como posso me conectar com os 2 na mesma porta Ether mas cada conexão com seu MAC?

  2. #2

    Padrão Re: Receber 2 Links na mesma Ether

    Como assim cara? Quer ligar dois links numa mesma porta? Se for isso, só tem como ligando os dois links, cada um em sua porta em uma rb fazendo load-balance e saindo apenas um conexão balanceada

  3. #3

    Padrão Re: Receber 2 Links na mesma Ether

    Citação Postado originalmente por WagnerS2 Ver Post
    tenho 2 links que se conectam por PPPoE, gostaria de saber como fazer para que os 2 se conectem simultaneamente pela mesma Ether, são do mesmo provedor, mas além do PPPoE ele autentica o MAC.
    Então vem a questão: Como posso me conectar com os 2 na mesma porta Ether mas cada conexão com seu MAC?
    É possível, mas você vai precisar de um switch gerenciável L2.
    Tendo um, basta conectar os modens ADSL nele, configurar as duas portas dos modens em modo untagged (access) com VLAN IDs diferentes e configurar a porta que se conecta na RB em modo tagged (trunk), permitindo que as duas VLANs dos modens passem por ela (geralmente há uma lista de IDs permitidos).

    Feito isso, basta criar na RB 2 VLANs na porta que está conectada ao switch, 1 VLAN para cada modem, com o respectivo ID configurado.

    Antes de criar o discador na VLAN, como você disse que o provedor faz autenticação por MAC, terá que fazer uma pequena gambiarra. Crie 2 interfaces Bridge e em cada uma coloque 1 VLAN, nada mais. Configure nessas Bridges os MACs necessários para a autenticação e crie os discadores PPPoE, definindo a interface de discagem como sendo as Bridges (não as VLANs!).

  4. #4

    Padrão Re: Receber 2 Links na mesma Ether

    situação: ligando o cabo de rede no PC discando a conexão por PPPoE o servidor autentica Usuário, Senha e MAC do PC. sendo que cada usuário tem seu respectivo MAC.

    sei que cada porta ether tem seu MAC, e que se eu tiver um switch com 2 cabos ligados na ether1 e ether2 conseguiria efetuar a conexão dos 2 Usuários e assim faria o loadbalance dos 2.

    Mas o que eu gostaria é que de forma virtual pela mesma ether1 efetuasse a conexões dos 2 Usuários que tenho e o servidor identificasse o MAC de cada para que os 2 estejam ativos e ai sim efetuar o loadbalance

    minha routerboard é RB 941-2nd router OS atual
    Última edição por WagnerS2; 16-10-2015 às 15:05.

  5. #5

    Padrão Re: Receber 2 Links na mesma Ether

    Citação Postado originalmente por WagnerS2 Ver Post
    situação: ligando o cabo de rede no PC discando a conexão por PPPoE o servidor autentica Usuário, Senha e MAC do PC. sendo que cada usuário tem seu respectivo MAC.

    sei que cada porta ether tem seu MAC, e que se eu tiver um switch com 2 cabos ligados na ether1 e ether2 conseguiria efetuar a conexão dos 2 Usuários e assim faria o loadbalance dos 2.

    Mas o que eu gostaria é que de forma virtual pela mesma ether1 efetuasse a conexões dos 2 Usuários que tenho e o servidor identificasse o MAC de cada para que os 2 estejam ativos e ai sim efetuar o loadbalance

    minha routerboard é RB 941-2nd router OS atual
    Então você quer colocar dois discadores PPPoE na mesma interface Ethernet?
    Se for não vai funcionar, pois os dois vão ter o mesmo endereço MAC.

  6. #6

    Padrão Re: Receber 2 Links na mesma Ether

    esse é o pulo do gato que estou pesquisando como se faz

  7. #7

    Padrão Re: Receber 2 Links na mesma Ether

    Acredito que funcione sim, ligue a ether1 em um switch coloque o cabo do primeiro modem e autentique e depois coloque o outr modem e autentique se isso acontecer é so configurar o balance normalmente.
    Acho que nada impede de funcionar