+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Bom dia a todos do forum.
    Estou com um serio problema em minha rede, possuo a Omnitik na torre + Rb Groove usando a porta poe da Omnitik.
    A Omnitik faz o gerenciamento da rede. Aconteceu é que perdi o acesso a Omnitik pelo Winbox, isso ocorreu após uma forte tempestade de raios em minha região. Sera que existe alguma ligação com a tempestade?
    O detalhe é que os clientes estão conectando, mas esta com muita lentidão na rede. Sera que existe alguma forma de corrigir o problema sem precisar o reset fisico na Omnitik?
    Entendo muito pouco de Mk, ai seria um transtorno configurar toda a rede novamente.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Citação Postado originalmente por FabioRS Ver Post
    Bom dia a todos do forum.
    Estou com um serio problema em minha rede, possuo a Omnitik na torre + Rb Groove usando a porta poe da Omnitik.
    A Omnitik faz o gerenciamento da rede. Aconteceu é que perdi o acesso a Omnitik pelo Winbox, isso ocorreu após uma forte tempestade de raios em minha região. Sera que existe alguma ligação com a tempestade?
    O detalhe é que os clientes estão conectando, mas esta com muita lentidão na rede. Sera que existe alguma forma de corrigir o problema sem precisar o reset fisico na Omnitik?
    Entendo muito pouco de Mk, ai seria um transtorno configurar toda a rede novamente.
    vixi uma vez teve uma tempestade aki na minha cidade tmb, queimou todas portas lan da omnitik, transtorno total.... rs não consegue nem acesso pelo MAC dela no inbox?

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Bom dia rtfl , o pior é que não acessa pelo winbox de forma alguma nem aparece o Ip nem o Mac , e aparece como rede não identificada. Vou tentar acessar pela porta 5 lan que recebe o link da net.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabioRS Ver Post
    Bom dia rtfl , o pior é que não acessa pelo winbox de forma alguma nem aparece o Ip nem o Mac , e aparece como rede não identificada. Vou tentar acessar pela porta 5 lan que recebe o link da net.
    vc não tem backup dela? se tiver soh resetar e subir o backup.

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Citação Postado originalmente por rtfl Ver Post
    vc não tem backup dela? se tiver soh resetar e subir o backup.
    Até tem o backup de config , mas não tenho de clientes!

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Citação Postado originalmente por FabioRS Ver Post
    Até tem o backup de config , mas não tenho de clientes!
    usa o que ai? ipxmac ppoe ou hotspot?

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    ja tentou desligar e depois ligar a rb.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabioRS Ver Post
    Até tem o backup de config , mas não tenho de clientes!
    fica a dica quem tem um bkp nao tem nenhum, quantos clientes vc tem nesta rb ?

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    os clientes estao cadastrados no omnitik? Bom ai perdeu todos. Nao perca tempo resetee ele e instala um nobreak!!!!!

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Citação Postado originalmente por rtfl Ver Post
    usa o que ai? ipxmac ppoe ou hotspot?
    Hotspot..

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Citação Postado originalmente por velhopolenta Ver Post
    ja tentou desligar e depois ligar a rb.
    Sim desliguei não resolveu!

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Citação Postado originalmente por MrLinoX Ver Post
    fica a dica quem tem um bkp nao tem nenhum, quantos clientes vc tem nesta rb ?
    Apenas 18 clientes.

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    os clientes estao cadastrados no omnitik? Bom ai perdeu todos. Nao perca tempo resetee ele e instala um nobreak!!!!!
    Pois é....ja possuo nobreak ,acho que o problema do curto entrou pela rede eletétrica passou pelo desktop e subiu para a torre , pois o nobreak só esta alimentando a airgrid que recebe o link e as 2 Rbs na torre .
    Bem no fim vou fazer isso e mudar o cabo de subida ,pois queimou a Lan da placa mãe tambem, o interessante que o poe continua em funcionamento alimentando a Omnitik e o groove, só que perdi acesso ao groove tambem!!

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Citação Postado originalmente por FabioRS Ver Post
    Apenas 18 clientes.
    cara eu com 50 clientes tive um problema parecido e sabe o que eu fiz? resetei re-configurei e fui recadastrando cada cliente um a um só que vc tem a opção de deixar o cliente navegando a full até vc configurar todos ou deixar bloqueado e cada um que for ligando vc vai reconfigurando 18 é rapidinho

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Passou o micro ou notebook pra 10M pra ver se consegue acessar a omnitik?

    Se assim conseguir, danificou o chipset, usar em 10M é gambiarra porque geralmente perde uns pings ou tem respostas lerdas tipo 20ms, ou tempos variando conforme a temperatura do chipset.


    O normal é tempestade é queimar tudo nas portas ethernet mesmo, tem descarga que passa switch e vai queimar micro ou CPE lá longe, isso é normal. Pra evitar queima de lan existem os protetores ethernet, são caros e precisa um em cada ponta de cada cabo, e precisa um aterramento pelo menos meia-boca pra eles atuarem direito, mas pelo menos acaba com queima de lan (E só funcionar em 10M é o mesmo que queimar. Pra CPE de cliente pode funcionar, eles nunca tem muito tráfego e uns ping extra de 20ms não incomoda, mas em AP de PTMP isso dá um desempenho lixo pra rede.

    (E o fato da rede funcionar num switch não diz muito, switch é auto-sense, troca de 10 pra 100M rapidinho sem avisar. Já num desktop ou notebook você precisa ir no gerenciador de dispositivos, nas propriedade da placa deve ter uma aba avançado, onde tem configuração de velocidade da porta, a auto-negociação falha nesses casos porque a CPE devia funcionar a 100M, se configurando manualmente pra 10M (Half ou full duplex) conseguir acesso então tem dano no chipset da Omnitik, pode simplesmente trocar de porta ou trocar o CI de switch interno dela. Como tem várias portas nela pode só trocar a porta e configurar denovo. Já equiptos de uma porta só (Groove, por exemplo) o único jeito é trocar chipset)

  16. #16

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Passou o micro ou notebook pra 10M pra ver se consegue acessar a omnitik?

    Se assim conseguir, danificou o chipset, usar em 10M é gambiarra porque geralmente perde uns pings ou tem respostas lerdas tipo 20ms, ou tempos variando conforme a temperatura do chipset.


    O normal é tempestade é queimar tudo nas portas ethernet mesmo, tem descarga que passa switch e vai queimar micro ou CPE lá longe, isso é normal. Pra evitar queima de lan existem os protetores ethernet, são caros e precisa um em cada ponta de cada cabo, e precisa um aterramento pelo menos meia-boca pra eles atuarem direito, mas pelo menos acaba com queima de lan (E só funcionar em 10M é o mesmo que queimar. Pra CPE de cliente pode funcionar, eles nunca tem muito tráfego e uns ping extra de 20ms não incomoda, mas em AP de PTMP isso dá um desempenho lixo pra rede.

    (E o fato da rede funcionar num switch não diz muito, switch é auto-sense, troca de 10 pra 100M rapidinho sem avisar. Já num desktop ou notebook você precisa ir no gerenciador de dispositivos, nas propriedade da placa deve ter uma aba avançado, onde tem configuração de velocidade da porta, a auto-negociação falha nesses casos porque a CPE devia funcionar a 100M, se configurando manualmente pra 10M (Half ou full duplex) conseguir acesso então tem dano no chipset da Omnitik, pode simplesmente trocar de porta ou trocar o CI de switch interno dela. Como tem várias portas nela pode só trocar a porta e configurar denovo. Já equiptos de uma porta só (Groove, por exemplo) o único jeito é trocar chipset)
    grande rubens, se soubesse disso a um tempo atras não tinha jogado uma omnitik no lixo.
    huahauhaua

  17. #17

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Passou o micro ou notebook pra 10M pra ver se consegue acessar a omnitik?

    Se assim conseguir, danificou o chipset, usar em 10M é gambiarra porque geralmente perde uns pings ou tem respostas lerdas tipo 20ms, ou tempos variando conforme a temperatura do chipset.


    O normal é tempestade é queimar tudo nas portas ethernet mesmo, tem descarga que passa switch e vai queimar micro ou CPE lá longe, isso é normal. Pra evitar queima de lan existem os protetores ethernet, são caros e precisa um em cada ponta de cada cabo, e precisa um aterramento pelo menos meia-boca pra eles atuarem direito, mas pelo menos acaba com queima de lan (E só funcionar em 10M é o mesmo que queimar. Pra CPE de cliente pode funcionar, eles nunca tem muito tráfego e uns ping extra de 20ms não incomoda, mas em AP de PTMP isso dá um desempenho lixo pra rede.

    (E o fato da rede funcionar num switch não diz muito, switch é auto-sense, troca de 10 pra 100M rapidinho sem avisar. Já num desktop ou notebook você precisa ir no gerenciador de dispositivos, nas propriedade da placa deve ter uma aba avançado, onde tem configuração de velocidade da porta, a auto-negociação falha nesses casos porque a CPE devia funcionar a 100M, se configurando manualmente pra 10M (Half ou full duplex) conseguir acesso então tem dano no chipset da Omnitik, pode simplesmente trocar de porta ou trocar o CI de switch interno dela. Como tem várias portas nela pode só trocar a porta e configurar denovo. Já equiptos de uma porta só (Groove, por exemplo) o único jeito é trocar chipset)
    Muito interresante a sua colocação amigo!!
    O caso é o seguinte, não consigo acesso pela porta 1 da omnitik , ai fiz o seguinte instalei um hub switch na saida da airgrid M5 que recebe o link, e coloquei um cabo do hub ao desktop, consegui acesso somente a omnitik , o estranho é que no winbox no Ip Adress aparece um ip diferente do que estava configurado a omnitik...e o groove nem aparece nada nem mac nem ip, o estranho tambem é que ele esta funcionando, pois ele esta em 2.4ghz .
    Resumindo estou acessando a omnitik pela porta wan mas não pega o groove.

    Existe alguma forma ou configuração para modificar para tambem acessar o Groove? Como eu faço essa config para passar o micro para 10m?

  18. #18

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Boa tarde Fábio!

    Pelo que percebi o que aconteceu realmente é que seu equipamento foi danificado pela tempestade. E por algum fato de sorte, está permitindo que os clientes naveguem normalmente, mas perdeu algumas funções de gerênciamento e capacidade de configurações.

    Mas, não custa nada tentarmos algo lógico para ver se você consegue acessar pelo menos a rb qual seus clientes estão conectados para recuperar os cadastros e planos.

    Pelo que entendi, os clientes estão navegando correto?

    Se isso conferir, é provável que sua porta WLAN ainda esteja funcionando correto?

    Uma vez que sua porta WLAN esteja ok, basta você ir em qualquer cliente que esteja conectado a esse AP, habilitar a antena dele para operar em bridge, plugar seu Notebook na porta LAN da antena do cliente e acessar via MAC o devido equipamento.

    Uma segunda opção seria plugar um RB qualquer na LAN da antena do cliente e depois ir em IP neighbors e verificar se a RB local qual está conectada na antena do cliente está reconhendo as Rbs vizinhas via protocolo MNDP. Se estiver reconhecendo, você pode tentar acessar esses equipamento MK via MAC-Telnet.

    Para isso basta clicar em IP->Neighbors->Clicar Botão direito do mouse sobre a RB que deseja acessar->Clicar opção MAC-Telnet.

    Acho que é isso.

    Se isso não funcionar acho difícil ter alguma outra opção a não ser trocar de equipamento e reconfigurar as RBs.

    Espero ter ajudado

    Cordialmente

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por FabioRS Ver Post
    Muito interresante a sua colocação amigo!!
    O caso é o seguinte, não consigo acesso pela porta 1 da omnitik , ai fiz o seguinte instalei um hub switch na saida da airgrid M5 que recebe o link, e coloquei um cabo do hub ao desktop, consegui acesso somente a omnitik , o estranho é que no winbox no Ip Adress aparece um ip diferente do que estava configurado a omnitik...e o groove nem aparece nada nem mac nem ip, o estranho tambem é que ele esta funcionando, pois ele esta em 2.4ghz .
    Resumindo estou acessando a omnitik pela porta wan mas não pega o groove.

    Existe alguma forma ou configuração para modificar para tambem acessar o Groove? Como eu faço essa config para passar o micro para 10m?

  19. #19

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    Boa tarde Fábio!

    Pelo que percebi o que aconteceu realmente é que seu equipamento foi danificado pela tempestade. E por algum fato de sorte, está permitindo que os clientes naveguem normalmente, mas perdeu algumas funções de gerênciamento e capacidade de configurações.

    Mas, não custa nada tentarmos algo lógico para ver se você consegue acessar pelo menos a rb qual seus clientes estão conectados para recuperar os cadastros e planos.

    Pelo que entendi, os clientes estão navegando correto?

    Se isso conferir, é provável que sua porta WLAN ainda esteja funcionando correto?

    Uma vez que sua porta WLAN esteja ok, basta você ir em qualquer cliente que esteja conectado a esse AP, habilitar a antena dele para operar em bridge, plugar seu Notebook na porta LAN da antena do cliente e acessar via MAC o devido equipamento.

    Uma segunda opção seria plugar um RB qualquer na LAN da antena do cliente e depois ir em IP neighbors e verificar se a RB local qual está conectada na antena do cliente está reconhendo as Rbs vizinhas via protocolo MNDP. Se estiver reconhecendo, você pode tentar acessar esses equipamento MK via MAC-Telnet.

    Para isso basta clicar em IP->Neighbors->Clicar Botão direito do mouse sobre a RB que deseja acessar->Clicar opção MAC-Telnet.

    Acho que é isso.

    Se isso não funcionar acho difícil ter alguma outra opção a não ser trocar de equipamento e reconfigurar as RBs.

    Espero ter ajudado

    Cordialmente

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Muito bom dia Rafael!! Obrigado pela colaboração, foi exatamente a primeira opção que eu realizei, consegui conectar a omnitilk que gerencia tudo, porem o groove aparece mas não conecta nem por ip nem por mac!!

    A pergunta é:
    Se eu resetar o sistema sera que seria possivel acessar o groove novamente pela porta Wan da Omnitik ? Pois a Lan que alimenta via Poe esta com a interface de dados queimada e esta funcionando apenas para alimentar as Rbs. O groove esta em bridged com a omnitik que esta gerenciando tudo.
    Para entender melhor o meu sistema , estou deixando um link de configuração , esta no formato PDF!!

    http://www.ligway.com.br/mikrotik_sm...z_5ghz_new.pdf

  20. #20

    Padrão Re: Mikrotik Omnitik upa-5hnd

    Então pessoal estive fora por motivos de saude, mas estamos devolta graças a DEUS!!
    Ainda estou com o acesso a omnitik porem o groove só acessa via bridge do cliente, o sistema esta funcionando, porem estou pensando em comprar uma nova omnitik Upa para ter de reserva caso para de funcionar.
    Qual seria o procedimento correto para fazer o backup da omnitik Upa e passar para a nova que vai servir de reserva?