+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida wifi em festa

    Ola a todos, eu pretendo colocar internet em uma festa de casamento, creio eu que irão no máximo umas 250 pessoas, estava pensando em utilizar uma rb 411ah para liberar o sinal 2.4 , e limitar banda de 1 ou 2 megas por usuário, o link não sera problema, a duvida eh, este equipamento consegue atender a quantos clientes?e este seria o equipamento mais apropriado para este caso?

    bom dês de já agradeço a atenção de todos!! =]

  2. #2

    Padrão Re: Duvida wifi em festa

    acompanhando....

  3. #3

    Padrão Re: Duvida wifi em festa

    Mas qual cartão vai usar? Tem uma diferença enorme entre uma velharia tipo EMP8602 pra um EMP8603 ou um XR2, e destes pra algo mais novo e lixo tipo R52, que por sua vez é completamente diferente de um R52nm ou do top da linha, o R52HN.
    (Não confundir o velho gagá R52H (ou R52-350, mesma coisa) com o R52HN)

    Nesse caso o limite deve ficar na capacidade do cartão, PTMP com conexão básica (500Kbps) já pendurei mais de 60 em R52HN e em XR2, e falo de sinais lixo tipo -80dBm, que é o normal em festas e eventos.

    Pra 250 pessoas será que terá 50 conectados mesmo?

    Já coloquei RB133 (16MB de Ram!) com o velho/ridículo EMP8602 em sorveteria e era normal ter 25 conexões, nenhuma lerdeza extra por isso. Usando algo bem mais novo tipo XR2, ou algo quase contemporâneo tipo R52HN, eu não teria medo de 60 conexões. Mas acho que lá pelos 80 deve virar um lixo. Se colocar um Default TX Rate (Client & AP) nuns 600-800Kbps deve ter desempenho menos ruim caso lote com 50-60 usuários.

    (Povão anda tão dependente de wifi que nem em festa consegue desligar smartphone?)

    Pessoal anda fazendo aquelas festas de whatsapp (Aqui na roça tudo chega atrasado, isso chegou só agora), com 3 ou 4 TPLink WRD é ter 200 capiáu na festa que a rede vira um lixo, mas mesmo com mais AP's a coisa não melhora, até que alguém decidiu testar uma ADSL em cada AP, e resolvido, 500 capiáu numa galpão fedido com 3 AP's TPLink WRD em 3 ADSL de 4 a 8M e tá tudo tranquilo. Provavelmente excesso de conexões semi-abertas ou ativas pra uma ADSL apenas, as DSLAM das operadoras devem dar uma limitada como forma de evitar ataques DDOS e cia.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida wifi em festa

    Aqui fazemos eventos com wifi com bastante frequencia, costumo usar Unifi UAP-LR e Engenius EAP600. Unifi suporta até 40 conexoes simultaneas com velocidades de 1,5mb por usuario. O Engenius suporta até 80 clientes nas duas bandas com 2mb de velocidade.

    Eu nao usaria a RB411ah, esse tipo de produto nao eh o ideal para a aplicacao que voce deseja.

    Serao 250 convidados ou 250 pessoas conectadas? Faça as contas e é soh colocar 1 Unifi para cada 40 usuarios ou 1 EAP600 para cada 80 usuarios.

    Lembrando que o Unifi e o Engenius sao apenas uma bridge, voce deve colokar um gateway nessa rede... que para 250 usuario pode ser qualquer RouterBoard com licença level 5.

    Abracos!

  5. #5

    Padrão Re: Duvida wifi em festa

    Isso ai, comprato com junior.corazza

  6. #6

    Padrão Re: Duvida wifi em festa

    Concordo com o junior.corazza ,O Unif ( o engenius na conheço, mas se tiver as mesmas funçoes do unifi, show tbm ) é o cara pra esse tipo de solução,creio que 4 unidades atenda o total de 250 clientes, sendo que nem todos estarão usando ao mesmo tempo, sobre ROuterboard acho qu deveria usar no minimo uma 450G para fazer controle de banda dos usuários e controle de conexões simultâneas.