+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual o ganho ao conectar-se ao PPT Metro - SP?

    Caros colegas, estou estudando a possibilidade de me conectar ao PTT Metro - SP, principalmente para poder usufruiur dos benefícios de poder trocar tráfego diretamente com os provedores de serviço e de conteúdo, sem precisar usar Trânsito IPv

    Porém essa conexão, obviamente, tem um custo e para poder justificar esse custo é necessário ter uma economia no uso do Transito IP. Uma coisa boa que tenho observado é que o tráfego no PPT-SP tem aumentado o que demonstra que cada vez mais empresas tem se conectado, mas ainda fica muito vago de quanto seria essa economia.

    Sei que não existe uma regra fixa e que cada rede tem um perfil de clientes específico, mas aí que está a questão que gostaria que os participantes do fórum que já estão conectados especificamente ao PTT-SP nos ajudasse. Qual tem sido a proporção observada em suas redes entre o tráfego trocado diretamente com outros AS e através de Transito IP?

    Por exemplo: A cada 100 Mbps "consumidos" pelos meus clientes finais, 70 Mbps são de troca direta e 30 Mbps através de Trânsito ip.

    Essa proporção já é possível?

  2. #2

    Padrão Re: Qual o ganho ao conectar-se ao PPT Metro - SP?

    Boa dia SantiagoMG!

    Bem, recentemente conectamos um cliente nosso ao PTT-SPO, cliente de Campo Grande/MS.

    Se basear na média de economia é meio que atirar no escuro porque muitas vezes a característica de volume de tráfego do seu provedor é diferente de um outro provedor que obteve por exemplo 40% de economia ao conectar ao PTT-SPO.

    No caso desse cliente, antes de conectar ao PTT-SPO tinhamos o seguinte cenário:
    1-Link dedicado 200Mbps, em uso média 180Mb com custo médio do link dedicado R$8.000/mês;

    Após conversar com cliente e esclarece-lo sobre os benefícios e quais seriam as ações a tomar o cliente foi orientado a tomar duas ações:

    a) Realizarmos um estudo da características e volumetria de tráfego da rede do provedor, colentando informações de volume de tráfego, horário, e quantidade de usuários, sites mais visitados, domínios mais visitados e ASN's de maior destino através do uso de tecnologia de coleta de fluxos.

    b) Pesquisa de fornecedores de LINKs Lan2Lan e Clearchannel com preços mais em conta e preços de links de trânsito IP para retirada diretamente no PTT-SPO.

    Após fazermos o estudo para esse cliente, foi identificado que em média 40% á 50% do volume tráfego que ele possuia na sua rede era com destino a FACEBOOK e YOUTUBE. E também identificado fornecedores de link de trânsito IP mais em conta no PTT-SPO.

    Com base nesse estudo, as seguintes ações foram tomandas:

    a) Link IP dedicado foi cancelado e feito acordo com fornecedor desse link para fornecer o Lan2Lan de 500Mbps de Campo Grande até o PTT-SPO com o menor preço;

    b) Negociado Link de Trânsito IP direto no PTT-SPO com preço reduzido;

    Resumidamente, Após conectado ao PTT-SPO:

    a) Preço Lan2Lan 500Mbps R$2.700/Mês;
    b) Preço Link Internet Dedicado PTT-SPO R$3.300/mês;

    Resultado Final

    Link dedicado de 200Mbps qual usava 180Mbps, com o PTT-SPO passou a usar 100Mbps, sobrando 80Mbps para ser usado para novos clientes, além de reduzir o custo mensal do link dedicado de R$7.000 para R$6.000/mês, além de ter disponível mais 300Mbps para usar futuramente no lan2lan para outros serviços ou expansão do link internet.

    Bem, acho que deu pra entender.

    Espero ter ajudado

    Em caso de esclarecimentos fico à disposição

    Cordialmente

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles



    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Caros colegas, estou estudando a possibilidade de me conectar ao PTT Metro - SP, principalmente para poder usufruiur dos benefícios de poder trocar tráfego diretamente com os provedores de serviço e de conteúdo, sem precisar usar Trânsito IPv

    Porém essa conexão, obviamente, tem um custo e para poder justificar esse custo é necessário ter uma economia no uso do Transito IP. Uma coisa boa que tenho observado é que o tráfego no PPT-SP tem aumentado o que demonstra que cada vez mais empresas tem se conectado, mas ainda fica muito vago de quanto seria essa economia.

    Sei que não existe uma regra fixa e que cada rede tem um perfil de clientes específico, mas aí que está a questão que gostaria que os participantes do fórum que já estão conectados especificamente ao PTT-SP nos ajudasse. Qual tem sido a proporção observada em suas redes entre o tráfego trocado diretamente com outros AS e através de Transito IP?

    Por exemplo: A cada 100 Mbps "consumidos" pelos meus clientes finais, 70 Mbps são de troca direta e 30 Mbps através de Trânsito ip.

    Essa proporção já é possível?

  3. #3

    Padrão Re: Qual o ganho ao conectar-se ao PPT Metro - SP?

    Rafael, muito obrigado!

    Eu achei interessante sua explanação e vou seguir nesse sentido.

    A análise do tráfego de minha rede eu já fiz e conclui que em torno de 65% é somente para serviços do Google e facebook. Considerando que eles estão no PTT-SPO e que além deles ainda tem muito servidor que podemos trocar tráfego diretamente eu havia feito essa estimativa de que 70% do tráfego pode sair pelo PTT.

    Vou partir para essa fase de pesquisa de fornecedores de Transporte IP para o PTT-SPO.

    Caso tenha algum fornecedor para sugerir eu fico grato mais uma vez.

  4. #4

    Padrão Re: Qual o ganho ao conectar-se ao PPT Metro - SP?

    Caso precise de ajuda ou esclarecimento ficamos à disposição!

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Rafael, muito obrigado!

    Eu achei interessante sua explanação e vou seguir nesse sentido.

    A análise do tráfego de minha rede eu já fiz e conclui que em torno de 65% é somente para serviços do Google e facebook. Considerando que eles estão no PTT-SPO e que além deles ainda tem muito servidor que podemos trocar tráfego diretamente eu havia feito essa estimativa de que 70% do tráfego pode sair pelo PTT.

    Vou partir para essa fase de pesquisa de fornecedores de Transporte IP para o PTT-SPO.

    Caso tenha algum fornecedor para sugerir eu fico grato mais uma vez.

  5. #5

    Padrão Re: Qual o ganho ao conectar-se ao PPT Metro - SP?

    Só para fins de esclarecimento:

    1º - Facebook não está no ATM; está somente no ATB e até onde me consta, só fecha sessões em IPv6;
    2º - EU, particularmente, acho muito arriscado colocar todos os ovos na mesma cesta. Cancelar o trânsito IP local, e pegar transporte para IX + trânsito via IX pode ser uma excelente fonte de economia atrelada ao aumento no rendimento. Mas um rompimento no transporte ou indisponibilidade no PIX, já era! IX não tem SLA e não tem como cumprir metas ou atender chamados em tempo recorde. Então, é sentar e chorar se isso ocorrer enquanto eles resolvem os problemas (GTER tem vários tópicos sobre o assunto);
    3º - Quem está no IX, principalmente em SP tem que estar pronto para as benditas horas do dia em que o Google retira seus anúncios do ATM. Quando ele tira, um abraço. Seu link IP vai topar se não tiver link IP que supra a demanda, e seus clientes vão ligar reclamando de lentidão, visto que TUDO hoje na Internet referencia a algum serviço Google.

    Espero ter ajudado.

    Uesley Corrêa
    Instrutor Oficial Ubiquiti

  6. #6

    Padrão Re: Qual o ganho ao conectar-se ao PPT Metro - SP?

    muito interessante o assunto. algum post mais detalhado, quais serviços disponíveis por ptt ?

  7. #7

    Padrão Re: Qual o ganho ao conectar-se ao PPT Metro - SP?

    Uesley Corrêa, agradeço por apresentar esse contraponto que certamente deve ser considerado.

    Eu fiz uma pesquisa sobre essa questão do Facebook não fazer ATM e encontrei uma apresentação do NIC (https://www.pop-ba.rnp.br/pub/WTR201...r_Ativ_Sup.pdf) em que conta o seguinte: O Facebook está ativo no PTT-SP desde julho deste ano.O Facebook faz parte da VLAN compartilhada, mas não está no ATM("Acordo de Troca de tráfego multilateral").O Facebook tem uma política de peering aberta, entretanto exige que oAS possua um cadastro válido no peeringdb.com.Se você deseja trocar tráfego com o Facebook no PTT-SP crie umaentrada de seu ASN em http://www.peeringdb.comPara auxiliar no cadastro ao Peeringdb foi criado o documentohttp://ptt.br/doc/PeeringDB.pdfCertifique-se de incluir suas informações de contato e seu IP que foialocada no PTT.br para facilitar no estabelecimento do peeering.

    Também aproveitei para ler as listas GTER e Caiu, onde coincidentemente rolou essa semana uma discussão sobre esse tema, inclusive com sua participação e foi bastante esclarecedor para mim.

    Caso alguém venha a ler esse tópico sugiro que façam essa mesma leitura para entender que devemos ter cautela quanto a considerar a troca de tráfego no PTT, e não considerar como Transito IP, pois a participação do provedores de conteúdo é autonoma e por isso, podem anunciar e retirar quando bem entenderem.

  8. #8

    Padrão Re: Qual o ganho ao conectar-se ao PPT Metro - SP?

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Só para fins de esclarecimento:

    1º - Facebook não está no ATM; está somente no ATB e até onde me consta, só fecha sessões em IPv6;
    2º - EU, particularmente, acho muito arriscado colocar todos os ovos na mesma cesta. Cancelar o trânsito IP local, e pegar transporte para IX + trânsito via IX pode ser uma excelente fonte de economia atrelada ao aumento no rendimento. Mas um rompimento no transporte ou indisponibilidade no PIX, já era! IX não tem SLA e não tem como cumprir metas ou atender chamados em tempo recorde. Então, é sentar e chorar se isso ocorrer enquanto eles resolvem os problemas (GTER tem vários tópicos sobre o assunto);
    3º - Quem está no IX, principalmente em SP tem que estar pronto para as benditas horas do dia em que o Google retira seus anúncios do ATM. Quando ele tira, um abraço. Seu link IP vai topar se não tiver link IP que supra a demanda, e seus clientes vão ligar reclamando de lentidão, visto que TUDO hoje na Internet referencia a algum serviço Google.

    Espero ter ajudado.

    Uesley Corrêa
    Instrutor Oficial Ubiquiti

    Grande Uesley Muito bom

  9. #9
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Qual o ganho ao conectar-se ao PPT Metro - SP?

    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    Boa dia SantiagoMG!

    Bem, recentemente conectamos um cliente nosso ao PTT-SPO, cliente de Campo Grande/MS.

    Se basear na média de economia é meio que atirar no escuro porque muitas vezes a característica de volume de tráfego do seu provedor é diferente de um outro provedor que obteve por exemplo 40% de economia ao conectar ao PTT-SPO.

    No caso desse cliente, antes de conectar ao PTT-SPO tinhamos o seguinte cenário:
    1-Link dedicado 200Mbps, em uso média 180Mb com custo médio do link dedicado R$8.000/mês;

    Após conversar com cliente e esclarece-lo sobre os benefícios e quais seriam as ações a tomar o cliente foi orientado a tomar duas ações:

    a) Realizarmos um estudo da características e volumetria de tráfego da rede do provedor, colentando informações de volume de tráfego, horário, e quantidade de usuários, sites mais visitados, domínios mais visitados e ASN's de maior destino através do uso de tecnologia de coleta de fluxos.

    b) Pesquisa de fornecedores de LINKs Lan2Lan e Clearchannel com preços mais em conta e preços de links de trânsito IP para retirada diretamente no PTT-SPO.

    Após fazermos o estudo para esse cliente, foi identificado que em média 40% á 50% do volume tráfego que ele possuia na sua rede era com destino a FACEBOOK e YOUTUBE. E também identificado fornecedores de link de trânsito IP mais em conta no PTT-SPO.

    Com base nesse estudo, as seguintes ações foram tomandas:

    a) Link IP dedicado foi cancelado e feito acordo com fornecedor desse link para fornecer o Lan2Lan de 500Mbps de Campo Grande até o PTT-SPO com o menor preço;

    b) Negociado Link de Trânsito IP direto no PTT-SPO com preço reduzido;

    Resumidamente, Após conectado ao PTT-SPO:

    a) Preço Lan2Lan 500Mbps R$2.700/Mês;
    b) Preço Link Internet Dedicado PTT-SPO R$3.300/mês;

    Resultado Final

    Link dedicado de 200Mbps qual usava 180Mbps, com o PTT-SPO passou a usar 100Mbps, sobrando 80Mbps para ser usado para novos clientes, além de reduzir o custo mensal do link dedicado de R$7.000 para R$6.000/mês, além de ter disponível mais 300Mbps para usar futuramente no lan2lan para outros serviços ou expansão do link internet.

    Bem, acho que deu pra entender.

    Espero ter ajudado

    Em caso de esclarecimentos fico à disposição

    Cordialmente

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    tentei entrar no seu site, não abriu, tentei falar no seu email retornou como invalido.

    gostaria de conversar com vc sobre esta consultoria.

  10. #10

    Padrão Re: Qual o ganho ao conectar-se ao PPT Metro - SP?

    Boa tarde Genis!

    Desculpe pela demora, estive em viagem em região onde o sinal e internet são ruins.
    Em relação ao site e e-mail estamos mesmo com problema de DNS. O dns do nosso provedor não sei porque não está resolvendo nosso domínio telmetrics.com.br. Consecutivamente, nosso site e e-mail está fora de operação temporariamente.

    Segue abaixo meu e-mail alternativo e whatsapp para entrar em contato.

    Aguardo seu retornoe novamente peço desculpas

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles


    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    tentei entrar no seu site, não abriu, tentei falar no seu email retornou como invalido.

    gostaria de conversar com vc sobre esta consultoria.

  11. #11

    Padrão Re: Qual o ganho ao conectar-se ao PPT Metro - SP?

    Contatos:

    [email protected]
    (11)9-5962-2128


    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    tentei entrar no seu site, não abriu, tentei falar no seu email retornou como invalido.

    gostaria de conversar com vc sobre esta consultoria.