+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Esse e o futuro e ponto final .

    Sempre disse aqui no under e em outros foruns que SOLUCOES WIRELESS sao o futuro, da uma olhada no teste da Ericsson 6Gbps DE SPEED em tecnologia 5G e sera testada em campo em 2016 no Brasil e se possivel teremos redes comercias ja para 2020 .



    Para o pessoal que so pensa em FIBRA, FIBRA , FIBRA abram os olhos definitivamente, 95% dos clientes querem "mobilidade com qualidade" entao as redes cabeadas somente servirao para conectar torres WIRELESS para entregar banda larga de alta velocidade de forma movel e ponto final .

    Observem os movimentos da VIVO comprou a GVT para poder cabear o maximo de torres possivel e poder esta pronta para a tecnologia 5G no caso LTE AD. ou outra que possa surgir do decorrer do tempo, e lembrem-se a VIVO comprou a maior parte do leilao da 700mhz; ACHAM QUE PRA O QUE ?????????? Os pequenos provedores tem que mudar o foco e entender que tecnologias wireless serao o futuro .

  2. #2

    Padrão Re: Esse e o futuro e ponto final .

    "Homi" nunca poderemos lutar contra as grandes teles. Você acha mesmo que algum provedor pequeno tem dinheiro para participar das licitações?
    No que adianta ter o 50G se somente oi,vivo,tim e claro vão poder operar essas frequências e tecnologias no Brasil?

  3. #3

    Padrão Re: Esse e o futuro e ponto final .

    Esses equipamentos nunca ficaram economicamente viáveis para pequeno provedor, deveram custar o olho da cara.
    Em 2020 quando as operadoras tiverem no 5g, poderíamos estar comprando equipamentos olhe lá 3g, nesse quesito de banda larga móvel não vislumbro mercado para pequeno provedor, se realmente o 5g for o futuro, muitos fecharam as portas...

  4. #4

    Padrão Re: Esse e o futuro e ponto final .

    Sempre que aparece uma tecnologia nova, vejo os provedores pequenos preocupados.

    Mas uma coisa que penso é o seguinte:

    Quando o 3G era pra ser lançado, muito se diziam que era o fim dos provedores Wireless.. e o resultado??

    Acredito que em laboratório tudo é perfeito.. mas em campo é muito diferente.

    Posso estar errado... mas tento fazer uma analogia com fatos do passado.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ajack Ver Post
    Sempre que aparece uma tecnologia nova, vejo os provedores pequenos preocupados.

    Mas uma coisa que penso é o seguinte:

    Quando o 3G era pra ser lançado, muito se diziam que era o fim dos provedores Wireless.. e o resultado??

    Acredito que em laboratório tudo é perfeito.. mas em campo é muito diferente.

    Posso estar errado... mas tento fazer uma analogia com fatos do passado.
    Pegue algo mais recente. O próprio 4G é algo fantástico! Eu peguei uma época em que se podia usar 4G de forma ilimitada, tinha uma conexão com no mínimo 20mbits as vezes chegava a 60mbits. Então a mordomia acabou e implementaram a franquia. Assistiu um filme e já era.
    As faixas de frequência são bilionárias, a infraestrutura vai logo atrás. Os acionistas precisam ver a cor do dinheiro, então eles inventam franquias toscas para arrancar o dinheiro dos oprimidos e viciados em redes sociais. Não fosse isso, os pequenos provedores já teriam acabado.
    O pequeno vê como oportunidade aquilo que os gigantes não tem interesse em oferecer. Ou quando oferecem cobram um valor absurdo e nem sempre o cliente pode pagar. No lugar onde eles oferecem internet fibra 50mbits + TV + Mobile Familiar + um desconto no cinema..... Já era. É melhor montar a base alguns quilômetros depois do morro, lá eles não tem interesse.

  6. #6

    Padrão Re: Esse e o futuro e ponto final .

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Pegue algo mais recente. O próprio 4G é algo fantástico! Eu peguei uma época em que se podia usar 4G de forma ilimitada, tinha uma conexão com no mínimo 20mbits as vezes chegava a 60mbits. Então a mordomia acabou e implementaram a franquia. Assistiu um filme e já era.
    As faixas de frequência são bilionárias, a infraestrutura vai logo atrás. Os acionistas precisam ver a cor do dinheiro, então eles inventam franquias toscas para arrancar o dinheiro dos oprimidos e viciados em redes sociais. Não fosse isso, os pequenos provedores já teriam acabado.
    O pequeno vê como oportunidade aquilo que os gigantes não tem interesse em oferecer. Ou quando oferecem cobram um valor absurdo e nem sempre o cliente pode pagar. No lugar onde eles oferecem internet fibra 50mbits + TV + Mobile Familiar + um desconto no cinema..... Já era. É melhor montar a base alguns quilômetros depois do morro, lá eles não tem interesse.
    Exatamente.
    Além disso, temos clientes que migraram de grandes provedores pra nós, e as vezes, com velocidade até menor... migraram pois não tinham paciência de ficar no 0800 navegando por menus e no final ninguém resolver o problema... por isso digo que antes mesmo da maior velocidade, vem o atendimento humanizado e eficiente... esse é o desafio na minha opinião!

  7. #7

    Padrão Re: Esse e o futuro e ponto final .

    @delegato que muitos fecharao as portas isso eu nao tenho duvida mas hj nos temos tecnologias como o Wimax 802.16e TECNOLOGIA DE 2005 que poderiamos trabalhar em faixa 3.5ghz em Nlos e "NAO SAO" inviaveis para pequenos provedores que fazem por volta de 30 a 50k mensais o problema e a faixa de frequencia a Anatel ainda nao sabe o que vai fazer com a 3.5ghz o problema e que nao aparece ninguem economicamente viavel para pelo menos tentar comprar todo o bloco B que esta disponivel mas se nos pequenos provedores fizessimos uma ASSOCIACAO para este fim de comprar o bloco B da 3.5ghz com o WIMAX 802.16e poderiamos ofertar para clientes MOVEIS velocidades de 1 a 5MB com Wimax MOBILE e no nosso caso PLANOS SEM FRANQUIA este seria o atrativo principal de uma pequena empresa que disponibiliza internet movel .

    E ja temos algumas empresas em senarios piores que o nosso que tem bastante sucesso trabalhando dessa forma uma que eu gosto de citar e a Bridgemaxx americana mesmo no mercado aonde eles competem com VERIZON, AT&T, SPRINT, METROPCS e outras que ja disponibilizam aos clientes planos 4G com velocidade media de 10MB, a Bridgemaxx com Wimax Mobile esta crescendo e ja estao implementando o WIMAX2 com velocidades ainda maiores .

    http://www.bridgemaxx.com/about_us/

    Entao o que nos falta e so uniao para podermos pelo menos tentar fazer frente as grandes teles ....

    Leiam mais sobre o Wimax e como e possivel nesse post :

    https://under-linux.org/showthread.php?t=175134&page=2

  8. #8

    Padrão Re: Esse e o futuro e ponto final .

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    @delegato que muitos fecharao as portas isso eu nao tenho duvida mas hj nos temos tecnologias como o Wimax 802.16e TECNOLOGIA DE 2005 que poderiamos trabalhar em faixa 3.5ghz em Nlos e "NAO SAO" inviaveis para pequenos provedores que fazem por volta de 30 a 50k mensais o problema e a faixa de frequencia a Anatel ainda nao sabe o que vai fazer com a 3.5ghz o problema e que nao aparece ninguem economicamente viavel para pelo menos tentar comprar todo o bloco B que esta disponivel mas se nos pequenos provedores fizessimos uma ASSOCIACAO para este fim de comprar o bloco B da 3.5ghz com o WIMAX 802.16e poderiamos ofertar para clientes MOVEIS velocidades de 1 a 5MB com Wimax MOBILE e no nosso caso PLANOS SEM FRANQUIA este seria o atrativo principal de uma pequena empresa que disponibiliza internet movel .

    E ja temos algumas empresas em senarios piores que o nosso que tem bastante sucesso trabalhando dessa forma uma que eu gosto de citar e a Bridgemaxx americana mesmo no mercado aonde eles competem com VERIZON, AT&T, SPRINT, METROPCS e outras que ja disponibilizam aos clientes planos 4G com velocidade media de 10MB, a Bridgemaxx com Wimax Mobile esta crescendo e ja estao implementando o WIMAX2 com velocidades ainda maiores .

    http://www.bridgemaxx.com/about_us/

    Entao o que nos falta e so uniao para podermos pelo menos tentar fazer frente as grandes teles ....

    Leiam mais sobre o Wimax e como e possivel nesse post :

    https://under-linux.org/showthread.php?t=175134&page=2
    Eu to testando ja aqui uns que comprei... queria eu poder usar em larga escala, ja estaria muito rico

  9. #9

    Padrão Re: Esse e o futuro e ponto final .

    Citação Postado originalmente por chocobama Ver Post
    Pegue algo mais recente. O próprio 4G é algo fantástico! Eu peguei uma época em que se podia usar 4G de forma ilimitada, tinha uma conexão com no mínimo 20mbits as vezes chegava a 60mbits. Então a mordomia acabou e implementaram a franquia. Assistiu um filme e já era.
    As faixas de frequência são bilionárias, a infraestrutura vai logo atrás. Os acionistas precisam ver a cor do dinheiro, então eles inventam franquias toscas para arrancar o dinheiro dos oprimidos e viciados em redes sociais. Não fosse isso, os pequenos provedores já teriam acabado.
    O pequeno vê como oportunidade aquilo que os gigantes não tem interesse em oferecer. Ou quando oferecem cobram um valor absurdo e nem sempre o cliente pode pagar. No lugar onde eles oferecem internet fibra 50mbits + TV + Mobile Familiar + um desconto no cinema..... Já era. É melhor montar a base alguns quilômetros depois do morro, lá eles não tem interesse.
    O 4G é excelente, mas....
    Mesmo ilimitado como faz a Sky Banda larga, nunca foi pra frente. Um rede móvel nuca vai ser igual uma rede fixa. há inúmeros fatores que vão resultar na qualidade que chega ao cliente. Desde 2009 que estou nesse ramo, ja ouvi muitas vezes que o via rádio estava com os dias contados, mas essas contas nunca chegam ao fim.
    O que sei é: todos querem mobilidade, mas mobilidade tem um preço, que é a baixa performance. Pelo menos por hora.
    Rede móvel é para bilionários, não é e nunca vai ser realidade para os pequenos.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    Observem os movimentos da VIVO comprou a GVT para poder cabear o maximo de torres possivel e poder esta pronta para a tecnologia 5G no caso LTE AD. ou outra que possa surgir do decorrer do tempo, e lembrem-se a VIVO comprou a maior parte do leilao da 700mhz; ACHAM QUE PRA O QUE ?????????? Os pequenos provedores tem que mudar o foco e entender que tecnologias wireless serao o futuro .
    Eu concordo com quase tudo o que você disse... apenas o paragrafo acima que não.

    Fui funcionário TELEFONICA durante muitos anos e te digo que a VIVO comprar a GVT nada tem a ver com cabear o máximo de torres ou não. A VIVO comprou a GVT pois ela vinha incomodando e fazendo barulho excessivamente e aproveitou-se de um momento de fragilidade da mesma quando ela resolveu - por uma decisão estupida do seu VP - acabar com o programa de canais indiretos (responsável por grandes volumes de vendas da mesma). Do dia para a noite, vários canais ficaram sem suas receitas, voltaram para a concorrência e o volume de cancelamento dela foi as alturas.... o grupo VIVENDI - controlador da mesma - aproveitou e depois de um namoro, acabou cedendo aos Espanhois.

    De quebra ela entrou nas maiores cidades do país onde está o file... e garantiu que o resto fique sem atendimento mesmo

    Uma BS de 3G/4G custa na casa dos seus 40 mil dólares sem antenas, cabos, importação e etc. Depois disso, existem datacenters imensos de controladores. É uma brincadeira muito maior do que podemos, ao menos, o 99% de nós. Outro ponto é que essas empresas não vendem para nós nem a pancada, alias, nem atendimento conseguimos.

    Tenta conseguir informações das linhas Wimax da Samsung ou da Alcatel para você ver. É mais fácil conseguir conversar com o Obama.

    Dá uma olhada nos valores da AirSpan por exemplo....

    Outro ponto: A concorrencia no Brasil vai continuar somente nos grandes centros. Hoje eu moro em uma cidade com 400 mil habitantes e tenho 250mbps de internet. Em 20 dias estou me mudando para uma cidade com 110 mil habitantes e no meu condominio não tem nada. O unico cara que atende é com aquela anteninha de rádio vazada de 2005 em 2.5ghz com miseros 500kbps!

    Sério... vou me suicidar...

    E eu aqui, babando nos meus Cambium....

    OBS: A NET não faz questão de entrar nos condominios, a VIVO não fibrou a cidade e não existe 4G da ON ou da Claro.

  11. #11

    Padrão Re: Esse e o futuro e ponto final .

    Já ganhei clientes das grandes pelo preço também

  12. #12

    Padrão Re: Esse e o futuro e ponto final .

    Aqui a rede 4G bate fácil 10M, muita gente na cidade comprando modem 4G e colocando nos roteadores e pronto. Se não fosse a franquia eu já teria perdido muitos clientes. Nossa unica saída seria o wimax, mas acho que isso nunca será possível pra gente. Todo mundo quer é mobilidade, conheço gente que já trocou NET de 30M por sky 4g (que por sinal aqui na região funciona muito bem). E se as operadoras aumentassem a franquia para uns 50 a 60GB por mês a migração seria em massa.

  13. #13

    Padrão Re: Esse e o futuro e ponto final .

    Vai demorar...
    Lembra da internet grátis da google.

  14. #14

    Padrão Re: Esse e o futuro e ponto final .

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    Vai demorar...
    Lembra da internet grátis da google.
    Discordo de você grande amigo! acredito que se nao fosse essa crise a migração ia começar esse ano... Se a gente nao conseguir linhas de creditos para competir... vamos ficar reduzidos aos lugares onde as operadoras nao tem interesse comercial.

  15. #15

    Padrão Re: Esse e o futuro e ponto final .

    Ainda acredito que vai demorar, acho o pais muito grande para uma mudança tao rápida.
    Demanda pessoal, tempo, estrutura, adaptação, compatibilidade, recurso e etc e para ter tudo isso demora.
    Coloca gprs agora tira coloca 2g opa me enganei melhor é 3g, opa agora ta pronto para 4g, ou melhor vamos por 5g,6g,7g ...
    E o tempo vai passando, acredito que se na sua estrutura se vc for mudar tudo hoje demoraria um tempo considerável, ate todos os clientes aceitar a mudança e ter compatibilidade.