+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão omni 10 dbi ubiquiti mais rb912

    Pessoal, bom dia. Venho ate aqui tirar algumas duvidas. E o seguinte, primeiramente, gostaria de saber dos parceiros se alguem aqui ja usou o kit antena omni 10 dbi ubiquiti em conjunto com a routerboard rb912? Queria saber como esse kit se sai usando em modo AP e claro e sxt nos clientes? Meu cenario aqui e o seguinte, terca-feira passada, foi inaugurado aqui em minha cidade um conjunto habitacional com 150 casas, dai coloquei um modulo de 3 metros de uma torre, encima da caixa dagua da companhia de agua daqui, essa caixa fica no centro das casas, por serem familias baixa renda, nao queria fazer um grande investimento colocando paineis setoriais, pois nao sei ainda a gama de clientes que irei conseguir. Venderei planos de 1 e 2 megas. Perguntas. 1. Funciona bem esse kit? 2. Quantos clientes em media conseguirei atender? Pessoal, aberto a sugestoes, pois poderia tambem colocar uma omnitik mais sxt nos clientes, ou uma omni oiw em conjunto com um bullet e as novas antenas da ubiquiti que veio substituir as airgrids.

  2. #2

    Padrão Re: omni 10 dbi ubiquiti mais rb912

    Acompanhando o tópico.

  3. #3

    Padrão Re: omni 10 dbi ubiquiti mais rb912

    bom dia,

    porque voce nao vai de omnitik? Já tem tudo integrado nela.

  4. #4

    Padrão Re: omni 10 dbi ubiquiti mais rb912

    A diferença dos 7,5dBi da Omnitik pros 10dBi da basestation é de 2,5dBi, logo, 2,5dBm no sinal.
    Isso muda o que?

    Na prática não muda nada, instalar a antena encostada no telhado (Tubinho de 40cm) deixa a zona de fresnel tão obstruída que mata 10dBm de sinal fácil fácil, se a obstrução na zona de fresnel for grande (Em bairros novos sem arvores) por culpa de antenas instaladas baixas demais é fácil ter queda de 25 ou 30dBm por ignorar a zona de fresnel, nesse comparativo os 2,5dBm a mais de sinal que uma omni de 10dBi tem não ajudam NADA comparado ao preço da coisa.

    Antena mais cara dá 2,5dBm a mais de sinal, mas instalação porca dá 20dBm a menos de sinal.

    SXT tem antena muito aberta, 45° com alto ganho, se instalar baixo e no meio ou nos fundos dos telhados pega muito reflexo do telhado (Idem pra colocar em mastro na LATERAL de parede, parede reflete sinal que chega na antena pelo reflexo, o PIOR lugar pra colocar antena é do lado de objetos, uma coisa é colocar o SUPORTE na lateral, mas a antena precisa ficar acima, e não do lad dos objetos), pra não ter um monte de pacotes perdidos precisa colocar elas altas.

    Ter 8 SXT mal instaladas gera um perda de pacotes baixa, não atrapalha uma Omnitik, mas hora que chega numas 20 a perda percentual por SXT é a mesma, mas isso gera 30 ou 40% a mais de trafego (reenvio de pacotes perdidos) na Omnitik, então o problema dela (Ou de qualquer omni) raramente é dela mesma mas sim das instalações mal-feitas nos clientes, especialmente desrespeitar a zona de fresnel limpa (Preguiça de colocar um mastro de 2m acima do telhado).

    O problema ficaria realmente na capacidade de atender muita gente, 25 simultâneos numa Omnitik pesam, mas numa RB912 deve dar pra uns 35.

    (Alias, estamos falando de omni 10dBi de dupla-polarização né? Se for de simples (De outra marca tipo Aquario, L-com ou Oiw), não adianta muito, vai desperdiçar 20MHz com pol. simples e vai precisar datarate mais alto (Que se usasse DP), perde alcance e quantidade de clientes por antena igual, ter pol. simples numa RB912 dá na mesma que usar Omnitik em materia de tráfego agregado vendido)

  5. #5

    Padrão Re: omni 10 dbi ubiquiti mais rb912

    Opa, boa noite pessoal...

    Caro Rubem, por isso que aprendi com você aqui mesmo no under, e hoje só coloco mastro de 3 metros nos clientes, mesmo que certas vezes prejudique um pouco a estética ( mais o que vale é a qualidade do serviço prestado ), mais sempre uso tubo de 1pol patente, ele vem com 06 metros, serro ao meio e dá para dois novos clientes.

    Sobre as antenas de polarização simples que citei, nenhuma delas seria para usar com a RB912, mais sim com um bullet m5 em modo AP, e as novas litebeam nos clientes.

    Não gosto primeiramente de misturar as polarizações, ou é SISO + SISO ou MIMO + MIMO.

    E também não gosto de misturar os protocolos proprietários de cada fabricante.

    Então:

    Ou vou de omni 10 dbi ubiquiti + RB912 MIMO = SXT lite 5 nos clientes

    ou

    omnitik que é MIMO = sxt lite 5 nos clientes

    ou ainda

    antena omni ( marca ainda a definir ) + bullet M5 hp = litebeam nos clientes = SISO

    Se eu conseguir deixar 20 clientes simultâneos no omnitik sem pesar muito, está ótimo, porque se passar disso ( n° clientes ) vou colocar paineis setoriais.

    E ai, o que mim indicaria? OMNITIK no AP + SXT lite 5 nos clientes ( ou mim indicaria alguma coisa melhor ) ?

    Obrigado desde já a colaboração.

  6. #6

    Padrão Re: omni 10 dbi ubiquiti mais rb912

    Eu não teria medo de misturar marcas com instalações caprichadas tipo mastros altos e tal.

    Eu gosto da ideia de usar Omnitik ate encher, e depois colocar uma SXT SA5 (Setorial de 90 graus) pro lado que tiver mais clientes pra aliviar ela, pra depois talvez colocar mais SXT SA5.

    O problema de trocar, digamos, uma Omnitik por RB912 com omni, é que tem que trocar de uma vez, omni não pode ficar do lado de nada, tem que ficar acima, então como colocar 2 omni numa mesma torre ou mastro? A de baixo vai ter reflexo no mastro/torre e ter desempenho pior. Já se deixar a omni lá no alto e colocar uma setorial mais abaixo (2m abaixo, digamos), pode manter o 2 sem conflitos.

    (Sempre conto que umas setoriais eu comprei, paguei caro, paguei caro no cartão, configurei, e ao longo dos anos uma ou outra setorial simplesmente não tinha clientes, enferrujou e envelheceu sem dar lucro nenhum, L-com de R$ 800, com R52HN de R$ 300, que tiveram 1 ou 2 clientes (Claro que outras setoriais tinham 40), sei lá como acontece mas uma vez fiz a conta, tinha 300 casas na área coberta por uma setorial, só 1 ou 2 clientes simultaneos todo dia. Noutra torre mesma coisa, apontada pro centro da cidade, umas 600 casas cobertas por ela, e nunca teve nenhum cliente plugado nela! Puro e simples dinheiro perdido, se tivesse usado uma estratégia de crescimento, ao invés de instalar tudo de uma vez, não teria perdido dinheiro em setorial subutilizada, e poderia ter colocar algo melhor (Ou mais setoriais) nos lados com mais clientes. E depois que você comprou 4 setoriais com 4 RB`s ou Rocket, e está pagando parcelado, vai tirar dinheiro de onde pra comprar outra pra colocar no lado que está lotado de clientes?)


    A uns meses quando alguém reclamou de conexão com omnitik numa cidade do lado fui ver e tinha Airgrid presa em cabo de vassoura (Isso mesmo), deitada no telhado, com arvore na frente, outro cliente com omni (Isso, ao invés de CPE ou antena direcional o cliente se conectava com omni em cima de casa, pior que isso só fazer ptp com omni), e vendendo planos tipo 5Mbps com instalações assim, aí realmente complica a Omnitik ter desempenho usável. Ela não é um produto de alto desempenho, mas pra coisa tipo 15 a 20 simultâneos com boas instalações suporta tranquila, com planos de 1Mbps aqui do lado tem provedor que diz chegar nuns 25 simultâneos sem problemas, eu vi só 18 mas era CPU tranquila e ping tao estável que acredito em quem diz que coloca 30 simultâneos com velocidades baixas, se for cliente pacato que não consome muito tá tranquilo.

  7. #7

    Padrão Re: omni 10 dbi ubiquiti mais rb912

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu não teria medo de misturar marcas com instalações caprichadas tipo mastros altos e tal.

    Eu gosto da ideia de usar Omnitik ate encher, e depois colocar uma SXT SA5 (Setorial de 90 graus) pro lado que tiver mais clientes pra aliviar ela, pra depois talvez colocar mais SXT SA5.

    O problema de trocar, digamos, uma Omnitik por RB912 com omni, é que tem que trocar de uma vez, omni não pode ficar do lado de nada, tem que ficar acima, então como colocar 2 omni numa mesma torre ou mastro? A de baixo vai ter reflexo no mastro/torre e ter desempenho pior. Já se deixar a omni lá no alto e colocar uma setorial mais abaixo (2m abaixo, digamos), pode manter o 2 sem conflitos.

    (Sempre conto que umas setoriais eu comprei, paguei caro, paguei caro no cartão, configurei, e ao longo dos anos uma ou outra setorial simplesmente não tinha clientes, enferrujou e envelheceu sem dar lucro nenhum, L-com de R$ 800, com R52HN de R$ 300, que tiveram 1 ou 2 clientes (Claro que outras setoriais tinham 40), sei lá como acontece mas uma vez fiz a conta, tinha 300 casas na área coberta por uma setorial, só 1 ou 2 clientes simultaneos todo dia. Noutra torre mesma coisa, apontada pro centro da cidade, umas 600 casas cobertas por ela, e nunca teve nenhum cliente plugado nela! Puro e simples dinheiro perdido, se tivesse usado uma estratégia de crescimento, ao invés de instalar tudo de uma vez, não teria perdido dinheiro em setorial subutilizada, e poderia ter colocar algo melhor (Ou mais setoriais) nos lados com mais clientes. E depois que você comprou 4 setoriais com 4 RB`s ou Rocket, e está pagando parcelado, vai tirar dinheiro de onde pra comprar outra pra colocar no lado que está lotado de clientes?)


    A uns meses quando alguém reclamou de conexão com omnitik numa cidade do lado fui ver e tinha Airgrid presa em cabo de vassoura (Isso mesmo), deitada no telhado, com arvore na frente, outro cliente com omni (Isso, ao invés de CPE ou antena direcional o cliente se conectava com omni em cima de casa, pior que isso só fazer ptp com omni), e vendendo planos tipo 5Mbps com instalações assim, aí realmente complica a Omnitik ter desempenho usável. Ela não é um produto de alto desempenho, mas pra coisa tipo 15 a 20 simultâneos com boas instalações suporta tranquila, com planos de 1Mbps aqui do lado tem provedor que diz chegar nuns 25 simultâneos sem problemas, eu vi só 18 mas era CPU tranquila e ping tao estável que acredito em quem diz que coloca 30 simultâneos com velocidades baixas, se for cliente pacato que não consome muito tá tranquilo.
    Sempre me dei bem com omni com uns 2 ou 3metros de altura, em nivel com a maioria dos telhados em volta, colocar ela muito alto fica muito ruim pras casas proximas o problema tambem da antena da ubiquiti e a rb 912 e que o conjunto fica muito caro passa os mil reais tranquilo e por isso a omnitik e muito melhor e economica e ainda sobra dinheiro pra comprar mais pra frente uma sxt setorial como vc disse.
    Última edição por wala; 25-10-2015 às 15:04.

  8. #8

    Padrão Re: omni 10 dbi ubiquiti mais rb912

    Boa noite pessoal... Bom, com a colaboração de sempre dos colegas aqui do fórum, resolvi fazer como os parceiros FAELLDANTAS e RUBEM disseram.

    Vou de omnitik + sxt

    Pessoal obrigado mais uma vez.