Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    Bom dia amigos do under, eu vou fazer um repetidor móvel para transportar numa mochila para testar redes wifi utilizando smartphone sem precisar levar meu notebook dai queria saber como que faço pra ligar a nano 2 com o tplink na bateria de 12v 7ah

  2. #2

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    kkkk esse thumbview seu esta em .gif??
    cara entrei aqui por causa do seu thumbview achei engracado!!

    olha eu nao sei se dar pra vc ligar diretao, ate nao recomendaria isso!!
    mais eu te recomendo a fonte da volt, e vc acopla ela em uma bateria dessas tipo de moto 12v 7a, que deve ser a que vc vai usar!!

    http://volt.ind.br/produtos-fontes-nobreak

    a fonte eh a Mini max ou Mini max poe

  3. #3

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    liga direto da bateria no conector de alimentação do Nano. Tem que utilizar utilizar 2 baterias e ligar em 24VDC. Uma opçao que vai te permitir mais autonomia e utilizar um pequeno nobreak e ligaras fontes nele.

  4. #4

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    Dá pra ligar o Nanostation direto tranquilo, o VRM dos Nano 2 velhos/anciãos, ou dos Nano M2 (Loco ou não), é um CI se não me engano AOZ1212, ele opera realmente de 10 a 27V, qualquer (QUALQUER) tensão dentro desse range serve, seja de pilhas AA, de bateria de chumbo, de lithium, de placa solar, de dinamo movimentando por hamster ou bicicleta.

    Só lembra de desligar o uso quando a tensão da bateria ficar abaixo de uns 10,5V, senão zera ela (Descarga profunda), fora que usar equipto com tensão baixa pode gerar erro em boot e até corromper firmware se ficar insistindo.


    (Se for 2 NS 2 (Completamente diferentes de Ns M2, por sua vez diferentes de NS Loco M2) o consumo fica nuns 3,5W com trafego pequeno, o par dá 7W, como a bateria armazenaria 84Wh (12 * 7 = 84), daria 12 horas de uso, mas a bateria teria que ser nova e precisaria carga cíclica (Carga lenta de 14 horas até 14,4V), se carregar em nobreak comum vai ser feita flutuação até uns 13,5 ou 13,8V, vai ter disponível uns 70Wh pra usar, 70 / 7W = umas 10 horas. Se tiver consumo grande (4W por NS 2) o tempo diminuiria uns 12%, pra 8:45h. Se for bateria velha, armazendando só 50% da capacidade, o tempo de uso só cai, mas ainda fica em mais de 4 horas. Mesmo bateria que mal aguenta em nobreak é fácil usar por 30 a 45 minutos assim)

    A função do VRM nos aparelhos é pegar a tensão de entrada e passar pra tensão de uso interno, geralmente 5V, 3,3V, 2,5V, ou 1,2V nuns usos. Roteador barato de mesa tem VRM ruim, alguns são com CI's que mal aguentam de 10 a 13V (Caso de roteador barato que originalmente vem com fonte 12V), mas é normal roteador de mesa que vem com fonte 12V aguentar de uns 8V até uns 14V, se a bateria ficar em flutuação até 13,5V pode usar tranquilamento (Fora da flutuação, claro, ou seja, desligar o carregador ao ligar o aparelho se for um lixinho barato. Ubiquiti e Mikrotik tem VRM 10x melhor que roteadores de mesa TPlink, Dlink e cia, com eles não tem frescura).

    O WR741ND tem várias versões, aqui fala sobre 6 dele:
    http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr741nd
    Mas deve ter mais, o OpenWRT nunca fala de todos (Algumas versões são pra mercados pobres como o brasil). Eu tenho 2, e a TP-Link sempre usa CI's similares, ultimamente (Toda a linha N) é o 34063, que vai até 35 ou 40V dependendo da versão, mas o capacitor de filtragem na entrada é de 16V, então não seria bom passar de uns 13,5 ou no mááááááximo 14V nesse caso, mas bom mesmo seria você abrir ele e trocar os capacitores na entrada de 16V pra 25V.
    Eu já fiz isso em 740nd pra usar em 18V e foi tudo bem (Ele tem 2 capacitores 16V, os 2 aqui na esquerda: http://cdn1.goughlui.com/wp-content/...9/DSC_0046.jpg O 741nd deve ser similar se for dessa geração (Teve dele quadrado e arredondado, fora a meia duzia de versões, é só ver se o CI SMD de 8 pinos é um 34063, se for tá tranquilo)

    Enfim, eu diria que não há muito o que temer no 741nd se a bateria estiver abaixo de 14V (Carga com flutuação), eu evitaria ligar ele na bateria se esta estiver no fluturador (Vai que ter spikes acima de 16V, eles aqueceriam o capacitor até estufar).

  5. #5

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    da pra ligar sim mais aconselho colocar um fusivel na saida da bateria, caso algum curto.

  6. #6

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    E se eu colocar um inversor 12v para 220v pra dai ligar com a fonte original será que vai durar essa bateria de 7ah

  7. #7

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    Citação Postado originalmente por hugocpjunior Ver Post
    E se eu colocar um inversor 12v para 220v pra dai ligar com a fonte original será que vai durar essa bateria de 7ah
    Aí vai durar pouco mais da metade do tempo, porque inversor comum (Esses pequenos de 30 a 80W) rende uns 60 a 70% nesse uso. E a fonte original rende uns 80% geralmente (Com consumo tão baixo tipo 0,3A numa fonte de 1A). Ou seja, perdas somadas de 45 a 50% dependendo do caso!
    (E na melhor das hipóteses vai ter rendimento de 80% no inversor e 90% na fonte, dá 30% de perda, diminui a duração em 1/3)

    Mas qual o medo? NS pode tranquilamente ser ligado em bateria 12V, tem MILHARES de pessoas no mundo fazendo isso, e o próprio fabricante garante que opera de 10 a 27V (E muita gente usa com sistemas tanto com nobreak DC 12V como 24V sem problemas, o problema seria usar cabo POE longo em 12V, mas você vai deixar na mochila, teria ZERO queda de tensão em cabo).

    Se o medo é pelo TP-Link, também não tem MUITO o que temer, switch e outros roteadores com o mesmo CI 34063 também são usados por milhares de pessoas em nobreaks DC 12V, alguns trocam os capacitores de 16V por alguns de 35V ou 50V e usam em sistemas 24V sem problemas!
    (Tem quem diga que usa switch com esse CI em 48V, colocando um capacitor de 63V no lugar do original, aí já não arriscaria, mas a tensão de bateria comum (10V vazia, 13,5V cheia) eu uso tranquilamente)

    Seria um problema se você usasse flutuação na casa dos 14V, fonte em flutuação tem uns spikes altos, mas bateria não tem isso, se a bateria está em 13,5V então não haverá nenhum milésimo de volt a mais, um capacitor de 16V aguenta 16V por umas horas, mas 13,5V eles aguentam por milhares de horas (Quem vai matar o capacitor nesse caso é o calor do roteador em alguns anos, não a tensão).

  8. #8

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    AAh sei lá estou meio com receio de ligar direto na bateria, eu perguntei pro meu professor do curso sobre isso e ele disse que se for ligar direto na bateria os 2 equipamento é bom colocar um regulador de tensão

  9. #9

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    Mas vai usar 12V ou 24V?
    (1 bateria, ou 2 em série)

    Tem que definir isso.

    Os Nanostation aceitam qualquer (QUALQUER) tensão de 10 a 27V, operam tanto direto em 1 como em 2 baterias (A flutuação é feita em 13,5V ou menos, se forem 2 bateria seria obviamente o dobro, ou seja, abaixo de 27V).

    Regulador não se usa mais nesse milênio, hoje se uma conversores DC-DC. Os reguladores tem desempenho ridículo, um LM7812 da vida vai ter rendimento tipo 50% nesse uso passando de uns 22-27V pra 12V. Ou seja, se o roteador consumo uns 4W, o regulador velho/ridículo vai consumir ao todo uns 8W.

    Conversores tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ino-pic-ci-_JM
    ou o primeiro da lista:
    http://www.fabioconversoresdc.com/step-down/
    Esses tem rendimento na casa dos 95% nesse uso, perdas mínimas de energia.

    Mas a intenção de usar 2 bateria é ter um tempo de uso tão grande?
    Se for isso, pode colocar ambas em paralelo, a CPE funciona tranquila até com 10V (E bateria com apenas 10V deve ser desativada, senão dá descarga profunda, come demais a vida útil dela), não vejo motivo pra usar 24V nesse caso.

    (O rendimento do VRM da CPE aumenta em 24V, mas melhora 1%, enquanto o conversor dc-dc pro roteador desperdiçaria uns 5%, ou seja, no geral essa solução 24V teria consumo geral 4% maior. E a estabilidade não muda, o VRM pode ter desempenho ruim com fontes chaveadas de 10 ou 11V por ripple, mas bateria não tem isso)

    Tô achando muito drama por uma coisa simples, ambos os aparelhos tem VRM que operam de 10 a 13,5V tranquilamente, que é a tensão da bateria carregada até ficar vazia.
    (E se eles consumirem uns 7W ao todo, 84Wh / 7W = 12 horas de uso se a bateria estiver em bom estado e bem carregada. Se for carga incorreta ainda deve dar 10 horas fácil)

  10. #10

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    eu uso um bullet 2 e um wrn 240 numa bateria dessa. olha q a bateria e usada. (uso numa central de alarme velha so serve pra carregar, o resto ta com defeito) que mantem a bateria em flutuacao.

  11. #11

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    @rubem vale a pena pagar 300 dilmas em uma bateria selada de 24 A? Eu to querendo fazer um sisteminha bem simples, para 4 Rocket M5 e um switch 8 portas da Intelbras, com aqueles carregadores da Volt ou CCN. Será que cola ou é desperdício de dinheiro?

  12. #12

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    Citação Postado originalmente por hugocpjunior Ver Post
    AAh sei lá estou meio com receio de ligar direto na bateria, eu perguntei pro meu professor do curso sobre isso e ele disse que se for ligar direto na bateria os 2 equipamento é bom colocar um regulador de tensão
    cara faz aquilo que te falei compra a fonte da volt, acopla nessa bateria de moto que vc tem de 12v 7a e seja feliz!!!!
    vc vai precisar de 1 fonte e 1 bateria pra cada dispositivo, e ai se for fonte de 7a , vc vai ter autonomia de quase 14 horas cada, considerando 0.5A os nano!!!

  13. #13

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    Todos os sistemas usamos em campo ligamos em nobreak, simples é barato.
    tambem usamos conversor 12VDC-110VAC ligado na bateria do carro

  14. #14

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    Mas o troço é pra ir numa mochila ou não?

    Se falou em colocar numa mochila, como vai ter fonte AC ou bateria grande?

    Pra mochila até uma bateria 12V 1,3A resolve pra teste (Quase 2 horas de duração, provavelmente).

    Haja coluna pra carregar mochila com bateria de carro ou de moto.
    (Que sulfatam em 1/3 do tempo de bateria com gel e com chapas grossas)

  15. #15

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    Bateria de carro tem que ser um negão bem sarado para transportar kkkk

    minha bateria é essa aqui pesa uns 2 kilos eu uso para carregar celular quando eu vou em lugares que não tem tomada

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20151028_195857.jpg
Visualizações:	386
Tamanho: 	1,30 MB
ID:      	61512

    a repetidora vai ficar assim dai vou colocar tudo dentro da mochila mas não com o cabo desse tamanho mas dai tem lugares que vou levantar a nano com uma taquara que dai vou usar o cabo longo e o roteador tp-link sera pra mim comandar pelo smartphone sem precisar levar notebook

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20151028_200748.jpg
Visualizações:	348
Tamanho: 	1,89 MB
ID:      	61513

    dai estou pensando em comprar esse inversor de tensão veicular que transforma 12v em 110/220v que me possibilitaria ligar as fonte dos equipamentos http://produto.mercadolivre.com.br/M...multilaser-_JM

  16. #16

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    use um Diodo 1N400t invertido ele corta o retorno para seus radios ..

  17. #17

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    o tp-link é 9v

  18. #18

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    Citação Postado originalmente por hugocpjunior Ver Post
    Bateria de carro tem que ser um negão bem sarado para transportar kkkk

    minha bateria é essa aqui pesa uns 2 kilos eu uso para carregar celular quando eu vou em lugares que não tem tomada

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20151028_195857.jpg
Visualizações:	386
Tamanho: 	1,30 MB
ID:      	61512

    a repetidora vai ficar assim dai vou colocar tudo dentro da mochila mas não com o cabo desse tamanho mas dai tem lugares que vou levantar a nano com uma taquara que dai vou usar o cabo longo e o roteador tp-link sera pra mim comandar pelo smartphone sem precisar levar notebook

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20151028_200748.jpg
Visualizações:	348
Tamanho: 	1,89 MB
ID:      	61513

    dai estou pensando em comprar esse inversor de tensão veicular que transforma 12v em 110/220v que me possibilitaria ligar as fonte dos equipamentos http://produto.mercadolivre.com.br/M...multilaser-_JM

    Esse conversor permite ligar no carro e dai sai com extensão para seus equipamento de testes

  19. #19

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    Citação Postado originalmente por hugocpjunior Ver Post
    o tp-link é 9v
    Mas o circuito é o mesmo desde switch com fonte original de 7,5V até nos roteadores de 12V.

    Fonte 12V em roteador TP-Link (E os antigos Intelbras copiados deles) muita gente sempre usou sem problemas, pro VRM tanto faz a tensão desde que esteja no range aceito. Minha conexão desse PC até a internet passa por um WA730 (Originalmente com fonte 9V) quadrado antigo, que tem fonte 12V desde sempre, são uns 4 anos com fonte 12V ligada 24x7, e com trafego (Uso p2p 24x7).

    Não adianta vir com fonte diferente de fábrica, o que tenho aqui na ordem é: Modem ADSL Speedstrem, Roteador Intelbras, Switch Kayomi, Roteador TPLink, e os 2 ítens tem o mesmo circuito com o CI MC36063, só que 2 originalmente vem com fonte 9V e 2 com fonte 12V, simples opção do fabricante por comprar essa ou aquela fonte. Eu ignoro isso e uso 12V em todos (Geralmente fonte 2 ou 3A em 3 ou 4 aparelhos, pra não encher de fios e fontes em cima da mesa).

    5V é pouco pra esses aparelhos, mas com 7,5V eles costumam rodar. A Krazer ou algum revendedor deles uma vez mandou umas duzias de fontes 7,5V ao invés de 12V então acabei usando, e funcionava sem travamentos na maioria dos equiptos que originalmente vem com fonte 12V, só lembro de alguns modens ADSL terem problema.

    Não é só MK e UBNT que tem range de tensão grande, todo aparelho tem um range razoável, usar regulador ou estabilizador pra nivelar variações lentas tipo 10% é perda de dinheiro e desperdício de eletricidade, os aparelhos lidem bem com variações lentas.

  20. #20

    Padrão Re: ligar nanostation 2 + TL-WR741N em uma bateria selada 12v 7ah repetidora móvel.

    dae @rubem chegou a dar uma lida no post que escrevi pra ti?