+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Alguem sabe me dizer se existe alguma limitacao de MACs aprendidos no Mikrotik

    Bom dia pessoal, estou iniciando uma sessão BGP com PTT e estao alegando limitacao de MACs aprendidos, o mesmo apontam problema com o transito ou com o routeador. Bom porem a operdora de transito diz nao ter problema algum com eles, agora estou pesquisando se tem algo relacionado com a Mikrotik CCR1016-12G que estou usando.


    Alguém passou por esta experiência e poderia me ajudar ou algum consultor que possa ajudar e levantar estas sessões.

    Obrigado pela Atenção de Todos

  2. #2

    Padrão Re: Alguem sabe me dizer se existe alguma limitacao de MACs aprendidos no Mikrotik

    Boa tarde Demattos!

    Bem, respondendo a sua pergunta relacioanado ao PTT.br e que a única coisa que o PTT recomenda não limitar do seu lado a quantidade de mac-address aprendidos no seu equipamento. Isso acontece na etapa final durante a ativação das sessões do acordo de tráfego multilateral(ATM) entre os participantes e que para garantir que todos participantes consigam se comunicar entre si em relação aos Ip's de next-hop de cada rota recebida na FIB e repassados pelos 8 router-servers do PTT(no caso do PTT-SPO).

    Você pode observar que os ips que eles passaram pra você provavelmente são de um prefixo /22 ou /21 que totaliza entre 1024 ou 2048 Ips. Justamente usados por cada participante para fechar as sessões BGP. Como todos participantes do ATM estão dentro da mesma subnet, para que eles se comuniquem é necessário que cada participante seja capaz de realizar a resolução ARP ou RARP de todos outros participantes conectados ao PTT no caso do ATM.

    Devido a isso, o PTT requer que não haja filtro de L2 e MAC nas interfaces VLAN associadas ao PTT.BR

    Em caso de dúvidas fico à disposição

    Cordialmente



    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Bom dia pessoal, estou iniciando uma sessão BGP com PTT e estao alegando limitacao de MACs aprendidos, o mesmo apontam problema com o transito ou com o routeador. Bom porem a operdora de transito diz nao ter problema algum com eles, agora estou pesquisando se tem algo relacionado com a Mikrotik CCR1016-12G que estou usando.


    Alguém passou por esta experiência e poderia me ajudar ou algum consultor que possa ajudar e levantar estas sessões.

    Obrigado pela Atenção de Todos

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Alguem sabe me dizer se existe alguma limitacao de MACs aprendidos no Mikrotik

    A operadora de Transito enviou um email informando alterações, aguardar testes do ptt agora

    Alterações feitas pela operadora.
    Na porta de acesso do ativo instalado em São Paulo, estava setado um valor de 500 pps broadcast no storm-control. Isto poderia estar influenciando o testes, já que são gerados 2048 quadros arp simultâneos.

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Alguem sabe me dizer se existe alguma limitacao de MACs aprendidos no Mikrotik

    Bom dia pessoal, Infelizmente nada resolvido ainda, mesmo com as alterações da operadora de transito.O ix.br enviou email com a triste noticia.

    Mensagem do Meu IX.br / MY IX.br Message: ******************************************************
    Bom dia Rodrigo, Infelizmente os testes apresentaram os mesmos resultados (limitação em 758). Estamos tentando encontrar mais possíveis causas. Na maioria dos casos, o problema é mesmo no transporte.

    Atenciosamente, ******************************************************

  5. #5
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Alguem sabe me dizer se existe alguma limitacao de MACs aprendidos no Mikrotik

    Add vc no Skype se puder me dar uma luz ou consultoria estou no aguardo

  6. #6

    Padrão Re: Alguem sabe me dizer se existe alguma limitacao de MACs aprendidos no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Bom dia pessoal, estou iniciando uma sessão BGP com PTT e estao alegando limitacao de MACs aprendidos, o mesmo apontam problema com o transito ou com o routeador. Bom porem a operdora de transito diz nao ter problema algum com eles, agora estou pesquisando se tem algo relacionado com a Mikrotik CCR1016-12G que estou usando.


    Alguém passou por esta experiência e poderia me ajudar ou algum consultor que possa ajudar e levantar estas sessões.

    Obrigado pela Atenção de Todos
    Amigão, conseguiu resolver seu problema ?

    Aqui estamos passando pelo mesmo, já fizemos e trocamos tudo e nada.

  7. #7

    Padrão Re: Alguem sabe me dizer se existe alguma limitacao de MACs aprendidos no Mikrotik

    Prezado @Luspmais

    Por experiência própria que já tivemos com diversos de nossos clientes durante processo de ativação sucedidos por falhas no processo de quarentena do Ix.br-SPO relacionados justamente a limitação de endereços MAC inferior ao limite necessário.

    Posso compartilhar contigo que 80% dos casos que tivemos, o problema está no link de transporte L2. Caso esteja contratando um Lan2Lan MPLS de terceiros solicite que a quantidade de MAC do circuito de transporte seja aumentada. Isso é feito á nível de configuração e quase sempre limitam com valores abaixo de 1024.
    Caso seja um circuito MetroEthernet(o que dúvido), provávelmente existem ou limitações de MAC-Address aprendidos por porta ou algum dispositivo de rede(switch por exemplo) com a tabela CAM sem espaço para armazenar mais endereços MAC.

    Caso já tenha trocado equipamento por via de dúvidas, recomendo que procure o suporte do seu provedor de transporte de modo insistente para resolverem o problema.

    Cordialmente

    Rafael Themístocles
    Diretor Técnico de Operações | Telmetrics Soluções em TI & Telecomunicações
    Santana | 02036-011 | São Paulo, SP, Brasil
    Fone: (11) 3522-4678 | Mobile & Whatsapp: (11)9-5962-2128
    [email protected] | http://www.telmetrics.com.br

  8. #8

    Padrão Re: Alguem sabe me dizer se existe alguma limitacao de MACs aprendidos no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    Prezado @Luspmais

    Por experiência própria que já tivemos com diversos de nossos clientes durante processo de ativação sucedidos por falhas no processo de quarentena do Ix.br-SPO relacionados justamente a limitação de endereços MAC inferior ao limite necessário.

    Posso compartilhar contigo que 80% dos casos que tivemos, o problema está no link de transporte L2. Caso esteja contratando um Lan2Lan MPLS de terceiros solicite que a quantidade de MAC do circuito de transporte seja aumentada. Isso é feito á nível de configuração e quase sempre limitam com valores abaixo de 1024.
    Caso seja um circuito MetroEthernet(o que dúvido), provávelmente existem ou limitações de MAC-Address aprendidos por porta ou algum dispositivo de rede(switch por exemplo) com a tabela CAM sem espaço para armazenar mais endereços MAC.

    Caso já tenha trocado equipamento por via de dúvidas, recomendo que procure o suporte do seu provedor de transporte de modo insistente para resolverem o problema.

    Cordialmente

    Rafael Themístocles
    Diretor Técnico de Operações | Telmetrics Soluções em TI & Telecomunicações
    Santana | 02036-011 | São Paulo, SP, Brasil
    Fone: (11) 3522-4678 | Mobile & Whatsapp: (11)9-5962-2128
    [email protected] | http://www.telmetrics.com.br
    Olá amigo,

    Desculpe não ter respondido antes, fiquei um bom tempo sem vir aqui.
    Realmente era no transporte da Eletronet, depois de muita luta, várias ligações eles resolveram o problema.

    Agradecido.