+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor cabo para redes PACPON

    Minha rede PACPON terá a seguinte topologia:

    OLT>-----fibra----ONU>----patchcord----SWITCH>----cabo de rede blindado-----ROTEADOR PPPOE

    Porem não sei qual cabo escolher, quero dar preferencia a um cabo blindado para evitar induções eletromagnéticas no tempo de raios e atenue a ação das linhas de pipa, ate agora conheço quatro cabos:

    telcon - qualidade muito boa ( um pouquinho caro, mas o melhor pelo custo beneficio)
    mpt - similar ao telcon
    hercules - muito rígido para usar em cliente (sem chance)
    furukawa - mais caro que os ativos da rede (sem chance)

    Alguém pode me dar outras sugestões?

    Grato.

  2. #2

    Padrão Re: Melhor cabo para redes PACPON

    Pergunta boba: Porque o Hércules é muito rígido pros clientes?

    Eu até prefiro ele porque é mais duro e não dobra sozinho.

    Tem hércules 2 pares, se não usar POE pode usar, é mais barato que MPT FTP 4 pares.

  3. #3

    Padrão Re: Melhor cabo para redes PACPON

    praticamente desde da criacao do telcon uso ele e diante de todos q usei achei o melhor, conheco mais uns 20 provedor q so usa dele e so tenho informacoes positivas dele ja usei varios cabos mais nao acho q nenhum chega aos pes dele ate pelo preco, minha opiniao

  4. #4

    Padrão Re: Melhor cabo para redes PACPON

    flavio300, qual ou quais os fornecedores onde vc compra o cabo telcon?

  5. #5

    Padrão Re: Melhor cabo para redes PACPON

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pergunta boba: Porque o Hércules é muito rígido pros clientes?

    Eu até prefiro ele porque é mais duro e não dobra sozinho.

    Tem hércules 2 pares, se não usar POE pode usar, é mais barato que MPT FTP 4 pares.
    Ja tentei trabalhar com o hercules, nao consegui por conta da rigidez, muito rude para curvas, fixaçao, sem falar que a junção do cabo com o conector acaba gerando mau contato, outro detalhe importante: esse cabo não e 100% cobre.

  6. #6

    Padrão Re: Melhor cabo para redes PACPON

    Citação Postado originalmente por flavio300 Ver Post
    praticamente desde da criacao do telcon uso ele e diante de todos q usei achei o melhor, conheco mais uns 20 provedor q so usa dele e so tenho informacoes positivas dele ja usei varios cabos mais nao acho q nenhum chega aos pes dele ate pelo preco, minha opiniao

    Ta pagando quanto no metro Flavio?

  7. #7

    Padrão Re: Melhor cabo para redes PACPON

    em FO nao existem induçoes eletromagneticas, voce se refere ao cabo UTM de drop?

  8. #8

    Padrão Re: Melhor cabo para redes PACPON

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    em FO nao existem induções eletromagneticas, voce se refere ao cabo UTM de drop?
    Isso mesmo amigo, estou me referindo ao cabo que atende o cliente final, quero começar a trabalhar com um bom cabo, justamente para não ter problemas com o mesmo.

  9. #9

    Padrão Re: Melhor cabo para redes PACPON

    boa pergunta. acompanhando

  10. #10

    Padrão Re: Melhor cabo para redes PACPON

    O que mais importa nesse cabo , alem da blindagem com foil STP, é ele seja resistente aos raios UV.

  11. #11

    Padrão Re: Melhor cabo para redes PACPON

    acho que nao entendi direito, cabo UTP ou drop-fibra, se for o utp nao lembro bem mas sai por volta de 270,00 a caixa com 305m o cabo truelan da telcom pra quem nao sabe o telcom e o mesmo pirelli, ja na fibra tanto o furukawa como o telcom sao os melhores, mas acho o da furukawa mais em conta, porem o da telcom tem mais qualidade e tecnologia empregado. uma dica dependo de como cada um trabalha(topologia de rede), para diminuir custos com ativacao de cliente aqui uso UTP telcom 2 pares, por volta de 150,00 cx 305m 100% cobre

  12. #12

    Padrão Re: Melhor cabo para redes PACPON

    flavio300 , to começando a mudar minha ótica, apressei o custo do cabo blindado telcon, r$ 2000,00 (bobina com 915m), na ativação do cliente vou gastar 01 wifi (60,00), 30 a 60 metros de cabo (media de 100,00 de cabo blindado), porem estou meio sismado, pois tempo de pipa posso ter problemas com cabo cortado, enquanto no drop acho que isso nao existe, sem falar que o custo do cabo drop sera menor, um colega me falou algo interessante, hoje uma onu e 250,00, amanha essa mesma onu vai custar 150,00, veja o preço de um modem adsl, 50,00, que diferença tem uma modem adsl para uma onu? apenas mercado.

  13. #13

    Padrão Re: Melhor cabo para redes PACPON

    Citação Postado originalmente por flavio300 Ver Post
    acho que nao entendi direito, cabo UTP ou drop-fibra, se for o utp nao lembro bem mas sai por volta de 270,00 a caixa com 305m o cabo truelan da telcom pra quem nao sabe o telcom e o mesmo pirelli, ja na fibra tanto o furukawa como o telcom sao os melhores, mas acho o da furukawa mais em conta, porem o da telcom tem mais qualidade e tecnologia empregado. uma dica dependo de como cada um trabalha(topologia de rede), para diminuir custos com ativacao de cliente aqui uso UTP telcom 2 pares, por volta de 150,00 cx 305m 100% cobre
    ta pagando quanto no drop? qual marca?
    voce usa 2pares, mas a alimentçao e 160vdc?

  14. #14

    Padrão Re: Melhor cabo para redes PACPON

    Eu fiquei meio decepcionado com os Telcon. Achei deles em um prédio onde fui ajudar um técnico e fiquei encantado, a capa externa dele era muito grossa, parecia ideal pra ambientes externos. aí comprei uma caixa de 300mt pra ver e o cabo não era o mesmo, era um cabo bem simples. "Deve ser pq a caixa tem uma qualidade diferente da bobina", pensei. Comprei uma bobina de 1,5km pra checar e o cabo era o mesmo da caixa, bem diferente do cabo que vi no prédio. Fiquei bem chateado.

    Estou falando de cabos sem blindagem. Essa variação na capa externa dos Telcon me deixou estarrecido.

  15. #15

    Padrão Re: Melhor cabo para redes PACPON

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Eu fiquei meio decepcionado com os Telcon. Achei deles em um prédio onde fui ajudar um técnico e fiquei encantado, a capa externa dele era muito grossa, parecia ideal pra ambientes externos. aí comprei uma caixa de 300mt pra ver e o cabo não era o mesmo, era um cabo bem simples. "Deve ser pq a caixa tem uma qualidade diferente da bobina", pensei. Comprei uma bobina de 1,5km pra checar e o cabo era o mesmo da caixa, bem diferente do cabo que vi no prédio. Fiquei bem chateado.

    Estou falando de cabos sem blindagem. Essa variação na capa externa dos Telcon me deixou estarrecido.

    Sei que o blindado e otimo, estava pensado em comprar o CABO LAN 4P CAT5E UTP EZ

    mas agora com seu comentário fiquei meio naquela, apesar de ser 100% cobre, a capa influi muito, pq se for a mesma capa do multitoque, multilaser, foxcable, ai ferra tudo.