+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink Preciso de uma ajuda por favor na minha rede 5.8 da ubiquiti

    Caro amigos, eu e meu sócio montamos um provedor em um interiorzinho , enfim, gostaria de umas dicas sobre qual equipamentos usar principalmente em AP ... bom a maioria de nossos AP são de AIRGRID, sendo que esta almentado nossos clientes, tem AP que chega a 20 clientes em uma unica AIRGRID de AP, queria saber a capacidade dela para um numero X de clientes conectados no AP ... sendo que nos nossos clientes acabamos misturando entre NANO LOCO 5 , NANOSTATIOM 5 , NANO LOCO M5 e AIRGRID ... nosso link é de 15 megas, mais não chega isso nos clientes, o ping costuma subir nos clientes quando esta muita gente conectada, temos uma média de 100 clientes ... Enfim, gostaria de alguem com mais experiencia para me falar quais antenas posso usar no AP que suporte um boa quantidade de clientes e que me traga um bom funcionamento, ou quais equipamentos me traria uma melhora na minha rede ... nossa rede hoje é com equipamentos UBIQUITI, e se precisar trocar nas estações as nano loco 5 e nanostatiom 5 enfim quais sejam, gostaria de saber uma antena que posso fazer de ap para que eu nao perca elas e as deixem conectadas mais com uma qualidade melhor .... muito obrigado desde ja pela anteção e estamos abertos para aceitar todo tipo de opnião construtiva !!!

  2. #2

    Padrão Re: Preciso de uma ajuda por favor na minha rede 5.8 da ubiquiti

    Antena Base Station com Rocket M5.

  3. #3

    Padrão Re: Preciso de uma ajuda por favor na minha rede 5.8 da ubiquiti

    Concordo, Base Station com Rocked M5 , segundo troca as airgrid e os Nanoloco 5 que sao 1x1 para nanostation M5 e NanoLoco M5 2x2, e separa essas antenas, onde for usar 1x1 usa todos 1x1 e os demais 2x2, não conecta nenhuma 1x1 nessa Base station com Rocked M5 , outra coisa, qual plano de down e up seus clientes tem? qual o consumo nesse link de 15Mb nos horarios de Pico, é link dedicado ou adsl?passa mais informações pra gente poder te ajudar.

  4. #4

    Padrão Re: Preciso de uma ajuda por favor na minha rede 5.8 da ubiquiti

    Caros amigos, obrigado desde já pelas respostas, bom vamos lá ... como sou iniciante no assunto gostaria de saber oque é 1x1 e 2x2 primeiro de tudo .. rs ... nosso link é 15 megas e não é adsl, planos de até 5 megas de download e 1 mega de upload temos aqui ... posso conectar quantos clientes nesses ap de base station e rocket m5 ? as airgrid não séria uma boa opção para 20 a 30 clientes conectados nela com visada boa ? outra coisa, as nanostatiom 5 e nano loco 5 não são apropriadas para conectar em um AP sendo AIRGRID no ap ? qual a média de clientes que meu link de 15 full suportaria ? me de uma direção que sou novo no ramo de provedor, e está crescendo muito mais rapido do que imaginamos, precisamos se adequar para suportar essa evolução ... desde ja grato pela atenção

  5. #5

    Padrão Re: Preciso de uma ajuda por favor na minha rede 5.8 da ubiquiti

    Ah outra coisa, qual o alcance e angulo de abertura dessa base station ?

  6. #6

    Padrão Re: Preciso de uma ajuda por favor na minha rede 5.8 da ubiquiti

    Pesquisando um pouco entendi um pouco do que querem dizer ... e vou adquirir a base station e a rocket no ap ... só queria que me esclarecessem melhor as perguntas que fiz a cima e oque eu faria com as nano loco 5 e nanostation 5

  7. #7

    Padrão Re: Preciso de uma ajuda por favor na minha rede 5.8 da ubiquiti

    Tem Basestation da Ubiquiti de 60°, de 90° e de 120°.
    Tem de 16 a 21dbi.

    Então o angulo e "alcance" depende de qual modelo vai usar.

    E na prática o alcance depende do datarate a usar (130M exige sinal alto, mas dá pra 1Km com CPE tipo NS Loco M5, já 52M dá pra o dobro com essa CPE), da potência do radio, de quais CPE's vai colocar nos clientes (Recomendo NS Loco M5 até 1,5Km, acima disso algo de ganho maior tipo Nanobeam, e acima de uns 7 ou 10Km PowerBeam dependendo dos datarates que optar).

    Coisa pouca tipo 3 ou 4Km é tranquilo até com basestation 16dBi, usando NS Loco e Nanobeam nos clientes.

    Sobre o que fazer com os NS5 e Loco5, pode colocar uma setorial em modo A, fixo num datarate tipo 36M, e colocar naquele lado essas CPE's mais antigas, talvez misturar com Airgrid (Já que já vai estar deficiênte mesmo... se está no inferno: abraça o capeta, 802.11a é antiquado demais pra grandes planos, nem sei se presta vender planos tipo 3M com isso, mas 2M dá, não deve ter mais de 20 CPE's dessas, e 15 simultaneos nessas condições dá pra usar em A, com datarate de 36M, fica bom mas não fica ótimo como ficaria usando 802.11n, as limitações em 802.11a são de banda, alcance, e numero de clientes simultâneos, na prática se tiver trafego menor ou apenas instalações perfeitas pode aumentar o numero de simultâneos, colocando uns radio M5 dual-polarization nessa setorial, sem problemas).

  8. #8

    Padrão Re: Preciso de uma ajuda por favor na minha rede 5.8 da ubiquiti

    Muito erro aqui em sua duvida.

    Alguns fundamentos.

    AP = access point

    PTP = peer to peer PONTO A PONTO

    PtMP = PONTO MULTI PONTO

    1 x 1= equipamento SISO por que sua somente uma portadora, ou Horizontal, ou Vertical

    2 x 2 = equipamento MIMO Utiliza as duas portadoras ao mesmo tempo envie e recebe na horizontal e na vertical.

    Logo estou entendo em sua pergunta, que você esta usando uma Airgrid como AP, e seus clientes conecta neste Airgrid. Se for isto mesmo esta errado, uma antena como airgrid a sua correta aplicação é destinada na realização de ptp de baixa qualidade, a media qualidade, ou usar em algum cliente, na qual não recomendo em hipótese alguma utilizar como Radio estação no cliente, devido ser equipamento 1 x 1, priorize sua rede com equipamentos 2 x 2.

    Uma basestation é conjugado ao Rocket ou 912, rocket radio da Ubiquiti, 912 Mikrotik, a basestation recomendo utilizar 90º de 17 dbi, existe vários fatores para determinar quantos clientes alocar, eu aqui em minha rede não aloco mais que 35 clientes, devido N fatores oferto planos de 3Mb por 600kbps de up, e são clientes usam constantemente, por este motivo priorizo a qualidade e evito alocar mais do 35 clientes, outros alocam somente 30, mas tem casos de 70 conexões tudo depende do cenário.
    Nano Loco, NanoStation, NanoBeam são antenas clientes, uso em cliente, mas é possível usar NanoStation NanoLoco como AP MtMP, caso tenha demanda de atender poucos clientes 17 clientes segura tranquilo. TODOS bem próximo distancia maxima 500 a 800 metros.

    O seu link é pequeno, você falou que possui 100 clientes, e link de 15Mb e que possui planos de "até 5 megas de download e 1 mega de upload temos aqui" vc pode até fatiar 1Mb dedicado em 8, com um calculo probabilístico de que o clientes, apenas 1 irá requisitar a banda que ele tem direito, se você liberar muitos planos de alta velocidade, 2Mb para todos seus clientes seu link não da conta, se liberar 5Mb para 10 clientes que usam constamento torrent, netflix, xxx, satura seu link. Pra contornar você precisa de uma boa gerencia deste link, alocar o recurso escasso de forma mais otimizada, ai onde envolve uma boa configuração no servidor ou na Rb que faz controle.
    Outro ponto forte, utilização de sistema de gestão, para cadastrar e ter controle financeiro do provedor, recomendo o duobox.
    Um servidor para virtualizar maquinas tais como, VM sistema de gestão, VM DNS unbout, VM sistema de monitoramento da rede.

    Outro detalhe, legalizar o negocio, por que sem isto não tem como trabalhar tranquilo.

  9. #9

    Padrão Re: Preciso de uma ajuda por favor na minha rede 5.8 da ubiquiti

    Muito obrigado pela atenção de vocês, conversando assim com pessoas com mais experiencia tudo fica mais fácil .. rs ... bom então vou tentar fazer da seguinte forma, montar um de AP PAINEL SETORIAL ( com qual radio seria o ideal no painel ? ) para conectar as nano loko 5 e nanostation 5 ? E por BASE STATION com ROCKET de AP para colocar NANO M5 , e nanobrig certo ? Daria certo esse projeto ? no morro que tenho os ap em frente a cidade chega para clientes com no maximo 3 KM ... e com outros PONTO a PONTO com airgrid de 10 KM no maximo ... estamos montando um ponto a ponto para trazer 50 megas de outra cidade com uma distancia de 20 km usando NANOBEAM 400, esse projeto que estou descrevendo aqui seria uma boa opção ou poderiamos melhorar alguma coisa ai, postem suas sugestões amigos, estou muito contente com o retorno que tive e oque ja recebi e aprendi ... ah ... e a legalizaçao foi uma das primeiras coisas que vimos, está em andamento já demos entrada ... muito obrigado mesmo !!!!

    SÓ PARA ENTENDER TAMBÉM, AIRGRID NAO RECOMENDA USAR EM CLIENTE E NEM DE AP ? OQUE POSSO FAZER COM ELAS, ELAS SÃO 2X2 NÉ ?

  10. #10

    Padrão Re: Preciso de uma ajuda por favor na minha rede 5.8 da ubiquiti

    E os links estão super caro na minha região ... R$ 3.000,00 os 15 megas ...Para suportar 150 clientes com planos até 5 megas e 1 de upload, eu precisaria mais o menos do que, será que os 50 vai resolver ?

  11. #11

    Padrão Re: Preciso de uma ajuda por favor na minha rede 5.8 da ubiquiti

    Arthurnet, pelo o que percebo vc compra link caro e vende barato. Isso nao eh viavel. Pesquisa preço nas cidades vizinhas, descobre o que outros provedores estao vendendo, enfim, contrata alguem com experiencia pra fechar seus links e ta dar um suporte, vc aproveita e ganha mais experiencia e evita desperdiçar dinheiro cometendo erros de projeto. E lembre-se: voce precisa comprar bem, pra vender bem, ser lucrativo e competitivo, mesmo que isso signifique ir buscar link longe, no final vc sai ganhando e se nao fizer algum concorrente vai fazer. Abraço e boa sorte no seu negocio.