+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão É possivel conectar Nanobeam M5-16 a SXT 5ND r2

    Bom dia pessoal
    Sou novo no fórum e me perdoem se estou postando em algum lugar errado, de forma errada ou contenha algum tipo de erro, nesse caso se puderem me corrigir eu agradecerei
    Minha questão é a seguinte
    Tenho um ponto de internet em uma residencia e preciso enviar para uma outra que esta a cerca de 50 metros, utilizei dois tp-link's em WDS, funciona, mas fica muito instavel, a conexão as vezes fica em 100% e do nada cai pra 5%, acredito que seja alguma interferencia, já tentei todos os canais e nada. Porem, ganhei de um amigo esses dois aparelhos, um nanobeam M5-16 e um SXT 5ND r2, queria saber se consigo fazer um ponto a ponto (Desculpem se estou errando no termo tecnico); preciso apenas enviar a internet de um ponto A para um ponto B; e claro, se for possível realizar essa conexão, onde consigo um tutorial ou dicas de como o fazer.

    Desde já agradeço a ajuda
    Att.

  2. #2

    Padrão Re: É possivel conectar Nanobeam M5-16 a SXT 5ND r2

    Vende um e compra outro igual para deixar o par.

  3. #3

    Padrão Re: É possivel conectar Nanobeam M5-16 a SXT 5ND r2

    O ideal é fazer como o colega acima disse, mas é possível sim, porém você não poderá utilizar airmax nem nv2.

  4. #4

    Padrão Re: É possivel conectar Nanobeam M5-16 a SXT 5ND r2

    A função do IEEE gerar PADRÕES é essa, permitir que marcar diferentes se comuniquem. Qualquer coisa que siga o padrão 802.11n nessa frequência vai conectar.

    Acho que teria desempenho melhor se colocar o SXT como AP, e o Nanobeam como cliente.
    SXT como AP:


    E o Nanobeam é só colocar como cliente/station, com ou sem WDS, fixar um datarate baixo (Duvido que tenha visada limpa, senão seu equipto atual seria estável. Wifi precisa visada, ignora o fato de dentro de casa ele passar por paredes, em uso outdoor só existe qualidade com uma antena enxergando a outra) tipo MCS12, talvez mexer em ack timeout (Colocar maior que o real, tipo colocar 200m mesmo que a distancia real seja de 50m).

    O setup do nanobeam é igual setup de qualquer roteador de mesa, configura modo, senha, procura rede, manda conectar, salva, etc. SXT é que é diferente, mas todo mikrotik é igual, qualquer coisa google sobre coisas tipo "configurando mikrotik como AP" ou algo assim.

    Nesse caso o tráfego deve ficar provavelmente na casa dos 90Mbps se tiver mesmo visada e zona de fresnel limpa em 50m.
    (E 100M é o limite da porta ethernet, mas não sonhe com isso)

    Não adianta ter NV2 ou Airmax nessa distância se o limite de velocidade será da porta ethernet. Que dá pra conseguir essa velocidade com marcas diferentes isso dá, até misturando algo velho tipo RB433 com cartão R52nm como AP e Nanobridge como cliente, trafegar 60 a 80Mbps half com esse equipto em 3 ou 4Km é fácil.

  5. #5

    Padrão Re: É possivel conectar Nanobeam M5-16 a SXT 5ND r2

    Muito obrigado pela ajuda galera e Rubem, valeu pela explicação, sua explicação deu uma clareada muito boa nas minhas duvidas e me ajudou muito, porém, eu vou ter a oportunidade de pegar um NanoLoco M5, vocês acham que seria ideal colocar ele pra comunicar com o nanobeam ao invés do SXT?
    Mais uma vez obrigado pela ajuda

  6. #6

    Padrão Re: É possivel conectar Nanobeam M5-16 a SXT 5ND r2

    Nanostation é mais VELHO que os Nanobeam, tecnologia mais antiga com desempenho menor.
    E os Nanostation LOCO são a versão BARATA e CAPADA dos Nanostation, desempenho ainda mais inferior.

    Esse SXT que você tem não é tão ruim. O SXT basicão seria o SXT Lite5, ele seria o equivalente ao Nanostation Loco M5.

    NSLoco em PTP de 50m é tranquilo, mas tem que ver que tipo de tráfego vai ter, se for só internet, e coisa tipo 5-20Mbps tá tranquilo, mas se começar a colocar trafego de rede interna (Hospedar conteúdo num lado pra rodar no outro, dlna e cia) aí o desempenho inferior da linha Loco faz diferença.

    Se já tem equipamento, usa o que tem, nessa distância não vale a pena gastar nem R$ 1 pra trocar algum dos equiptos, gasta esse dinheiro em mastro pra colocar os 2 com visada limpa, e em aterramento ou protetor de surto pras portas ethernet.

  7. #7

    Padrão Re: É possivel conectar Nanobeam M5-16 a SXT 5ND r2

    para ponto a ponto pode usar esses mesmos e vai funcionar perfeito, nao precissa NV2 nem AIRMAX . Configure no protocolço 802.11n ambos equipamentos.

  8. #8

    Padrão Re: É possivel conectar Nanobeam M5-16 a SXT 5ND r2

    Citação Postado originalmente por Mizael Ver Post
    Bom dia pessoal
    Sou novo no fórum e me perdoem se estou postando em algum lugar errado, de forma errada ou contenha algum tipo de erro, nesse caso se puderem me corrigir eu agradecerei
    Minha questão é a seguinte
    Tenho um ponto de internet em uma residencia e preciso enviar para uma outra que esta a cerca de 50 metros, utilizei dois tp-link's em WDS, funciona, mas fica muito instavel, a conexão as vezes fica em 100% e do nada cai pra 5%, acredito que seja alguma interferencia, já tentei todos os canais e nada. Porem, ganhei de um amigo esses dois aparelhos, um nanobeam M5-16 e um SXT 5ND r2, queria saber se consigo fazer um ponto a ponto (Desculpem se estou errando no termo tecnico); preciso apenas enviar a internet de um ponto A para um ponto B; e claro, se for possível realizar essa conexão, onde consigo um tutorial ou dicas de como o fazer.

    Desde já agradeço a ajuda
    Att.

    amigo 50 metros, não seria melhor vc puxar utp não?

  9. #9

    Padrão Re: É possivel conectar Nanobeam M5-16 a SXT 5ND r2

    Bom dia Galera
    Obrigado pela ajuda de todos, eu sinceramente não tinha nem ideia de como configurar nenhum desses aparelhos e não sabia como eles funcionavam, decidi usar os dois ubiquiti's, vi uns videos e consegui configurar, infelizmente não tinha como passar utp isaquebrumel, pois era do outro lado da rua, como uma das casas é de 3 andares, coloque um dos aparelhos no telhado e ficou com visada. Pelo que tenho até agora ta funcionando perfeitamente, afinal de contas é só pra passar internet que por enquanto é de 5mb e não deve passar de 35mb a medio prazo.

    Agradeço a todos pela ajuda.