+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ip valido

    Amigos sou meio lego na parte de ip valido. Eu tenho 3.
    Quero saber o que eu posso fazer com ip valido, qual a finalidade ? com mikrotik ?
    com ip valido eu posso mudar o nome do provedor, que aparece quando o cliente faz teste de velocidade ?
    Qual o melhor meio de utiliza-lo

  2. #2

  3. #3

    Padrão Re: Ip valido

    Explicação simples, espero que tire suas duvidas.

    IP valido ou IP público, diferente do IP privado esse IP é visível/acessível de qualquer outra rede que esteja conectada a Internet. É um IP único.

    Diferença entre IP Público e IP privado. IP privado é o endereço utilizado para a identificação de um dispositivo dentro de uma rede. Eles não são válidos na internet. Por outro lado, o IP público é para dispositivos acessíveis na internet.


    Endereço de IP ou Internet Protocol é o número que funciona como um identificador para os dispositivos conectados juntos em uma rede de computadores. Os computadores usam endereços de IP para identificar uns aos outros e os dados que são enviados de um computador a outro. É um número único ou exclusivo. Este número é também conhecido como número IP.

    Para mudar/aparecer o nome do seu provedor no teste de velocidade, você tem que ter sua ASN ou Autonomous Sistem Number (Entenda ASN: ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter28/07-Asbr.pdf).

    Finalidade: Com esse IP público configurado em seu servidor/mikrotik, você pode acessar o mesmo de qualquer lugar que esteja desde que tenha internet lógico.

    A melhor forma de utilizá-los é configurando em seus servidores principais (caso tenha mais de 1). Sendo assim, você pode monitora-los remotamente e acessar também para configurar ou verificar necessidades.

    Você tem 3 IPs públicos, ai você diz... Tenho mais de 3 server/equipamentos e gostaria de acessar esses outros equipamentos remotamente. Com esses IPs públicos você pode direcionar o acesso para tais equipamentos configurando IP_do_equipamentoorta.

    Ex: Nanostation IP privado: 10.1.1.200
    No mikrotik em IP>Firewall>NAT você cria uma regra de redirecionamento para o IP 10.1.1.200 para acesso na porta 8180

    A partir dai você pode acessar esse equipamento com IP público+porta de qualquer lugar na terra onde tenha internet claro.

    Ex de acesso supondo que seu IP público é: 189.36.255.100.
    Para acessar o Nanostation de IP privado 10.1.1.200 você usaria o IP público+porta que você setou no mikrotik ex: http://189.35.255.100:8180 e assim você estaria acessando seu Nanostation remotamente.

    Se ajudei clica na estrelinha.