+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Usar mikrotik SXT Lite 5 como roteador wifi

    Pessoal uso internet via rádio aqui em casa, e eu uso um mikrotik sxt para receber o sinal do provedor, alguem sabe como configurar o sxt para receber a internet do provedor e pelo mesmo sxt compartilhar a internet wifi na frequencia de 2.4 Ghz (802.11g/n) ?

  2. #2

    Padrão Re: Usar mikrotik SXT Lite 5 como roteador wifi

    Boa tarde,

    Não é possível, o SXT Lite 5 é 5.8Ghz. Ficaria mais interessante comprar um roteador caseiro.

  3. #3

    Padrão Re: Usar mikrotik SXT Lite 5 como roteador wifi

    Rum, cara o sxt também pode rodar na frequencia 802.11g/n . É possivel sim, eu só nao sei como faço para receber na frequencia 5.8 e compartilhar na 2.4 (802.11g/n)

  4. #4

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Usar mikrotik SXT Lite 5 como roteador wifi

    Pegue o manual e veja, o colega @faelldantas já disse que esse rádio só trabalha em 5ghz, mas como você afirma que que faz 2ghz, pegue o manual e boa sorte.

  5. #5

    Padrão Re: Usar mikrotik SXT Lite 5 como roteador wifi

    O próprio "5" da referencia da sxt, equivale a 5GHZ.

    Agora existe a SXT Lite 2, essa sim trabalha em 2.4.

    Verifique qual é a sua.

  6. #6

    Padrão Re: Usar mikrotik SXT Lite 5 como roteador wifi

    Não tem como fazer isso. Pra começar a licença original não faz modo AP. Você vai ter que adquirir uma licença que faça. Já não vai justificar seu investimento. É a nomenclatura 5 é somente 5ghz.

  7. #7

    Padrão Re: Usar mikrotik SXT Lite 5 como roteador wifi

    E sobre modificar o SXT 5 pra operar em 2,4GHz, na parte física ia precisar trocar o amplificador, metade das bobinas e metade dos capacitores, e como não existe mais esquemário de produto teria que comprar um SXT 2,4GHz pra copiar o circuito.

    Na parte do software ia precisar refazer tudo pra aquele chipset mandar os comandos via GPIO pro amplificador 2,4GHz, fora fazer o próprio chipset de RF operar em 2,4GHz (Esse não precisa trocar, ele opera em 2,4 e 5GHz). Mas assim como não existem esquemário disso, a Mikrotik não fornece o código fonte do RouterOS, ele é linux mas NÃO é opensource.

    Você teria MAIS trabalho alterando isso do que construindo do zero um AP 2,4GHz.

    Vende esse SXT lite5 e compra um SXT 2HnD.

    (Mas G com D não tem como, G é single-chain, não usa Dupla polarização, se o provedor ainda vive na década passada usando G então é melhor usar um equipamento de antena simples, que é muito mais barato, pagar por dupla-polarização e usar G é queimar dinheiro)

  8. #8

    Padrão Re: Usar mikrotik SXT Lite 5 como roteador wifi

    Citação Postado originalmente por Neyvaldo Ver Post
    Rum, cara o sxt também pode rodar na frequencia 802.11g/n . É possivel sim, eu só nao sei como faço para receber na frequencia 5.8 e compartilhar na 2.4 (802.11g/n)

    esta equivocado, esse radio é 5.8 GHz conforme disse o colega faelidantas,

  9. #9

    Padrão Re: Usar mikrotik SXT Lite 5 como roteador wifi

    Mas já vi vídeos, em que configuram o mikrotik para fazer setoriais para redes de notebook e celular.

  10. #10

    Padrão Re: Usar mikrotik SXT Lite 5 como roteador wifi

    Sim, mikrotik faz a função de AP, porém necessita de uma licença LVL 4 ou mais. tem que entrar no site e verificar.

    E em relação a Notebook e Celular . os meus por exemplo tem Chipset A N, portanto consigo encontrar redes 5.8.

    porém mudar um equipamento onde a antena é 5.8, e nem existe a opção de 2.4 acho impossível fazer.

  11. #11

    Padrão Re: Usar mikrotik SXT Lite 5 como roteador wifi

    Compra uma RB433 e 2 cartões, digamos 2 EMP8602 usados de R$ 50 cada.

    Põe um como cliente de rede 5,8GHz, e põe outro como AP 2,4GHz, cada um numa antena.

    Simples.

    Pra isso que existe RB tipo a RB133, RB532, RB333, RB433, RB493 e etc, com múltiplos slots mini-pci, pra usar mais de uma etapa de RF, cada uma pode ficar numa frequencia (Pode usar um cartão XR2 a 2,4GHz, um XR5 a 5,8GHz, e um SR9 a 900MHz, na MESMA RB).

    Mikrotik é o fabricante do hardware e software (RouterOS), eles tem um MUNDO de aparelhos diferentes, o RouterOS na SXT Lite5 é bem igual o RouterOS numa RB433 com 1, 2 ou 3 cartões, "ver" uma RB com AP+Cliente seja 2,4 + 5,8 ou 5 + 5,8GHz é bem fácil.

    (E nem é caro equipto usado, se ver o preço de RB433 usada, e de cartão antiquado usado tipo o emp8602. Já coloquei umas duzias de fazendas e empresas com isso, RB simples com um cartão como cliente numa faixa, e outro cartão como AP em outra, pra evitar queima de lan por cabos ethernet longos)

  12. #12

    Padrão Re: Usar mikrotik SXT Lite 5 como roteador wifi

    Alias... solução mais em conta. Uma dessa:
    http://routerboard.com/RB411AR

    Com um cartão desse:
    http://routerboard.com/R52N

    E pronto, pode ter AP 5GHz e cliente 2,4GHz, ou cliente 5GHz e AP 2,4GHz...

  13. #13

    Padrão Re: Usar mikrotik SXT Lite 5 como roteador wifi

    Citação Postado originalmente por Neyvaldo Ver Post
    Mas já vi vídeos, em que configuram o mikrotik para fazer setoriais para redes de notebook e celular.

    Sim voce pode configurar para fazer setoriais para Notebook e celular porem no modelo SXT 2 , nao o SXT 5.