+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena mANT30

    Ola boa tarde a todos. estou para montar um novo ponto de acesso e para chegar com link ate la estou pensando em utilizar um par de antenas mant30 mais duas rb912. pergunta, pensando em uma atualização no futuro pergunto, estas antenas ja estão prontas para AC?

    desde ja agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Antena mANT30

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    Ola boa tarde a todos. estou para montar um novo ponto de acesso e para chegar com link ate la estou pensando em utilizar um par de antenas mant30 mais duas rb912. pergunta, pensando em uma atualização no futuro pergunto, estas antenas ja estão prontas para AC?

    desde ja agradeço.
    Boa tarde,estão preparadas para a linha AC sim.O é importa é ela ser compatível com o radio 2x2 no caso.Hj tem apenas a antena da Ubnt que dizem sem especifica pra AC,mas na realidade não tem necessidade.
    Qualquer coisa add meu skype - vendas2.powernetwork

  3. #3

    Padrão Re: Antena mANT30

    Antena é elemento passivo. Ela entende de conduzir elétrons eficientemente em uma frequência específica, nada mais.

    A antena não sabe se esses elétrons são de um rádio comunicando em 802.11ac, 802.11n, protocolo proprietário ou qualquer outra coisa, isso não importa.

    Achar que protocolo depende de antena é uma bela forma de perder dinheiro sendo vítima de estratégias de markenting desonestas e confusas (sim, estou falando das antenas AC da UBNT).

  4. #4

    Padrão Re: Antena mANT30

    Mas eu vi comentarios de gente entendida dizendo que as antenas antigas não estariam preparadas para ser usadas com canais com 80mhz de largura

  5. #5

    Padrão Re: Antena mANT30

    Não vejo sentido nessa afirmação.
    As antenas mais simples são produzidas para ter maior ganho em uma faixa de cerca de 100MHz, aproximadamente de 5.7GHz a 5.8GHz.

    As melhores, mesmo antigas, tem ganho suficiente para serem usadas na faixa de 5.1GHz a 5.8GHz, não entendo como um uso de 80MHz nesses intervalos pode ter algum problema.

    A necessidade do protocolo AC é de melhores níveis de sinal e SNR (assim como qualquer aumento de modulação), o que implica também em precisar de melhor bloqueio de interferência. Nesses aspectos que não é qualquer antena que vai dar bons resultados, mas não necessariamente isso é por causa do protocolo de comunicação (802.11ac) ou da largura de canal. Até porque, ninguém disse que só se usa AC com 80MHz ou mais.

    Esse é o entendimento que tenho. Talvez quem afirmou isso sobre os 80MHz tenha alguma explicação sobre alguma questão que não entendo.

  6. #6

    Padrão Re: Antena mANT30

    Não sou engenheiro de telecomunicações. Mas tenho uma teoria bem básica sobre o funcionamento. Realmente seu argumento me parece válido. Imagino que estas antenas mais conhecidas possam operar nestas faixas de 5.1 a 5.8 talvez até um pouco mais e um pouco menos....
    Última edição por leosmendes; 13-11-2015 às 11:20.

  7. #7

    Padrão Re: Antena mANT30

    O único eventual problema de antena antiga seria ter diferença muito grande de ganho dentro dos 80MHz, digamos 28dBi em 5720MHz e 30dBi em 5790MHz.

    Mas nenhuma antena antiga ou nova tem isso, quando muito o ganho varia 0,5dBi em 100MHz.

    Fora que o uso típico é canal de 20MHz (Quem precisa mais banda deve usar cabo, e não poluir uma largura maior tipo 40 ou 80MHz, wifi não foi feito pra altas bandas), se usar digamos 5720 a 5800MHz, e algum vizinho for um cliente de um AP em 5765MHz (Que vai de 5755 a 5775MHz) essa faixa vai ter sinal bem mais ilegível que a 5720MHz, será uma situação muito pior que ter diferença de ganho.

    Hoje o espectro está uma zona (Por conta dos idiotas que usam idiotices tipo 80MHz, ou potência tipo 45dBm EIRP sem radome), você só vai encontrar uma faixa limpa de 40 ou 80MHz na roça, porque nas áreas urbanas todas tem algum uso próximo ou distante, e é sinal tão alto que causa MUITO mais problemas que uma suposta antena antiga com 2dBi de ganho conforme a extremidade do canal (Do canal idiota de 80MHz... humanos com cérebro não usam isso).

    Então quem diz que antena antiga não está preparado pra AC é bem burrinho, nem o fato de ser polarização simples impede o uso de AC (AC opera em pol. simples, igual N, o uso de DP é uma POSSIBILIDADE tanto em N como AC, uma coisa é o modo e outra completamente diferente é o numero de chains. Pode usar 1 a 4 chains tanto em AC como em N. 2 chains é uma POSSIBILIDADE assim como o uso de 4, se dupla-polarização for regra então o uso de 4 também deve ser. Uma coisa é a burrice de usar pol. simples em pleno 2015 em área onde se exige muito tráfego, isso desperdiça canal, mas se fosse mesmo pra otimizar o uso dos canais todo mundo devia ter radome, antena de angulo mínimo (Nada de lixo tipo CPE com antena de 30 a 60°), e usar 3 ou 4 chains (Polarizações intermediárias), não dá pra transformar POSSIBILIDADE em OBRIGATORIEDADE, tanto N como AC podem operar em polarização simples, alias, se for viver em 2009 e usar pol. simples então USE AC, com mais portadoras e modulação mais eficiente esse é o melhor uso pra antenas velhas, usar A só porque tem antena velha é uma bobeira enorme).

    Se for ver a curva do VSWR, nas antenas AC ela é exatamente igual as antenas antigas (De 2010 quando N já existia, ou de 2003 quando só existia A), não sei se onde uns anteneiros leigos tiram que AC exige antenas especiais.

    (E fabricante mundial faz antena pro mundo todo e não só pra esse canto minúsculo que é o brasil, no mundo todo os usos vão literalmente de 4,9 a 6,1GHz, uma antena feita pro mundo todo precisa ter ganho equalizado em todo esse espectro, nada de 27dBi a 5,1GHz e 30dBi a 5,8GHz, isso sim umas antenas gringas antigas tinham (Mas era LINHA, não características de produto antigo, por exemplo tenho umas L-com 5,7GHz, oficialmente ela é pra faixa dos 5725 a 5835MHz, nada além disso. Ela sim tem ganho menor lá pelos 5,3GHz, mas isso não impede o uso em AC (Poderia até usar um ridículo/idiota/imbecil canal de 160MHz que mal tem 1dBi de ganho de um extremo ao outro (5685 a 5845MHz), isso só chegou no brasil porque uns importadores burros (Ou contrabandistas que trazem tudo frio via PY, esses são os mais leigos e desinformados) trouxeram sem saber a legislação local, a L-com fabricava isso nos EUA pra usos específicos (5,8GHz tem potência legal mais alta que 5,4GHz, faz sentido usar 5,8GHz pra PTP e 5,4GHz pra PTMP), uns importadores burros vendiam como antena pra todo uso por ignorância, mas mesmo a pior antena, com faixa bem restrita, ainda serve pra AC, afinal MCS8 em AC com 20MHz ainda é AC, isso é exatamente o mesmo uso do canal em largura que se fazia em 2003 com A (Muda a quantidade de portadoras, e a modulação, mas isso pra antena é irrelevante).

    Enfim, tem que chamar de BURRO quem diz que alguma antena não serve pra N ou AC, só assim pra esse povinho parar de falar besteira.

    (20MHz em pol. simples, em MCS8, é AC. Assim como N pode ser usado em 10MHz em pol. simples em MCS0 com sinal -85dBm)

  8. #8

    Padrão Re: Antena mANT30

    bem agradeço a todos pelas orientações.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    Ola boa tarde a todos. estou para montar um novo ponto de acesso e para chegar com link ate la estou pensando em utilizar um par de antenas mant30 mais duas rb912. pergunta, pensando em uma atualização no futuro pergunto, estas antenas ja estão prontas para AC?

    desde ja agradeço.
    Meu caro, consulta as especificações do fabricante da antena e verifica se ela tem banda passante (BW) de 80 ou 160MHz. Ninguem vai poder te responder essa pergunta, so o fabricante!!!