+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sugestão Loader Balance

    Prezados,

    Gostaria de uma sugestão, qual equipamento mikrotik utilizar para um Loader balance.

    Atualmente tenho um link de 100M e preciso contratar mais banda, mais gostaria de contratar outra empresa para ter uma especie de backup caso algum dos link caia.

    O que eu tenho que levar em consideração para a escolha desse equipamento, para que eu nao tenha problemas com performance? Banda que vai passar pelo equipamento? quantidade de pacotes? Cliente que tenho?

    Desde ja agradeço a ajuda de todos.
    Dioni

  2. #2

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Vai de RB 1100 ahx2.



    Não se esqueça de clicar na Estrelinha, *

  3. #3

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Obrigado Max Networks,

    Gostaria de entender por que a RB 1100 ahx2?

  4. #4

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Ja andou de Ferrari? Se a Ferrari é Boa e se tiver testado, pode dar referencia dela, Por isso recomendo a RB 1100 ahx2, Ja trabalhei com ela e conheço varias que estao fazendo esse trabalho, Tbm ja fiz balance em RB450g. Mais ai fica a seu critério qual usar.

    Agora se quer saber sobre, http://routerboard.com/RB1100AHx2

    Não se esqueça de clicar na Estrelinha, *

  5. #5

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Citação Postado originalmente por dionialves Ver Post
    Prezados,

    Gostaria de uma sugestão, qual equipamento mikrotik utilizar para um Loader balance.

    Atualmente tenho um link de 100M e preciso contratar mais banda, mais gostaria de contratar outra empresa para ter uma especie de backup caso algum dos link caia.

    O que eu tenho que levar em consideração para a escolha desse equipamento, para que eu nao tenha problemas com performance? Banda que vai passar pelo equipamento? quantidade de pacotes? Cliente que tenho?

    Desde ja agradeço a ajuda de todos.
    Dioni
    Vai usar somente de backup? Vai ficar parado o link? Ou vai fazer balanceamento?
    Um equipamento que pode te atender é o TP-Link ER5120. Custa uns 900 reais.
    Tenho alguns no uso. Não tenho problemas.

  6. #6

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Bom esses tp-link eu uso tambem. O problema deles eh que muitas vezes o link cai e o equipamento nao percebe, tem que reiniciar ele manualmente.

  7. #7

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Outra opção muito boa visto a alta do dolar e a RB850Gx2. Muito boa e ta na faixa de R$ 800,00.

  8. #8

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Bom esses tp-link eu uso tambem. O problema deles eh que muitas vezes o link cai e o equipamento nao percebe, tem que reiniciar ele manualmente.
    É só ativar o modo ppoe avançado e configurar pra quando o roteador da prestadora nao responder em X segundos durante Y vezes, ele desconecta e conecta. Coisa boba de fazer.

  9. #9

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    É só ativar o modo ppoe avançado e configurar pra quando o roteador da prestadora nao responder em X segundos durante Y vezes, ele desconecta e conecta. Coisa boba de fazer.
    @mathcardoso , obrigado cara, você não sabe o problema que é isso aqui, inclusive isso é tema de tópico aqui e ninguém nunca resolveu. É em PPPoE Advanced Settings, né?
    como funciona vc configura pra pingar um ip publico tipo google? tem como mandar um print da tela configurada?.

  10. #10

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Estrelinha pra voce

  11. #11

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Estrelinha pra voce
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2015-11-15 12.27.43.png
Visualizações:	231
Tamanho: 	32,6 KB
ID:      	61674

    Assim, nunca tive problema. Nao esquece de colocar a velocidade.

  12. #12

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Pra que serve a velocidade?

  13. #13

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Quem usa o 480t+ pode ser premiado com uma leva que tem problema, eles travam o acesso http ao equipamento, nao da pra fazer nada, para de atualizar os services, tipo no-ip, e não funciona o LB certo. Se passar de 15Mb, troque pro ER5120, se for até 10Mb, use o 470t+.

  14. #14

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Pra que serve a velocidade?
    O equipamento faz monitoramento da velocidade, pra saber pra qual link ele vai mandar se um estiver com consumo alto. Senao fica no padrao, 1 pra cá, 1 pra lá. Coloca a velocidade, vai Advanced e ativa Enable Bandwidth Based Balance Routing.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de tela 2015-11-15 12.34.14.png
Visualizações:	181
Tamanho: 	57,2 KB
ID:      	61675
    Se tiver problema com paginas de banco, 443 e afins. Tem que ativar o Enable Application Optimized Routing e na Policy Routing tem que fazer o redirecionamento pra uma Wan soh.

  15. #15

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Se nao ativar o Enable Application. Ele "soma" os links, se tiver 4 Wan de 10Mb e usar um torrent, teste de velocidade que quebra link, ele vai no caso baixar a 40Mb. Agora se ativar para evitar problemas com a 443, ele vai usar os links mas com inteligencia, Se vc abrir uma sessão do BB.com.br, ele vai te manter no mesmo link. Se um cliente abrir um torrent, ele vai criar uma sessão com o link que for escolhido e vai manter nesse link, se um segundo cliente abrir um video no youtube, ele vai ver que o link ta saturado e vai mandar pra um dos outros 3. É meio complexo, mas acho que dá pra ter uma noção.

  16. #16

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Citação Postado originalmente por mathcardoso Ver Post
    Se nao ativar o Enable Application. Ele "soma" os links, se tiver 4 Wan de 10Mb e usar um torrent, teste de velocidade que quebra link, ele vai no caso baixar a 40Mb. Agora se ativar para evitar problemas com a 443, ele vai usar os links mas com inteligencia, Se vc abrir uma sessão do BB.com.br, ele vai te manter no mesmo link. Se um cliente abrir um torrent, ele vai criar uma sessão com o link que for escolhido e vai manter nesse link, se um segundo cliente abrir um video no youtube, ele vai ver que o link ta saturado e vai mandar pra um dos outros 3. É meio complexo, mas acho que dá pra ter uma noção.
    Suporta de boa Mais 2 links de 100Mb um Tplink ?


    Eu ia recomendar a ele a 1100Ahx2 mesmo, ou ainda ate uma CCR1009, que ja poderia suportar ate mais trafego ai futuramente.

  17. #17

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    Citação Postado originalmente por Fcnetwork Ver Post
    Suporta de boa Mais 2 links de 100Mb um Tplink ?


    Eu ia recomendar a ele a 1100Ahx2 mesmo, ou ainda ate uma CCR1009, que ja poderia suportar ate mais trafego ai futuramente.
    Olha no caso o ER5120, 100Mb ele suporta sim, não coloquei mais que isso, mesmo pq não tive necessidade. Com 60Mb ele fica na faixa de 32% de cpu usada. Ele tem 128MB de RAM DDR2.

    Ele é Gigabit, tanto WAN quanto LAN.

  18. #18

    Padrão Re: Sugestão Loader Balance

    amigo depois que descobri o pfsense não quero outra coisa, tenho 3 vdsl de 50mb da gvt somando 150mb, ficam parados o tempo todo e em caso de queda no meu link é só virar a rota, o pfsense faz o balance perfeitamente, parece um relogio, até o consumo de link ele tenta manter sempre por igual e o melhor, gratis. Qualquer pentium4 com 1gb de memoria faz o que vc quer ..... ja usei mikrotik, peplink, BFW e pelo menos pra mim o pfsense é muito superior.