Resultados da Enquete: Dentre os equipamentos apresentados, qual escolheria?

Votantes
8. Você não pode votar nesta enquete
  • TP Link

    2 25,00%
  • WOM 5000

    4 50,00%
  • Outro, favor citar.

    2 25,00%
Enquete de Múltipla Escolha.
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Boa Noite!!!
    Estou para montar uma rede ponto a ponto, sendo AP- CLIENTE.
    Estou em duvida em que aparelho utilizar
    TP LINK WA5210G OU WOM 5000.
    Distancia AP - CLIENTE = 700 metros, com algumas árvores pelo caminho.
    Os dois aparelhos possuem funções bem parecidas, porém já tive problemas com alguns
    equipamentos da Intelbras.

    Necessidade:
    No AP possuo um link de 50 megas de internet, se chegar pelo menos 25 megas no cliente já estou satisfeito.

    A Duvida:
    Será que o equipamento da TP Link da conta do recado?
    Qual dos dois vale mais a pena?

    Motivo desse trabalho todo:
    Minha casa é o AP, onde possuo 50 megas de internet.
    O cliente será a casa da minha mãe, onde atualmente ela possui uma conexão ADSL
    de 2 megas, o que é insuficiente para atender as minhas necessidades.
    Tive que vir morar na casa da minha mãe, para que ela não fique sozinha,
    após o falecimento do meu irmão


    Desde já agradeço a ajuda de vocês!
    Abraços!

  2. #2

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Primeiramente, se tem obstáculos no meio do caminho, não vai ter como garantir com nenhum equipamento, a zona de fresnel tem que ser livre.

    Com o TP-Link vai ser impossível, visto que é 2,4Ghz e não consegue entregar toda essa banda.
    Se tivesse "visada" 100%, talvez com WOM5000 MiMo você conseguisse passar os 50Mb, esse dai que você postou é o SiSo.

    Mas você consegue ver os dois pontos? Só ver não basta, teria que ter altura suficiente para a zona de fresnel não ser obstruída.
    Leia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_de_Fresnel

  3. #3

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Amigo, gasta um pouco mais em cada equipamento, mas evita dor de cabeça futura. Usa equipamento melhor, como por exemplo Airgrid M5 ou até mesmo RB Groove(2 Level 3 resolve)+Antena grade 5.8ghz da Oiwtec.

  4. #4

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Sim, consigo ver os dois pontos.

  5. #5
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    caro josevivans,

    atualmente, tenho um enlace de aproximadamente 1 km de distancia, utilizando 2 wom 5000 mimo. Hoje tenho um throughput de 45 Mbps TX/RX e acredito que irá atender sua necessidade. Porém, vale salientar, que vai depender de n fatores para seu enlace (ambiente, clima, arvores...). Como nosso amigo informou, se tem árvores que possam obstruir a zona de fresnel, então acredito que terás dificuldade para fechar o enlace com o throughput necessário.

  6. #6

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Pelo que tô verificando, vou comprar o WOM 5000 MIMO msm

  7. #7

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    A CPE 5GHz da TP-Link é a WA7510.
    Mas é velha.
    A CPE mais nova 5GHz da TP-Link é a 510N. Essa está bem melhor que Wom5000.


    Favor não usar 2,4GHz outdoor, guarda essa faixa pra quem não tem outra opção, tipo smartphones e notebooks em uso doméstico.

  8. #8

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Citação Postado originalmente por josevivasn Ver Post
    Pelo que tô verificando, vou comprar o WOM 5000 MIMO msm
    Amigo,
    WOM 5000 MIMO no Mercado Livre: R$288,00
    Airgrid M5 HP no Mercado Livre: R$308,00

    R$20,00 de diferença para equipamentos que são totalmente diferentes. Airgrid M5 é 1000 vezes melhor do que WOM. WOM, além de ter o problema de CCQ, quando há barreiras entre os pontos, o sinal perde muito desempenho. WOM para PTP não compensa.

  9. #9

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Como eu sou do RJ, aqui usamos um site de pesquisa de preços, o BOA DICA
    O Wom 5000MIMOWom 5000MIMO R$ 270,00
    o M5 tá R$383,90.
    Diferença de mais de 100 reais.

  10. #10

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Citação Postado originalmente por josevivasn Ver Post
    Como eu sou do RJ, aqui usamos um site de pesquisa de preços, o BOA DICA
    O Wom 5000MIMOWom 5000MIMO R$ 270,00
    o M5 tá R$383,90.
    Diferença de mais de 100 reais.

    AirGrid M5 é SiSo, unica vantagem dela seria o ganho maior.
    Mas na sua situação, onde a distância é pequena, os 14dBi do WOM são mais do que suficientes, e ele é MiMo.
    Nessa sua situação, o WOM com certeza vai entregar mais banda que a AirGrid.
    Se seu PTP fosse de alguns KM, ai a AirGrid teria vantagem pelo ganho.

    A verdade é que, nem o WOM e nem a AirGrid são equipamentos para PTP... mas como seu caso não é nada profissional, um equipamento desses te atenderia.

    Só não sei dizer nada a respeito do TP-Link que o rubem indicou, pois nunca usei.
    Mas se ele disse... pode pra confiar.

  11. #11

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    O M5 Ficaria dificil um pouco complicado p/ comprar aqui na minha região...
    o WOM5000 fica mais fácil;

  12. #12

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Nossa cara... Airgrid SISO?
    Airgrid é MiMo 2x2.

    Airgrid é muito superior a qualquer equipamento da Intelbras, pelo menos por enquanto.

    Bom, cada um trabalha com aquilo que quer, souber e puder.

    EDIT:
    Segue anexo de um cliente meu que usa uma Airgrid em um POP que é multimarcas, ou seja, sem AirMax habilitado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Airgrid 2x2.png
Visualizações:	223
Tamanho: 	173,5 KB
ID:      	61679  

  13. #13

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Airgrid nunca foi MIMO.

    Se chama "M5" por bobeira, mas é polarização simples, e só 1 chain.
    (TPLink WA7510 tem antena de polarização dupla, mas só 1 chain, não faz MIMO apesar da antena DP. Airgrid é pior que isso, 1 chain e 1 polarização)

    Alias, a grade do Airgrid é retangular, pra ter dupla polarização com mesmo ganho nas 2 polarizações ela precisaria ser redonda ou quadrada.

    O equivalente dupla-polarização da UBNT era o Nanobridge, com um disco redondo tem o mesmo ganho nas 2 polarizações.

    Assim como Nanobridge já foi substituído por Nanobeam, os Airgrid já tem um substituito, que é a linha LiteBeam. Pode ver que é retangular, pelo mesmo motivo, só precisa alto ganho numa polarização, já que é CPE de 1 chain apenas, com 1 polarização:
    https://www.ubnt.com/airmax/litebeam-m5/


    (E eu só citei que a TPLink 510N se sai melhor que Wom, não necessariamente recomendo (O que definitivamente não usaria pra tanta banda é WA7510 nem linha Loco), 50Mbps é muito trafego pra CPE doméstica, com 700m precisa zona de fresnel muito limpa pra passar tanta banda até num SXT 5hpnd ou Nanobeam 16dBi)

  14. #14

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Estou me convencendo que a melhor opção será mesmo a AIR Grid, tendo em vista a banda de 50 megas.
    Obrigado pelo print, bem decisivo!!!

  15. #15

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Tem Wom5000 polarização simples.

    Tanto que ele se chamava só Wom5000, hoje é Wom5000i
    A versão com 2 chains se chama, adivinhem.... Wom5000 MIMO.
    Conferir: http://redesoutdoor.intelbras.com.br/produtos/wisp

    Tá cheio de Wom5000 antigo a venda. O mais barato do ML é a versão não-MIMO:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...i-wom-5000-_JM
    Idem pro mais barato no BoaDica: http://boadica.com.br/produtos/f1836/136594.html
    Então na hora de comprar teria que procurar Wom5000 MIMO, ignorar os produtos sem mimo no nome.

    Sobre 50Mbps com Airgrid, só consegue isso com mais de 20MHz de largura no canal. E pra que poluir 40MHz se usando dupla polarização dá pra poluir só 20MHz?

    O espectro está uma ZONA no brasil por conta dessas bobeiras, usar canal largo ou potência alta demais pra tentar resolver problema de falta de visada ou de falta de mais chains no hardware.

  16. #16

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Eu iria de SXT Lite5. Minha rede é 98% dos equipamentos UBIQUITI, mas no ultimo mês resolvi dois problemas de enlace críticos, resolvi com MIKROTIK. Como todos sabem é bem mais fácil levantar um enlace UBNT, mas essa facilidade acaba removendo diversos recursos, já com MIKROTIK podemos ver bit a bit o que está acontecendo.
    E no seu caso, até o preço do equipamento está a seu favor.
    Não conheço nada na faixa de R$ 280,00 hoje melhor do que a SXT Lite para distancia que vc quer trafegar 50M. Esse preço está no Mercado Livre.

  17. #17

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Obrigado.

  18. #18

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    No Air Grid, posso colocar um cabo de qnts metros?

  19. #19

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Ola bom dia !
    Vou dar a minha opniao tambem ! Cara ou SXTlite5 MK ou a nanobeam M5 16Dbi ( subistitui as nanos Locom5) .
    Ambas MIMO 2x2 , a nanobeam é ate mais direcional.
    As 2 suportam 50 Mbps nessa distancia, tenho vários clientes com cases real.
    Abraços e boa sorte ..

    Sobre o cabo da distancia do cabo de rede, recomendo ate uns 30 metros, e se possível use cabo de rede blindado que tenha o fio de aterramento.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por josevivasn Ver Post
    Estou me convencendo que a melhor opção será mesmo a AIR Grid, tendo em vista a banda de 50 megas.
    Obrigado pelo print, bem decisivo!!!
    Amigo, AirGrid nunca foi e nunca será MIMO, nem AirGrid M5 e nem a LiteBeam M5... ambos são equipamentos da UBNT e são apenas UMA CADEIA!
    Ignore o print... as informações ali não condizem com a realidade, ou o firmware ta bugado ou é montagem.
    Se quiser confirmar, pesquise no google imagens por prints de AirGrid e verá.


    Então, justamente porque você quer uma banda de 50Mb que a AirGrid não é interessante... com uma cadeia só é mais dificil conseguir essa banda, ainda mais com enlace obstruído!
    Se quiser usar Ubiquiti, então compre outro equipamento, mas que seja MIMO, como por exemplo: NanoBeam 16, NanoLoco M5, NanoStation M5 ou PowerBeam M5.