Resultados da Enquete: Dentre os equipamentos apresentados, qual escolheria?

Votantes
8. Você não pode votar nesta enquete
  • TP Link

    2 25,00%
  • WOM 5000

    4 50,00%
  • Outro, favor citar.

    2 25,00%
Enquete de Múltipla Escolha.
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Nessa distância funciona fácil !! Não esquecendo da Zona de Fresnel. Simplesmente ver o ponto A do ponto B, não significa que está desobstruído.
    Mas fora isso é muito perto, pode por a potência no mínimo.
    Eu insisti antes em Mikrotik, pois temos como monitorar o exato consumo de processador e memória do equipamento. Pois muitos enlaces não trafegam a banda esperada por exceder o limite de processamento.

    E é mais barato ! rsrsrsrs
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-sxt-lite5-_JM

  2. #42

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Pode ser esse sim!
    Posso usar um desse no AP e outro no cliente?

    Pior que esse Powerbeam M5-300 tá caro aqui no rj.

  3. #43

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Citação Postado originalmente por josevivasn Ver Post
    Pode ser esse sim!
    Posso usar um desse no AP e outro no cliente?

    Pior que esse Powerbeam M5-300 tá caro aqui no rj.
    Usa um como AP-WDS e o outro como Cliente-WDS.
    O SXT é ótimo também, mas é estilo o NanoBeam.

  4. #44

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Um que está com preço bom aqui é o
    Nanostation Loco M5 -

  5. #45

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Citação Postado originalmente por vinitec Ver Post
    Nessa distância funciona fácil !! Não esquecendo da Zona de Fresnel. Simplesmente ver o ponto A do ponto B, não significa que está desobstruído.
    Mas fora isso é muito perto, pode por a potência no mínimo.
    Eu insisti antes em Mikrotik, pois temos como monitorar o exato consumo de processador e memória do equipamento. Pois muitos enlaces não trafegam a banda esperada por exceder o limite de processamento.

    E é mais barato ! rsrsrsrs
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-sxt-lite5-_JM

    Realmente, esse está mais barato que os demais!!!

  6. #46

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Citação Postado originalmente por josevivasn Ver Post
    Um que está com preço bom aqui é o
    Nanostation Loco M5 -
    Abertura do Nano é grande, por isso o uso dele é pra cliente. Todas vão funcionar. Mas pra não ter dor de cabeça, opte por equipamento Direcional, e com um angulo mais fechado, apesar da distância ser pequena, tem altura, zona de fesnel e afins, e como vc quer passar 25~50Mb, é bom um equipamento proprio pra isso. No seu caso, aconselho mesmo o PowerBeam M5-300. Pode colocar uma antena de disco da aquario tambem, com Groove ou Bullet. Mas acho que vai acabar saindo o mesmo preço.

  7. #47

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Calma rapaz, toma fôlego e não precisa falar alto. Já entendí que você é o Black Kamen Rider do Wireless e vc lê algo e fica sentido.
    Vamos abrir um tópico e discutir sobre Interferência e Não interferência.
    Mas seja mais humilde e tenha mais calma. Apesar de tudo. Ninguém nunca está 100% certo OK?!
    Abraço.

  8. #48

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    josevivasn, depois conta pra nós qual decidiu comprar e se deu certo. Tambem manda uma imagem do cenário.

  9. #49

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Pode deixar!!!

  10. #50

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Citação Postado originalmente por AIOMARTELECOM Ver Post
    Solução particular:
    Nano Loco M5 em ambos os lados ou Airgrid M5 23dbi em ambos os lados.

    Solução Profissional:

    PowerBeam M5 400

    Garantia de qualidade: Correta configuração dos equipamentos !
    Concordo 100% com o colega. Nao adianta falar de 1000 tipos de equipamentos. A melhor solução geralmente e a mais simples....
    So tenho uma coisa a acrescentar.... além da config a visada e fundamental....

    Boa sorte!

  11. #51

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Como estou sem tempo não tenho participado com a frequencia que mantinha anteriormente. Só tomei conhecimento deste tópico pois alguém reclamou do tópico.
    Daí comecei a ler.... e me surpreendi.

    Algumas coisas como airgrid ser MIMO, largura de banda não causar problemas futuros etc etc...
    Por outro lado vi que quem defende largura de banda também citou o SNR... mostrando que também conhece...
    Será que vocês não estão tentando falar a mesma coisa mas em língua diferente?

    Acho por isso que na questão largura de banda está havendo uma grande "interferencia" de conceitos...
    Uma largura de banda com duas redes no mesmo canal pode ser utilizada sim, mas desde que o SNR seja aceitável. E mesmo assim com degradação da qualidade para todos.
    Tem um vídeo no YouTube, do Luciano da Computech que nos mostra a importância do SNR especialmente em locais chamados de "muito poluídos". Pode ter 200 redes no site survey e ainda assim funcionar bem.
    Por outro lado pode ter 2 ou 3 redes e não dar certo. Tudo vai depender do SNR. Porque o SSID de uma rede é interferência para a outra rede, se estiverem no mesmo canal ou canais sobrepostos.
    O rádio está configurado para ouvir e atender só o SSID dele. Os outros SSID são ruído para ele.
    Pessoal sinceramente, me desculpem ter estendido a questão do SNR. Tudo que precisava ser dito o Rubem e o Alexandre Corrêa já explicaram... quem tiver dúvidas releiam os posts deles..

    Só quero acrescentar mais um detalhe.... 900mhz tem faixa que não é frequência licenciada, mas sim radiação restrita e como tal pode ser utilizada pelos provedores que se aventurarem...
    Porque digo, "se aventurarem"? Pois a largura de canal que não precisa licenciamento é muito pequena... Se mantendo dentro do que está especificado na legislação, e considerando que o equipamento está perfeitamente calibrado não deverá ter problemas com operadora de celular...

    Agora eu pergunto: será que equipamento barato como são os nossos Ubiquiti por exemplo, quando comparados aos equipamentos que as operadoras usam, são confiáveis? Seguidamente leio sobre encrencas em 900mhz... Mas a maioria das encrencas é porque o provedor não se ateve ao que a legislação diz..

    E mesmo assim ainda temos um problema. Quando trabalhamos em serviço de caráter secundário ao menor problema de reclamação, precisamos suspender imediatamente o serviço... quem opera em serviço primário tem a primazia...
    Se o provedor está dentro do canal correto, utilizando largura de banda que não "ofenda" o canal do celular e ainda assim der problema, precisa parar... Se achar que está certo sua configuração então vai ter que provar isso com testes "oficiais", laudos e mais laudos radiométricos e o "diabo a quatro". Sai mais barato cair fora dos 900..
    Por isso que o uso dos 900mhz não é popularizado. Tem pouco espaço e risco de gerar muita encrenca, mas não que seja proibido para os provedores.

  12. #52

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Só quero acrescentar mais um detalhe.... 900mhz tem faixa que não é frequência licenciada, mas sim radiação restrita e como tal pode ser utilizada pelos provedores que se aventurarem...
    Porque digo, "se aventurarem"? Pois a largura de canal que não precisa licenciamento é muito pequena... Se mantendo dentro do que está especificado na legislação, e considerando que o equipamento está perfeitamente calibrado não deverá ter problemas com operadora de celular...

    Agora eu pergunto: será que equipamento barato como são os nossos Ubiquiti por exemplo, quando comparados aos equipamentos que as operadoras usam, são confiáveis? Seguidamente leio sobre encrencas em 900mhz... Mas a maioria das encrencas é porque o provedor não se ateve ao que a legislação diz..

    E mesmo assim ainda temos um problema. Quando trabalhamos em serviço de caráter secundário ao menor problema de reclamação, precisamos suspender imediatamente o serviço... quem opera em serviço primário tem a primazia...
    Se o provedor está dentro do canal correto, utilizando largura de banda que não "ofenda" o canal do celular e ainda assim der problema, precisa parar... Se achar que está certo sua configuração então vai ter que provar isso com testes "oficiais", laudos e mais laudos radiométricos e o "diabo a quatro". Sai mais barato cair fora dos 900..
    Por isso que o uso dos 900mhz não é popularizado. Tem pouco espaço e risco de gerar muita encrenca, mas não que seja proibido para os provedores.
    900MHz foi um exemplo

  13. #53

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Eu achei que o Sartori tava parcelando a internet do 1929 por isso ele sumiu.


    Sobre os problemas com 900MHz por uns, o problema é usar configuração com outro país.

    Por exemplo, podemos usar 902 a 907,5MHz. E o canal 4 é 907MHz. Posso usar?
    Depende. Pode usar só com largura de 1MHz, que vai de 906,5 a 907,5MHz.
    Mas aí o provedor zé oreia vai e configura no canal 4, e pra 20MHz de largura, que vai de 897 a 917MHz!

    Tá certo que geralmente o uso de operadora no brasil é só até 895MHz por precaução (Usando scan no NS M900 é fácil escanear o uso, ele vai acho que de 890 a 940MHz no scan), mas tem o famoso bigode, a emissão 3 ou 4MHz pra fora do canal existe em algo tipo -20 ou -25dBm. Perfeitamente escaneavel nos equiptos das operadoras, já que eles trabalham com sinais tão baixos quanto -120 ou -130dBm.
    (Não falta no mercado smartphone com sensibilidade na casa dos -140dBm!)

    Os canais estão bem separados, mas provedor leigo não falta.
    Por exemplo, o canal 4 é 907MHz, mas o canal 5 já pula pra 912MHz. E... só podemos usar 915 a 928MHz. Então pula o canal 5, só podemos usar do 6 pra cima, que é 917MHz.

    Mas o canal 6, se usar largura de 5MHz, posso usar? NÃO.
    Se o centro dele é 917MHz, em 5MHz ele vai de 914,5 a 919,5MHz.
    E NÃO podemos usar abaixo de 915MHz.

    Quem não quer ter problemas problemas tem que ficar no mínimo 0,5MHz longe da borda.
    Se usar o canal 6 (917MHz) com 3MHz de largura tá tranquilo, vai de 915,5 a 918,5MHz, longe da borda o suficiente.

    Mas tá cheio de provedor que não entende a relação entre a frequência central e a largura do canal, é justo que levem um belo Pado da Anatel com multa de R$ 3,5 mil pra aprender.

    Nem tem como usar 20MHz de largura (De 915 a 928 tem só 13MHz de largura).

    Se precisa 10MHz de largua, aí pode, usa o canal de 922MHz, que vai de 917 a 927MHz, perfeito.

    Ou seja, na prática só temos 1 canal e 10MHz usável.
    Senão, o jeito é quebrar em canais de 5 e 3MHz.
    (E que banda útil passa em 3MHz, meu Deus!)

    As operadoras não avançam sobre nossa faixa, com a sensibilidade dos M900 você não escaneia nada deles na "nossa" faixa (902-907,5, 915-928MHz). A gente (Provedores e zé-oreias fazedores de link pra dividir internet com vizinho) é que faz merda configurando equipto do jeito mais idiota possível, tipo uma emissão que vai até 909,5MHz aqui:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rocket_m900_no_shield.png
Visualizações:	115
Tamanho: 	89,9 KB
ID:      	61746

    O equipto tem portadora de guarda na beirada pra minimizar emissão fora da faixa, as operadoras já ficam longe da faixa pra minimizar riscos, mas ainda assim tem gente emitindo fora pra caramba da faixa legal.

    (É tipo scan a 4,9 ou 5,9GHz, aqui escaneio um monte de tonto fazendo isso enquanto a faixa LEGAL na casa dos 5,5 e 5,7GHz está vazia em várias faixas de largura tipo 20 a 30MHz, se tomarem um Pado será por exclusiva ignorância, então será mais que justo)

  14. #54

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Engraçado que com as operadoras se têm mais respeito e medo né. Agora entre provedores.

  15. #55

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Acho que tem pouca chance de você emitir algo a 895MHz (Canal 3 com largura de 20MHz) e a operadora não fazer denúncia na Anatel, com tudo bem documentado.

    Mas se alguém usar 5120MHz em uso outdoor, ou 5420MHz, duvido que alguém denuncie. Até porque a Anatel no 1331 nem aceita isso, nem sei se enviar ofício com provas impressas eles dão uma verificada.

    Não sei pra que a Anatel publica resoluções se depois não quer fiscalizar.

  16. #56

    Padrão

    Boa noite!
    Voltando o tópico...
    Comprei duas M5-400
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WP_20151209_006.jpg
Visualizações:	139
Tamanho: 	303,9 KB
ID:      	61969
    Já até configurei... Amanhã na Quinta, vou colocar para uso fora de casa.
    Segue os print's das configurações que eu realizei,(Lembrando que os prints foram tirados usando o equipamento dentro de casa, e que a distancia do ponto a outro é de aprox 700 metros).

    * Configuração do AP:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         00.JPG
Visualizações:	138
Tamanho: 	80,7 KB
ID:      	61970
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.jpg
Visualizações:	110
Tamanho: 	191,0 KB
ID:      	61971
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.jpg
Visualizações:	108
Tamanho: 	181,0 KB
ID:      	61972
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         03.JPG
Visualizações:	105
Tamanho: 	98,1 KB
ID:      	61973
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         04.JPG
Visualizações:	105
Tamanho: 	104,0 KB
ID:      	61974
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         05.JPG
Visualizações:	146
Tamanho: 	121,7 KB
ID:      	61975
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         06.JPG
Visualizações:	149
Tamanho: 	116,1 KB
ID:      	61976

    * Configuração do cliente:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         00.JPG
Visualizações:	119
Tamanho: 	79,2 KB
ID:      	61977
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.JPG
Visualizações:	128
Tamanho: 	202,1 KB
ID:      	61978
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.JPG
Visualizações:	120
Tamanho: 	109,9 KB
ID:      	61979
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         03.JPG
Visualizações:	129
Tamanho: 	99,0 KB
ID:      	61980
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         04.JPG
Visualizações:	115
Tamanho: 	101,1 KB
ID:      	61981
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         05.JPG
Visualizações:	104
Tamanho: 	124,9 KB
ID:      	61982
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         06.JPG
Visualizações:	96
Tamanho: 	116,9 KB
ID:      	61983

    E ai galera, ta tudo certinho, devo mudar alguma coisa?


    Desde já, muito obrigado!!!!

  17. #57

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Na aba Advanced, ativa o Installer EIRP Control, ae vai na Aba Wireless e desativar o Auto Adjust EIRP. Coloca uns 10dBm e vai regulando de acordo com sua necessidade, essa distancia é curta pra esse equipamento que funciona bem até 25km. E como é PTP ativa o WDS no AP e Estação. Desativa o DFS também. Em Data Rate Module: Alternative. E dependendo de qt de banda vai precisar passar, use 20MHz. Airmax Priority pode deixar desativado. Do mais é isso, só ir regulando potencia e deixa MCS automatico desativado e vai trocando de acordo com seu sinal e necessidade.
    Não esquece de atualizar pra versão mais recente XW-5.6.3.

  18. #58

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu achei que o Sartori tava parcelando a internet do 1929 por isso ele sumiu.


    Sobre os problemas com 900MHz por uns, o problema é usar configuração com outro país.

    Por exemplo, podemos usar 902 a 907,5MHz. E o canal 4 é 907MHz. Posso usar?
    Depende. Pode usar só com largura de 1MHz, que vai de 906,5 a 907,5MHz.
    Mas aí o provedor zé oreia vai e configura no canal 4, e pra 20MHz de largura, que vai de 897 a 917MHz!
    .....
    Nem tanto mas quase, Rubem... pobre do Sartori.... mas o "gringo" é teimoso. Como todo Sartori não foge a luta... sei bem da tenacidade dele pois minha esposa é parente dele... até hoje não encontrei Sartori frouxo...

    vamos ao que interessa.
    Rubem, esta sua explicação sobre os 900mhz daria para abrir um tópico específico e deixar este tópico fixo. Assim quem quisesse usar os 900 já acharia direto a informação preciosa...
    É bem isso, 922mhz com no máximo 10mhz de largura de banda. Fora isso já dá encrenca.
    Última edição por 1929; 10-12-2015 às 21:22.

  19. #59

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    Boa noite pessoal...
    Desculpem pela demora na volta ao tópico...
    Coloquei as antenas a seis metros acima das casas, mas ainda não consegui realizar um alinhamento para que os equipamentos de encontrem....
    O que vocês podem me indicar para eu conseguir realizar um alinhamento perfeito?
    Tem algum app pra isso pelo celular?

  20. #60

    Padrão Re: Rede ponto a ponto, 700 MTS. Qual equipamento usar?

    O jeito é ir vendo o nível de sinal, move meio grau e veja no setup do roteador se o sinal sobe ou desce 1 ou 2dBm, ajusta até ficar com o maior sinal.

    Feito isso, vai no outro lado e repete, move 0,5 a 1° pra um lado e veja se aumenta, se não aumenta mover 1° pro outro lado. É demorado, exige um smartphone ou notebook pra acessar o setup dos aparelhos e ver o nível de sinal.

    E aponta as antena 1 ou 2° acima da linha do horizonte por via das dúvidas, vai que o terreno tem um decliva/aclive que você não notou e uma antena está 5m acima da outra.

    Não tem segredo, só precisa paciência e precisão, girar antena só um pouco, ir pro outro lado, e ir TESTANDO as posição até conseguir o maior sinal.
    Se ainda assim faltar sinal, pode ter limite EIRP no equipamento (O rádio não passa de 5dBm de potência, pra passar vai ter que dizer que é uma antena de 20dBi e não de 25dBi), ou pode ter obstáculos demais no caminho.
    (Wifi não se dá bem sem visada. Se tiver visada você vai numa antena e ajusta virado pra outra enxergando/vendo ela. Sem visada nunca se sabe o que tem no caminho, arvore úmida atenua muuuuito sinal, telhado de barro idem, e as paredes no caminho podem ser grossas ou finas, instalação sem visada é loteria)