+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ServerU + RouterOS... Alguem?

    Pessoal, alguem ja usou RouterOS no ServerU?

    Sabem me dizer a performance em relaçao a uma routerboard?

  2. #2

    Padrão Re: ServerU + RouterOS... Alguem?

    Junior,

    Já usei para BGP, funciona muito bem por sinal embora o ideal pra rodar nele seja FreeBSD, se não me engano a indicação é para no máximo 1,5gb. Neste case meu cliente tinha 1gb de link, na época usava as primeiras versões do ROS6x, então ele se saia muito melhor em desempenho do que uma CCR que na época era MUITO bugado. Recomendo o produto!

  3. #3

    Padrão Re: ServerU + RouterOS... Alguem?

    junior.corazza!

    Segue abaixo uma comparação da performance de acordo com os dados dos testes oficiais realizados pelos próprios fabricantes de cada equipamento.

    # Equipamento CPU/Core RAM NIC's Performance Fastpath (Gbps/Kpps)
    1 RB1100AHX2 1Ghz/2 2 13 Bridging - 4,93/406
    Routing - 4,18/345
    2 ServerU NET100 1.8Ghz/2 4 6 Bridging - 2,24/352
    Routing - 1,54/294


    De acordo com a tabela acima, teoricamento a RB1100ahx2 seria superior em performance que o ServerU Netmap L-100, porém instalando o router OS em um serverU, obtive performance muito superior que a RB1100Ahx2.

    Com RB1100ahx conseguia tráfego agregado L3 trânsito IP internet entre 600Mbps e 900Mbps travando;

    Com ServerU Netmap L100 obtive tráfego agregado L3 trânsito IP internet entre 1,2Gbps e 1,5Gbps com folga e sem problemas de processamento e memória;

    Espero ter ajudado

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128



    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post
    Pessoal, alguem ja usou RouterOS no ServerU?

    Sabem me dizer a performance em relaçao a uma routerboard?

  4. #4

    Padrão Re: ServerU + RouterOS... Alguem?

    Primeiramente eu agradeco imensamente as respostas!!!

    Vou explicar meu caso...

    Estamos para fechar um BGP aqui na empresa, 100MB Vivo e 30MB Embratel. Somente irei usar para failover, ou seja, os 30mb ficarao "dormindo" somente serao usados caso os 100mb caia.

    Estou procurando a melhor solucao para isso, tenho visto que as CCRs estao meio bugadas, porem gostaria de ficar com RouterOS, pois minha rede jah eh inteira baseada nisso, inclusive a comunicacao das minhas 130 filiais com a matriz... porem nao quero comprometer minha rede de borda com algo que nao funcione ou que funcione dando problemas.... entao estou a procura de uma solucao para fechar esse BGP que seja boa e estavel mas nao tao caro quanto Cisco ou Juniper.

    O que recomendariam?

  5. #5

    Padrão Re: ServerU + RouterOS... Alguem?

    Corazza,

    Pra esse tráfego de 130Mbps recomendo usar uma Rb1100ahx2 pois ela aguenta sem problemas e sairá bem mais barato que adquirir um servidor serverU básico que custa por volta de R$3.900.

    Agora posteriormente quando você possuir um volume de trágego superior a 900Mbps recomendo serverU sem dúvidas.

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: [email protected]
    [email protected]
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128


    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post
    Primeiramente eu agradeco imensamente as
    respostas!!!

    Vou explicar meu caso...

    Estamos para fechar um BGP aqui na empresa, 100MB Vivo e 30MB Embratel. Somente irei usar para failover, ou seja, os 30mb ficarao "dormindo" somente serao usados caso os 100mb caia.

    Estou procurando a melhor solucao para isso, tenho visto que as CCRs estao meio bugadas, porem gostaria de ficar com RouterOS, pois minha rede jah eh inteira baseada nisso, inclusive a comunicacao das minhas 130 filiais com a matriz... porem nao quero comprometer minha rede de borda com algo que nao funcione ou que funcione dando problemas.... entao estou a procura de uma solucao para fechar esse BGP que seja boa e estavel mas nao tao caro quanto Cisco ou Juniper.

    O que recomendariam?

  6. #6

    Padrão Re: ServerU + RouterOS... Alguem?

    Entao, como aqui somos uma empresa... 1700 estacoes nosso trafego de internet eh bem baixo, pois os sites sao todos bloqueados e temos um proxy, etc dificilmente chegaremos a 100mb... nesse momento (que normalmente eh o meu pico) estamos com 40mb de trafego

  7. #7

    Padrão Re: ServerU + RouterOS... Alguem?

    Eu recomendaria pra esta quantidade de link usar, edgerouter pro com VyOS, funcionara excelente.
    BGP com mikrotik minhas experiencias não foram boas.

  8. #8

    Padrão Re: ServerU + RouterOS... Alguem?

    Junior,

    CCR já foi muito bugado... Mas usando as ultimas versões tem se mostrado bem melhor que no inicio com as primeiras 6x, se souber trabalhar certinho não vai ter grandes problemas. Como o amigo acima sugeriu, vai de 1100ahx2 que ja te atende, desde que não tenha um firewall muito carregado...

  9. #9

    Padrão Re: ServerU + RouterOS... Alguem?

    Citação Postado originalmente por herlon2008 Ver Post
    Eu recomendaria pra esta quantidade de link usar, edgerouter pro com VyOS, funcionara excelente.
    BGP com mikrotik minhas experiencias não foram boas.
    Já ouvi falar muito bem do EdgeRouter, inclusive um amigo meu tem provedor e quer trocar o FreeBSD dele por um EdgeRouter... pelo visto é barato e me ajuda!

    Ouvi dizer que dá pra instalar esse VyOS em um servidor, confere?


    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Junior,

    CCR já foi muito bugado... Mas usando as ultimas versões tem se mostrado bem melhor que no inicio com as primeiras 6x, se souber trabalhar certinho não vai ter grandes problemas. Como o amigo acima sugeriu, vai de 1100ahx2 que ja te atende, desde que não tenha um firewall muito carregado...
    Entao, nas filiais da empresa eu já uso a 1100AhX2 ela é boa pra usar nas lojas, apesar de ter queimado 5 dessas na semana passada!
    Sobre o firewall, eu irei usar um roteador somente para fazer o BGP entao terei as regras mais basicas possiveis, pois usarei minha CCR1016 ou um servidor com Linux para ser o roteador core da minha rede, entao nesse roteador core que ficará o firewall pesado.

  10. #10

    Padrão Re: ServerU + RouterOS... Alguem?

    Sim o VyOs pode ser instalado em um servidor, tenho um pouco de receio de fazer isto devido a compatibilidade das interfaces, o que no caso do server U e da EdgeRouter isto tem garantia de compatibilidade.