+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas sobre Elastix.

    Olá! Segue umas dúvidas bem noobs sobre Elastix, porém pesquisei bastante e não achei nenhuma resposta clara sobre isso, lá vai!

    Possuo uma empresa com uma linha telefônica analôgica GVT e estou pensando em implementar um servidor Elastix. Seguem as dúvidas:

    1 - Configurando o Elastix com cerca de 5 ramais para receber ligações através da minha linha analógica já existente, eu conseguiria receber mais de uma ligação ao mesmo tempo? Se um cliente ligasse e um dos 5 ramais atendesse, a linha ficaria ocupada durante esse recebimento de chamada? Se sim, como faço para atender ligações através do meu número ja existente sem ocupar a linha telefônica?

    2 - Nesse caso a melhor alternativa seria eu efetuar as ligações através de um provedor VOIP para não ocupar a linha de recebimento?

    Obrigado pela atenção =)

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas sobre Elastix.

    TheWall,

    Voce pode fazer a portabilidade do numero para um provedor VOIP e acertar com o provedor o numero de linhas entrando / saindo.
    Como uma linha normal voce so faz 1 ligacao e a recebe uma de cada fez e ela fica travada ate o seu fim.
    Com um servidor VOIP voce pode acertar como será. A GVT tem um servidor VOIP " http://www.falevono.com.br/portal/residencial/ " e da para usar 5 linhas simultâneas ou contratar os serviços lá disponíveis.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas sobre Elastix.

    TheWall, beleza!


    Então,... para uma linha somente, realmente quando alguém ligar ou tentar realizar uma chamada sainte quando já estiver ocupada a linha não conseguirá realizar a ligação.
    Você pode pedir para a GVT uma ou mais linhas e mandar agrupá-las ao seu numero principal, assim quando alguém ligar para você e a linha estiver ocupada a ligação entrará por outra linha, da mesma forma para ligação sainte, o elastix vai procurar a linha disponível.
    Outra forma seria como o Valdinei mencionou, procurar uma operadora VOIP que faça esta portabilidade para você. A Vono creio que não faça portabilidade, mas também não indico o produto deles, o suporte é horrível!!
    Se você for fazer via GVT com as linhas analógicas você vai precisar de uma placa FXO para ser colocada em seu equipamento ou um Gateway com portas FXO.
    Se você optar por uma operadora VOIP, não vai precisar investir em placa ou gateway, só irá fechar um tronco com a operadora via internet, neste caso seria interessante também dedicar um pouco da banda de internet para o VOIP para que não ocorram picotes nas ligações, estes inconvenientes às vezes ocorrem.