Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. ok Tenho algumas dúvidas, pois ainda sou leigo neste requesito de configuração em Mikrokit, quando configurei os radios pela primeira vez não optei por WDS. Lendo o manual abaixo pelo visto só irei alterar para usa o modo WDS e alterar os IP´s para outra Classe que não seja o mesmo da rede local por exemplo (10.0.0.0/24) nos radios.

http://www.michigan.com.br/downloads...S-Mikrotik.pdf

Desta forma a rede da Filial vai receber a Internet e não vai ter a acesso a rede da Matriz?

Abraço
    Última edição por ccbsumare; 23-11-2015 às 09:07.

2. Bom dia amigo!

Para fazer o isolamento qual você deseja recomendo que faça as ações abaixo:

1-Criar duas vlans no switch gerenciável, uma vlan para matriz e outra para filial;
    2-Configurar a interface do switch gerenciável qual está conectada a RB750GL para operar no modo trunk;
    2-Configurar as interfaces dos switch gerenciável qual os servidores, roteadores wifi e impressoras da matriz estão conectados na VLAN do matriz e modo de operação Acesso(untagged);
    3-Criar duas interfaces VLAN na RB750GL e atribuir um endereço IP parqa cada uma das interfaces VLAN, sendo que cada um desses endereços IP devem estar em uma subrede diferente da outra (ex: VLAN10 192.168.10.1/24 e VLAN 20 192.168.20.1/24);

4-Configurar cada um desses endereços VLAN como sendo o Gateway exclusivo de cada uma das redes(Matriz e Filial);

5-Na RB750GL você deve criar uma regra tipo FILTER usando como parâmetro IN-INterface e out-interface. Onde por exemplo você criaria duas regras, sendo O que entra pela interface VLAN 20(Filial) e sai pela interface VLAN 10(Matriz), que seria teoricamente a comunicação entre redes locais seja NEGADO. E faça isso também no outro sentido.

Outra opção seria bloquear por IP na RB750GL, onde você irá bloquear qualquer comunicação entre as subredes de cada localidade. Exemplo: Src-Address: VLAN 10(192.168.10.0/24) e dst-address: VLAN 20 (192.168.20.0/24) NEGAR e vice-versa.

Acho que é isso. Espero ter esclarecido sua questão.

Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: rafael_themistocles@telmetrics.com.br
    rafaelthemistocles@gmail.com

Whatsapp: (11)9-5962-2128

Citação Postado originalmente por ccbsumare Ver Post
    Olá pessoal preciso de ajuda ou pelo menos algum tutorial como criar Vlan entre mikrokit.

No momento esta é a minha configuração:

RB750GL ---> Switch Gerenciavel ---> RB SXT G 5Hpacd(matriz) ---> RB SXT G 5Hpacd(Filial)

Na Rede da Matriz fica todos os Servidores, impressoras de rede e Roteadores wireless.
    Na Rede da Filial tem Roteadores Wireless e Impressoras de rede.

Como faço para que a rede da Filial não enchergue a rede da Matriz, mas tenha acesso a Intermet através da internet da Matriz.

Obs: não quero levantar nenhuma maquina para ser um servidor na Filial quero aproveitar o PTP entre os dois Prédios que ficam proximo.

Será possível?

Tópicos Similares

1. Vlan entre 2 Routerboard
    Por grande999 no fórum Redes
    Respostas: 41
    Último Post: 06-08-2013, 08:25
  2. [ajuda] Vlan entre 2 RB (truk)
    Por Julio Lima no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 17-11-2012, 11:57
  3. Respostas: 0
    Último Post: 17-09-2012, 19:24