+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Matar processos automaticamente

    Amigos bom dia

    Sou novato aqui no fórum e no linux.

    Minha duvida e a seguinte:

    Temos um servidor, que cada pessoa esteja usando o serviço dele, ele mostra no top o processo "x", tipo se 20 pessoas estiverem conectadas a esse servidor, vão mostrar 20 processo com o nome "x"


    O problema que as vezes algum processo deses de nome "x" travam e ficam consumindo muito processamento.

    Como eu posso criar um, script que mate esses processos pelo tempo, tipo "matar um processo "x" que esta ha 100 minutos conectado"

    Galera que poder ajuda, eu agradeço muito, sou muito leigo em linux ainda!!

  2. #2

    Padrão Re: Matar processos automaticamente

    Esses processos travados aí são processos zombie, e são causados por um bug no daemon de servidor do serviço rodando aí.

    Ou seja, quem programou esse negócio, além de usar o pior método para atender conexões dos clientes, que é com processos filhos, ainda não fez isso direito.

    Não há como limpar esses processos zombie sem reiniciar o daemon do servidor a cada um dado intervalo, o que causa interrupções momentâneas no serviço para os clientes, é uma gambiarra e pode causar perda de dados de tempo de execução que podem ser importantes (se quem programou isso não tomou cuidado nem com processos zombie, quem dirá com salvar dados da RAM no disco ao encerrar), dependendo do tipo de serviço.

    Obs.: quando me refiro a servidor, estou falando da arquitetura de rede de cliente-servidor, não da máquina física.

    Espero ter ajudado.

  3. #3

    Padrão Re: Matar processos automaticamente

    Bom dia!

    Sei que e um erro de que programou. Mas mesmo assim eu não queria esperar por ele!

  4. #4

    Padrão Re: Matar processos automaticamente

    Citação Postado originalmente por carlosfbr Ver Post
    Bom dia!

    Sei que e um erro de que programou. Mas mesmo assim eu não queria esperar por ele!
    Então você vai mesmo querer reiniciar o serviço que atende aos clientes de tempos em tempos, podendo causar interrupções?

    Vai precisar saber qual é o comando para reiniciar o serviço aí (depende de como o programador fez ou qual é a distribuição Linux/BSD, etc. usada) e vai precisar usar o Cron. Eu nunca fiz nada com o Cron, então não vou poder ajudar, embora seja bem simples de usar, mas com o que eu disse acho que dá para você ter uma ideia e pesquisar como fazer.

  5. #5

    Padrão Re: Matar processos automaticamente

    Dê um "ps aux" e cole a saída aqui. Informe também o programa que você quer matar e o tempo de vida que ele deve ter.