Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por flavioleonel Ver Post
    Pessoal se temos OSPF na rede porque ter VLAN?
    podemos descentralizar ou centralizar os NAS's
    o que nao faz sentido disso tudo ao meu modo de ver é VLAN + OSPF
    se usa OSPF faz VPLS
    se usa rede em roteamento statico faz VLAN e acabou nao tem o que inventar

mas manda ai ploquets a topologia da sua rede
    Não entendi o que tem a ver o OSPF com VLAN.
    O intuito da vlan é de separar os POPs, ao invés de usar vários IPs na mesma interface, é criada interfaces vlan e feita a segregação e o OSPF é de dinamizar as rotas.

VLAN e VPLS são duas coisas completamente diferentes ao meu ver.
    VLAN é pra segregar a rede em camada 2 adicionado tag separando os dominios de broadcast. Já o VPLS é um tunel a ser feito, tipo uma VPN.

A topologia:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MAPA REDE.jpg
Visualizações:	398
Tamanho: 	241,9 KB
ID:      	61789
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MAPA REDE.jpg
Visualizações:	116
Tamanho: 	189,3 KB
ID:      	61787  

2. Amigo,
    Faz uma Vlan para cada Painel ou POP e coloca um único concentrador PPPoE, antes do seu BGP. Resolve seu problema.

3. Citação Postado originalmente por agbcao Ver Post
    Amigo,
    Faz uma Vlan para cada Painel ou POP e coloca um único concentrador PPPoE, antes do seu BGP. Resolve seu problema.
    Dessa forma da pra fazer.
    Criando um concentrador PPPoE posso na borda, indicar a rota de todo o AS que eu quero alocar pros clientes (e nesse caso não seria uma rota por cliente) e no concentrador PPPoE eu teria vários tuneis VPLS para que se possa conseguir atingir o objetivo de sair da rede com 1 salto.

Porém, o que eu queria tentar fazer com que, no cenário atual, eu conseguisse criar um tunel em camada 2 (utilizando o VPLS) , simulando uma conexão direta do AP (que é o PPPoE server atual) com a borda, fazendo com que a borda e o AP encaminhassem o trafego dos clientes para o tunel e dessa forma eu teria somente 1 salto.

O problema até agora está em implementar o VPLS dentro de áreas STUB ou Not So Stub Area (NSSA), porque quando eu tento fazer trafego fluir por dentro do tunel, quando a area é stub, não estou conseguindo e não sei porque.

E se as áreas não forem stub, as rotas de todos os clientes se propagarão dentro de toda minha nuvem, ou seja, todas as minhas RB750 e todos meus APs terão a rota de todos os meus clientes, coisa que eu não quero.

E usar a sumarização vai me impedir de poder entregar os /32 pros clientes, uma vez que eu vou ser obrigado a alocar uma parte do AS (sendo /27, /26 etc. etc.) para fazer a sumarização... e nisso vou disperdiçar muitos IPs, pois nem sempre todos os clientes do painel estarão conectados e os IPs vao precisar ficar alocados lá pra sempre, pois estarão incluidos no /27 ou /26 ou etc.... e além disso, perco 2 IPs por cada range alocado, um para a network e outro para o broadcast.

4. Entendi. Como falei para você acima, você teria apenas um salto antes do seu Roteador de borda. O próximo salto já seria ele. O túnel que você quer criar é a Vlan. Não é necessário criar este túnel vpls. Caso necessite, utilize faixas de ips privados para estruturar sua rede interna.

5. Citação Postado originalmente por agbcao Ver Post
    Entendi. Como falei para você acima, você teria apenas um salto antes do seu Roteador de borda. O próximo salto já seria ele. O túnel que você quer criar é a Vlan. Não é necessário criar este túnel vpls. Caso necessite, utilize faixas de ips privados para estruturar sua rede interna.

Desse jeito já está.. para conseguir 1 salto com a VLAN, eu tive que deixar o POP inteiro em /27 (poderia ser /28, mas quis deixar com margem para escalabilidade) e dessa forma todos os equipamentos pertencem a mesma rede. O problema é fazer isso com enlaces entre os equipamentos em /30. Se ficarem em /30, entao cada enlace é considerado como 1 salto. Ou seja, se eu tiver 5 enlaces /30 para chegar da borda até o painel, eu terei 5 saltos.

O problema de deixar tudo na mesma rede é porque gera broadcast.... e isso é ruim para o desempenho da rede.

Gostaria de permanecer com a rede roteada em /30 e através de um tunel L2 tornar transparente todos esses enlaces /30 até a borda.

Daria para fazer com EoIP, mas o EoIP tem muitas vezes 80% menos de desempenho do que o VPLS... por isso a insistencia no VPLS.

Tópicos Similares

1. Respostas: 4
    Último Post: 09-12-2015, 02:13
  2. mikrotik + pppoe + linux + paginas de aviso
    Por lfernandosg no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 11-06-2009, 19:33
  3. PPPoe atraves de bridge mikrotik
    Por tecnic no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 14-07-2008, 20:52
  4. Respostas: 4