+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Direcionar trafego de youtube para link especifico no MK

    Olá pessoal, possuo uma RB750gl e dois links chegando nela. Ambos os link roteados sendo o link1 = ips 192.168.2.2(rota 192.168.2.1) e link2 = 192.168.3.2(rota 192.168.3.1).
    Eu gostaria de enviar todo trafego de youtube para o link2 sem fazer load balance na Rb. Já vi comentarios que dá para fazer definindo o destino nas rotas mas não funciona de jeito nenhum....

    Já tentei colocando o ip do youtube no dst.address e tambem marcando a rota e em nenhum caso funcionou...

    Alguem poderia me dar um help? Desde já agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: Direcionar trafego de youtube para link especifico no MK

    Só o YouTube você terá que usar Content ou Layer7. Se fosse tudo que é do Google seria mais fácil, bastava apenas pegar as ranges do Google, adicionar a address-list e dai criar uma rota p/ a address-list.

  3. #3

    Padrão Re: Direcionar trafego de youtube para link especifico no MK

    Ola @fredericoafd, uma forma de vc fazer o que quer é seguir os seguintes passos abaixo.
    1 va ao menu ip firewall mangle clica no + e crie uma regra da seguinte forma, chain prerouting em advanced no campo content digite youtube.com em seguida no menu action escolha mark routing e new routing mark defina um nome qualquer exemplo youtube.
    2 agora siga ao menu ip routes clique no + no campo gateway coloque a roda que deseja que o youtube saia exemplo 192.168.3.1 link2 no seu caso em seguida no menu routing mark vc escolhe a marcação feita anteriormente de nome youtube.
    Neste momento ja deve funcionar, caso nao funcione reveja tudo que foi dito, existe uma observação neste caso que se o cliente estiver logado ou utilizando o youtube por https nao sera direcionado ao link2 pois o content nao sera capaz de decifrar o dominio, para ter uma eficiencia maior desmarque o content que criamos no item 1 e escolha address list um pouco acima e digite ip_youtube aplique, em seguida siga ao menu ip firewall address list e adicione no addres list ip_youtube todos os ips do youtube, isso da mais trabalho mas é eficiente.
    Caso ache tudo isso muito complicado vc pode usar o site www.bylltec.com.br la tem um menu chamado redistribuição de link que facilita sua vida, serve para link roteado e bridge.

  4. #4

    Padrão Re: Direcionar trafego de youtube para link especifico no MK

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    Ola @fredericoafd, uma forma de vc fazer o que quer é seguir os seguintes passos abaixo.
    1 va ao menu ip firewall mangle clica no + e crie uma regra da seguinte forma, chain prerouting em advanced no campo content digite youtube.com em seguida no menu action escolha mark routing e new routing mark defina um nome qualquer exemplo youtube.
    2 agora siga ao menu ip routes clique no + no campo gateway coloque a roda que deseja que o youtube saia exemplo 192.168.3.1 link2 no seu caso em seguida no menu routing mark vc escolhe a marcação feita anteriormente de nome youtube.
    Neste momento ja deve funcionar, caso nao funcione reveja tudo que foi dito, existe uma observação neste caso que se o cliente estiver logado ou utilizando o youtube por https nao sera direcionado ao link2 pois o content nao sera capaz de decifrar o dominio, para ter uma eficiencia maior desmarque o content que criamos no item 1 e escolha address list um pouco acima e digite ip_youtube aplique, em seguida siga ao menu ip firewall address list e adicione no addres list ip_youtube todos os ips do youtube, isso da mais trabalho mas é eficiente.
    Caso ache tudo isso muito complicado vc pode usar o site www.bylltec.com.br la tem um menu chamado redistribuição de link que facilita sua vida, serve para link roteado e bridge.
    A Regra que fiz para direcionar o trafego do youtube é por Ip mesmo, pois é mais seguro, porém mesmo assim não funciona. O que acontece é que quando o youtube é solicitado, o tráfego é direcionado corretamente para a interface 2, que setei na rota porém após o momento inicial o trafego do youtube volta para a interface 1...
    Exemplo: Supomos que entro no youtube e solicito um video... O trafego do link 2 sobe na hora e após 2 segundos cai e passa para a interface 1...

  5. #5

    Padrão Re: Direcionar trafego de youtube para link especifico no MK

    amigo eu faço aqui da seguinte maneira e da 100% certo
    vc tenque marca os pacotes dessa maneira.
    vai em ip/firewall/aderess list e coloca os ips do youtube
    depois você vai em mangle add/chain prerouting/advance-dst. adress list ( aqui você coloca o nome que colocou nos ips da aderess list)
    depois va na aba action /action mark routing/new routing (aqui vc coloca um nome de sua preferencia)
    depois disso de um ok va ate ip/router/add/coloque o gatway/router mark(aqui voce seleciona o nome da rtoa que vc coloco em new routing pronto feito isso de um ok e ja era ta feito sem erro amigo!!

  6. #6

    Padrão Re: Direcionar trafego de youtube para link especifico no MK

    Olá amigo... eu fiz exatamente isso. Quando essa regra está ativa, o trafego inicial do youtube vai para o link 2 mas após uns 2 segundos ele volta para o link1. Como se tivesse alguma regra forçando a rota para o link 1. Desativei todas as regras de firewall, redirecionamentos e rotas e deixei somente as regras do youtube para testar... apresentou o mesmo problema.

  7. #7

    Padrão Re: Direcionar trafego de youtube para link especifico no MK

    Se a regra foi feita corretamente e foi arrastada ao inicio da lista do mangle, o que pode esta errado é os ips do youtube, ao fazer o teste use o torch na interface e verifique se o ip de destino esta realmente no ip address.

  8. #8

    Padrão Re: Direcionar trafego de youtube para link especifico no MK

    me add o meu facebook a gente faz um acesso remoto eu vejo onde ta o problema
    https://www.facebook.com/josemar.oliveira.2013

  9. #9

    Padrão Re: Direcionar trafego de youtube para link especifico no MK

    Aparentemente são os endereços do youtube mesmo. Eu estava me baseando nos ips que estavam sendo capturados no mangle mas não dá certo. Term que fazer um torch mesmo para pegar o endereço do streaming... vou fazer testes com mais destinos e posto o resultado aqui. Valew pessoal.

  10. #10

    Padrão Re: Direcionar trafego de youtube para link especifico no MK

    Lindoo.... funcionou perfeitamente...

  11. #11

    Padrão

    Pessoal, saberiam me dar o range de ip que o youtube utiliza para envio de streaming?