+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda Com Provedor (RB1100 + Setoriais Oiwtech + Nanobeam M5)

    Prezados Colegas,
    Depois de varias pesquisas aqui no fórum desde a minha decisão de começar o projeto de um pequeno provedor de internet, e ter várias duvidas esclarecidas por diversos usuários em seus tópicos, venho através deste pedir ajuda.
    O que acontece é o seguinte:

    Cenário Atual:
    01 PC(Já com RAID 1) Com MK-Auth
    01 Mikrotik RB1100AHx2
    04 Setoriais Oiw-2414P090V
    01 Nanobeam M5
    Link dedicado inicial de 5 MBp/s (Sim, o link é pequeno, porém pretendo assinar 5 e colocar os clientes para ver como se comporta e dependendo da quantidade vou aumentando gradativamente.)
    E estou a pesquisar por rockets m2 para utilizar nos setoriais e um servidor dedicado para cache.

    Atualmente tenho todos os aparelhos citados e já fiz a cotação do link(falta apenas fazer o pagamento pra firmar o contrato), porém por estar sem os rockets e ter algumas duvidas posso dizer que o projeto está basicamente todo no papel.

    Duvidas:
    ~ É necessario um Rocket M2 para cada Setorial?
    ~ Qual cabo é utilizado para fazer a ligação do Setorial com o Rocket?
    ~ Gostaria de saber se existe uma maneira de deixar Os Setoriaise Os Rockets na minha torre de modo que o Nanobeam M5(ou até o nanobeam na torre) e o Mikrotik/PC ficassem ambos em minha casa que fica cerca de 100m de distancia. Não sei se existe uma maneira de fazer isso pois pesquisei e não encontrei nada a respeito.

    Desde já peço desculpas pela ignorância e ficarei muito grato caso alguém possa me ajudar.
    Forte Abraço!

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda Com Provedor (RB1100 + Setoriais Oiwtech + Nanobeam M5)

    Amigo, porque você não começa com 5.8ghz ao invés de 2.4ghz? Essa frequência vai te dar dor de cabeça num futuro próximo. Se você quiser trabalhar de forma profissional na área, comece com painéis e cpes 5.8ghz.
    Respondendo a suas perguntas:
    1: sim, necessário um rocket para cada painel.
    2: não conheço o painel pra te afirmar(estou pelo celular e não consigo pesquisat agora pra voce), mas normalmente o pigtail que vem no próprio painel, liga no rocket direto.
    3: você pode fazer um ponto a ponto da sua casa para a torre, fazendo assim que fique todo o servidor dentro de casa e o sinal só saia para a torre para distribuição. Se eu entendi sua dúvida, essa seria a solução.
    Só mais uma ressalva: se você optar realmente por começar com 2.4ghz, ao invés de você colocar Rocket, pesquise os equipamentos da Mikrotik, os Grooves. São equipamenos que trabalham com 2.4 e 5.8 e você poderia reaproveita-los em um futuro, e são equipamentos excelentes para se fazer AP.
    Dúvidas, estamos aí. Precisando de contato mais direto, posso te ajudar pelo skype: andfonsek
    Vlw

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda Com Provedor (RB1100 + Setoriais Oiwtech + Nanobeam M5)

    Parceiro, Muito Obrigado! Respondeu a todas as minhas perguntas.
    Em relação a começar em 2.4GHz é por que onde moro já tem um provedor(de péssima qualidade por fato, que cobra R$80.00 em 600k e ainda deixa passar dias sem internet e em determinados momentos chega a alcançar 70 ~ 100k), ai devido basicamente todas as pessoas já estarem com antenas em suas casas que trabalham em 2.4Ghz, pretendo começar nessa frequência pra tomar uns clientes insatisfeitos do outro e futuramente apresentar as vantagens e propor aos meus clientes fazer a mudança para 5.8Ghz.
    Mas sua dica foi bastante valida e até já pesquisei o aparelho que citou e aparenta ser muito bom. Eu pretendia comprar o M2 agora e futuramente comprar o M5 mas com esse mkt grooves já vou poupar uma grana HeHe. Te enviei convite no skype depois me aceita lá. Mais uma vez muito obrigado!

    ~ Por fim, se poder me ajudar, só queria que me desse uma dica em como fazer esse ponto a ponto entre o mikrotik/pc com o nanobeam e os setoriais?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda Com Provedor (RB1100 + Setoriais Oiwtech + Nanobeam M5)

    Sim é necessari 1 rocket por cada setorial, porem essa setorial esta comprando é so vertical e os rockets sao MIMO, vertical e horizontal. Muda para Ubiquiti AirMax.

    O rocket ja vem com os pigtail,

    Se quiser ter aceso desde sua casa vai precissar fazer outro link.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda Com Provedor (RB1100 + Setoriais Oiwtech + Nanobeam M5)

    Ola meu caro !
    Segue ai a dica do parceiro a cima e se der inicia em 5.8 mesmo !
    Pois ai vc já mantem um padrão de qualidade com os seus clientes.
    Sobre como levar o link ate a torre , você precisa de 1 par de radio ( claro q em 5.8 ). Vai fazer um ponto a ponto, seria como se você estivesse levando um cabo de rede, direto da sua casa ate a torre.
    Sobre servidor de cache, sou parceiro do Thundercache e me disponho a te liberar ai 15 dias de teste gratuitos e te ajudar com a implantação.
    Abraços
    Meu skype: [email protected]