+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Galera me ajuda ai tenho 2 antena de 34 db com Rocket 5AC Lite problemas em achar uma frequencia

    alguém pode me ajudar distancia de 13,8 km mas agora estou com muita interferecia e nao estou conseguindo arrumar um canal mais limpo tenho 100 mb de link esta trafegando so 38 a 42 mb

    ai vai o printClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         config.jpg
Visualizações:	221
Tamanho: 	240,1 KB
ID:      	61808

    ja nao sei mas oque faço alguem que possa me dar uma ideia doque fazer OBS minhas antenas nao tem randome

  2. #2

    Padrão Re: Galera me ajuda ai tenho 2 antena de 34 db com Rocket 5AC Lite problemas em achar uma frequencia

    O sinal no chain0 é -60dBm (Ele provavelmente é polarização vertical), uns 8dBm mais BAIXO que o chain1 com -52dBm. Isso indica ou ruído demais só nessa polarização (Tipo um Airgrid, mas duvido), ou zona de fresnel parcial.

    E -60dBm é pouco pra 64QAM. PRecisaria realmente -51dBm.

    Quanto a esse "interfecence+noise: -66dBm", isso está absurdo, nem sinal vizinho chegaria tão alto, isso tá mais pra reflexo na própria torre ou algo assim.
    Não está em lateral de parede ou sobre telhado com zinco? Até hoje só ví essa informação de ruído em algo tipo -66dBm em lugar assim, a própria antena mal-instalada gerando ruído pra elas mesma.

    Juntando com o fato de ter 8dBm de diferença no RX entre as 2 polarização (chain0 e chain1) eu te recomendaria rever a instalação, afastar a antena da torre ou de antenas próximas (Mesmo sem uso), de fontes chaveadas, não colocar ela perto de grandes maciços de concreto ou metal (Tem que colocar acima e não na frente do telhado, digamos).

    Pra ter um ruído realmente nos -66dBm ia precisar um drone voando 24x7 aí do lado, e um drone chines bem vagabundo, só eles pra produzir "ruído", os sinais de outros radios não aparecem como noise no setup (Não tão alto tipo -66dBm).

    Enfim, mexe na instalação (Não na configuração. Mas não use 5,1-5,3GHz, isso é pra uso indoor, use 5,4 a 5,8GHz) até conseguir sinal em torno de -51 ou -52dBm nos 2 chains, e ter ruído menor que -85dBm (Menor é pra baixo, ou seja, -86, -87, -88, etc), de preferência uns -92 a -95dBm.
    Última edição por rubem; 27-11-2015 às 20:33.

  3. #3

    Padrão Re: Galera me ajuda ai tenho 2 antena de 34 db com Rocket 5AC Lite problemas em achar uma frequencia

    27dbm de potência no AP/Station? Muito alto. Vai ouvir tudo na volta.

    Além disso, -60 de sinal em 13km com essa potência toda só pode significar que o apontamento está muito mal feito, ou tem obstrução de visada. Corrija isso imediatamente.

  4. #4

    Padrão Re: Galera me ajuda ai tenho 2 antena de 34 db com Rocket 5AC Lite problemas em achar uma frequencia

    Seu problema ai é alinhamento

  5. #5

    Padrão Re: Galera me ajuda ai tenho 2 antena de 34 db com Rocket 5AC Lite problemas em achar uma frequencia

    Bom galera muito obrigado mas com certeza o meu problema e que a antena esta praticamente fixada em uma parede e menos de 40 cm tem um telhado de zinco atrás da antena vou aumentar o suporte para a mesma ficar uns 1,5 a 2 metros da cobertura

  6. #6

    Padrão Re: Galera me ajuda ai tenho 2 antena de 34 db com Rocket 5AC Lite problemas em achar uma frequencia

    Com zinco ou qualquer metal perto dá isso mesmo, ruído tipo -70 ou -80dBm mesmo longe do mundo civilizado.
    (Na roça, em cima de telhados de galpões a 50Km de qualquer cidade, onde nem se escaneia nada, aparece ruído -80dBm fácil se estiver a só 1m)

    Se mesmo com 2m continuar vendo ruído alto tipo -80dBm, e o CCQ/throughput não estiverem bons, vai ter que afastar ainda mais.
    (Já coloquei cano com estaios uns 4m acima do telhado pra ver se ficava usável. Usável fica, mas não fica perfeito. E "acima" é melhor que "na frente", cada antena emite com melhor ganho ou pra trás ou pra um angulo "no ombro" e não "nas costas", então dá pra tentar mais de uma posição com o mesmo tamanho de mastro, um na frente, um na esquerda, um em cima, é trabalhoso...)

    Eu entendo que os metais tem reflexo tão grande e em nível tão alto (Não atenuam quase nada) que o que a própria antena emite volta pra ela em intensidade tão alta que distorce tudo no conversor analógico-digital por isso aparece genericamente como "ruído". Uns quebra-galhos tipo aumentar ack-timeout (Pro dobro ou triplo do ideal), diminuir potência e diminuir datarate (Sinal baixo não é problema se o datarate for baixo), ajudam um pouco. Nas empresas que atendo que tem telhado metalico eu não me comprometo com mais de 10Mbps nos PTP's de jeito nenhum, mesmo em PTP de 3Km com 2 galpões com zinco não dá pra conseguir tanta coisa sem mastros enormes e estruturas altas (Que sai cabo e nem aguentam vento).