+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB450GG ou RB951G-2HnD x EdgeRouter Lite

    Pessoal, sou novo por aqui em postagem, mas sempre dou uma passada pra entender os problemas de rede e aprender.

    Agora estou com uma dúvida, é o seguinte, em um prédio que sou sub síndico (ou seja, quase nada rsrs) implementei WiFi para todos os moradores, são 24 apartamentos distribuídos em 3 pisos. Desde muito tempo temos esse WiFi e com o tempo e a demanda fomos melhorando e aperfeiçoando a rede. Antes, nos primórdios, era um modem/roteador DSL no meio e servia a todos (2006 eu acho), com o tempo foi crescendo a demanda e mudamos para várias topologias, inclusive com uma rb433 e um cartão XR2 como central, mas claro que com vários clientes sem ser direcional a qualidade não ficou legal, fora os pontos cegos. Hoje temos 3 rádios, um em cada andar (2x TL-WR841HP, por ser de alta potência com um bom CxB como AP e um Archer C7 como AP e roteador) todos com a mesma SSID para permitir sempre uma conexão com o rádio com sinal mais "forte" e senha WPA2 AES.

    No horário de pico fica uns 30~35 clientes simultaneamente e uns 108 na lista de DHCP no período de 5 dias, sendo uns 40% ~ 45% em cada TL-WR841HP e uns 10% a 20% no Archer. Usei os canais 8, 3 e 13 respectivamente do mais alto ao térreo (onde fica o Archer)

    O provedor é a NET com um link de 60mb/3mb com o modem em bridge e o Archer C7 fazendo o roteamento/DHCP/DNS.

    Escolhi o Archer C7 por aceitar firmware alternativos, ter uma boa potência de processamento e ser dual band AC. Ele estava com o DD-WRT e funcionava bem até queimar sem motivo após 5 meses de uso, o que me questionou se deveria aplicar a mesma solução, além de perceber que WiFi 5ghz no meu ambiente também tem pouco uso, talvez um radio 2,4ghz de alta potência fosse mais útil para distribuir o uso.

    Enfim, o Archer C7 queimou e preciso pensar numa forma de melhorar mais minha rede, provisoriamente estou usando um TD-W8968, que mesmo após uns 3 anos continua firme e forte na função de roteamento, mas ele não aguenta os 60mb, entrega pouco mais de 10, e quase ninguém conecta a ele por tem um wifi fraco, por isso preciso mudar isso e fazer fluir a rede.

    O que pensei foi em uma EdgeRouter Lite com um switch gigabit e outro TL-WR841HP como AP, segunda opção seria uma RB450G no lugar da Lite (não precisaria do switch) e a terceira uma RB951G-2HnD no lugar do Archer C7 (não precisaria do switch nem do 841HP). Pensei nesses equipamentos por já serem gigabit e no futuro permitir aumentar o link para 120mb ou para o máximo vigente, porém não sei como se comportam esses equipamentos nem quero dá um tiro errado e gastar um fortuna com equipamentos muito caro e fora dessa faixa de preço e pior que não permitão uma expansão futura.

    Eu sei que esses equipamentos dão conta, mas penso muito na expansão futura (aguentar velocidades maiores) e a mudança de perfil, hoje o tráfego de rede é pequeno (15gb diários) e não tem abuso de uso, mas tem um potencial grande pelo número de leases do DHCP e quero pensar no melhor CxB com a melhor performance possível.

    Quando tínhamos a RB433 eu lembro que das queues e achava muito legal o seu funcionamento, não sei se na EdgeRouter tem isso, mas pelo que pesquisei tem uma análise de uso de dados de cada host mais interessante visualmente.

    Gostaria da opinião de vcs e agradeço antecipadamente as sugestões. Abs

  2. #2

    Padrão Re: RB450GG ou RB951G-2HnD x EdgeRouter Lite

    Eu usaria uma RB450G e uma UNIFI por andar. Uso UNIFI na sala de imprensa do Sambódromo no carnaval do Rio de Janeiro, canais 1,6 e 11, SSID igual, estou satisfeito. Uma média de 40 a 50 usuários por UNIFI.
    Deve dar uma média de 20 usando simultâneo por equipamento. Nesse caso uso RB1100AHX2 por conta do processamento.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vinitec Ver Post
    Eu usaria uma RB450G e uma UNIFI por andar. Uso UNIFI na sala de imprensa do Sambódromo no carnaval do Rio de Janeiro, canais 1,6 e 11, SSID igual, estou satisfeito. Uma média de 40 a 50 usuários por UNIFI.
    Deve dar uma média de 20 usando simultâneo por equipamento. Nesse caso uso RB1100AHX2 por conta do processamento.
    Obrigado pela resposta, porém se eu substituir o meus rádios atuais pelas Unifi aumentaria muito o meu custo. Hoje meu problema não está sendo os AP e sim o gateway.

    Sobre as Unifi, acho engraçado que elas são muito usadas mas toda vez que vou em um lugar que tem elas a internet é vagalume, funciona quando quer, já aconteceu isso em restaurantes, biblioteca e shopping, não sei se é implementação ou o que, mas acho curioso.

    Tenho a tendencia a utilizar a edgeroute lite pela potência mas é a solução que utiliza mais itens por fora, como switch e outro AP. As RB são interessantes, mas não sei se aguenta o que preciso agora e no futuro, fico receoso sobre os bugs que vejo reportado e elas não terem aceleração de hardware para a parte de NAT.

  4. #4

    Padrão Re: RB450GG ou RB951G-2HnD x EdgeRouter Lite

    Se os rádios estão dando conta, melhor ainda.
    Põe uma RB pesada como Gateway que com certeza resolve, se segura provedor....imagina o seu cenário ? Segura fácil.
    Quanto as UNIFI que vc usou por aí e não estava satisfatório, vc sabe que o equipamento não é mágico, sozinho ele não faz nada.
    Quanto a bugs de RB.......acredito que a maioria das reclamações são por falta de conhecimento, o cara compra o equipamento sem fazer nenhum projeto, calculo ou estudo de demanda, e depois fica defamando o fabricante X, dizendo que é uma merda.
    Tenho provedor com 100 clientes PPPoE, vários filtros no firewall, Queues dinamicas para cada cliente logado, etc.....
    Nunca tive que desligar a RB por travamento. Garanto que o equipamento é muito robusto, claro que tem que haver um dimensionamento para cada caso, pois existem RBs de R$ 200,00 a R$ 6.000,00. Fica óbvio que embora seja o mesmo OS, fazem praticamente o mesmo trabalho, há uma enorme diferença na capacidade de processamento, memória, throughput.
    Mas continua sendo o melhor custo beneficio, e de longe a solução mais flexível e escalável.

  5. #5

    Padrão Re: RB450GG ou RB951G-2HnD x EdgeRouter Lite

    Citação Postado originalmente por vinitec Ver Post
    Se os rádios estão dando conta, melhor ainda.
    Põe uma RB pesada como Gateway que com certeza resolve, se segura provedor....imagina o seu cenário ? Segura fácil.
    Quanto as UNIFI que vc usou por aí e não estava satisfatório, vc sabe que o equipamento não é mágico, sozinho ele não faz nada.
    Quanto a bugs de RB.......acredito que a maioria das reclamações são por falta de conhecimento, o cara compra o equipamento sem fazer nenhum projeto, calculo ou estudo de demanda, e depois fica defamando o fabricante X, dizendo que é uma merda.
    Tenho provedor com 100 clientes PPPoE, vários filtros no firewall, Queues dinamicas para cada cliente logado, etc.....
    Nunca tive que desligar a RB por travamento. Garanto que o equipamento é muito robusto, claro que tem que haver um dimensionamento para cada caso, pois existem RBs de R$ 200,00 a R$ 6.000,00. Fica óbvio que embora seja o mesmo OS, fazem praticamente o mesmo trabalho, há uma enorme diferença na capacidade de processamento, memória, throughput.
    Mas continua sendo o melhor custo beneficio, e de longe a solução mais flexível e escalável.
    Qual RB vc recomenda? Essas que citei dão conta do recado até uns 120mb e uns 50 usuários ativos? Sabe dizer como está o funcionamento do Load Balance e Link Backup nas RB? Como disse antes quero algo que me dê segurança, pelo que conheço as RB são muito boa, meu medo é só a questão de processamento.

    Pelo que eu li de benchmarks uma er-lite tem "potência" de uma RB1100AHx2, o que me anima muito nesse sentido. Gostaria de uma opinião de quem já trabalhou com ubiquiti.

    Sobre as Unifi eu acho um fato curioso pois são locais diferentes em cidades diferentes, é muito azar tá tudo zicada... vai saber.....Tô feliz com os 841HP fazendo essa função de AP.

  6. #6

    Padrão Re: RB450GG ou RB951G-2HnD x EdgeRouter Lite

    Fiz um balance PCC para um amigo com 5 links, não dá problema, no meu trabalho tenho uma com link backup tipo "fail over" automático, funciona que é uma maravilha, e ainda me manda email quando cai um link e entra o reserva, quando volta avisa por email também. Cara, Mikrotik é como se fosse "madeira", vc faz o que vc quiser, só depende da sua força de vontade, não falta referência e material para estudo na internet.
    Só não gosto de usar a mesma RB para balance e clientes, se for para link backup até que vai, mas balance pra mim tem que ser separado.
    Quanto a RB recomendada, para não errar e vc ficar tranquilo pronto para maiores demandas, faça igual eu fiz no meu provedor, compra um CCR1009-8G-1S-1S+, são 300 de diferença para uma RB1100AHX2, com 9 núcleos de 1.2GHz e 2 GB de RAM.
    A minha dá picos de 3% de processamento, histórico no gráfico de um ano.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         processCCR.jpg
Visualizações:	219
Tamanho: 	216,9 KB
ID:      	61839http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709056016-mikrotik-cloud-core-router-ccr1009-8g-1s-1s-_JM

  7. #7

    Padrão Re: RB450GG ou RB951G-2HnD x EdgeRouter Lite

    Ai vc me quebra com um canhão desses.... fica fora do orçamento uma ccr ou uma rb1100. Preciso de algo mais em conta mas com a certeza de atender minha necessidade, comprar uma dessas seria usar uma bazuca para matar uma mosca.

    Com o melhor preço está a Rb951g-2hnd que tá por volta R$420, a er-lite tá uns R$290 + switch R$80 + 841HP R$160 que dá R$530.

    Minha dúvida é se essa rb951g vs er-lite como se comportam e se aguentam meu caso. Sei que com mikrotik se tem muitas possibilidades, mas como se compara com uma "mikrotik de entrada" contra um er-lite, já que a diferença é pequena entre as soluções.

  8. #8

    Padrão Re: RB450GG ou RB951G-2HnD x EdgeRouter Lite

    Coloca um Mikrotik Hex RB750Gr2 (http://routerboard.com/RB750Gr2) como gateway da rede. Ele tem porta giga Proc 720mhz e 64 mb de memória, da conta da sua rede tranquilo, configura um QOS via HTB ou PCQ para uns não usarem a banda toda e deixar os outros sem banda e/ou navegação lenta e pronto.
    Eu só acho que o difícil vai ser entregar esses 120MB com esses roteadores caseiros (partindo do pressuposto que a NET te entregue os 120mb). Roteadores caseiros com 1 pessoa conectada ate passa ai uns 35mb mais quando colocasse mais pessoas a performance degrada demais. Esse 841HP que vc tem tem ate uma sensibilidade boa, deve ser chipset Atheros, mais realmente só testando.
    Quanto a Mikrotik Hex RB750Gr2 pode colocar sem medo que dá conta, se bem configurada claro.

  9. #9

    Padrão Re: RB450GG ou RB951G-2HnD x EdgeRouter Lite

    Citação Postado originalmente por rodrigofonseca Ver Post
    Coloca um Mikrotik Hex RB750Gr2 (http://routerboard.com/RB750Gr2) como gateway da rede. Ele tem porta giga Proc 720mhz e 64 mb de memória, da conta da sua rede tranquilo, configura um QOS via HTB ou PCQ para uns não usarem a banda toda e deixar os outros sem banda e/ou navegação lenta e pronto.
    Eu só acho que o difícil vai ser entregar esses 120MB com esses roteadores caseiros (partindo do pressuposto que a NET te entregue os 120mb). Roteadores caseiros com 1 pessoa conectada ate passa ai uns 35mb mais quando colocasse mais pessoas a performance degrada demais. Esse 841HP que vc tem tem ate uma sensibilidade boa, deve ser chipset Atheros, mais realmente só testando.
    Quanto a Mikrotik Hex RB750Gr2 pode colocar sem medo que dá conta, se bem configurada claro.
    Olá amigo, então, será que a RB951G-2HnD dá conta do recado? estou pensando em utilizar ela pois seria tudo em um o que simplificaria. Sobre wifi, como são 3 pontos para entregar eu acho que se for com uma queue de 20mb pra não saturar deve entregar os 60mb que tenho hoje mas com 120 realmente não para um ambiente assim.

    Estava pensando na er-lite mas acho que uma RB951G-2HnD será mais prático pois fica tudo numa peça só.