+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy antena de 25 dbi não espalha quase nd de sinal

    Salve galera, depois da minha tentativa q não deu muito certo de fazer uma antena caseira com lata de nescau pro meu vizinho da rua de cima dividir a internet cmg, aí decidi comprar uma antena de 25 dbi pro meu roteador D-Link 802.11g/2.4GhZ , beleza, a antena é grande, dizia q espalhava sinal a uma distancia muito boa, aí chegou hoje coloquei no roteador fui na minha cozinha e o sinal do wifi já ficou com 1 pontinho só de sinal '-' e olha q a cozinha é quase do lado, então se não chega nem até a cozinha direito então com certeza não vai espalhar da rua de cima pra minha q era o meu plano ... ALguém sabe porque isso ?? antena doida '-'

    https://www.balaodainformatica.com.b...ASER-RE005.jpg eh parecida com essa a antena

  2. #2

    Padrão Re: antena de 25 dbi não espalha quase nd de sinal

    Ideal nesse cenario srria fazer um ptp com 2 nano, externas. Fica top

  3. #3

    Padrão Re: antena de 25 dbi não espalha quase nd de sinal

    ah ... e com repetidor de sinal, será q nao da ?

  4. #4

    Padrão Re: antena de 25 dbi não espalha quase nd de sinal

    A antena tem marca?
    No ML tem uns lixos feitos em fundo de quintal, sem marca, sem cnpj, menos ainda homologação da Anatel.

    Compre produtos com marca, e marcas de renome e não fabriquetas obscuras em fundo de quintal. Se googlando pela marca não achar ela a venda em todo canto é porque é produto obscuro.
    (As antenas omni tipo vareta de mais de 7 ou 9dBi só marcas obscuras fabricam, não adianta ter ganho alto se o VSWR aumenta, esse tipo de antena omni com 20dBi é um belo engana-trouxas, bem feito pra quem olha só 1 dado técnico (Idem pra quem compra som por potência, ou notebook por Ram, não olham todos os dados e compram lixo))

    E outra, a antena está em cima do telhado e a cozinha fica debaixo do telhado, certo?
    A antena omnidirecional emite pra todos os lados. Mas... "cima" e "baixo" não são "lados".

    Ela emite na forma de um "disco", é como se fosse uma lampada que manda toda a luz pros lados, e não pra cima ou pra baixo. Digamos assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omni.jpg
Visualizações:	661
Tamanho: 	20,2 KB
ID:      	61848

    Se a antena está muito alta, o sinal simplesmente não chega no chão a não ser que se afaste dela:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antenna.jpg
Visualizações:	536
Tamanho: 	20,4 KB
ID:      	61849

    Você que deve ter um telhado pra atravessar, e qualquer obstaculo atenua sinal.
    (Wifi não suporta obstaculos + distancia, ou é um ou é outro)

    Pra isso pegar a 50m de distancia a outra antena tem que "ter visada", precisa enxergar essa antena. Ou seja, se colocar isso aí em cima do telhado (E dentro de casa só se coloca antena pra alcançar dentro de casa), seu vizinho vai ter que subir com o notebook em cima do telhado dele pra conectar (Se a distancia for realmente 50m).
    É que wifi é bidirecional, os 2 lados falam e os 2 lados escutam.

    Usar antena grande num lado (E no outro lado usar antena minuscula, tipo a antena interna de notebook ou smartphone) seria o equivalente a conversar com alguém a 200m de distancia usando um megafone. Se você usar megafone a outra pessoa te ouvirá. Mas... se ela não tiver outro megafone simplesmente não vai ouvir ela.

    Não adianta VOCÊ falar alto se o outro responde baixo. Não adianta o seu roteador ter antena de 20dBi se o notebook ou smartphone do seu vizinho tem só 3 ou 4dBi.
    Wifi não é rádio AM, ele é bidirecional, os 2 lados transmitem, precisa sinal similar nos 2 sentidos.

    O que precisaria é antena direcional, mas nos 2 lados. Seu vizinho teria um roteador pra colocar em modo cliente? Ou tem placa USB ou PCI num desktop pra plugar nele uma antena externa?
    Mandar internet pra vizinho não é tão simples. Se ele está perto coloque uma CPE 2,4GHz em cima do seu telhado virado pra casa dele. E se ele está longe (Mais de 50m) terá que fazer uma mini-conexão ponto-a-ponto, uma CPE sobre o seu telhado conectada numa CPE sobre o telhado dele.

    (E a antena com lata de sei-lá-o-que não deu certo por algo muito errado, porque só de colocar um fiozinho de 1,25cm na ponta de um cabo coaxial de 50 ohms você já tem uma antena de uns 2dBi, se o cabo é longo ou ruim você PERDE mais de 2dBi no cabo aí não adianta nada, então não adianta fabricar antena complexa se usar cabo comum, um RGC58 50 ohms com capa de 67% de malha já é ruim, imagina se usar cabo mais impróprio ainda (De parabolica, tipo 75 ohms e ainda por cima com malha de só 40%). Pra "errar" uma antena wifi ACHO que só usando cabo muito errado, qualquer biquad torta e feita as pressas tem mais de 8dBi, se colocar uns 6m de cabo RGC58 de qualidade vai perder uns 3dBi, com 2 antenas dessa em cima de 2 telhados a 50m um do outro (Com visada, claro. Wifi sem visada é só pra dentro de casa) dá pra conectar com estabilidade total)

  5. #5

    Padrão Re: antena de 25 dbi não espalha quase nd de sinal

    o Rubem já disse tudo.... só quero reforçar um detalhe baseado na imagem que você postou. Isso aí não é 25dbi... quando muito 2.5 dbi. Acho que aí começou a sua confusão..

    Antena de 25dbi em 2.4ghz só as de grade... Coloca uma em cada lado.

  6. #6

    Padrão Re: antena de 25 dbi não espalha quase nd de sinal

    O pior é que ter a venda prometendo isso tem.
    Agora só achei a que promete 20dBi, mas já ví anuncio de 25:
    http://pt.aliexpress.com/item/2-4G-2...810133419.html

    Esse tá com VSWR até baixo, menos de 2.0 pra 1.

    Eu comprei uma dessa de zoeira uma vez, estava uns R$ 10 no Ebay, era o preço de uma 7dBi, se não prestasse eu ia cortar. Mas quando coloquei no cliente a porcaria dava sinal similar à omni de uns 7dBi, não mudou nada no alcance. Nem sei o que virou dela, o cliente não se deixou levar pelo efeito placebo da antena maior (E cobertura de wifi é relativo, depende de posição de smartphone e notebook, tem cliente que você não faz NADA mas diz que aumentou a potência e ele jura que ficou melhor...)

    E se tem aquela omni outdoor ridícula de 25dBi no ML, talvez façam um trambolho indoor daquele, só pra enganar quem quer promessa de ganho alto.

    (Mas o fabricante acredita mesmo que tem 25dBi, ele soma os elementos colineares e acha que é só empilhar um monte que tudo se resolve, não dá pra dizer que ele está enganando alguém se ele está até mesmo SE enganando)

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: antena de 25 dbi não espalha quase nd de sinal

    Tenho uma antena de 21 dB, mas quando comprei foi como 15 dB tipo outdoor. Com 50 metros ou menos sinal horrível, horrivel mas acima de 200 metros excelente; reduzia a potencia para 15 mw ficava ótimo em 50 metros, mas a 400 nill
    Deixei largado(de raiva) por uma ano, e atualmente uso-o dentro de casa e pena que meu roteador não tem como reduzir a potência, e os que têm são todos um lixo, quer dizer em durabilidade(um ano ou menos), são 8 anos que sofro com isso.

  8. #8

    Padrão Re: antena de 25 dbi não espalha quase nd de sinal

    essa antena não tem 25 dbi amigo, e outra pra esses tipos de caso você tenque usar um equipamento pra fechar um enlace pra realmente dar certo!!

  9. #9

    Padrão Re: antena de 25 dbi não espalha quase nd de sinal

    A imagem posta por rubens, acredito que ele estava querendo explicar como é propagação da onda em uma omini, e a função do dipolo, engenharia de antena, é impraticável a construção de uma antena de 25 dbi, ou mais que isto, primeiro por que ficaria tão grande, que o radio não conseguiria energizar toda estrutura desta colossal antena, que so existe na cabeça dos bobo, como antena não tem potencia, e sim direcionalidade, e como não consegue irradiar a onda, sofre deformação gerada por ela mesmo.

    kkkkkkkk canta esta musica aqui!
    Não há mais festas nem carnaval
    Acho que eu fui enganado
    me diga as horas eu vou me embora
    HOJE eu tô atrasado

  10. #10

    Padrão Re: antena de 25 dbi não espalha quase nd de sinal

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    A imagem posta por rubens, acredito que ele estava querendo explicar como é propagação da onda em uma omini, e a função do dipolo, engenharia de antena, é impraticável a construção de uma antena de 25 dbi, ou mais que isto, primeiro por que ficaria tão grande, que o radio não conseguiria energizar toda estrutura desta colossal antena, que so existe na cabeça dos bobo, como antena não tem potencia, e sim direcionalidade, e como não consegue irradiar a onda, sofre deformação gerada por ela mesmo.

    kkkkkkkk canta esta musica aqui!
    Não há mais festas nem carnaval
    Acho que eu fui enganado
    me diga as horas eu vou me embora
    HOJE eu tô atrasado
    Até porque numa construção colinear os elementos mais distantes da alimentação não irão receber a excitação no mesmo grau que os elementos mais próximos.
    Por isso que a L-Com tem um modelito de omni vertical que tem alimentação central. Nunca encontrei no nosso comércio...
    Mas teoricamente deverá ser muito superior a outras omni verticais.

    Ressaltei o "vertical", pois temos omni pol horizontal que são as que melhores resultados tem apresentado, até mesmo que painéis de 90º

  11. #11

    Padrão Re: antena de 25 dbi não espalha quase nd de sinal

    Isso, teria que fazer um monte de pontos de entrada de alimentação nos colineares, algo tipo umas duzias pra 25dBi.

    Mas aí o cabo que vai pelos lados dos elementos colineares ia atrapalhar então seria melhor fazer 2 antenas com pequenos slots (Não com elementos colineares) de 180° uma de costas pra outra, aí você pode dividir a entrada e colocar ela em vários pontos no meio.
    Não tenho certeza se chegaria mesmo a 25dBi, tem setorial nesse estilo só até 21dBi. Mas já é alguma coisa.

    Só que se uma colinear (Que é só um fio com uma duzia de soldas) custa R$ 150, uma nesse estilo (Varios slots com alimentação lateral) ia custa 10x mais, e ia ser muito mais pesada.

    O que as setoriais AMO da Ubiquiti tem é isso, só que.... a de 10dBi já custa R$ 800, e pra subir pra míseros 13dBi é tanto elemento a mais que o preço já sobe R$ 200 (Vai pra casa dos R$ 1 mil no mínimo). Pra subir pra 15dBi provavelmente iria pra R$ 1,5 mil, e daí pra 18dBi talvez ia ficar tão grosso e pesado que seriam uns R$ 2,5 mil!

    Ainda que faça em fundo de quintal, pra fazer uma colinear bem feita vai umas 5 ou 6 horas, mas pra esse sistema de micro slots com entrada lateral exige não só trabalho mas material, se usar placa de fibra fica caro e pesado, melhor usar fita de poliamida em camadas, e colocar uma camada com cobre, "prensar" ela entre um fita de poliamida e uma de plastico barato ("Fita crepe"?), ia gastar talvez umas 30 horas só pra uns 12dBi, e se for chegar nuns 18dBi (Não consigo imaginar ir além) acho que umas 60 horas de trabalho e muito material. Não tem como trabalhar tanto e vender a porcaria de fundo-de-quintal no MercadoLivre por menos de uns R$ 700 ou 800, e isso ia te pagar incríveis R$ 12 por hora trabalhada, até fazer faxina ou carpir lote paga melhor.

    Seria assim, a antena de cima nesse desenho é uma omni típica, a alimentação vai por baixo, e so, cada elemento tem uns 2dBi, então 6 elementos desse dá uns 12dBi.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         alimentacao.lateral.jpg
Visualizações:	158
Tamanho: 	12,5 KB
ID:      	61888

    Só que pro sinal percorrer toda a antena e chegar até em cima demora demais. Quanto mais elementos, mais lento.

    Aí tem a opção de baixo da imagem. Nela a alimentação é pelo lado.
    De novo cada elemento tem uns 2dBi, são 8, 2x8=16dBi. Só que... essas divisões em Y na lateral tem perda, digamos que tem 1dBi de perda em cada. São 3 delas, então 3dBi a menos, e 16 - 3 = 13dBi.

    Ou seja, colocou 2 elementos a mais pra ter só 1 dBi a mais.

    Quanto mais elementos, mais divisores vai precisar, quanto mais divisores mais perda, então pra passar de 17 pra 18dBi talvez teria que aumentar uns 10 elementos.

    Uma setorial de 120° ou 90° nesse esquema fica UM POUCO mais simples porque ela não depende só de sinal que chegar direto nos elementos, ela depende de sinal refletido no espelho no fundo da setorial. Se sabe que um espelho de 40x40cm na forma de disco faz um elemento patch de 2dBi formam um conjunto chamado "antena direcional de 24dBi", quem dá o grande ganho é o espelho que concentra/espalha sinal. Setorial de 15dBi nesse esquema não é tão difícil, mas omni desse valor... putz... ia precisar provavelmente uns 30 elementos e 100m de trilhas em divisores.

    Caso alguém pense em fabricar setoriais 120° e colocar 3 de costas, também tem a perda na divisão, nada muda, cada setorial tem 15dBi, mas colocando as 3 de costas o divisor vai perder uns 2 ou 3dBi, na prática vai ter emissão omni de 12dBi, mas pelo custo gigante de 3 setoriais de 15dBi (Que vão ser subutilizadas). De qualquer maneira não é lucrativo (E sim dá prejuízo).

    Fora que quem está na "fronteira" entre 2 antenas vai entregar pra uma com nanosegundos de atraso com relação à outra, ocorre o efeito multipath, o pacote chega com pequenos ecos, isso diminui o throughput (Mas não o nível de sinal) por que cada símbolo no ato da transmissão tem essa recepção com pequenos atrasos chegando como uma forma de rabo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bdc8dcae1318.gif
Visualizações:	113
Tamanho: 	15,0 KB
ID:      	61889


    Pra evitar isso precisaria esses divisores bem calculados em cada elemento, só emendar 3 antenas prontas não fica perfeito e sim cria uns probleminhas adicionais (Que não são o fim do mundo, mas que não existem usando as setoriais uma isolada da outra, cada uma com seu rádio e no seu canal distante da vizinha) fora que tem ganho menor, você paga mais caro pra ter solução pior.

    (Provavelmente 3 setoriais de 14dBi com divisor vão dar na mesma em throughput que uma omni colinear de 10dBi, não adianta subir o nível de sinal em 1 ou 2dBm se o throughput será limitado por erros nos pacotes)



    Mas calma que nem tudo é luto. Se for pra conexão móvel ninguém ficará muito tempo na fronteira mandando sinal de modo a chegar com delays diferentes nas antenas setoriais "emendadas", em sistemas pra conexão móvel os gargalos são outros (Sinais ruins), então essa perda é insignificante. Essa idéia é ruim pra gente que usa conexão fixa, mas se souber mapear o alcance da antena e não colocar gente com alto tráfego nos rumos onde teria muito sinal em 2 antenas, também não terá problemas graves.

    Então isso (Setoriais emendadas) é solução pra casos específicos, via de regra é uma idéia péssima mas em 2 ou 3 situções (E não pra dividir internet como vizinho e menos ainda pra provedor típico) ela serve bem, esses defeitos não são importantes nalguns usos.

  12. #12

    Padrão Re: antena de 25 dbi não espalha quase nd de sinal

    a melhor dica compra uma antena grid da aquario e uma amplificador wireless no mercado livre tem de varias potencia 2w, 4w, 6w, 8w, o melhor é 8w de potencia aposto q o sinal vai fica muito forte fora e dentro...

  13. #13

    Padrão Re: antena de 25 dbi não espalha quase nd de sinal

    Amplificador é pra incompetente e CRIMINOSO (Existe legislação estabelecendo limite, resolução 506 da Anatel).

    Wifi é bidirecional, não adianta o sinal em um sentido ter potência alta se no outro não tiver, ocorre perda de pacotes aos montes além de poluir o espectro. Amplificador é pra enganar noob que só sabe olhar nível de sinal como se isso fosse o resumo da qualidade.

    Com 100mW e antena posicionada direito o incomodo na vizinhança é mínimo. Pra precisar 8W onde 0,1W resolvem precisa ser absolutamente incompetente.

    Amplificador e aquelas antenas caseiras de 25dBi do ML estão no mesmo patamar, só servem pra enganar quem acha que nível de sinal é tudo.

    Fora que amplificador não tem filtro seletivo na entrada (O chipset tem, o amplificador não. O AGC do chipset amplifica só o canal em uso, esses lixos for noobs amplificam o espectro todo), se um AP do lado tiver sinal muito alto, ele vai tornar ele mais alto ainda, cria intermodulação em canal vizinho, e em 2,4GHz um canal de 20MHz está sobreposto em vários outros, o filtro passa-faixas do chipset é de 20 a 30dB no canal vizinho, se colocar um amplificador de 30dB vai simplesmente compensar isso e tornar os sinais vizinhos tão legíveis quanto os do canal em uso, o ADC vai ter 10x mais material pra trabalhar, o AGC idem, vai sobrar pro processamento do chipset, e comer processamento significa perder throughput. Mas usuário de amplificador mal sabe o que é banda passante, só sabe ver sinal...