+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Leilão Anatel de sobra de frequências. Qual a opinião de vocês?

    Conforme muitos estão falando, a Anatel irá leiloar faixas de frequência por cidades.. 1.9 e 5.5 GHz.. Tecnologia LTE

    Os equipamentos a serem usados é uma tremenda incógnita.

    O que acham?

  2. #2

    Padrão Re: Leilão Anatel de sobra de frequências. Qual a opinião de vocês?

    Na verdade é 1.8/1.9 e 2.5. Equipamentos no pouco que pude acompanhar nao sao para o meu bolso infelizmente.

  3. #3

    Padrão Re: Leilão Anatel de sobra de frequências. Qual a opinião de vocês?

    Mas isso não é só continuação dos lotes de cidades não vendidos a uns anos antes da copa?

    Porque sobrou alguma coisa:
    http://www.teleco.com.br/4g_freq.asp
    Sobrou digamos as faixa P, T e U

    (Ignora o fato de falarem 2,5 ou 2,6GHz, vai de 2500 a 2690MHz, então se é pra ser justo deviam falar 2,5-2,6GHz)

    Já aqui eles mesmos dizem que as faixas P e U foram leiloadas nuns lotes de cidades:
    http://www.teleco.com.br/en/en_4g_freq.asp
    Só sobraria a T livre. E é pequena demais (15MHz em TDD é pouco, se fosse 5MHz pra up e 10MHz pra down seria bem melhor, mas não pode).

    A faixa dos 1,8GHz tá em uso pela Nextel nalguns cantos, deve ser leilão só de algumas áreas (Onde tem nextel? Acho que 4% do brasil).


    Sobre equipamento, tem que fazer como a Sky, fabricar específico pra ela, e é coisa cara pra caramba, é preço de Witelcom ou Cambium, ou mais. Isso afasta os pequenos provedores disso.

    Pra gente só vai ter sentido hora que tiver 3,5GHz livre, pra essa faixa tem equipamento mundo a fora por preço quase aceitável pra gente (R$ 300-500 por CPE). Mas pra 2,6GHz não tem nada comercial além de modens e cia, que são caros igual e exigiria um roteador wifi com porta USB pra modem, igual vai pra cada dos R$ 500. Soluções contrabandeadas: Uns R$ 300, mas sem antena decente. Em solução barata só tem a antena built-in do modens USB, que mal dá pra cliente a 1Km que já deteriora a qualidade, pra ter qualidade nisso PRECISA antena externa e visada mínima, senão caímos na besteira de zonear o espectro que nem fizemos com wifi.

    Dá pra dizer "Isso aí não é pro nosso bico". Precisaria montar algo pro cliente, ir juntando roteador, modem, e antena externa, ou então comprar uma CPE específica bem mais cara, uma não é prática e a outra não é barata.

  4. #4

    Padrão Re: Leilão Anatel de sobra de frequências. Qual a opinião de vocês?

    Realmente estas faixas não são para qualquer um, tem que elaborar antes um bom plano de negócios, haja visto que o custo de uma base deve estar próximo de 50000, alem é claro do pagamento pela mesma e outros impostos e taxas que virão

  5. #5

    Padrão Re: Leilão Anatel de sobra de frequências. Qual a opinião de vocês?

    A faixa de 3.5 GHz era pra sair junto neste leilão, devido a outros serviços não saiu.
    Acredito eu que não irão leiloar tão cedo.

  6. #6

    Padrão Re: Leilão Anatel de sobra de frequências. Qual a opinião de vocês?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Na verdade é 1.8/1.9 e 2.5. Equipamentos no pouco que pude acompanhar nao sao para o meu bolso infelizmente.

    É Isso ai. As frequencias pertenciam ao MMDS , tv por assinatura. Os equipamentos nao sao incognitas nao, sao os 4G.

  7. #7

    Padrão Re: Leilão Anatel de sobra de frequências. Qual a opinião de vocês?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    É Isso ai. As frequencias pertenciam ao MMDS , tv por assinatura. Os equipamentos nao sao incognitas nao, sao os 4G.
    Sim eu vi algumas especulaçoes no face e como disse o rubem nao é pra nosso bico.

  8. #8

    Padrão Re: Leilão Anatel de sobra de frequências. Qual a opinião de vocês?

    Isso aí está me parecendo mais uma "burrada" como tantas outras em diversas áreas governamentais... desestruturando tudo...

    Numa outra lista foi comentado sobre o custo de um pop. Coisa de 1 mi levando em conta equipamentos Huawei.

    Depois ainda fica a questão do que usar no cliente... realmente nãoo é para nosso bico... e acho que de ninguém... mais uma vez penso que vai ser um fracasso como já foi antes...

  9. #9

    Padrão Re: Leilão Anatel de sobra de frequências. Qual a opinião de vocês?

    isso ai nao é fracaso não.As operadoras pretendem essa banda para 4G. Banda licenciada para serviço licenciado.

  10. #10

    Padrão Re: Leilão Anatel de sobra de frequências. Qual a opinião de vocês?

    No caso da Sky, o fracasso tem sido por parte da Sky mesmo.

    Ela fornece a CPE (O cliente não compra), mas eles instalam em qualquer situação, não olham visada nem nada, se aparecer sinal eles instalam.

    Fazem IGUALZINHO provedor amador, que colocam 20 clientes sem visada numa torre (E como a qualidade fica ruim tentam resolver isso com mais potência).

    No caso da Sky, se for perto das torres só terá rede meia boca em horário de pico.
    Só que nas instalações porcas deles, sem visada (E com obstaculo gigante tipo arvore como pé de manga), NEM de madrugada a conexão fica boa (Afinal o problema não é excesso de lotação na torre).


    Cara, pra fazer cagada nesse sistema com up e down em canal separado tem que ser MUITO incompetente!

    As redes 3G são um lixo não porque tem 50 ou 60 clientes por setorial, é de 200 pra cima, e mais da metade com sinal ruim e usando muito tráfego.

    Com operadora fazendo essas besteiras (Focando em vender plano pré-pago aos milhões pra EM TESE fidelizar o cliente e empurrar depois um pós-pago, coisa que nunca acontece, o cliente troca de um pré-pago promocional pro outro pré-pago promocional e nunca dá lucro pra operadora) não sei se tem muito o que o governo fazer.

    Em tese tá aí um novo player com cacife pra importar equipto, a Sky, ele tem dinheiro pra usar em rede 4G decente, mas... com as cagadas que ela anda fazendo (Vendendo pra qualquer um, não recusa cliente atrás de pé de manga) ela não está nada diferente de Oi/Tim/Claro/Vivo/Ctbc/Nextel, não faz diferença nenhuma no mercado.

    Sobre equipto pra cliente, a Mikrotik tem suporte total a LTE, é botar um cartão ou USB com suporte a isso e acessar /interface lte que tá tudo lá.
    Pra 2,6GHz tem:
    https://techship.se/products/sierra-...s-mc7304-data/
    Mas... isso dá uns R$ 350, e é só o cartão pro cliente. É caro, uns 60% a mais que um mini-pcie da Mikrotik pra 5GHz.
    O hardware que a Sky entrega é isso, um chipset bem parudo, do poder do QCA98xx da RB912, e um cartão mini-pcie BEM CARO como esse (Um cartão minipci-e pra AC está umas 30 a 40 libras, metade do preço desses cartões pra 4G!).

    Se um dia liberarem wimax a 2,5 ou 3,6GHz pra gente, o preço dos equiptos também não é lindo não, é caro. Ó a CPE:
    http://www.ebay.com/itm/GREENPACKET-...-/311493679787

    Isso é exato o DOBRO do preço de um Nanobeam M5-300 (Quantos clientes usam algo tão caro?), e quase beeeeem mais que o dobro (Quaaaaaase o triplo) do preço de um SXT Lite5 (Que também não é tão usado porque é CARO).

    Com tanta gente choramingando por causa do preço de NS Loco M5 (E partindo pra Wom5000, TPLink e Oiw), não sei se a gente conseguiria ir longe com wimax ou lte não.

  11. #11

    Padrão Re: Leilão Anatel de sobra de frequências. Qual a opinião de vocês?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    isso ai nao é fracaso não.As operadoras pretendem essa banda para 4G. Banda licenciada para serviço licenciado.
    @emilidani, quanto ao fracasso não me refiro as operadoras. Mas sim ao processo de licitação... Já foi feito um alguns anos atrás e quase não houve interesse... Pode ser que com novas tecnologias o interesse reapareça por parte dos grandes...
    Mas penso assim, eles não estão conseguindo nem expandir onde já estão e ir para nova frequencia iria pulverizar mais os recursos deles...
    E noutro local, não me lembro onde agora, esta oferta do licenciamento vai ser por cidade e para pequenos provedores. Sei lá se é verdade mesmo...pois nem me interessou ler edital.
    Se fosse para usar 2.5 em wi-fi até que daria para pensar...mas a Anatel pensa bem maior que os pequenos provedores. E além disso um Ubiquiti 2.4 ou um mikrotik 2.4 só estão homologados nos 13 canais tradicionais.

  12. #12

    Padrão Re: Leilão Anatel de sobra de frequências. Qual a opinião de vocês?

    Será que no caso do. 2.5 LTE.. Daria pra captar sinal em celular 4G (somente dados/Internet) ??

  13. #13

    Padrão Re: Leilão Anatel de sobra de frequências. Qual a opinião de vocês?

    Precisa o sim card.
    Usa mac e imei, mas também a ID do simcard, pra se registrar na rede.

    Nas CPE's que não tem chip não quer dizer que não precisa os dados do chip. Um chip simcard é uma memória flash simplória de 64KB, substituível por CI SMD de 2x2mm, ou põe esses dados na Rom mesmo, aí é o "Virtual Sim". Problema de VirtualSim é que pode ser programado por qualquer um (Se roubarem a CPE, digamos), e exige programação bem mais demorada que simplesmente tirar um chip e colocar outro.

    Wimax tem modalidade não-mobile então ela não exige isso, mas precisa ter os parametros da "operadora" pra achar rede e discar, isso vem no Simcard então o que ele faz é facilitar a configuração da CPE.

    Talvez noutros países o tipo de LTE usado seja não-mobile (Só fixo ou nomade, mas não móvel), se não me engano na Russia e vizinhanças (Letonia, terra da MK) é assim.

    Wimax e LTE podem ser, por força da legislação, móveis ou não. No brasil LTE é móvel, isso exige chip e cia.
    Wimax nos Eua não é móvel (Se trocar de lugar com ele ligado a conexão pode cair, não há obrigatoriedade de suporte em todas as células sem perder conexão), se a gente adotar esse modelo seria perfeito pra provedores.

    Conexão móvel via de regra é coisa pra operadora de telefonia. A gente precisa conexão fixa ou nomade, como LTE já está definido que é móvel (Tanto aqui como nos EUA) só nos resta lutar por Wimax fixo/nomade. E como 2500-2690MHz já tá ocupado por LTE, precisariamos usar Wimax em 3,5GHz.

    Ou seja, teriamos que freiar esse papinho de liberar 3,5GHz pra wifi (Só porque existe equipto UBNT pra wifi 3,5GHz), e liberar ele pra wimax fixo/nômade.



    O brasil poderia ter optado por LTE fixo, aí serviria pra gente. Mas optou pela versão móvel. Pra entrar nisso (Mercado móvel) você precisaria obrigatoriamente um sistema bem mais parudo que pra vender conexão fixa.

    Espero que com wimax ao menos optem pela versão fixa, tá claro que brasileiro é muito burro pra usar conexão móvel, superlotam torres de sistema MÓVEL com conexão FIXA dentro de casa (Sem antena externa) e botam a culpa em operadora, sendo que tem N opções de adsl, cabo, ou via rádio pra maioria desse pessoal. Dão tiros no próprio pé.

  14. #14

    Padrão Re: Leilão Anatel de sobra de frequências. Qual a opinião de vocês?

    so vai poder usufruir quem tiver muita bala !!!