+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interligar RBs na torre por SFP, Como? O que usar?

    Galera boa noite,
    Gente estou em apuros aqui com porta lan das base box torrando tudo, em 20 dias troquei nada mais nada menos que seis em uma torre. Já tentei de tudo que é falado aqui no forun que se possa imaginar, conectores blindados, cabos ftp, aterramento pra tudo quanto é lado, embaixo 750up que tem porta blindada também trabalhando como switch, emfim. Mesmo depois disso tudo continuou queimando, ai como já não sabia mais o que fazer já em apuros decidi passar tudo pra energia solar. Ai para minha super surpresa e da plateia o trem hoje parou. Não sei ainda se queimou pois comeu ráios aqui na cidade e como foi a noite só irei a esse POP problemático amanhã Domingo bem cedo. Já pensando do que posso encontrar estou começando a rever uma coisa que queria fazer qd estava no alge das queimas nesse POP. É nada mais do que usar em cima da torre RB922UAGS-5HPacD
    que tem porta sfp e embaixo usar uma RB com duas portas sfp também, ou seja, interligar os rádios com fibra ao invés de alimenta-los por POE. O que vocês acham? Tem alguém ai que já tem um cenário desse tipo? interligando as RBs que estão em cima da torre com a cx que fica embaixo com fibra usando sfp? Não quero fazer colocando embaixo conversor de midia, porque para terem ideia nesse lugar se usar 30 cm de utp queima tudo, ou seja quero eliminar pulso elétrico alimento os hardwares que ficam em cima.
    Minha dúvida é quais equipamentos utilizar, não aquento mais ter prejuizo nesse POP! Se puderem ajudar especialmente alguém que já usa nesse layout indicando o que usa agradeço.
    OBS- Amanhã cedo quando for ao POP informo a vocês o que encontrei lá, pelo o que já vi nesse POP acredito que mesmo com energia solar deva ter torrado tudo. Emfim amanhã verei.....

  2. #2

    Padrão Re: Interligar RBs na torre por SFP, Como? O que usar?

    Caramba amigo,que prejuízo hein.
    Imagino como deve esta sua cabeça agora.
    Olha não tenho experiência neste senário que vc pretende por,mas normalmente usa-se para eliminar ruídos de rádios,tem tudo para dar certo.

  3. #3

    Padrão Re: Interligar RBs na torre por SFP, Como? O que usar?

    Se eu entendi vc que alimentar os rádios via fibra. Não é possível pois a fibra e dielétrica ou seja não conduz energia somente luz. O que vc pode fazer é alimentar os rádios via dc e fazer comunicação via sfp. Provavelmente vai faltar porta sfp então utilize um switch de fibra.

  4. #4

    Padrão Re: Interligar RBs na torre por SFP, Como? O que usar?

    Exato saporuga, o que utilizar para interligar o switch que fica embaixo na cx hermética com as rbs que estão em cima? Claro me refiro apenas a dados alimenta-las via DC. Parte elétrica não tenho dúvidas de como fazer, apenas a questão dos dados se posso utilizar um par de gbic e questçoes de indicação de hardware mesmo, qual comprar? Pois como disse não posso mais errar nesse pop pois meu orçamento pra lá já se esgotou a meses trocando equipamentos queimados. Obrigado!

  5. #5

    Padrão Re: Interligar RBs na torre por SFP, Como? O que usar?

    Contrata uma empresa especializada em aterramento para verificar essa malha de aterramento e fazer laudo.

  6. #6

    Padrão Re: Interligar RBs na torre por SFP, Como? O que usar?

    Vc tem que aterrar os cabos em baixo e em cima vc só vai conseguir acabar com queima de lan se vc tiver sfp nos equipamentos as msm assim eles podem queimar pela alimentação dc. Desenha a rede e posta pra eu entender melhor e tentar te auxiliar.

  7. #7

    Padrão Re: Interligar RBs na torre por SFP, Como? O que usar?

    amigo a varias formas mas tem poucos dados para se dar uma forma correta me add no skype aprendainformaticaskype e me lembra que você e o do raio ok ate +

  8. #8

    Padrão Re: Interligar RBs na torre por SFP, Como? O que usar?

    fugindo um pouco do assunto, precisava saber qual equipamento eu usso em meus pops para chegar com a fibra, tenho uma rb 2011 mais processamento dela nao me atende. e uma rb ccr-10009 so tem duas portas sfp , precisava de mais portas sfp

  9. #9

    Padrão Re: Interligar RBs na torre por SFP, Como? O que usar?

    a ccr 1009 ela tem a porta SFP+ ou seja ela toca gbic de 10Gbps, entao
    como vc disse que precisa de mais portas SFP na sua CCR, vc pode fazer assim: compra um switch gerenciavel com 10 portas SFP e 1 SFP+

    na porta do SFP+ da ccr se comunica com a porta SFP+ do switch usando um par de gbic 10Gbps, nas outras portas SFP do switch vc pode usar modulo de 1.2Gbps, ai vc pode trabalhar com VLANs na CCR, dessa maneira 1 porta SFP vira 10 portas SFP

    o que acontece eh que a CCR 1009 vai processar no maximo 1.2Gbps de pacotes, enao no final das contas vc nem vai precisar desse par de gbic 10Gbps, pode usar tudo de 1.2Gbps mesmo que vai funcionar muito bem!

    hoje aqui na minha rede fibra, eu centralizei tudo, antigamente era descentralizada, eu tinha um roteador em cada POP concentrando os pppoe, hj eu levo uma fibra dedicada do switch core layer3 ate as torres, e nas torre tenho switch gerenciavel layer2 mesmo!

    agora eu tenho 1 unico servidor PPPoE bem parrudo no meu core, criei 1 vlan pra cada setorial e um pppoe server pra cada vlan, e la na torre eu uso 1 switch gerenciavel, onde cada porta sai pra uma setorial com vlan independente pra cada, assim 1 setorial nao se comunica com a outra e todas autenticao no meu core

  10. #10

    Padrão Re: Interligar RBs na torre por SFP, Como? O que usar?

    em relacao ao seu problema de queima de porta lan, vc pode fazer isso mesmo que vc falou, coloca um radio com gbic la na bunda da antena, e traz uma fibra ate em baixo ligando em um switch gerenciavel, ai depende da sua rede!
    e liga o radio que ta la em cima no cabo PP com fonte!
    tem gente que usa um cabo de rede POE apenas pra energisar o radio la em cima, mais no seu caso recomendo energisar com fonte P4 e levando energia com um PP, talvez de certo!

    geralmente queima da lan eh aterramento, ou nao tem, ou ta errado!