Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Muito obrigado rubens, vamos la.

    - Controlador 24v ja tenho um de 30a mppt da sun yoba ou seja generico nao sei se seria confiavel, e comprei até barato 400,00

    Sobre mppt comprar 2x 24v generico de sai o valor de pegar um pwm desses citados no topico.

    - Os painel solares o valor esta:
    2x 140w 659,00 = 1.318,00 frete 220,00 = 1.538,00
    1x 250w 1.069,00 frete 231,00 = 1.300,00

    Bom alem de economizar 238,00 ainda ganho aqueles 20w que perderia usando 2x 140w.

    Ainda sobre o controlador o generico que citei acima é esse aqui
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-com-mppt-_JM

  2. #22

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    info3 sou de minas gerais, pede hoje uma cotação de baterias estacionárias em BH o preço esta muito bom não sei se posso colocar aqui os preços ou a loja se puder me avisem.

  3. #23

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Muito obrigado rubens, vamos la.

    - Controlador 24v ja tenho um de 30a mppt da sun yoba ou seja generico nao sei se seria confiavel, e comprei até barato 400,00

    Sobre mppt comprar 2x 24v generico de sai o valor de pegar um pwm desses citados no topico.

    - Os painel solares o valor esta:
    2x 140w 659,00 = 1.318,00 frete 220,00 = 1.538,00
    1x 250w 1.069,00 frete 231,00 = 1.300,00

    Bom alem de economizar 238,00 ainda ganho aqueles 20w que perderia usando 2x 140w.

    Ainda sobre o controlador o generico que citei acima é esse aqui
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-com-mppt-_JM

    Na verdade calculei errado, não vai ter 250 + 150 + 150 (Ou 250+300W), vai ficar 250 + 250, ou seja, vai ter 48V 500W.

    Mas vai que ainda é suficiente, talvez a economia compense.
    (Em média de 5h de sol dá 48V 2500Wh por dia, se o equipto consumir uns 60Wh ainda tá muito bom)


    Sobre esse controlador MPPT, ele não é dos baratos, o barato e que não confio tanto (Mas é pelo ruído na saída, coisa que se resolve com filtro LC) é desses:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         s-l500.jpg
Visualizações:	164
Tamanho: 	24,6 KB
ID:      	62605
    Peguei dele no Ebay, acho que era US$ 15, tá em uso faz uns 2 anos, mas é bem simples por dentro, acho que em caso de qualquer problema ele queima fácil (Tipo os PWM de R$ 100, se o painel sobe pra uns 22V (Por a bateria já estar totalmente carregada, e o painel ser muito grande) eles queimam).

    Esse modelo MPPT cinza com painel eu sempre passo como opção, mas é OU fazenda meio pobre e optam pelo PWM mais barato de R$ 150, OU é gente com mania de grandeza que opta pelos Morningstar de R$ 2 mil.

  4. #24

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Obrigado Rubem, vou pegar 2x painel de 150w + controlador de 48v o pop fica a uns 100km e dificil acesso.

    Entao quanto menor a probabilidade de dar problema melhor.

    Mais uma vez muita obrigado !

  5. #25

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Ressuscitando o topico rsrsrs, como os radios funcionao em -48v tenho a duvida do que deve ser aterrando pra chegar a esse "-" nas fontes xps é a saida do positivo que alimenta os equipamento, nas fonte lineage e apenas a tomada da fonte e sua carcaça.

    Usando energia solar ja encontrei que apenas é necessario aterrar a carcaça do controlador!
    Outros dizem ser necessario aterrar o negativo da bateria.

    Alguem sabe me dizer ao certo oque realmente é necessario? Pois so falta isso pra ativar os radios e alinhar.

  6. #26

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Via de regra se aterra o que está ligado na carcaça, seja negativo (Alimentação comum +48V) ou seja o positivo (Alimentação por -48V).

    Só tem problema se misturar equitpo +48V com -48V na mesma fonte. A polarização da alimentação se resolve invertendo o plug, mas se ligar a carcaça dos 2 no mesmo aterramento, um tem a carcaça ligada no negativo e outro no positivo, unir as 2 carcaças vai só curto-circuitar positivo e negativo...

    Se todo o equipto usado é -48V, a carcaça está ligada no positivo, aterra a carcaça de todos e tá tudo resolvido.

    Se todo o equipto usado é +48V, a carcaça está ligada no negativo, aterra a carcaça de todos e tá tudo resolvido.

    Se tem uns -48 e uns +48V, escolhe um ou outro pra aterrar pela carcaça, o de outra polarização terão que ficar não só sem aterramento, mas com a carcaça isolada dos demais, ou seja, não pode nem parafusar no mesmo rack metálico!


    Com energia solar, os controladores tradicionais tem o negativo unido nos 2 pontos, negativo do painel, negativo da bateria, e negativo da alimentação. Liga qualquer desses negativos no aterramento e tá tudo resolvido. Mas se for um sistema solar 48V, com equipto -48V, aí o aterramento do equipamento é mais importante, a carcaça do equipto está ligada no positivo, aterra a carcaça do equipto e deixa pra lá o aterramento do controlador solar (Aterrar positivo não ajuda em nada num controlador, mas se não dá pra aterrar o negativo, não aterre nada então).

    Tem excessões, aqueles HP que tem o conector RPS, um conector de força com 3 pinos, nominalmente é chamado -48V, mas é um sistema onde o negativo é aterrado, são equiptos que funcionam com AC (Com aterramento pelo cabo de força), ou com POE +48V, de qualquer forma se aterra a carcaça, seja alimentando via POE com +48V ou com RPS com -48V, mas é um caso raro de carcaça que é ligada na SAÍDA de um conversor interno, a carcaça dele não é ligada nem no positivo nem no negativo.

    Alias, é bom meter o multimetro entre o positivo e a carcaça, pra ter certeza se ela é ligada no positivo (Vai dar 0 ohms). Eu lembro de mexer em um que era -48V mas com carcaça aterrada no negativo, não lembro se sera Radwin ou Proxim (Nomes parecidos. Não era Proxim Tsunami senão eu lembraria), peguei o hábito de medir isso em todos.

    Se é só 1 equipamento nessa fonte -48V, aterra a carcaça do rádio (Tanto no ONU/IDU, como do ODU, eles tem parafusos pra aterrar um em cima e outro em baixo pra evitar que o cabo leve a paulada da descarga). Problema só tem quando tem muito equipamento diferente na mesma fonte, uns -48 e uns +48V, aí se aterrar a carcaça de todos dá curto entre positivo e negativo.

    Alias, é bom ver se a fonte XPS não tem o negativo aterrado, é só medir no multimetro. No caso das Proteco, atrás tem os parafusos pra ligar os equiptos, dá pra ver a cor dos fios, o vermelho universalmente é o positivo, tem fio vermelho indo pra todos os + de saída, e na fonte -48V tem fio vemelho indo pro parafuso de aterramento. Nas fontes 48V (Talvez saiu de linha, aquelas bege, tinha 48V e tinha -48V, na linha preta atual parece que só tem -48V) o fio ligado no parafuso do aterramento é verde ou preto, é da cor do fio usado no negativo. Se a fonte é 48V (Não é -48V) e tem o negativo aterrado, ao ligar num equipto -48V com a carcaça (Positiva) aterrada também vai dar curto. Tem como isolar a fonte do aterramento (Deixando fora do rack metálico), mas provavelmente é uma fonte -48V com rádio -48V, aí é só aterrar a carcaça de todos que tá tranquilo, é o positivo que está aterrado mas se todos os equiptos usados são nominalmente -48V então não tem problema.

  7. #27

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    @rubem muito obrigado.

    Primeiro cenario:
    1 fonte -48v lineage negativo na carcaça c/ 2 radio -48v fui ligar uma crs fui la parafusei no rack, meti o terra nela quando liguei desarmo foi o rack todo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Segundo Cenario:
    1 controlador generico aterrei a carcaço dele e carcaça do digital, cabo coaxial do digital tbm aterrado na mesma malha.
    Nao vou usar equipamento +48v nessa torre apenas um conversao volt 48<24v isolado.

    Mesmo usando tudo -48v seria util aterrar o negativo seja bateria,controlador solar?

  8. #28

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    No primeiro caso, as CRS tem o negativo aterrado (Enquanto rádios -48V tem o positivo aterrado). Agradeça não ter queimado a fonte por fazer isso, se a proteção contra curto não funciona é normal elas aquecerem até queimar, e não queimam coisa boba tipo fusível ou diodo, queimam CI e mosfet que não se acha a venda...


    Se tem carcaça de equipamento -48V aterrada, não devia aterrar o controlador solar não, a não ser que tenha inversor, com inversor pode aterrar o negativo da bateria, ou dos painéis, ou do controlador. Se não tiver inversor, o controlador geralmente une negativo de painel, bateria e equipamento, só poderia aterrar ele se fosse equipto +48V, nesse a carcaça do equipto tem o negativo. Mas aterrando a carcaça dos rádios, já tá bom, a carcaça dos painéis solares não está ligada no negativo, essa até pode ser aterrada, mas não faz efeito, a chance de cair um raio nela e não na torre é minúscula.

  9. #29

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Muito obrigado rubem, suporte da empresa que me cendeu os radio e sheltet meu pediu pra fazer da forma que falei contolador aterrado + carcaça do radio. Ta roda do ja. No caso da fonte e crs nao a outra forma a nao ser instalar ela isolada do sheltet correto?

  10. #30

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Se a CRS está na mesma alimentação, teria que isolar mesmo, tem uns isoladores de mica usados em componentes:
    https://www.google.com.br/search?q=i...=lnms&tbm=isch
    Com arruela de plastico e tal, mas pra esse caso, com peso grande, não é suficiente. Dependendo do parafuso dá pra pegar isolador e arruela de fonte ATX pifada.

    Ai tem a fita kapton que faz quase o mesmo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-20mm-bi10-_JM
    Pode esmagar ela que ela não cede. Eu uso ela assim pra juntar dissipadores de diodos as vezes, passo fita nos 2, dou 3 gotas de Superbonder e uma gota de pasta térmica no meio, junto os 2, espero uns 10 segundos, e no futuro se preciso separa tenho que ir puxando com jeitinho pra tirar a fita, porque fica bem firme.

  11. #31

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Grande Mestre dos Mestre Rubem, poderia me orientar por gentileza, consumo dos meus radios -24 ou -48 (em -48 consumo 2 amp) (em -24 consumo de 4 amp) qual dimensionamento correto a ser feito em Baterias, Placas solar e contralodor? se puder me auxiliar eu agradeço.. obrigado mestre..

  12. #32

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Passando o consumo assim fica bem fácil calcular.
    Mas o consumo é realmente tudo isso? Digo, mediu com multímetro/amperímetro ou está estimando? Achei bastante.

    Vou calcular em 24V primeiro.
    Se são 4A por hora, em 24h é 24*4 = 96Ah por dia.

    Um painel 250W mais em conta capta, na prática, energia equivalente a 5h de sol pleno, ou seja, por dia capta 5x 250W, ou seja, 1250Wh por dia. Em 24V isso vem a ser uns 52Ah. Aqui tem uma ficha com esse valor em 29V, muda pouco na real:
    https://www.minhacasasolar.com.br/pr...0gh-4fb2-79151

    Se você precisa 96Ah por dia, e esse painel capta entre 41 e 52Ah por dia, precisa 2 deles. Mas como o preço é similar, e energia de mais nunca é problema (O controlador de carga impede sobrecarga em bateria), eu optaria por 2 painéis desse:
    https://www.minhacasasolar.com.br/pr...s6k-270p-79117

    Pular pros de 320W acho exagero, talvez 1 de 320W e um de 250W, mas o preço é mais alto que pegar 2 desse de 270W.

    Enfim, achado o painel que atende o consumo diária, vamos pro controlador.

    500W em 24V é mais de 20A (500/24= 20,8) então controlador de 20A não dá, teria que pegar um de 30A (30*24V=720W, serviria até pro caso de usar 2 painéis de 320W), e o 30A 24V mais em conta dessa vez é a na Neosolar: https://www.neosolar.com.br/loja/con...0a-12-24v.html
    Já usei ele, já usei esse também, sinceramente hoje pra mim isso é tudo igual, eles não tem ruído como uns PWM chineses tem, opto pelo mais barato (Desde que seja de marcas que nome nesse mercado, tipo EPSolar ou Phocos (Outras marcas são muito mais caras).

    Sobre baterias, desses 96Ah consumidor por dia, o consumo de umas 7h não sairá das baterias, ou seja, 4A*7h= 28Ah, isso sairá direto dos painéis porque será nos horários que tem muito sol. O que sairá das baterias em si será então no máximo 96-28 = 68Ah. Em dias de muito sol será até menos, será talvez 9h de painel alimentando os rádios, sem nada de fato "sair" da bateria nesse horário.

    Pra bateria durar teria que usar aquele negócio de ter descarga diária de só uns 20% ao dia, pela tabela do fabricante (Bosch e Freedom são iguais hoje: https://www.neosolar.com.br/loja/med...de_Vida_02.jpg Nota que 1 ciclo = 1 dia em uso solar, então em 1500 dias ainda terá 80% da vida útil intacta, nos próximo 200 dias cai pra uns 60% da vida útil, e aí já terá que trocar a bateria, falamos então em 4,5 anos de vida prevista na prática, talvez esse último meio ano coincida com época de pouco sol e na prática vire só 4 anos, varia), enfim, 68Ah é 20% de 340Ah. Teria que ter então 24V 340Ah em baterias. Seria digamos 4 dessas:
    https://www.bateriaautomotiva.com.br...p5-2580-165ah/

    Tá caro? Tá, mas é que 4A por hora é realmente muito consumo! Um rádio Ceragon fala em 32W de consumo, um par deles (Numa repetição) seria 64W, em 24V isso seria 64/24= 2,6A. Só que... isso é consumo quando tem throughput alto, vai ter isso digamos as 16 as 21h, e de madrugada vai até cair pra talvez 24W cada! Por falar um número tão redondo (4A) eu estranhei, talvez seu consumo real seja menor, teria que medir com amperímetro. Mas se tem mesmo muito equipamento (2 ou 3 rádios 10GHz de alto consumo) pode ser que gaste mesmo isso, é que equipamento comum de provedor pequeno é MK e UBNT, que consomem muito pouco (14W as vezes, conta uns rádios licenciados de 70W!). Se for realmente 4A em 24V, vai mesmo ter que gastar muito.

    Sobre usar 48V, poderia, o custo dos painéis e baterias seria o mesmo, inclusive recomendaria mesmos painéis e baterias. Só que... controlador 48V é sempre mais caro. Por menos de R$ 400 só sei de controlador 48V 20A (Pra esses painéis poderia ser até um de 15A, mas de 10A não dá, e nem sei se existem) xing-ling de qualidade duvidosa, então se optar por 48V vai ter custo provavelmente uns R$ 200 maior sem nenhuma vantagem (Já que parece que o equipamento opera tanto em 24V como em 48V), se R$ 200 não é muita coisa, e prefere trabalhar com 48V, vai ter que pegar esse aqui: https://www.neosolar.com.br/loja/con...m-display.html

    A vantagem de 48V é que os cabos entre painel e controlador, e entre controlador e bateria, não precisam ter cabos de 16mm, com 48V a corrente é metade então pode usar cabos de 10mm, quando a distância é grande esse pequeno detalhe faz diferença, já que falamos de cabos que custam R$ 3 ou 4 a mais por metro e pode ter 50m de cabos conforme a construção. Mas de modo geral não tenha dó de cabo grosso, na dúvida usa cabo de 16mm entre painel e controlador caso passe de uns 5m de cabo, cabo longo tem maior queda de tensão e aumentar a bitola dele é modo de contrabalancear essa questão (Ou o cabo é longo ou é fino, não pode ser os 2).

    Sobre os 2 painéis de 270W produzirem por dia praticamente o que o equipamento consome (92 a 96Ah), tem esse fato mesmo, mas ainda duvido que de madrugada seu consumo seja o mesmo que de tarde, se mediu 4A de tarde vai ter talvez 3,6A na madrugada, de modo que se tiver sol pleno vai ter produção ok. E como a bateria descarrega uns 20% por dia, vai levar 5d sem sol nenhum pra descarregar. E sol nenhum é nublado fechado mesmo, porque nublado leve ainda permite carga, painel ainda capta uns 20% mesmo em dia nublado, isso estende a duração da bateria pra digamos 6d de nublado contínuo (Acho que só serra teria isso). Se está em local sem tanto sol, seria caso de pegar 1 painel de 270W e 1 de 320W, vai ter mais de 100Ah captado por dia (130Ah em dia de muito sol e temperatura amena, tipo essa época do ano na maior parte do país).

    Gosto de colocar 2 painéis em paralelo (Une positivo com positivo, negativo com negativo) pra virar um mais pro nascente do sol, e outro mais pro poente, mas viro só 4 ou 5°, desse modo um painel começa a captar mais cedo, e o outro termina de captar mais tarde, o armazenamento em baterias é o mesmo mas o que muda é que nesse caso há consumo constante do equipamento, assim você usará energia por mais tempo que não passou pela bateria, maximiza a vida útil da bateria (Que quanto mais for usada, menos vai durar). Colocando 2 painéis em série (Pra ter 48V) não poderia fazer isso, em 48V tem que colocar os 2 painéis exatamente no mesmo ângulo.

    Mas se está pensando em aumentar algo no futuro, já compre agora 2 painéis 320W mesmo, vai gastar uns R$ 400 a mais agora, mas vai ter captação maior em dias nublados, vai melhorar a vida útil das baterias também (De novo, mais tempo com equipamento sendo alimentado por energia que não passou pela bateria), ou seja, não tem desvantagem, só vantagem. Painel nunca sobra, não tenha nenhum medo de usar painel muito maior que o necessário, eu digo que o mínimo necessário é 2 de 270W na maior parte do país (Pra algo perto de 4A.hora em 24V), mas nuns locais 2 de 250W serviriam (Caso de 4A.hora de tarde e 3,1A.hora de madruga) enquanto em região com muita serração e nublado precisa 2 de 320W mesmo. Na duvida eu optaria por 2 de 320W, a diferença no preço existe mas não é tanta, e painel dura muito (O meu de 1997 está normal), bateria dura 3,5 a 4,5 anos conforme uso então é complicado exagerar no tamanho, mas painel fabricado hoje provavelmente vai bater fácil os 30 anos de uso.

  13. #33

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Passando o consumo assim fica bem fácil calcular.
    Mas o consumo é realmente tudo isso? Digo, mediu com multímetro/amperímetro ou está estimando? Achei bastante.

    Vou calcular em 24V primeiro.
    Se são 4A por hora, em 24h é 24*4 = 96Ah por dia.

    Um painel 250W mais em conta capta, na prática, energia equivalente a 5h de sol pleno, ou seja, por dia capta 5x 250W, ou seja, 1250Wh por dia. Em 24V isso vem a ser uns 52Ah. Aqui tem uma ficha com esse valor em 29V, muda pouco na real:
    https://www.minhacasasolar.com.br/pr...0gh-4fb2-79151

    Se você precisa 96Ah por dia, e esse painel capta entre 41 e 52Ah por dia, precisa 2 deles. Mas como o preço é similar, e energia de mais nunca é problema (O controlador de carga impede sobrecarga em bateria), eu optaria por 2 painéis desse:
    https://www.minhacasasolar.com.br/pr...s6k-270p-79117

    Pular pros de 320W acho exagero, talvez 1 de 320W e um de 250W, mas o preço é mais alto que pegar 2 desse de 270W.

    Enfim, achado o painel que atende o consumo diária, vamos pro controlador.

    500W em 24V é mais de 20A (500/24= 20,8) então controlador de 20A não dá, teria que pegar um de 30A (30*24V=720W, serviria até pro caso de usar 2 painéis de 320W), e o 30A 24V mais em conta dessa vez é a na Neosolar: https://www.neosolar.com.br/loja/con...0a-12-24v.html
    Já usei ele, já usei esse também, sinceramente hoje pra mim isso é tudo igual, eles não tem ruído como uns PWM chineses tem, opto pelo mais barato (Desde que seja de marcas que nome nesse mercado, tipo EPSolar ou Phocos (Outras marcas são muito mais caras).

    Sobre baterias, desses 96Ah consumidor por dia, o consumo de umas 7h não sairá das baterias, ou seja, 4A*7h= 28Ah, isso sairá direto dos painéis porque será nos horários que tem muito sol. O que sairá das baterias em si será então no máximo 96-28 = 68Ah. Em dias de muito sol será até menos, será talvez 9h de painel alimentando os rádios, sem nada de fato "sair" da bateria nesse horário.

    Pra bateria durar teria que usar aquele negócio de ter descarga diária de só uns 20% ao dia, pela tabela do fabricante (Bosch e Freedom são iguais hoje: https://www.neosolar.com.br/loja/med...de_Vida_02.jpg Nota que 1 ciclo = 1 dia em uso solar, então em 1500 dias ainda terá 80% da vida útil intacta, nos próximo 200 dias cai pra uns 60% da vida útil, e aí já terá que trocar a bateria, falamos então em 4,5 anos de vida prevista na prática, talvez esse último meio ano coincida com época de pouco sol e na prática vire só 4 anos, varia), enfim, 68Ah é 20% de 340Ah. Teria que ter então 24V 340Ah em baterias. Seria digamos 4 dessas:
    https://www.bateriaautomotiva.com.br...p5-2580-165ah/

    Tá caro? Tá, mas é que 4A por hora é realmente muito consumo! Um rádio Ceragon fala em 32W de consumo, um par deles (Numa repetição) seria 64W, em 24V isso seria 64/24= 2,6A. Só que... isso é consumo quando tem throughput alto, vai ter isso digamos as 16 as 21h, e de madrugada vai até cair pra talvez 24W cada! Por falar um número tão redondo (4A) eu estranhei, talvez seu consumo real seja menor, teria que medir com amperímetro. Mas se tem mesmo muito equipamento (2 ou 3 rádios 10GHz de alto consumo) pode ser que gaste mesmo isso, é que equipamento comum de provedor pequeno é MK e UBNT, que consomem muito pouco (14W as vezes, conta uns rádios licenciados de 70W!). Se for realmente 4A em 24V, vai mesmo ter que gastar muito.

    Sobre usar 48V, poderia, o custo dos painéis e baterias seria o mesmo, inclusive recomendaria mesmos painéis e baterias. Só que... controlador 48V é sempre mais caro. Por menos de R$ 400 só sei de controlador 48V 20A (Pra esses painéis poderia ser até um de 15A, mas de 10A não dá, e nem sei se existem) xing-ling de qualidade duvidosa, então se optar por 48V vai ter custo provavelmente uns R$ 200 maior sem nenhuma vantagem (Já que parece que o equipamento opera tanto em 24V como em 48V), se R$ 200 não é muita coisa, e prefere trabalhar com 48V, vai ter que pegar esse aqui: https://www.neosolar.com.br/loja/con...m-display.html

    A vantagem de 48V é que os cabos entre painel e controlador, e entre controlador e bateria, não precisam ter cabos de 16mm, com 48V a corrente é metade então pode usar cabos de 10mm, quando a distância é grande esse pequeno detalhe faz diferença, já que falamos de cabos que custam R$ 3 ou 4 a mais por metro e pode ter 50m de cabos conforme a construção. Mas de modo geral não tenha dó de cabo grosso, na dúvida usa cabo de 16mm entre painel e controlador caso passe de uns 5m de cabo, cabo longo tem maior queda de tensão e aumentar a bitola dele é modo de contrabalancear essa questão (Ou o cabo é longo ou é fino, não pode ser os 2).

    Sobre os 2 painéis de 270W produzirem por dia praticamente o que o equipamento consome (92 a 96Ah), tem esse fato mesmo, mas ainda duvido que de madrugada seu consumo seja o mesmo que de tarde, se mediu 4A de tarde vai ter talvez 3,6A na madrugada, de modo que se tiver sol pleno vai ter produção ok. E como a bateria descarrega uns 20% por dia, vai levar 5d sem sol nenhum pra descarregar. E sol nenhum é nublado fechado mesmo, porque nublado leve ainda permite carga, painel ainda capta uns 20% mesmo em dia nublado, isso estende a duração da bateria pra digamos 6d de nublado contínuo (Acho que só serra teria isso). Se está em local sem tanto sol, seria caso de pegar 1 painel de 270W e 1 de 320W, vai ter mais de 100Ah captado por dia (130Ah em dia de muito sol e temperatura amena, tipo essa época do ano na maior parte do país).

    Gosto de colocar 2 painéis em paralelo (Une positivo com positivo, negativo com negativo) pra virar um mais pro nascente do sol, e outro mais pro poente, mas viro só 4 ou 5°, desse modo um painel começa a captar mais cedo, e o outro termina de captar mais tarde, o armazenamento em baterias é o mesmo mas o que muda é que nesse caso há consumo constante do equipamento, assim você usará energia por mais tempo que não passou pela bateria, maximiza a vida útil da bateria (Que quanto mais for usada, menos vai durar). Colocando 2 painéis em série (Pra ter 48V) não poderia fazer isso, em 48V tem que colocar os 2 painéis exatamente no mesmo ângulo.

    Mas se está pensando em aumentar algo no futuro, já compre agora 2 painéis 320W mesmo, vai gastar uns R$ 400 a mais agora, mas vai ter captação maior em dias nublados, vai melhorar a vida útil das baterias também (De novo, mais tempo com equipamento sendo alimentado por energia que não passou pela bateria), ou seja, não tem desvantagem, só vantagem. Painel nunca sobra, não tenha nenhum medo de usar painel muito maior que o necessário, eu digo que o mínimo necessário é 2 de 270W na maior parte do país (Pra algo perto de 4A.hora em 24V), mas nuns locais 2 de 250W serviriam (Caso de 4A.hora de tarde e 3,1A.hora de madruga) enquanto em região com muita serração e nublado precisa 2 de 320W mesmo. Na duvida eu optaria por 2 de 320W, a diferença no preço existe mas não é tanta, e painel dura muito (O meu de 1997 está normal), bateria dura 3,5 a 4,5 anos conforme uso então é complicado exagerar no tamanho, mas painel fabricado hoje provavelmente vai bater fácil os 30 anos de uso.
    Então Mestre, o rádio que tenho e o Minilink da Ericsson, pessoal onde comprei me disse que o consumo dele em 48v 2amp, e preferir esse rádio porque eles me mandaram com placa pra ele funcionar também em 24v, mais achei alto o consumo também, tava fazendo uns cálculos doido aqui de ter que colocar até 6 baterias de 220amp
    Mais ainda bens que tive o privilégio de ser orientado pelo Sr. Muito obrigado e desculpa por tomar seu tempo.

  14. #34

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Sobre esse consumo de 2A em 48V, isso provavelmente é o limite mesmo, é o que está no datasheet, lá tem algo tipo "Max Power Consumption", o "Max" é teto, não a média. O que tenho visto de rádio 48V de alto consumo mal passa de 70W de média (70/48=1,45A), na hora dos testes de velocidade realmente chega a 90W, mas com tráfego normal usando praticamente metade da banda que o rádio dá conta as vezes dá 75 ou 80W apenas.

    Se está com receio de gastar demais, mede o consumo dos rádios. Multímetro baratinho vai ter a escala pra medir corrente de até 10A, nesse caso está tranquilo, vai ter 1,5 a 2A no máximo, até multímetro de R$ 19,90 aguenta isso, é só conectar, ligar os rádios, e fazer um teste de throughput pra ver a que corrente chega, duvido que chegue realmente a 2A, porque nunca vi aquele consumo todo que tem nos datasheets.

    (No caso de UBNT e MK, como são equipamentos de baixo consumo as vezes informam 9W e você mede na real 8W (Em teste de velocidade), parece pouco esse 1W mas isso é 11% de diferença, e de madrugada com pouco tráfego dá 7W por horas e horas, de novo parece só 1W, mas aí já dá 22% a menos de consumo, ter umas 5h de consumo baixo assim faz a média diária ficar digamos 15 ou 16% abaixo do que o datasheet fala (E se for ficar o dia todo com pouco tráfego, digamos passar 20Mbps num ptp que tem capacidade pra 100Mbps, a média vai ficar uns 20% abaixo do máximo que o datasheet fala)

    Por isso eu não tenho mais medo de usar painel que dê na medida o que o datasheet diz, lá tem o máximo, como não existe rádio em full as 24h do dia, na real sempre vai ter mais captação que o necessário, desde que as baterias sejam grandes (E bateria pequena terá descarga percentual diária grande, dura inclusive menos se descarregar demais toda noite) fica tudo ok.

    (O pouco de problemas que tinha no passado era sempre bateria, hoje bateria estacionária está mais barata que automotiva, mas no passado era o contrário, e quando se optava por estacionária era sempre meio que na medida, nunca com sobra (Já era difícil convencer alguém a ter só 30% de descarga diária, que dirá 20%), ainda assim as primeiras Freedom estacionárias que usei lá por 2012 duraram quase 4 anos, com 30% descarga diária. Só comecei a usar elas certinho de 2013 pra frente então não sei bem se chegam mesmo em mais de 5 anos, mas se 4 anos aguentam mesmo com descarga maior, descarregando pouco por dia devem passar dos 5 anos, fim do ano que vem vou começar a ver como vão chegar nos 5 anos de vida umas que coloquei com 20% de descarga diária)

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Pode colocar 150+150+140+140, o único problema é que a corrente será limitada pelos de 140W.

    Ou seja, vai ter 48V 560W
    (E não 580W (300+280))

    Não é um problemão perder só 20W no todo.

    Seria um problemão colocar painel de 80W em série com um de 150W, a corrente circulando seria limitada no de 80W, teria 48V 320W apenas.


    E se já tiver um bom controlador 24V, pode colocar outro em série, mas cada par de paineis e par de baterias num controlador, põe só a saída dos controladores em série.
    Funcionar funciona, se 1 bateria tiver problemas o todo desliga, quando chegar no fim da vida das baterias os problemas vão aparecer mais cedo, mas até lá não tem problema.

    (É que tá uma sacanagem uns preços. Faz meio ano tinha controlador MPPT (Bem superior a PWM) 24V 20A por R$ 500, pra comprar hoje um MPPT 48V só tem opção de 40A pra cima e por quase R$ 3 mil, aí não compensa, a vantagem do MPPT dá na mesma que um painel 20% maior, e por uns preços por aí sai mais barato colocar painel 250W do que comprar um controlador MPPT 48V 45A)


    Alias, veja o preço do painel 250W, está uns R$ 1,3 mil provavelmente, mal eles são 24V, se colocar 250+150+150 vai ter 48V 600W (Limitado pela corrente dos de 150W). O painel de 250W é gigante mas é capaz de 1 deles custar bem menos que 2 de 140W!
    (Pra mim que o de 140W está uns R$ 850, o par dá R$ 500 a mais que um de 250W 24V)
    @rubem

    Você já utilizou dois controladores 24V, cada par de paineis e par de baterias num controlador, e só a saída dos controladores em série?
    Pergunto porque nas lojas que questionei sobre a possibilidade de fazer isso, os vendedores falaram para não fazer e recomendaram a compra de um controlador 48v.
    Mesmo assim, estava pensando em testar.

    Obrigado.

  16. #36

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Eu também não recomendo colocar fonte ou controlador NEM em série NEM em paralelo.

    O problema é que a informação que eles tem da bateria, se ela está carregada, ou qual o percentual de carga, eles tem lendo a tensão das baterias, e quando um aparelho em paralelo manda tensão maior pra carregar as baterias, o outro aparelho lerá, dependendo da resistência interna do conjunto, que as baterias tem mais carga (Tensão maior) que realmente tem.

    No caso de controladores ou fontes em série o problema seria ruído e/ou desequalização, um conjunto fica digamos com 26,4V, e o outro fica em 27,8V, uma flutuação a 27,8V no calor do Brasil reduz a vida útil das baterias.

    Isso vale pra qualquer circuito que leia tensão, e quem lê tensão é fonte chaveada, carregador de precisão (Carregador do tempo dos dinossauros, com trafo, não tem esse problema, tem outros), controlador solar ou eólico, nobreak AC ou DC.

    Quanto a "consumir" só digamos metade das baterias não tem tanto problema, desequaliza se for só 1 equipamento, mas se tiver 2 equipamentos 24V coloca um em cada par de baterias e pronto, o consumo será razoavelmente equalizado se os 2 equipamentos forem iguais. Só que morre a possibilidade de aterrar tudo junto (Já que a carcaça de um será o positivo de outro).

    Hoje já tem conversor DC-DC 24>48V ou 48>24V por preço até razoável, não vale mais a pena fazer essas gambiarras.

    Melhor comprar controlador 48V xing-ling (http://www.ebay.com/itm/LED-20A-48V-...-/172412980415 ) do que colocar 2 de 24V em série, a certeza de funcionando de controladores em série nem é 50%, e o perigo de desequalização é bem grande, acho que o risco de problemas não compensa, a chance de estufar umas baterias e zerar a vida útil das outras é razoável, tem no mínimo 50% de chance de um problema que custe R$ 2 mil em 1 ano (Detonar com a vida útil de 2 baterias de R$ 1 mil cada).