Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Radio digital -48 com pailnel solar

    Boa tarde amigos, estou precisando de fazer um sistema solar para atender um radio digital -48v, sera que compensa, sera que vai funcionar blz, alguem ja tem alguma esperiencia?

  2. #2

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Se bem calculado ira funcionar perfeitamente.

  3. #3

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    com painel de 24v e duas baterias se bem dimensionado ficará perfeito. passe as informações do que precisa ligar, local onde será ligado, condições, o máximo que poder e a galera lhe auxilia, assim vago fica difícil. ta cheio de profissionais no ramo aqui no fórum. boa sorte ok.

  4. #4
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    vlw galera até agora, vamos lá peguei algumas informações,
    a região é de Mariana - MG
    la é bem alto então venta muito
    o meu radio é de -48v
    consome 40w
    o local costuma ficar sem sol de 5 a 8 dias

    pensei em colocar um sistema eólico trabalhando junto, pq no dia que não tem sol ou esta chovendo sempre vai estar ventando pq venta de mais.

    Fico com muito medo de questão de queima dos radios, sera que preciso colocar retificador? como sera feito a ligação.

    fico no aguardo de alguma ajuda, obrigado dês de já.

  5. #5

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    olá bom dia, sendo assim acredito que deve inserir uma mini turbina eólica para trabalhar em conjunto com os painéis solar, dificilmente não tem os 2 ( sol e vento) , desta forma evita descargas a noite e no caso de grandes períodos sem sol dificilmente fica sem vento a noite toda, deve evitar o máximo descargas profunda nas baterias pois é o que diminui o tempo de vida.

  6. #6

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    40W por 24h dá uns 960W por dia.
    Em 48V isso vem a ser 960/48 = 20 amperes.

    Aqui está "amper por dia" mas ignora o analfa que fez isso leia como amperes captados por dia (Média de 5h em captação total, normal no brasil, mais que isso só se for girando o painel como um girassol):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Painel.solar.PNG
Visualizações:	573
Tamanho: 	23,3 KB
ID:      	62000

    O painel de 65W capta menos de 20A por dia. O de 83W capta 25A por dia. Dá e sobra pra armazenar pra dias sem sol. E na verdade esses radios tem consumo de pico de 40W, em momentos de trafego menor como a madrugada vai pra menos de 35W, isso é uma queda de uns 40W ao dia pelo menos (Na verdade duvido que chegue a 900Wh.dia, acho que deve sim ficar nuns 850Wh.dia, foi o que ví em wi2be que também dizia consumir 40W (Quase todos dizem))

    O problema: 4 paineis desse fica caro! Seria 4 paineis 12V de uns 90W a 100W (Precisa ter mais folga pra armazenar pra dias sem sol), que estão uns R$ 600 cada!
    Fora que iriam 4 baterias, como elas teriam uma descarga por noite de uns 15Ah, pra que elas durem muitos anos (Mais de 4 ou 5) seriam bom que isso representasse uns 20% da capacidade. E 15Ah é 20% de baterias de uns 70Ah, mais uns R$ 350 cada.

    Então a solução lógica pra 48V seria algo que não recomendo pelo preço, seria:
    - 4 paineis desses: http://minhacasasolar.lojavirtualfc....-yl95p-17b-4-5
    - ligados num controlador solar 48V tipo esse: http://produto.mercadolivre.com.br/M...36v48v-45a-_JM (Esse tá caro porque é de 45A, serviria pro seu uso um de 10A, mas não é fácil achar modelos 48V)
    - e 4 baterias dessa: http://www.bateriaautomotiva.com.br/...0ah-70ah/10681

    Se colocar um controlador 12V por painel, você perde o controle o desligamento pra proteger a bateria de descarga profunda. Fora que se 1 das 4 baterias tiver problema em 2 celulas e cair demais a tensão, o controlador corta tudo e como está tudo em série (4x 12V = 48V) tudo desliga. Enquanto num controlador 48V metade de uma bateria pode estar podre que o troço ainda rodará.


    Uma solução que fica bem mais em conta e que sugiro é usar 24V e conversor dc-dc.
    1 painel 250W, que são 24V:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...36v48v-45a-_JM
    Notar que ele capta por dia normal uns 42A em 24V, 24 * 42 = 1008Wh.dia
    Se levar em conta que o equipto deve consumir na verdade no máximo uns 850Wh.dia, acho que tá bom. E um dia nublado ainda dá uns 30-40% de captação, então dia nublado ainda captaria provavelmente metade do que consome.

    O controlador 24V pra esse painel é mais em conta, eu evitaria um de 10A e usaria um de 14A pra cima, exemplo:
    http://minhacasasolar.lojavirtualfc....os---cml15-2-2
    Coloca ele junto com as baterias, do lado mesmo, colado com fita, que a compensação de temperatura dele vai dar um leve sobrevida pras baterias.

    Mas sendo 24V as baterias precisariam ser maiores. Uns 35Ah por dia, sendo que dias nublados ia ter captação de 1/3 ou quase metade do necessário, eu diria que 115Ah em baterias tá bom, seria 2 dessa:
    http://www.bateriaautomotiva.com.br/...ah-115ah/10682
    Se os painéis captarem 1/3 do consumo em dias nublados, isso aí aguenta a coisa por uns 4 dias nublados.

    Se achar uma bateria estacionária de 135Ah ou 150Ah por bom preço, elas dariam suporte a 5 e 6 dias nublados respectivamente.
    2 dessa daria uns 6 dias nessas condições: http://www.bateriaautomotiva.com.br/...ah-165ah/25445
    Mas veja que isso é R$ 500 a mais que a solução de 115Ah. Complicado saber o teor do nublado daí, já fui de BH até o ES e não vi um nublado maior que no resto do brasil, a captação dos paineis em dias nublados cai mas não zera, aqui no centro-oeste dá uns 40% do captado em dias de sol, no RS em POA lembro de ver uns 30%, veja que é uma diferença grande mas trabalhando com painel superdimensionado esses 30% da capacidade do painel vem a ser praticamente metade do que o equipto consome, de dia haveria carga na bateria e a queda seria lenta. Precisaria 4 dias totalmente nublados, fechados mesmo, acho que só ví isso em Curitiba.

    Mas dá pra gastar um pouco no controlador de carga pra economizar na bateria. Controlador de carga MPPT capta uns 10 a 30% a mais que controlador comum. Seria um controlador desse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...s-com-mppt-_JM
    Esse permitiria captar mais em dias de menos sol, digamos que no mesmo nublado um controlador PWM passasse uns 100W pra bateria, esse MPPT passaria uns 130W, porque ele trabalha com tensão de entrada bem maior, ele começa a carregar a bateria logo que o sol nasce, mesmo em angulo ruim ele carrega, enquanto um controlador pwm precisa insolação mínima bem maior. No sol forte os 2 são quase iguais, a diferença está no amanhecer e entardecer, neles o MPPT ainda capta.

    Mas isso é solução 24V, pra passar pra 48V precisa um conversor DC-DC, eu tenho usado conversor dc-dc step-up com consumo até maior que 40W. Seria o segundo dessa lista:
    http://www.fabioconversoresdc.com/step-up/
    Tá como esgotado mas liga pra esse cara e veja quando chega, por acaso me parece que era pra essa semana.
    No ML não achei. Cuida que o primeiro não te serve, ele elevaria a tensão só até uns 34 ou 35V (A saída é ajustavel naquele trimpot azul), e radio digital 48V geralmente opera com 40 a 58V.

    Ou dá uma olhada no manual do radio, se lá disse que ele aguenta mais de 60V, tipo uns 65V, pode usar esse modelo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-60v-a-97v-_JM
    Me parece que já ví algum radio falando em suporte tipo 40-65V.
    (É que controlador solar de gente grande pra 48V faz equalização das baterias em 64V (A flutuação é em 54V), então o equipto deveria aguentar esses 64V)

    Enfim, tem solução 24V por uns R$ 2300 a 2600.

    A solução 48V vai pra mais de R$ 4 mil.

    Aerogerador sozinho custa esse preço (Nunca ví um abaixo de uns R$ 2,5 mil), mas precisa bateria também, provavelmente com aerogerador o custo iria pros R$ 6 mil ou mais.

    Ainda que opte por 2 paineis 12V 150W (Cuida que a maioria dos paineis de 200W pra cima é 24V e não 12V), e 2 baterias de 220Ah, não chega nos R$ 4 mil, e os conversores dc-dc step-up são confiáveis, eu coloco fan neles, mas passando pra uns 42V (Não há motivo pra passar pra 48V, o VRM é feito pra operar com bateria baixa, e bateria baixa significa até bem menos de 42V) com consumo nuns 40W não deve ter muito calor, vai ter perda de 10% na conversão mas é uma perda pequena comparado à economia na compra de apenas 1 painel 260W e apenas 1 controlador.

  7. #7

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Só pra exemplo, aerogerador insuficiente pro consumo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...olador-12v-_JM
    E ia precisar mais uns R$ 1800 em baterias, fora que ia precisa igual um conversor dc-dc, mas passando de 12 pra 42V não ia perder só 10% e sim uns 20% da energia.

    (É que o vento aí deve ficar numa média abaixo de uns 2m/s, e nuns meses do ano será muito pequeno, exigindo muita bateria)

    A solução 48V que atenderia fácil nos 12 meses do ano com uns R$ 600 em bateria seria:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ta-entrega-_JM


    Convenhamos que tá "um pouco" mais caro que painel 260W com controlador MPPT e 2 baterias de 165Ah, com conversor dc-dc step-up.

    Se ver os mapas de radiação solar verá que está numa região com muito sol boa parte do ano:
    http://pt.slideshare.net/ocionemacha...-solar-reduced
    (Os mapas sazonais ficam da pág. 34 em diante, tem sol suficiente o ano todo)

    E se olhas os mapas de ventos sazonais, não verá nada fantástico na sua região:
    http://www.cresesb.cepel.br/publicac...Brasileiro.pdf
    A partir da página 32. Veja que boa parte do brasil tem muito vento entre julho e agosto, mas agora em dezembro cai pra 1/3, uma coisa é 4 dias sem sol, pra isso existe bateria, mas 2 meses com pouco vento se resolve como? Só com aerogerador maior e mais caro. Veja a quantidade de energia produzida por aerogerador pequeno (500W. digamos), com apenas 2m/s digamos, porque vai ter semana onde o vento não vai passar disso, ter 12h de vento assim por dia fazendo o aerogerador captar só 100W é pior que ter só 5h de sol forte permitindo uns 260W saindo do painel.

    E cuida que os dados dos mapas são média prevista a 50m de altura. Se sobe muito em torre já deve ter notado que no chão ou a 10m mal tem vento comparado ao alto de uma torre de 40m, mas uma torre que suporte um aerogerador sai cara, na maioria das torres só é seguro colocar aerogerador de 500W lá pelos 10m de altura, aí tem pouco vento.
    (Enquanto painel fotovoltaico pode ficar a 10m de altura ou a 2m que nada muda)

    A não ser que o site fica em cima de um morro, não vejo muita vantagem na solução eólica já que fica tão mais cara.

  8. #8

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    bela aula Rubem.

  9. #9
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    @rubem muito obrigado pela explicação, bela aula mesmo, to pensando em o que vc falou mesmo, fazer um sistema 24v e colocar 2 bateria de 250A, e o conversor dc-dc, so me tira uma duvida o inversor de dc para ac ele consome muito mais né? que caso não consulma eu compraria uma retificadora para caso de estabilidade de energia, o que vc acha que eu precisaria para montar um sistema top que dure uns 10 dias sem sol e que não vai corre nenhum risco de queimar os meus radios, to pensando em gastar até uns 6 mil nisso sera que fica top, vc pode me ajudar em quais equipamentos utilizar?


    pensei outro dia no seguinte, inventar um sistema de colocar um inversor dc para ac e ligar um carregador de bateria, ai o proprio carregador vai se sustentar, sustentar o radio e as baterias, sera que tem algum modo de fazer isso?

  10. #10

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Inversor vai desperdiçar mais uns 20% a 30%. Se usar um nobreak como inversor, e for um comum de 600VA, com consumo de apenas 40W ele vai jogar no lixo uns 30%.


    Agora sobre essa parte:
    Citação Postado originalmente por infor3 Ver Post
    pensei outro dia no seguinte, inventar um sistema de colocar um inversor dc para ac e ligar um carregador de bateria, ai o proprio carregador vai se sustentar, sustentar o radio e as baterias, sera que tem algum modo de fazer isso?
    Você diz usar painel pra alimentar um inversor sem ter um controlador no meio? N]ao vai dar, os paineis 12V tem tensão de 16 a 21V conforme o consumo, os inversores não aguentam isso.
    (E painel 24V vai de 30 a 55V! Com consumo a tensão cai, mas há picos de baixo consumo onde o inversor receberia tensão alta demais)

    A solução mais barata é painel solar > controlador solar > bateria, e usar direto das baterias, ou conversor dc-dc que não eleve muito a tensão (Passar de 24 pra 42V é tranquilo, mas de 12V pra 42V vai desperdiçar bastante. De 12V pra 115V AC vai desperdiçar ainda mais. Esse desperdício não só exige gastar mais com equipamento, como consome mais ciclos da bateria. Ter 10% a mais de consumo faz a bateria durar uns 300 ciclos a menos, isso é 1 ano a menos de durabilidade, a longo prazo o uso de inversor é um enorme desperdício de dinheiro e equipamento (Gera lixo pesado (Acido sulfurico, chumbo, plastico não-reciclavel) por pura firula).

    Pelo preço dos carregadores 48V (Que os vendedores noobs insistem em chamar de retificador, apesar do equipamento ser um carregador com fonte chaveada e não mais um autotrafo 2:1 (110>55V) com um diodo simples na saída flutuando 4 baterias como nos anos 70 se fazia e então fazia sentido chamar o equipto de apenas retificador, mas em 2015 se usa fonte chaveada), e o gasto extra em bateria pra compensar o desperdício com inversor, fora o preço do inversor, melhor comprar então 2 paineis 24V e um controlador de carga de gente grande, de marca de primeira, tipo Xantrex, Morning Star, ou memso viewStart, eles tem versões 48V de qualidade, por exemplo:
    http://www.neosolar.com.br/loja/cont...m-display.html

    2 paineis 24V: R$ 2 mil
    1 Controlador de carga 48V: R$ 1,4 mil
    4 baterias de 70Ah: R$ 1,5 mil

    Aí terá a mesma coisa que um carregador 48V de telecom (Que só noobs chamam de retificador. Retificador é diodo, o equipamento completo tem 1000 componentes e não só diodos), mas olha o preço.

    Minha sugestão de 1 painel 24V, controlador solar mppt 24V, 2 baterias razoáveis, e conversor dc-dc, é porque custa metade desse preço, e a perda no conversor dc-dc é mínima então o uptime com essa opção fica mínima coisa menor que a opção com 48V, e... se colocar bateria maior (250Ah pra mim é exagero, mas mal não faz, carregar vai, e vai durar 5 ou 6 anos no mínimo) é mais barato fazer isso com 24V (São 2 baterias) do que com 48V (São 4 baterias).

    Se tivesse um conversor dc-dc muito bom pra passar pra 42V com rendimento de uns 90%, e se tivesse painel solar 12V mais barato, eu sugeriria isso, mas o problema é que painel de mais de 200W é só 24V, e controlador 12V ou 24V custa o MESMO preço, e conversor dc-dc passando pra 42V tem rendimento melhor com entrada em 24V, então digamos que o único contra é precisar 2 bateria de 115Ah onde num sistema 12V iria 1 de 250Ah, mas... a bateria maior custa o dobro do preço, não iria economizar nada em bateria.

    Alias, seja 12V, 24V ou 48V, o custo das baterias seria o mesmo, diminuindo a tensão tem que aumentar a corrente (12V 240Ah, 24V 115Ah, 48V 50Ah, dá mais ou menos o mesmo preço nuns R$ 1100 a 1200), a grande diferença de preço vem da opção nos painéis ou aerogerador, controlador de carga, e conversor dc-dc ou inversor dc-ac.



    Se for usar inversor 12V (Vai precisar uns 3 paineis 140W, custo maior que 2 de 24V 250W), um inversor razoável de 250W dá, um decente deve estar uns R$ 400 (Por R$ 100 só tem lixinho chines, equivale a usar controlador solar de R$ 19,90), pra carga do banco de baterias 48V só vale a pena se usar fonte de gente, tipo Montel ou Proteco, nada de lixinhos baratos de R$ 500, tem que pegar carregador de telecom muito bom, de uns R$ 2 mil, se usar carregador barato vai ter qualidade 10x pior que o uso do conversor dc-dc 24>42V), a iria igual uns R$ 2 mil em bateria. Então isso, além de desperdiçar uns 20 a 40% da energia (20 a 30% no inversor, 10 a 20% no carregador) sai bem caro.

    E não adianta ligar uma bateria 12V 40Ah em 3 paineis 140W em paralelo, pra ter 12V pro inversor, porque essa bateria seria 80% descarregada todo dia (A proteção do controlador atua e impede descarga total), ou seja, teria 1 ciclo sendo comido cada noite, e a bateria vai durar uns 100 a 150 ciclos se for 80% descarregada:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Baterias_Freedom_Ciclos_de_Vida_02.jpg
Visualizações:	288
Tamanho: 	104,3 KB
ID:      	62003
    Se isso ocorrer toda noite, será 1 ciclo por dia, então em 100 a 150 dias essa bateria vai ter metade da capacidade, e em mais 100 a 150 dias vira sucata, fica inútil.

    Ou seja, essa solução com inversor alimentando carregador 48V é péssima a partir de painel solar por isso, painel não tem tensão fixa, a tensão varia muito.
    (E por isso controlador de carga MPPT é muito melhor, ele aproveita melhor as tensões baixas, coisas que controlador tipo PWM não consegue)

    Pra não comer ciclos profundos é bom ter bateria maior, 24V 115Ah como sugeri vai comer 1 ciclo de 80% por semana sem sol, se tiver umas 10 dessa no ano ainda deve durar 5 anos, o resto do tempo vai ter descarga de apenas uns 15%, onde deve durar 2000 ciclos, ou 2000 dias, que dá mais de 5 anos igual (Na prática quem vai matar as baterias depois de uns anos é o esquenta e esfria, a variação entre dia e noite passa fácil dos 20°C, isso é suficiente pra comer 1/3 da vida da bateria, isso ocorreria em uso outdoor seja 12, 24 ou 48V, com essa variação é quase impossível chegar em 6 a 8 anos que o uso indoor consegue. Se somar descarga tipo 30% por dia (E inversor gastando mais ia dar descarga um pouco maior) e bateria esquentando demais por sol de dia, e pegando vento gelado de madrugada, aí é difícil chegar em 4 anos, se não tiver um local bom pras baterias é melhor não investir numas muito caras.

    115Ah na verdade não ficar ideal pro seu uso, bom seria algo que em C100 tem uns 140Ah, mas a Freedom não tem, ela tem 115Ah e depois pula pra 165Ah, pula pra DF2000 pra DF2500. Se tiver dinheiro claro que 2 de 165Ah, ou 2 de 185Ah, vai servir bem.

    E outra coisa que só me toquei agora: Cada par onu/odu consome 40W. Mas... onde esse radio vai estar ligado? Se for um ponto intermediário num PTP terá 2 rádios desses, não é esse o caso?
    Se for, seria 80W ao todo, aí realmente fica mais em conta 2 paineis 48V, controlador 48V, e 4 baterias 12V.

  11. #11
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    @rubem sera isso mesmo, 2 radios de 40w, tinha me esquecido disso tambem, sera que o controlador eu consigo monitorar o estado das baterias? que caso tenha como monitorar ai eu ficaria sabendo se a bateria estava descarregando ou não, vc acha melhor 2 paineis de 48v ou 24v?

  12. #12

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    @rubem se for huawei pode se usar 2x odu em uma IDU assim creio que consumo continue nesses mesmo 40w.

    Com rb + switch creio que chega nos seus 60w de consumo em picos de muito trafego.

    Estou montando um cenario parecido, ja tenho rodando atualmente.

    2x painel 150w
    2x bateria de 150a mouraclean
    1x controlador 24v mpt 30a

    E sobrando na loja um painel de 150w, oque me diz de add mais 2x painel retirar essas baterias de 150a e add 4x 105a c/ controlador.

    http://www.neosolar.com.br/loja/cont...m-display.html

    Queria retirar as de 150a pois nao vai caber 4x no shelter da huawei que tenho nesse ponto.

    Nao gostaria de usar conversor dc-dc pois ja tive problemas.

    off: Estou usando as fonte montel por recomendaçao sua, voce tinha razao sao top de linha.

  13. #13

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Hum, aí teria que deve ser são 2 IDU/ODU ou é 1 IDU com 2 ODU, "ouvi falar" de 2 odu num idu mas nunca vi.

    Se for 2 kits idu/odu (InDoorUnit/OutDoorUnit... de onde tiro ONU que sempre escrevo?) vai ter mesmo 80W de pico, uns 1920W por dia (24h * 80W), mas com o baixo consumo da madrugada eu diria uns 1600 a 1750W por dia.

    Aí fica complicado 2 paineis de 260W em paralelo, um controlador de carga 24V 20A, e 2 baterias de 240Ah, mais pelo conversor dc-dc não ser confiável com tanto consumo (60W eu arrisco, 80W não).

    Aí a sugestão fica:
    4 paineis desse: http://www.neosolar.com.br/loja/pain...17b-140wp.html
    1 controlador 48V desse: http://www.neosolar.com.br/loja/cont...m-display.html
    4 baterias dessa: http://www.bateriaautomotiva.com.br/...ah-115ah/25444

    R$ 5,9 mil.

    Os painéis vão captar uns 2800W por dia. O equipto vai consumir só uns 1600W a 1700W.dia. As baterias terão uns 5500Wh armazenados, com consumo de 1700W isso duraria 3 dias e meio, mas a cada dia nublado os paineis devem captar uns 900W, isso passa o uptime geral pra uns 5 dias e pouco (Seria 5 dias nublados ininterruptos, se tiver 5 horas de sol no meio já passa pra 7 ou 8 dias! Não menospreze o poder de uma hora de sol ou de umas horas com nublado "leve").

    Esse controlador tem conector RJ45 mas não sei se é controlável via ethernet mesmo, pode ser que ele venha com um adaptador (Não um conversor) de USB ou serial pra RJ45 e o RJ45 seja só o conector (E o conector não tem nada a ver com barramento, se adapta conexões mas barramento precisa conversão), teria que achar o manual dele pra ver como é o software de controle, provavelmente é sim controlável via rede (E ver status de bateria é ainda mais simples que controlar) mas eu não ponho a mão no fogo só porque o vendedor diz que tem RJ45 (Se o vendedor tivesse um pingo de conhecimento técnico ia informar que é controlável via ethernet, ou serial, ou USB, e não dizer o conector físico usado).


    Já se for só 40W (Mesmo com 2 ODU, isso deve estar no manual do radio) aí ainda acho que compensa painel 260W 24V, com conversor dc-dc passando de 24 pra 42V, mas é porque 4 paineis de 95W e um controlador 48V e 4 baterias ficam bem mais caro que solução 24V com conversor dc-dc.

    Pra mim os conversores dc-dc só duram se respeitar muito o consumo, se promete 150W eu não usaria NEM 75W e sim abaixo disso.
    Se prometer 30W eu não uso NEM 15W e sim abaixo disso.
    E sempre ventilo eles, até desligado aqui as coisas ficam a 40°C (DENTRO da sala aqui tá tudo a 36°C segundo o termômetro e hoje nem tem sol), imagina quando liga, eles derretem mesmo, eles informam na ficha técnica algo tipo -40 a 70°C, se o ambiente tá a 40°C é só ligar com meia-carga que eles já passam longe dos 70°C, não tem como durar mesmo.

    Por isso eu não arrisco nem recomendo meter 80W nesses conversores step-up que dizem suportar 150W. Com 60W de notebook eles aquecem (Mesmo com fan), acima disso não devem durar muito. Mas com 30 a 35W (Meus netbooks) eles mal ficam mornos, então 40W não seria tão pesado.
    (Só que fan é 12V, então não tenho dó de gastar um desse pra reduzir pra 12V só pro fan: http://produto.mercadolivre.com.br/M...ino-pic-ci-_JM É caro mas um LM7812 gastaria 50% a mais de energia pro fan e ia aquecer muito, seria uma solução muito anos 70, desperdício de energia e geração de calor)

  14. #14
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão

    @rubem, vc acha que ficaria bom assim?

    4 painéis: http://minhacasasolar.lojavirtualfc....--kd250gh-4fb2

    1 controlador: http://minhacasasolar.lojavirtualfc....---tristar-45a

    ou

    1 controlador: http://www.neosolar.com.br/loja/cont...m-display.html

    4 baterias: http://www.bateriaautomotiva.com.br/...170-170ah/2516

    com um sistema desse acho que teria uma garantia boa de funcionamento o que me diz?

    mas sera que eu gastava 4 painel desse mesmo? sera que 2 so não daria? pois eles são 24v

  15. #15

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Só cuida que painel de 250W tem 24V. Ou seja, teria que ligar 2 em série, paralelos a mais 2 em série. Isso dá 48V 1000W. São 20A chegando no carregador, precisa um fio da grossura de um dedo, e eles são caros, caso os paineis fiquem longe do controlador isso fica caro.

    2 paineis 24V 250W dá 48V 500W: R$ 2.526
    4 paineis 12V 140W dá 48V 560W: R$ 2.596
    12% a mais de energia por R$ 70 a mais, ou por um custo nem 3% maior.

    No NeoSolar (A loja é confiável) tem Yingli de 250W por R$ 1069, 2 deles dão 48V 500W por R$ 2.138. 89% da energia por 82% do preço, dá 7% de lucro. Aí compensa mais que os 4 paineis 140W mesmo, não tinha feito a conta.
    (Mas são 300W a menos captado por dia, 500W por 5h dá 2500W, 560W por 5h dá 2800W)



    Não vai ter muita diferença por usar Kyocera, a Yingli não é marca desconhecida, até foi patrocinador oficial na copa, é uma gigante chinesa do setor, é produto ótimo, é barato porque ela é gigante e produz em quantidades absurdas (As células nem sempre são feitas por quem monta os paineis, procurar celula solar a venda que verá como são baratas), e tem aquela mão-de-obra marota por US$ 1 a hora na china. Não que a Kyocera não faça isso, é que ela tem fontes diferentes de aluminio, vidro, celulas, e monta em locais diferentes, a Yingli concentra tudo isso e otimiza o processo por isso consegue preço tão menor sem perder qualidade.
    (Não é a mesma coisa que Kyocera ou a finada Shell Solar, mas é 1% a menos de rendimento por preço 10 ou 20% menor, Yingli compensa)

    Quanto a controlador Xantrex ou MorningStar, se achar a venda por bom preço tá ótimo, mas esse link tá esgotado como os Xantrex de 48V 40A por R$ 900: Isso é estoque no tempo do dolar a R$ 2,10, hoje esses controladores excelente ficariam uns R$ 2,4 mil! O jeito é usar o que tem a venda por um preço pagável.

    E bateria Moura Clean também não necessariamente vai durar mais que Freedom ou Bosh só por ser mais cara.

    Dá até pra dizer que existem baterias estacionárias, tracionárias, seladas, e existem "estacionárias brasileiras". A gente tem muuuuuito mais calor que EUA ou Europa, se pegar uma bateria Trojan americana (Isso é 1ª linha, qualidade excelente) e colocar nos 35°C do brasil ela vai durar menos, as Freedom, Moura Clean e Bosh brasileiras tem material pra aguentar esse calor brasileiro. Pode ver que a essa Moura Slim fala em 4 anos a 35°C, e as Bosh e Freedom falam em 4 anos a 25°C. Convenhamos que 25°C no brasil só existe em sala com ar-condicionado ou debaixo de uns pés de manga...
    Nesse caso a Moura Slim durará mais porque é Slim, alta e fina, mas elas tem que ter espaço pra ventilar dos lados. Por ser slim ela é mais alta, o calor no centro é menor porque o centro está mais perto da parte externa, mas só vai ter diferença se tiver espaço pra ventilar. Se colocar 4 delas lado-a-lado, uma grudada na outra, dentro de uma caixa térmica no sol, não vão durar mais que qualquer outra (E não vai dar 4 anos de jeito nenhum).

    Então se for ambiente não muito bom (Se não tem como ventilar, se vai ficar em caixa na lateral da torre), melhor optar pelas mais baratas mesmo, quem vai matar elas logo não é a qualidade interna mas sim o calor que vem de fora.

    O controlador de carga é indiferente, em local frio ou quente vai durar o mesmo, esses caros tem umas features que aumentam a vida das baterias, mas eles duram pra sempre, se comprar um barato o problema não é ele durar, é ele não prolongar a vida das baterias. Mas... se as bateria já vão morrer por calor em 3 anos e pouco, tanto faz o que o controlador tentar fazer, melhor investir em fan nas baterias (E um fan que desligue a noite) do que em controlador de carga muito caro.

    Tem que ver preço de frete também, os paineis 250W são enormes pra transportar, e pra colocar em lateral de torre é complicado, dependendo do caso é mais fácil 4 paineis 140W menores do que 2 de 250W. Um é comprido e estreito, o outro é comprido e largo, um de 250W tem 1m de largura, um suporte pra isso é enorme, e lembra que pra otimizar a captação tem que ficar num ángulo e inclinação ideal com relação ao norte, é melhor fazer um "poste" ao lado da torre pra um e colocar o outro no lado da torre. Os de 140W são mais estreitos, teria que estudar o melhor jeito, na inclinação ideal pro norte, ficando do lado da torre, numa época do ano a torre faz sombra de meio-dia, eu evitaria colocar os pequenos no lado da torre, os de 250W dá pra colocar um (Porque a sombra da torre cobre 1/5 do painel grande, mas quase metade dos pequenos).

    MG deve ficar nuns 18° de inclinação pro norte, não faz muito arrasto pro vento, mas é bom não desprezar o suporte com lado fechado caso fique em cima de telhado, se ficar em alto de morro, é só uma lata pra evitar pressão do vento, isso depende da instalação mas dá um preço extra que pode incomodar se tiver que pagar serralheiro pra construir, as vezes é bom economizar em bateria pra gastar no resto dos detalhes, porque em poucos anos vai ter que trocar as baterias mesmo, se achar que uma capacidade foi insuficiente pode colocar umas menores em paralelo ou esperar X anos e trocar por umas maiores. Eu avalio baixa capacidade de bateria como o problema futuro mais fácil de resolver.

  16. #16

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Venho comenta minha experiencia com painéis solares.temos um repetidor em uma fazenda do link principal.temos um painel de 250w um controlador mpt 30amp não lembro a marca acho q custo uns 300,00 . e 4 bateria fredon 70amp. Ta rodando a 2 anos e meio sem problemas.temos 4 RB 912/passando media de 50mb casa enlace 2 nanobridge para alguns clientes e uma RB 2011 .sempre rodando blz já chego a ficar vários dias nublado

  17. #17
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    @rubem, a neosolar me enviou um orçamento ficou da seguinte maneira

    8 Painel Solar Fotovoltaico Yingli YL140P-17b (140Wp)
    1 Controlador de Carga programável Viewstar VS4548BN 45A 12/24/48V com display
    8 Bateria Estacionária Freedom DF2500 (165Ah / 150Ah)

    não entendi porque eles mandaram 8 equipamentos, segundo eles teem autonomia de 5 dias.

  18. #18

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    8 paineis pra ficar 4+4, terá 48V 1120W.

    Quanto a 8 baterias, talvez eles não tenham 4 de 250Ah pra oferecer.

    Problema de orçamento de vendedor é isso, ele vai sempre recomendar o que ele tem.

    E isso vai dar captação de 5600W.dia, pra um equipto que consome 1700W acho exagero (E ainda que o consumo fique 24h no pico, daria 1920W.dia).

    E vai ter 48V 330Ah em baterias. Isso dá 48*330 = 15800Wh armazenados. Se o equipto consumir 1700Wh.dia, 15800/1700 = 9,2 dias.
    Ainda que seja 15800/1920 = 8 dias e pouco.
    Mas isso é com ZERO sol, noite total. Em dias nublados aqui tem captação tipo 40%, em POA também ví quase isso, mas digamos que aí fique em 30%, e 30% de 5600Wh.dia é uns 1680Wh.dia, e é bem capaz de seu equipto consumir só isso por dia (35W de média por equipto, 40W de pico na hora do rush e 30W pelo baixo tráfego na madrugada).

    Com tudo isso de equipto eu diria que dá pra ter meses e meses nublado.

    Queria entender que conta é essa que 80Wh gera necessidade de tudo isso de equipamento e tudo isso daria uptime de só 5 dias.

    (Ou eles estão colocando na conta uma lampada fluorescente de 45W no alto da torre, alimentada por um inversor... só assim pra explicar, mas uma lampada de led de 9W não pesa quase nada, tem mais de 800 lumens como a legislação pede e é só usar um conversor dc-dc pra baixar de 48V pra uns 14V, na prática vai ter uns 10 a 11W de consumo, teria que colocar isso no timer do controlador solar (Essa é a função do timer) pra ligar das 18 as 6h ou algo assim (Ou se ele tiver sensor de noite, pra ligar iluminação, acho que tem)

    Pra mim que metade disso vai dar pra uns 6 ou 7 dias nublados.
    (48V 165Ah = 7900W, 7900/1700 = 4,6 dias, mais uns 30% captado por dia nublado, 2800*0,3 = 840Wh.dianublado, 4*840 = 3360Wh, dá pra mais quase 2 dias, passaria pra 6 dias e pouco, mas nesses 2 dias extras vai captar mais uns 1400Wh ao todo, que dá pra mais 1 dia e pouco... ou seja, em nublado comum é pra ter uns 7 dias. Se o consumo for mesmo 80Wh por 24h cai pra 6 dias. E se for um nublado filho da mãe, com captação de só 10% (Do que captaria com sol), cai pra 4 dias e umas 20 horas, quase 5)

    Sinceramente não entendi a conta pra tudo isso durar só 5 dias, não tem inversor nem nada, tem consumo de dia então não depende só do que as baterias armazenam.

  19. #19

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Mestre @rubem da uma força ai, ja tenho um pop com 2 painel mprime de 150w e nao acho mais deles pra comprar, poderia usar mais 2 de Yingili de 140w pra fazer 48v?


    Se nao for possivel o geito é comprar 4x novo =/

    controlador estou entre

    http://www.neosolar.com.br/loja/cont...m-display.html

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...sedex-grat-_JM

    Bateria vou usar 4x 105a mouraclean

  20. #20

    Padrão Re: Radio digital -48 com pailnel solar

    Pode colocar 150+150+140+140, o único problema é que a corrente será limitada pelos de 140W.

    Ou seja, vai ter 48V 560W
    (E não 580W (300+280))

    Não é um problemão perder só 20W no todo.

    Seria um problemão colocar painel de 80W em série com um de 150W, a corrente circulando seria limitada no de 80W, teria 48V 320W apenas.


    E se já tiver um bom controlador 24V, pode colocar outro em série, mas cada par de paineis e par de baterias num controlador, põe só a saída dos controladores em série.
    Funcionar funciona, se 1 bateria tiver problemas o todo desliga, quando chegar no fim da vida das baterias os problemas vão aparecer mais cedo, mas até lá não tem problema.

    (É que tá uma sacanagem uns preços. Faz meio ano tinha controlador MPPT (Bem superior a PWM) 24V 20A por R$ 500, pra comprar hoje um MPPT 48V só tem opção de 40A pra cima e por quase R$ 3 mil, aí não compensa, a vantagem do MPPT dá na mesma que um painel 20% maior, e por uns preços por aí sai mais barato colocar painel 250W do que comprar um controlador MPPT 48V 45A)


    Alias, veja o preço do painel 250W, está uns R$ 1,3 mil provavelmente, mal eles são 24V, se colocar 250+150+150 vai ter 48V 600W (Limitado pela corrente dos de 150W). O painel de 250W é gigante mas é capaz de 1 deles custar bem menos que 2 de 140W!
    (Pra mim que o de 140W está uns R$ 850, o par dá R$ 500 a mais que um de 250W 24V)