+ Responder ao Tópico

1. Meu coloca uma torre n alto do moro com painel solar e baterias aí resolve o seu problema de visada

2. Citação Postado originalmente por hugomatosk Ver Post
    Meu coloca uma torre n alto do moro com painel solar e baterias aí resolve o seu problema de visada
    Que morro?

3. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E a penetrabilidade dos 900MHz me enganou também, com um par de NS 900MHz não atravessei nem 1 quarteirão de 100m, com casinhas comuns e árvores ralas. Depois que fui ver o motivo, a atenuação nos mesmos objetos de 5 pra 2,4GHz diminui uns 5 a 8dBm, e de 2400 pra 900MHz diminui a mesma coisa, 5 a 8dBm, ou seja, onde o sinal em 2,4GHz depois de um obstaculo está em -88dBm, em 900MHz vai estar em -80dBm, ainda é completamente inútil pro tipo de banda que todo mundo quer.

4G a 700MHz só tem potencial pra funcionar porque usa canais diferentes pra RX e TX, e usa sinalizações diferentes, tem potência maior e sensibilidade muito melhor, mas um wifi 802.11n a 700MHz seria bem inútil, e na verdade poderia ser pior, porque algo puramente NLOS a 5,8GHz até funciona porque todo reflexo será em objeto sólido, enquanto a 700 ou 900MHz a coisa atravessa o telhado e reflete em laje, chega o reflexo da parede 1 e da parede 2, enfim, cria um efeito multipath GIGANTE (Que em 5,8GHz no mesmo trajeto seria menor).

2,4GHz as vezes escaneia SSID quando tem torre alta ou algo assim graças a difração de sinal e reflexos:
    Anexo 62004

Pra sinal unidirecional tipo TV ou radio, isso funciona bem, mas wifi é bidirecional, com esse tipo de obstaculo a chance do caminho A>B percorrer o mesmo trajeto com mesmos efeito que B>A é mínima, num datarate tipo uns 500Kbps com ack-timeout tipo uns 300us, eu até arriscaria, mas isso não é conexão suficiente pra ninguém.

Dá pra testar umas posições pra tentar reflexo nalgum prédio, teria que ser em 5,8GHz e com antena de angulo fechado (Disco), teria suas perdas por efeito multipath e teria datarate muito baixo por conta do sinal baixo, mas isso é uma estupidez porque precisa potência alta pra banda minúscula (Nunca que daria 1Mbps com jitter menor de 200ms), é um enorme desperdício do espectro, ia ficar o tempo todo reenviando pacote perdido enquanto uma conexão com visada faz isso só a cada 20 ou 30 pacotes. Ou seja, usar potência alta pra NLOS é uma bela burrice porque ferra com o espectro que todo mundo poderia usar em casa, não dá grande banda pra quem tenta mas ferra com o espectro igual.
    tava pensando em fazer um ponto a ponto parecido com a imagem. a distancia e 5km e tem um morro no meio tava pensando em usar antenas de grade e bullet. deixava em 5 mhz . ou derrepente tentar usar parabolicas. se passasse 1 mega ja tava bom. pensei em 900mhz mais equipamento caro.
    se alguem ja tentou algo parecido

4. Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    tava pensando em fazer um ponto a ponto parecido com a imagem. a distancia e 5km e tem um morro no meio tava pensando em usar antenas de grade e bullet. deixava em 5 mhz . ou derrepente tentar usar parabolicas. se passasse 1 mega ja tava bom. pensei em 900mhz mais equipamento caro.
    se alguem ja tentou algo parecido
    Sem repetidor no meio do caminho (no morro)nao vai funcionar. Não e uma questão de passar só X megas... Quando nao há visada o enlace pode até fechar, mas a perda de pacotes e travamentos vão te deixar louco....
    Quando não há visada as antenas espalham sinal pra tudo que e lado, aumentam a potencia acima do regular para tentar compensar o enlace errado (sem visada), transformando o espectro em uma bagunça... Daí não fica ruim so pra você! Atrapalha o provedor via radio, a empresa de telefonia, que vão comecar a ter travamentos nas suas redes devido ao seu enlace errado. A partir disso pode dar visita da Anatel e até Policia Federal....

Então fica a dica: Você pode fazer enlaces particulares sem problemas, com equipamentos homologados na faixa de 900mhz, 2.4ghz e 5.8ghz... Mas se atenha as técnicas de montagem desse enlace, como: Visada, necessidade de estações repetidoras e potência do sistema, análise de espectro, etc.
    A Anatel e bem clara na resolução 506 sobre enlaces particulares e interferência.

Você pode até montar de qualquer jeito.. mas se atrapalhar alguém a Ana e a PF vão te procurar....

Espero ter ajudado

Boa sorte!

5. sim estou ciente de tudo isso. minha intençao e levar internet num sitio pra minha cunhada, la nao tem nada, mal o telefone pega. como falei estava pensando em tentar em 2,4 usando bullets com antena de gradeou parabolicas em 5mhz pra ver se conseguiria pelo menos 1 mega, pra elas usar o whatzap e ler emails

Tópicos Similares

1. Ficando sem sinal de Internet Air Live AP60.
    Por rafaelde no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 17-07-2013, 23:11
  2. Enlace de 5km Sem Visada - Opiniões
    Por leopsouza no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 17-01-2013, 15:56
  3. Enlace de 5km sem visada
    Por lrdcx no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 14-04-2012, 23:33
  4. enviar sinal de internet via radio