+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Diferença link dedicado com compartilhado

    Ola amigos boa noite, a tempos venho pesquisando sobre o assunto porem não encontro nada concreto. Estou na duvida em relação a link dedicado e compartilhado em relação a download. Exemplo: todos nos sabemos que quando contratamos ex 10mb de um determinada empresa, quando iremos fazer algum download, o download corre em media 10% da conexão, baixando a 1mb por segundo. No link dedicado se eu contratar 10mb na hora de fazer o download eu baixaria a 10mb por segundo, ou seria a 1mb por segundo também?

  2. #2

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    Você está confundindo MB ( B maiúsculo, megabytes) com Mb (b minúsculo, megabits), pesquise a diferença e irá entender.

  3. #3

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    Amigo ainda não compreendi. A pergunta e simples mas a resposta ate o momento não achei, Com 10mega residencial eu faco download a 1Mbps, com um plano de 10Mbps link dedicado geralmente de provedores, eu consigo baixa a que velocidade 10Mbps ou 1Mbps?

  4. #4

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    Rapaz, 10 MB dedicado não é mais rápido, assim como 10 MB compartilhado não é mais lento, simplesmente porque é tudo 10 MB de velocidade, o que muda é a forma como as operadoras revendem e lucram com o MB comercializado.

    Aí você pergunta, mas então porque a diferença de preço é tão grande?

    Perceba pelo próprio nome dos serviços, uma internet é entregue de modo dedicada ao cliente (estará disponível ele usando ou não), e a outra internet é entregue de modo compartilhada com outros clientes, e o que isso significa? A depender da quantidade de clientes usando o mesmo MB simultaneamente, você pode receber da operadora 30% da velocidade contratada porque a banda é compartilhada, e não há o que reclamar com ninguém caso não receba os 10 MB, essa é uma das grandes reclamações de vários usuários...

    Procure saber no contrato a garantia mínima de banda que será entregue, assim como o prazo de SLA para solução de problemas.

    Por esse motivo o link de internet dedicado é muito utilizado em empresas e aplicações que demandam maior confiabilidade da internet, pois estará sempre disponível, sem nenhum tipo de bloqueio ou restrição, e com menor prazo de SLA, só que isso tem um custo que reflete diretamente no valor do MB...

    Att,
    Márcio.


    Citação Postado originalmente por dodr Ver Post
    Amigo ainda não compreendi. A pergunta e simples mas a resposta ate o momento não achei, Com 10mega residencial eu faco download a 1Mbps, com um plano de 10Mbps link dedicado geralmente de provedores, eu consigo baixa a que velocidade 10Mbps ou 1Mbps?

  5. #5

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    Com ADSL de 10Mbps você baixa a 10Mbps. Que vem a ser 1,25MB/s.

    Com link dedicado, ou ADSL empresarial, de 10Mbps você baixa a 10Mbps. Que vem a ser 1,25MB/s.


    Se tem ADSL residencial de 10Mbps, pega um link HTTP e coloca num gerenciador de downloads, digamos o FreeDownload Manager, e faz o download em 10 instâncias, terá algo próximo a 10Mbps.

    Minha ADSL é residencial de 10Mbps, comecei a fazer um download de um vídeo no Youtube, ele abriu só 2 instâncias por isso não deu muita velocidade, mas deu 620KB/s:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         yt.jpg
Visualizações:	336
Tamanho: 	157,6 KB
ID:      	62012

    E se todo mundo sabe que um byte é 8 bits, 1B = 8b, logo 620KB = 4960Kb. O fato de ser per second por ps ou com / não muda nada, mas se padronizou usar /s pra B, e ps pra b.
    Poderia ser 620KBps = 4,9Mb/s, mas ignore o p ou a /, o que importa é que você ainda está confundindo B com b.

    Em outra hora certamente vou refazer esse download e vai dar uns 8Mbps, é o normal aqui.

    Tá... tirei a preguiça e fui medir denovo, comecei o download de 3 videos, deu uns 350KB/s em cada:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         yt2.jpg
Visualizações:	293
Tamanho: 	85,9 KB
ID:      	62013

    Ao todo deu pouco mais de 1MB/s. Não abri 4 videos mas já tive várias vezes 1,2MB/s (Nunca 1,25MB/s).

    Se for num link dedicado vai ter o mesmo, dependendo do método de download, horário, ou origem do arquivo (A internet tem mil servidores, não fica tudo num lugar só, cada conexão passa por uma rota diferente, cada rota tem seus delays) pode ter velocidade maior ou menor.

    A diferença é que com ADSL residencial ou empresarial (E nisso só muda a cobrança) o equipamento que te limita é a DSLAM lá na cia telefonica, hora que todo mundo estiver conectado sua velocidade cairá muito. Enquanto com link dedicado você tem garantia de velocidade total, não depende de ter mais gente conectada ou não, é GARANTIA de 100%, enquanto em ADSL a garantia é uma MÉDIA de 70 ou 80% (Tem que ver direitinho na Anatel, mas me parece que pode ter aferição de até 40%, desde que a MÉDIA fique em 80%.
    Aqui:
    http://www.anatel.gov.br/Portal/exib...a&codigo=35544
    Pode medir 40% um dia e você não pode reclamar, só pode reclamar se a média mensal (Nem é diária!) ficar abaixo de 80%.

    Em link dedicado é 100% em qualquer horário (Em tese. Na prática é disponibilidade de 99,9% ou algo assim, tem que ver contrato).

    ADSL empresarial só muda modo de cobrança, vai tudo pros mesmos DSLAM que adsl residencial. É como plano empresarial de celular, só muda o modo de cobrança, mas usa as mesmas torres, a mesma rede, então as ligações são 100% iguais,

  6. #6

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    E como estamos falando de comunicação serial por 1 fio, se mede em bits por segundo.

    Já quando o HD PATA grava os dados, e PATA é comunicação paralela, devemos usar Bytes por segundo.

    A confusão começou assim, nos anos 70 se definiu que comunicação serial usa bit por segundo, e comunicação paralela usa byte por segundo.
    Os HDD's hoje são sata, SERIAL-ata, mas foram tanto anos de HD's IDE (Paralelos e SCSI) que ainda se usa a gravação no HD em bytes por segundo.

    Mas de qualquer maneira o que os softwares de download medem é a velocidade de GRAVAÇÃO no HD ou na Ram (Que essa sim é paralela). A velocidade de rede serial (Ethernet é serial, adsl é serial, wifi idem, etc) deve continuar sendo expressa em bits por segundo.

    Azar do consumidor que não foi na escola e não aprendeu que B é diferente de b. Aprendi na escola que letra maiúscula tem utilidade e necessidade (Marcar nome próprio, por exemplo), então se está escrito B ao invés de b com certeza tem um motivo, e graças ao google é bem fácil hoje descobrir os motivos das coisas.

    (Alguém disse que o Chrome está dando opção de mudar de B pra b, mas não vejo motivo, a microinformática usa essa divisão a 40 anos, se a molecada não aprendeu azar o dela, a gravação em memória ainda é paralela então ainda existe motivação teórica pra usar taxa de gravação em B. E dia que tiver rede paralela (Gigabit talvez seria, com umas mudanças) talvez tenha motivo pra não usar mais b, mas por hora B e b são medidas completamente diferentes e é bom que continue assim, afinal velocidade de gravação em RAM ou no HD não tem nada a ver com velocidade de internet. Hoje tem HDD de 6Gbps, mas no tempo dos disquetes era 10 ou 20KB/s. Alias... tem memória flash em smartphone barato que mal passa dos 500KB/s, nesse caso esse será o limite de velocidade do download (4Mbps), então ainda tem lugar onde a velocidade de gravação é inferior a velocidade de internet)

  7. #7

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    Então lá vai mais uma dúvida, se 10Mb é 10Mb tanto da dedicada quanto na compartilhada, como um provedor de internet consegue lucrar vendendo planos de 8Mb igual o meu a 100$ com garantia de 50%"mas qase sempre dá os 8Mb muito difícil n dar". Se cada Mb pra empresa saindo barato sai a 30$?

  8. #8

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    Citação Postado originalmente por dodr Ver Post
    Então lá vai mais uma dúvida, se 10Mb é 10Mb tanto da dedicada quanto na compartilhada, como um provedor de internet consegue lucrar vendendo planos de 8Mb igual o meu a 100$ com garantia de 50%"mas qase sempre dá os 8Mb muito difícil n dar". Se cada Mb pra empresa saindo barato sai a 30$?
    Porque eles compram grande quantidade de link e tem muitos clientes e nem sempre 1 esta usando quando o outro esta, por isso se consegue atender varios clientes com uma quantidade de link dedicado.
    Hoje em dia, os adsl estão começando a travar o numero de conexão simultaneas, para evitar o compartilhamento

  9. #9

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    Nem todo mundo é monstrinho de link, na maioria usa muito pouco do que compra, o pau tira entre 17 e 21 e a acrônimo exemplo tenho 190 megas meu top da 90.

  10. #10

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    Outra coisa é o UP. Na internet residencial costuma sem bem abaixo o DOWN, ainda mais se for ADSL. Ex. na Oi Down: 10Mb UP: 512Kb ou Down 15Mb UP 1Mb. Na fibra da Vivo residencial costuma ser metade. Down 100Mb, UP 50Mb. No ADSL da Algar costuma ser melhorzinho, Down 4Mb UP 800Kb, acima disso vai pra 1Mb de UP.
    Nos links dedicados, pelo menos de teles grandes, costuma ser Link Full, mesma velocidade de Down o UP. Down 5Mb UP 5Mb. Tem o CIR tambem, na Oi tem um que chamam de Semi Dedicado ou antigo IP Diamante, Bronze, Ouro, que tem opçao de CIR de 50% em horario comercial.

  11. #11

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    A Oi aí vende semi-dedicado?
    Eu tinha da BrasilTelecom e era ótimo, barato e na prática tinha 100% da velocidade o tempo todo, jitter mínimo, tudo de bom.
    Mas aí a Oi comprou a BrT e disse que não ia vender novos planos desse, e ela fez de tudo pra cancelar os meus (Conta com valor 5x maior todo mes e enrolação pra rever os valores, impossibilidade de transferência, desisti do ramo por culpa da Oi e seus malditos consultores).



    Agora sobre como ter lucro com essas velocidades: Com 200 clientes de 512Kbps tinha 4-5Mbps de tráfego ao todo, tinha até mais link mas não tinha consumo, de madrugada nem 200 ou 300Kbps. Simples questão de ir selecionando clientes (Nunca gostei de gamer nem de adolescente).
    (Hoje com 200 clientes pagantes de 1Mbps provavelmente precisaria uns 15-20Mbps de dedicado, e 1Mbps já não dá pra nada)

    Eu mesmo, uso p2p 24x7, mas tá limitado a uns 100Kbps de up, e 400Kbps de down. Via gerenciador de download e clientes de feeds (Podcasts e canais do YT) idem, a velocidade está limitada a 400Kbps e 1 download por vez. Se eu sair vai ter automaticamente uns 0,8Mbps de trafego dos 10Mbps contratados. Se estiver em casa vai ter picos de 1 ou 2Mbps na hora de abrir uma ou outra página.

    Então mesmo quem faz uso mais severo (Vários p2p 24x7, vários clientes de feeds) não necessariamente consome muito, todo software tem limitador de velocidade, só não usa quem é egoísta e não tá nem aí pra velocidade dos outros usuários.

    Uso típico é smartphone, que tem velocidade baixa até os aplicativos, e em coisas tipo WhatsApp tem rajadas de uns bytes pra texto, as imagens são um lixo e pequenas, os vídeos quando muito tem 240p ou 320p (Idem pra ver vídeos via Youtube no smartphone, provavelmente será menor que 360p) e esse pessoal tem deficit de atenção então o vídeo não pode ter muitos minutos. No Facebook até via desktop/notebook os vídeos tem 240p, isso é um tráfego minúsculo, qualquer 500Kbps resolve, ter 1000 clientes desse (Usuário de whatsapp e facebook, que são uns 80% dos internautas)com um dedicado de 50Mbps é tranquilo.

  12. #12

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    O meu é da Época do IP Diamante da BrT de 512Kb e era CIR de 50%, mas era sempre 100%, só tem Eu na cidade com link dedicado. Ele é com par metalico de 2Mb agora. Maximo que oferecem. Mas tenho mais de enfeite pq a BrT já aprontou pro meu lado. Hj puxo da Algar em MS e jogo 90Mb de lixo nos ADSL da Oi pra eles expandirem a rede. . Na epoca era R$1,00 o Kbit + imposto, de 512Kb ficava uns R$620. Isso em 2008 acho.

  13. #13

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    Foi bem esse meu problema, comprei o provedor quando a BrT tinha esses semi de 512K. Fechei o negócio e logo depois a Oi comprou a BrT, mas aí cada consultor da Oi dava resposta diferente, eu sabia dessa limitação por xdsl a 2M mas eles negavam que tinha limite, fora a demora pra responder. 1 mes depois de pedir a cotação ao vendedor dizia que tinha 10Mbps por digamos R$ 5 mil, beleza, pode instalar, mas aí 2 meses depois avisada que se enganou e só tem 4M, por R$ 4 mil, beleza... pode instalar... aí mais 2 meses diz que só tem 2M disponível e custa R$ 3 mil... beleza, pode instalar. Aí nunca mais tem resposta, e no ano seguinte recomeço tudo, meia duzia de cotações erradas. Tanto que a Oi comprou a BrT em 2010 mas só consegui link em 2013, e 2M que era pra ser R$ 1,5 mil virou R$ 3 mil.

    E os 512K semi que eram uns R$ 600 viraram entre R$ 1200 a 1800 dependendo do circuito e do humor do atendente pelo visto, mas era erro em conta, o preço até fim do ano passado ainda estava nuns R$ 600 quando cancelei o último.

    E concorrência nunca foi um grande problema, a Oi me vendia 512K semi por R$ 600, e ADSL residencial de 10M por R$ 160, mas... colocam uma dslam de 384 portas a cada 2 anos, é colocar a dslam e ela lota em 3 meses, depois passa 2 anos sem poder atender ninguém. E nem concorrente me incomodava (Que pega link aí de GO, mas é pro norte de Biscoito Duro, digo, da capital, em fibra da Unotel/MinasMais/Telebras, porque depender da Oi de MT ou GO é pedir pra sofrer), o que realmente me quebrava era essa zona da Oi, conta errada que tinha que contestar valor ou pedir correção TODO mês (Até de telefone fixo, minha adsl de 1M de casa pulou de R$ 100 pra 690, contestei mas não responderam, deixei cortar e tô devendo ela até hoje, só de raiva vou deixar o resto da vida sem pagar, Serasa que se dane), aí um mês demorava mais que o normal e cortava algum dos links, fora que era uma época que estavam fuçando numa rodovia a 1000Km daqui mas a fibra rompida lá me deixava sem internet (E nem telefone pra reclamar), teve mês de ter menos de 25 dias com internet (Adsl, dedicado, telefone, tudo), só não perdia cliente porque eles não tinham pra onde ir, mas reclamar reclamavam, e atrasavam pagamento (Ainda tenho conta de 2013 pra receber).


    Mas se pudesse (E a Oi não tivesse metido a pata suja dela) eu usaria os semi da BrT até hoje, era lindo pra Voip, era botar meia duzia de coisas em gerenciador de download limitando velocidade, p2p upando, e ainda podia navegar (Lento mas constante). Hoje não adianta ter adsl de 10M que voip picota até de madrugada, só o YT tem velocidade (O resto dá 10% do contratado e olhe lá, de dia chance zero de ouvir qualquer webradio por exemplo).

    (E fui pedir um dedicado pequeno pra um cliente, a menor velocidade disponível mas dedicado, pra alarme e voip, e páááá... R$ 900 por dedicado de 384Kbps! O velho quase teve um infarto quando falei o preço)

  14. #14

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    O meu Frame Relay da BrasilTelecom, quando resolvi entregar para a OI, eles não queriam cancelar o contrato, mesmo depois de 3 anos de uso. Não paguei mais e até hoje não cobraram e nem vieram buscar os equipamentos... é uma zorra total

  15. #15

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    Alias, tem o que fazer com esses equiptos? Os modens provavelmente não, mas e os roteadores?

    Tenho uns encaixotados ocupando espaço, como mudei de endereço e telefone duvido que busquem.

  16. #16

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Alias, tem o que fazer com esses equiptos? Os modens provavelmente não, mas e os roteadores?

    Tenho uns encaixotados ocupando espaço, como mudei de endereço e telefone duvido que busquem.
    Aquele "modem" gigante verde bosta, que na verdade é um case pra placa do link que liga via serial no router da Parks?
    hahahahahahahahaha.

  17. #17

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    Fui abrir um aqui pra ver se tinha algo bom, é um que coloquei em 2012 ou 13. A placa até que não é velha (Apesar de ter uns chamuscados):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         placa.jpg
Visualizações:	145
Tamanho: 	79,4 KB
ID:      	62030

    Mas a fonte... além de chamuscada, com todos os capacitores estufados, é um milagre que funcione de tão velha:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fonte.jpg
Visualizações:	147
Tamanho: 	99,0 KB
ID:      	62031

    É 1998 mesmo. Pelo tipo dos componentes e projeto é dessa época mesmo.

    Em pleno 2012 ou 2013 a Oi me deu um modem com caixa e fonte de 14 ou 15 anos de idade, que lindo.

    Tá escrito o CGC da Digitel, se não tem CNPJ então é de 1999 pra trás mesmo.
    Pior é que tem cliente meu usando isso hoje, e realmente as vezes tem que tirar da tomada e contar até 250 pra religar...

  18. #18

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Fui abrir um aqui pra ver se tinha algo bom, é um que coloquei em 2012 ou 13. A placa até que não é velha (Apesar de ter uns chamuscados):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         placa.jpg
Visualizações:	145
Tamanho: 	79,4 KB
ID:      	62030

    Mas a fonte... além de chamuscada, com todos os capacitores estufados, é um milagre que funcione de tão velha:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fonte.jpg
Visualizações:	147
Tamanho: 	99,0 KB
ID:      	62031

    É 1998 mesmo. Pelo tipo dos componentes e projeto é dessa época mesmo.

    Em pleno 2012 ou 2013 a Oi me deu um modem com caixa e fonte de 14 ou 15 anos de idade, que lindo.

    Tá escrito o CGC da Digitel, se não tem CNPJ então é de 1999 pra trás mesmo.
    Pior é que tem cliente meu usando isso hoje, e realmente as vezes tem que tirar da tomada e contar até 250 pra religar...

    isso e um molden??
    ja usei o speedtooutch pro da alcatel.
    alguem ja usou. quando comecei a usar banda larga aqui era320ou 360 de dowload.
    depois usei o siemens 5200 e o 4200 tenho todos eles guardados aqui nclusive o speed toucho pro rsrs. raramente incomodavam

  19. #19

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    isso e um molden??
    ja usei o speedtooutch pro da alcatel.
    alguem ja usou. quando comecei a usar banda larga aqui era320ou 360 de dowload.
    depois usei o siemens 5200 e o 4200 tenho todos eles guardados aqui nclusive o speed toucho pro rsrs. raramente incomodavam
    Pra xDSL vão duas placas, uma no rack da Telecom e outra na sua empresa. Ae na sua empresa tem um case que conecta essa placa e tem uma saída serial pra um roteador. Na época usava Parks.
    Esse Speedtouch PRO foi um dos melhores modens da época, mas salvo engano ele é ADSL simples, suporta 2Mb no maximo. Depois dele veio o Speedtouch 510V5 e o V6. Tentou todos tambem. O Pro era um grandao azul escuro. a UOL usava esses 510 travado pra que era assinantes deles no Speedy. O Siemens 4200 era um maquinao pra quem gostava de torrent.

  20. #20

    Padrão Re: Diferença link dedicado com compartilhado

    O siemens 4200 É um maquinão pro Rubem, que usa torrent 24x7 :-)
    Ainda uso. E não vou trocar tão cedo. Mas é meu último, os outros 4 ou 5 que tive foram tomando raio e pifando, só coloquei proteção quando sobrou só 1.

    Só não uso um Touch 510 porque levou um raio em cheio na testa, daqueles que faz voar pedaço. A carcaça de metal dele virou refletor numa antena biquad caseira que uso todo dia, mesmo depois de morto ele foi muito útil (Enquanto um Dlink morto não tem utilidade, nem um centelhador pra ser canibalizado).



    Essa porcaria shdsl tem saída serial mesmo, conector DB25 como um bom equipto serial de 1985:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         serial.jpg
Visualizações:	194
Tamanho: 	89,9 KB
ID:      	62037
    No roteadores vai uma plaquinha wic com conector pequeno com cara de moderno, mas é um serial antiquado igual:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         serial.router.jpg
Visualizações:	250
Tamanho: 	58,0 KB
ID:      	62038

    Mas esse conector db25 tá na caixa do modem, a caixa é pra encaixar a placa, a caixa os conectores e a fonte:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         caixa.jpg
Visualizações:	185
Tamanho: 	106,6 KB
ID:      	62039
    É uma placa específica pra isso, muuuuuito boa, processador de primeiro, tudo de bom. Mas dá pra ver nessa foto de cima que tem um capacitor estourado, aí não adianta a placa ser boa.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         placa.jpg
Visualizações:	193
Tamanho: 	98,4 KB
ID:      	62040
    Eu também vivo chamando isso de vdsl ou xdsl, mas é shdsl
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         shdsl.jpg
Visualizações:	194
Tamanho: 	58,0 KB
ID:      	62041

    A única coisa boa que a Oi esqueceu é o roteador, Cisco 1905
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cisco1905.jpg
Visualizações:	199
Tamanho: 	73,7 KB
ID:      	62042

    Não sei se tem como usar as portas ethernet de console como entrada pra rotear algo útil pra mim, mas vi que a fonte chaveada é de 12V 60W mas tem ajuste de tensão, vi que vai a até 13,8V, então claaaaaro que se não achar outro uso vou botar essa fonte pra flutuar baterias.

    (E o modem tem 8 varistores de 130V, claro que vão virar um protetor ethernet... só pra amenizar o prejuízo que a Oi já me deu na vida (Alias, hoje estive sem internet, telefone, nem celular de manhã e de tarde, nem pergunta se isso será descontado em conta porque a resposta é sempre não pra qualquer "desconto")