Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    Preciso enviar um sinal de internet entre duas casas com aproximadamente 4,8km - 5km de distância, sem visada e com prédios, casas e outros obstáculos no caminho. Gostaria de saber: Quais equipamentos iria precisar para conseguir um sinal satisfatório à essa distância, gastando o mínimo possível? E quanto aproximadamente gastaria no total?

  2. #2

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    Sem visada = sem sinal. Principalmente com vários obstáculos no caminho. Ou coloque uma torre nos dois pontos para uma enxergar a outra, ou passe cabeamento. Em nenhuma opção você ira gastar pouco.

  3. #3

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    olha ja vi muita gente gastando com 900mhz e no final quebrou as caras!!
    tudo tem que ser bem planejado, 900 mhz nao faz milagre de fisica, ele apenas abre mais a zona de fresnel!

    eu concordo com o FMANDU, se a distancia eh perto, mete fibra, se a distancia eh grande, mete duas torres alta projetada de acordo com a situacao!!

  4. #4

    Padrão

    Bom, também tenho a opção de fazer um trato com um amigo que mora num sobrado a uns 300 - 400 metros daqui, mas ainda assim, graças à algumas árvores, não existe visada. Nesse caso o que poderia usar que sairia mais barato e ainda garantiria um sinal satisfatório?

  5. #5

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    caio infelizmente pra vc ter qualidade no seu link, nao fica tendo dor de cabeca, tem que ter visada!!

    se nao tem visada nenhuma, nao vai compensar!!

  6. #6

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    Citação Postado originalmente por Caio928 Ver Post
    Bom, também tenho a opção de fazer um trato com um amigo que mora num sobrado a uns 300 - 400 metros daqui, mas ainda assim, graças à algumas árvores, não existe visada. Nesse caso o que poderia usar que sairia mais barato e ainda garantiria um sinal satisfatório?
    Não há nada, nem equipamentos que trabalhem sem visada... Há a obrigatoriedade de haver visualização dos pontos a serem conectados.

    Obstáculos obstruem o sinal. Seria como ligar uma lanterna atrás de uma parede e tentar fazer a luz atravessar o concreto.

    Se fosse coisa de uns 20 a 50 metros até dava pra fazer um serviço que daria dor de cabeça eterna. Mas 5 km sem chance... nenhuma chance...

    Só há 1 única tecnologia disponível para interligação de pontos ou localidades sem visada: Cabeamento!!! (entenda por cabeamento: fibra óptica, dslan, etc... Cabo de rede é só para até 80mts e olha lá)

    Boa sorte!

  7. #7

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    Entendi, obrigado!

  8. #8

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    Não tem como colocar uma repetidora no caminho que tenha visada para os dois pontos alvos da conexão?

  9. #9

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    Sem visada não ha propagação nessa frequencias.

  10. #10

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    E a penetrabilidade dos 900MHz me enganou também, com um par de NS 900MHz não atravessei nem 1 quarteirão de 100m, com casinhas comuns e árvores ralas. Depois que fui ver o motivo, a atenuação nos mesmos objetos de 5 pra 2,4GHz diminui uns 5 a 8dBm, e de 2400 pra 900MHz diminui a mesma coisa, 5 a 8dBm, ou seja, onde o sinal em 2,4GHz depois de um obstaculo está em -88dBm, em 900MHz vai estar em -80dBm, ainda é completamente inútil pro tipo de banda que todo mundo quer.

    4G a 700MHz só tem potencial pra funcionar porque usa canais diferentes pra RX e TX, e usa sinalizações diferentes, tem potência maior e sensibilidade muito melhor, mas um wifi 802.11n a 700MHz seria bem inútil, e na verdade poderia ser pior, porque algo puramente NLOS a 5,8GHz até funciona porque todo reflexo será em objeto sólido, enquanto a 700 ou 900MHz a coisa atravessa o telhado e reflete em laje, chega o reflexo da parede 1 e da parede 2, enfim, cria um efeito multipath GIGANTE (Que em 5,8GHz no mesmo trajeto seria menor).


    2,4GHz as vezes escaneia SSID quando tem torre alta ou algo assim graças a difração de sinal e reflexos:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wave-diffraction.jpg
Visualizações:	336
Tamanho: 	13,6 KB
ID:      	62004

    Pra sinal unidirecional tipo TV ou radio, isso funciona bem, mas wifi é bidirecional, com esse tipo de obstaculo a chance do caminho A>B percorrer o mesmo trajeto com mesmos efeito que B>A é mínima, num datarate tipo uns 500Kbps com ack-timeout tipo uns 300us, eu até arriscaria, mas isso não é conexão suficiente pra ninguém.

    Dá pra testar umas posições pra tentar reflexo nalgum prédio, teria que ser em 5,8GHz e com antena de angulo fechado (Disco), teria suas perdas por efeito multipath e teria datarate muito baixo por conta do sinal baixo, mas isso é uma estupidez porque precisa potência alta pra banda minúscula (Nunca que daria 1Mbps com jitter menor de 200ms), é um enorme desperdício do espectro, ia ficar o tempo todo reenviando pacote perdido enquanto uma conexão com visada faz isso só a cada 20 ou 30 pacotes. Ou seja, usar potência alta pra NLOS é uma bela burrice porque ferra com o espectro que todo mundo poderia usar em casa, não dá grande banda pra quem tenta mas ferra com o espectro igual.

  11. #11

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    Meu coloca uma torre n alto do moro com painel solar e baterias aí resolve o seu problema de visada

  12. #12

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    Citação Postado originalmente por hugomatosk Ver Post
    Meu coloca uma torre n alto do moro com painel solar e baterias aí resolve o seu problema de visada
    Que morro?

  13. #13

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E a penetrabilidade dos 900MHz me enganou também, com um par de NS 900MHz não atravessei nem 1 quarteirão de 100m, com casinhas comuns e árvores ralas. Depois que fui ver o motivo, a atenuação nos mesmos objetos de 5 pra 2,4GHz diminui uns 5 a 8dBm, e de 2400 pra 900MHz diminui a mesma coisa, 5 a 8dBm, ou seja, onde o sinal em 2,4GHz depois de um obstaculo está em -88dBm, em 900MHz vai estar em -80dBm, ainda é completamente inútil pro tipo de banda que todo mundo quer.

    4G a 700MHz só tem potencial pra funcionar porque usa canais diferentes pra RX e TX, e usa sinalizações diferentes, tem potência maior e sensibilidade muito melhor, mas um wifi 802.11n a 700MHz seria bem inútil, e na verdade poderia ser pior, porque algo puramente NLOS a 5,8GHz até funciona porque todo reflexo será em objeto sólido, enquanto a 700 ou 900MHz a coisa atravessa o telhado e reflete em laje, chega o reflexo da parede 1 e da parede 2, enfim, cria um efeito multipath GIGANTE (Que em 5,8GHz no mesmo trajeto seria menor).


    2,4GHz as vezes escaneia SSID quando tem torre alta ou algo assim graças a difração de sinal e reflexos:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wave-diffraction.jpg
Visualizações:	336
Tamanho: 	13,6 KB
ID:      	62004

    Pra sinal unidirecional tipo TV ou radio, isso funciona bem, mas wifi é bidirecional, com esse tipo de obstaculo a chance do caminho A>B percorrer o mesmo trajeto com mesmos efeito que B>A é mínima, num datarate tipo uns 500Kbps com ack-timeout tipo uns 300us, eu até arriscaria, mas isso não é conexão suficiente pra ninguém.

    Dá pra testar umas posições pra tentar reflexo nalgum prédio, teria que ser em 5,8GHz e com antena de angulo fechado (Disco), teria suas perdas por efeito multipath e teria datarate muito baixo por conta do sinal baixo, mas isso é uma estupidez porque precisa potência alta pra banda minúscula (Nunca que daria 1Mbps com jitter menor de 200ms), é um enorme desperdício do espectro, ia ficar o tempo todo reenviando pacote perdido enquanto uma conexão com visada faz isso só a cada 20 ou 30 pacotes. Ou seja, usar potência alta pra NLOS é uma bela burrice porque ferra com o espectro que todo mundo poderia usar em casa, não dá grande banda pra quem tenta mas ferra com o espectro igual.
    tava pensando em fazer um ponto a ponto parecido com a imagem. a distancia e 5km e tem um morro no meio tava pensando em usar antenas de grade e bullet. deixava em 5 mhz . ou derrepente tentar usar parabolicas. se passasse 1 mega ja tava bom. pensei em 900mhz mais equipamento caro.
    se alguem ja tentou algo parecido

  14. #14

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    tava pensando em fazer um ponto a ponto parecido com a imagem. a distancia e 5km e tem um morro no meio tava pensando em usar antenas de grade e bullet. deixava em 5 mhz . ou derrepente tentar usar parabolicas. se passasse 1 mega ja tava bom. pensei em 900mhz mais equipamento caro.
    se alguem ja tentou algo parecido
    Sem repetidor no meio do caminho (no morro)nao vai funcionar. Não e uma questão de passar só X megas... Quando nao há visada o enlace pode até fechar, mas a perda de pacotes e travamentos vão te deixar louco....
    Quando não há visada as antenas espalham sinal pra tudo que e lado, aumentam a potencia acima do regular para tentar compensar o enlace errado (sem visada), transformando o espectro em uma bagunça... Daí não fica ruim so pra você! Atrapalha o provedor via radio, a empresa de telefonia, que vão comecar a ter travamentos nas suas redes devido ao seu enlace errado. A partir disso pode dar visita da Anatel e até Policia Federal....

    Então fica a dica: Você pode fazer enlaces particulares sem problemas, com equipamentos homologados na faixa de 900mhz, 2.4ghz e 5.8ghz... Mas se atenha as técnicas de montagem desse enlace, como: Visada, necessidade de estações repetidoras e potência do sistema, análise de espectro, etc.
    A Anatel e bem clara na resolução 506 sobre enlaces particulares e interferência.

    Você pode até montar de qualquer jeito.. mas se atrapalhar alguém a Ana e a PF vão te procurar....

    Espero ter ajudado

    Boa sorte!

  15. #15

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    sim estou ciente de tudo isso. minha intençao e levar internet num sitio pra minha cunhada, la nao tem nada, mal o telefone pega. como falei estava pensando em tentar em 2,4 usando bullets com antena de gradeou parabolicas em 5mhz pra ver se conseguiria pelo menos 1 mega, pra elas usar o whatzap e ler emails

  16. #16

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    Citação Postado originalmente por lcesargc Ver Post
    sim estou ciente de tudo isso. minha intençao e levar internet num sitio pra minha cunhada, la nao tem nada, mal o telefone pega. como falei estava pensando em tentar em 2,4 usando bullets com antena de gradeou parabolicas em 5mhz pra ver se conseguiria pelo menos 1 mega, pra elas usar o whatzap e ler emails
    Pois é amigo.... como te disse na msg anterior... não e uma questão de passar X megas, ou de funcionar o Whatsup, ou Facebook ou etc.... É uma questão de comportamento da radiofrequencia... Sinal de radiofreqüência pode tranquilamente ser comparado a luz... O que você está propondo é como ligar um holofote gigante atrás de um morro... Você irá ver a penumbra dele, mas o que ele irá fazer é so iluminar o morro...

  17. #17

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Pois é amigo.... como te disse na msg anterior... não e uma questão de passar X megas, ou de funcionar o Whatsup, ou Facebook ou etc.... É uma questão de comportamento da radiofrequencia... Sinal de radiofreqüência pode tranquilamente ser comparado a luz... O que você está propondo é como ligar um holofote gigante atrás de um morro... Você irá ver a penumbra dele, mas o que ele irá fazer é so iluminar o morro...

    É o melhor exemplo que vi ate agora!!! A luz se propaga em ondas de radifrequencias da mesma forma que o WIFI. Parabens sphreak!!!

  18. #18

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    E essa penumbra usando 802.11n em datarate tipo 3,25M (Canal de 10MHz) significa em algo tipo 1Km, algo tipo 300Kbps de tráfego, mas perde 1 a cada 4 pacotes grandes (1400B), tem jitter tipo 200ms (Um ping responde em 20ms, o outro em 200ms), é algo bem inútil.

    Essas conexões sem visada já tentei muito em fazenda, pra coisinha boba tipo texto no whatsapp até vai, porque isso se satisfaz com qualquer 50Kbps por alguns segundos, mas não tem condições de navegar com isso, eu uso email via pop3 e smtp e isso também até que vai.

    Mas em 1Km já dá essas porcarias de conexão, em 5Km duvido que sequer escaneei o outro SSID (E scan funciona até com sinal tipo -96dBm, mas pra conectar vai precisa -85dBm pra cima).

    Pra coisa boba tipo texto no Whatsapp melhor usar celular, põe antena externa de 14dBi, 10m de cabo, e vai ter sinal um pouco melhor, vai trafegar menos de 50Kbps em edge/gprs mas sem comunicação não fica (Problema de sms é a cobrança por sms, se usar o whatsapp em texto ele não excede os 10MB por dia dos planos baratos, só tem que bloquear o download auto de video, áudio e imagens).

    Ou... mais fácil achar algum conhecido que more na saída da cidade rumo ao seu sítio, e fazer um mini-ptp da casa dele até o sítio, tento visada pode comprar 2 CPE's de R$ 250 cada que faz mini-ptp de mais de 1Mbps em 3Km tranquilo.

  19. #19

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    E essa penumbra usando 802.11n em datarate tipo 3,25M (Canal de 10MHz) significa em algo tipo 1Km, algo tipo 300Kbps de tráfego, mas perde 1 a cada 4 pacotes grandes (1400B), tem jitter tipo 200ms (Um ping responde em 20ms, o outro em 200ms), é algo bem inútil.

    Essas conexões sem visada já tentei muito em fazenda, pra coisinha boba tipo texto no whatsapp até vai, porque isso se satisfaz com qualquer 50Kbps por alguns segundos, mas não tem condições de navegar com isso, eu uso email via pop3 e smtp e isso também até que vai.

    Mas em 1Km já dá essas porcarias de conexão, em 5Km duvido que sequer escaneei o outro SSID (E scan funciona até com sinal tipo -96dBm, mas pra conectar vai precisa -85dBm pra cima).

    Pra coisa boba tipo texto no Whatsapp melhor usar celular, põe antena externa de 14dBi, 10m de cabo, e vai ter sinal um pouco melhor, vai trafegar menos de 50Kbps em edge/gprs mas sem comunicação não fica (Problema de sms é a cobrança por sms, se usar o whatsapp em texto ele não excede os 10MB por dia dos planos baratos, só tem que bloquear o download auto de video, áudio e imagens).

    Ou... mais fácil achar algum conhecido que more na saída da cidade rumo ao seu sítio, e fazer um mini-ptp da casa dele até o sítio, tento visada pode comprar 2 CPE's de R$ 250 cada que faz mini-ptp de mais de 1Mbps em 3Km tranquilo.
    o problema q e muito mato e morro e dificil triangular alguma coisa. tava pensando em usar antenas de grade. cpe espalha muito. tenho algumas paradas aqui. mais sem condiçoes mesmo muito longe.

    agradeço por compartilhar sua experiencia.

    obrigado tb ao sphreak por sua preocupaçao com o fazer as coisas certo, e dentro da lei. muito boa sua posiçao. precisamos de muitas pessoas que pensem assim

  20. #20

    Padrão Re: Enviar sinal de internet por 5km sem visada?

    Eu também insisti nisso porque tenho algumaS duziaS de antenas de grade de 25dBi jogadas, mas não tem jeito, a zona de fresnel em 2,4GHz é enorme, scan de sinal as vezes é bom, mas se plugar isso num equipto UBNT mais moderno e ver no analisador de espectro dá pra ver que o grosso dos sinais é muito baixo, é de -90dBm pra baixo onde o firmware diz que o sinal está em -80dBm (Mas nem conecta, ou conecta em cai 3x por minuto e mal responde 1 ping a cada 20).

    Datarate baixo e ack-timeout gigante permite muita coisa, mas nem tanto, 1Km com obstrução meros 4 ou 5m acima das antenas já mal presta pra coisa boba tipo whatsapp, acima disso duvido que sirva pra algo.
    Dá pra calcular em tese:
    https://www.hol4g.com/cgi-bin/knife.main.cgi
    http://www.mike-willis.com/Tutorial/PF7.htm

    E a conta bate pra FM, TV, radio-amador a 145 e 222MHz, até sinal de celular, mas wifi tem o problema do preambulo ter intensidade diversa do dado real que vem depois, é comum escanear ssid e até conectar mas na hora de trafegar algo perde tudo (Exceto os pings de 32B), na prática em wifi precisamos não só sinal mas sinal sem efeito multipath (E sem visada isso é quase impossível), sem reflexos chegando por outros caminho com nanosegundos de atraso, na prática sem visada isso sempre ocorre e torna o pacote ilegível, se fosse um sinal analógico ele seria chiado, com um leve fantasma, mas teria utilidade, pacote digital que requer confirmação de recebimento com checksum não se dá bem com sinal assim.

    Fica mais fácil fazer transmissão contínua de sinal de TV, (Sem checksum e cia) que com obstáculos ainda funciona, do que tentar conexão wifi típica (OFDM) mesmo no datarate mais baixo possível.
    (Só que em 2,4 e 5-5,8GHz é proibido transmissão contínua, essas antenas ficam meio sem uso mesmo)

    Ah, antena 25dBi 2,4GHz ainda tem em 5GHz uns 10dBi, tem uso. E em 900MHz idem, acho que até mais de 10dBi, eu guardo as minhas porque qualquer hora a crise vai apertar e o povo vai ter que reusar o que tem ao invés de importar, elas tem muitos usos alternativos, não precisa necessariamente usar wifi ofdm a 2,4GHz.