+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Redes Celular/3G

    Bom dia pessoal.

    Apesar de ter usado com certa frequencia o forum, me tornei membro ha pouco tempo, e gostaria de uma ajuda.

    Tenho algumas dúvidas em relação quanto a legalidade em cobrir uma area onde não possuo cobertura de sinal celular/3G com um infraestrutura particular. Por exemplo:

    -Preciso de licença para utilizar esse receptor do sinal 3G?
    -Qual eirp máxima que posso operar? (2100MHz se não estou enganado)
    -É possivel, legalmente falando, fazer essa distribuição do sinal 3G em uma frequência livre de licenceamento?

    Se alguem souber ou poder me indicar algum material que fale um pouco mais sobre isso, seria de grande ajuda.

    Desde já muito obrigado, e desculpa caso ja existe um post a respeito.


    Atenciosamente.

  2. #2

    Padrão Re: Redes Celular/3G

    Eu não tenho uma resposta para voce, mas voce pode entrar em contato com Charles Chadel do Solucell - eles trabalham bastante com serviços de internet por celular e pode ser que ele sabe como ajudar. Ele é gente boa.

    Charles Chadel
    www.solucell.com.br
    11 9.9902 6511
    11 7740 5897 - ID 11*42346

  3. #3

    Padrão Re: Redes Celular/3G

    Citação Postado originalmente por lucasrb Ver Post
    Bom dia pessoal.

    Apesar de ter usado com certa frequencia o forum, me tornei membro ha pouco tempo, e gostaria de uma ajuda.

    Tenho algumas dúvidas em relação quanto a legalidade em cobrir uma area onde não possuo cobertura de sinal celular/3G com um infraestrutura particular. Por exemplo:

    -Preciso de licença para utilizar esse receptor do sinal 3G?
    -Qual eirp máxima que posso operar? (2100MHz se não estou enganado)
    -É possivel, legalmente falando, fazer essa distribuição do sinal 3G em uma frequência livre de licenceamento?

    Se alguem souber ou poder me indicar algum material que fale um pouco mais sobre isso, seria de grande ajuda.

    Desde já muito obrigado, e desculpa caso ja existe um post a respeito.


    Atenciosamente.
    Legalmente nao pode não amigo. Só a operadora de telefonia e detentora do direito de transmissão em sua faixa licenciada de radiofreqüência. Não ha faixa livre de licenciamento para telefonia, entao inevitavelmente você nao ira conseguir adaptar equipamentos para as faixas livres de licença da Anatel.


    Falando do seu projeto: Existem inumeros equipamentos que o pessoal usa para repetir sinal de celular em areas particulares (chacaras, fazendas, casas de veraneio, etc). Isso vai depender da necessidade do seu projeto.
    Eu por exemplo tenho em meu sitio um repetidor de 3watts, com antena receptora Aquario, cabos RGC 213 e antena transmissora painel setorial.
    Mas esses repetidores so funcionam na mesma faixa de frequencia da operadora, mesmo porque se a faixa de frequencia for alterada os celulares nao irao funcionar, pois eles são travados nas faixas homologadas pela Anatel.
    Funciona 100%... So tem que ter um projeto muuuito bem feito contra realimentação do sistema e isolacao de antenas.

    Lembrando que legalmente essa repetição e proibida em áreas publicas e em areas privadas extensas e tem tomar cuidado para o seu equipamento não alimentar a rede da operadora com sinal falso (pode virar caso de policia Federal)

    Aqui no Parana eu compro repetidores de alta potencia da InfoSolucoesPG, antenas yagi direto da Aquario e painel setorial no mercadolivre...

    Abraço!

  4. #4

    Padrão Re: Redes Celular/3G

    Obrigado, vou entrar em contato com eles.

  5. #5

    Padrão Re: Redes Celular/3G

    Eu pensavam que a distribuição do sinal recebido só era legal se fizesse em outra frequencia (2.4-5.8GHz por exemplo) e não na mesma frequencia de operação do 3G. Em relação a área de privadas, você tem noção de ate que extensão é permitido a utilização de repetidores?

    Obrigado pela ajuda cara.

    Abraços

  6. #6

    Padrão Re: Redes Celular/3G

    "
    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Legalmente nao pode não amigo. Só a operadora de telefonia e detentora do direito de transmissão em sua faixa licenciada de radiofreqüência. Não ha faixa livre de licenciamento para telefonia, entao inevitavelmente você nao ira conseguir adaptar equipamentos para as faixas livres de licença da Anatel."



    Eu pensavam que a distribuição do sinal recebido só era legal se fizesse em outra frequencia (2.4-5.8GHz por exemplo) e não na mesma frequencia de operação do 3G. Em relação a área de privadas, você tem noção de ate que extensão é permitido a utilização de repetidores?

    Obrigado pela ajuda cara.

    Abraços


    Falando do seu projeto: Existem inumeros equipamentos que o pessoal usa para repetir sinal de celular em areas particulares (chacaras, fazendas, casas de veraneio, etc). Isso vai depender da necessidade do seu projeto.
    Eu por exemplo tenho em meu sitio um repetidor de 3watts, com antena receptora Aquario, cabos RGC 213 e antena transmissora painel setorial.
    Mas esses repetidores so funcionam na mesma faixa de frequencia da operadora, mesmo porque se a faixa de frequencia for alterada os celulares nao irao funcionar, pois eles são travados nas faixas homologadas pela Anatel.
    Funciona 100%... So tem que ter um projeto muuuito bem feito contra realimentação do sistema e isolacao de antenas.

    Lembrando que legalmente essa repetição e proibida em áreas publicas e em areas privadas extensas e tem tomar cuidado para o seu equipamento não alimentar a rede da operadora com sinal falso (pode virar caso de policia Federal)

    Aqui no Parana eu compro repetidores de alta potencia da InfoSolucoesPG, antenas yagi direto da Aquario e painel setorial no mercadolivre...

    Abraço!

  7. #7

    Padrão Re: Redes Celular/3G

    Citação Postado originalmente por lucasrb Ver Post
    Eu pensavam que a distribuição do sinal recebido só era legal se fizesse em outra frequencia (2.4-5.8GHz por exemplo) e não na mesma frequencia de operação do 3G. Em relação a área de privadas, você tem noção de ate que extensão é permitido a utilização de repetidores?

    Obrigado pela ajuda cara.

    Abraços
    Assim... 3G voce pode colocar um receptor (modem 3G) e redistribuir como WIFI... Mas e só a internet!

    2.4ghz e 5.8ghz é para internet e aplicações de dados ( Interligação de filiais, redes de dados privadas e provedores de internet) só são liberadas para esses fins.

    Mesmo que você conseguisse converter o sinal de celular para uma dessas frequencias, seria totalmente inutil, pois não existem telefones celulares que operem nessas frequencias.

    Ja você repetir tudo que vem da torre da operadora (celular+3G+SMS) não existe uma área especifica legalmente. O que a Anatel diz é que isso so pode ser feito de modo particular. Dentro de uma edificação, lote, barracão, etc...
    Lembrando que, quando você repete o sinal da ERB da operadora (Tim, Oi, Vivo, Claro) o sinal repetido tem exatamente a mesma frequencia que sai da torre (850, 900, 1800, 2100 mhz) justamente devido ao fato dos celulares so operarem nessas frequencias (celular quadriband)
    sendo que o 3G é operado em 2100 mhz e a telefonia celular rural geralmente em 850mhz (Vivo) 900mhz (Oi, Tim) e 1800mhz (Claro).

    O que nao pode e montar um repetidor pra uma vila, distrito, etc... Porque essa competencia e da operadora que tem outorga (adquirida em leilão do governo).
    Na grande maior parte das vezes, como em repetidores comunitarios, ninguém faz conta, ja que a operadora esta ganhando com um serviço particular.

    Passe pra nós qual e sua ideia e a gente tenta te ajudar melhor!

    Abraço

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Redes Celular/3G

    Usar repetidor de celular é tão controverso quanto usar seu roteador doméstico. Não pode ter uma cobertura superior a "X" metros quadrados, não atingir propriedade vizinha, não causar interferencias a outren. Acredite, você ligando o repetidor, o primeiro dispositivo que se conectar a ele, a operadora já sabe; aí vem o segundo e "N" dispositivos numa mesma coordenada, portanto pode ser denunciado ou não, conforme a conveniencia da operadora.
    Nunca tomei conhecimento da operadora fazer a denuncia, mas se for comprar, compre com aparelhos homologados e nota fiscal.

  9. #9

    Padrão Re: Redes Celular/3G

    Bom dia. Irei tentar lhe ajudar. Não vou ficar falando algo que eu acho. Falarei coisa que tenho certeza.

    Repetidora celular é legal. Não. É proibido.
    Repetidora rural é legal. Não. É proibido.
    Mas os equipamentos são homologados. Homologar é uma coisa saber para que se usa e outra.
    Vários equipamentos são homologados com acesso ao mercado e não podemos simplesmente comprar e utilizar. Eles são homologados para alguém em algum momento para fazer o que esse alguém quer.
    E não para o consumidor usar quando quer.
    Se você instalar uma repetidora rural é crime e tem como descobrir. Sim

    As torres das operadoras possuem diversos canais esses são canais específicos de dados voz e imagem. Se você monta uma operação de repetição e fixa o canal para poder funcionar a repetição a primeira vez que você usar o celular ele irá ocupar um desses canais e pelo fato de você desligar o celular e não desligar a repetidora esse canal ficara ocupado até a sua repetidora ser desligada.
    Se a operadora começar a receber reclamações informando que o consumidor está tentando fazer uma ligação. Manda chamar e só fica mudo. Pode ter certeza ela vai rastrear a região. Porque para você consumidor que quer simplesmente ligar para alguém é instala esse equipamento para as operadoras isso é um prejuízo milionário e reclamações no FOCUS da Anatel.
    Portanto assuma os riscos. Se criar crie ciente que pode lhe dar um processo de instância Federal.

  10. #10

    Padrão Re: Redes Celular/3G

    Exatamente isso que queria saber, se a distribuição desse sinal 3G é legal, acabei me expressando errado.

    Você sabe se existe um limite de area para essa cobertura?
    Minha intenção é simplemesmente cobrir area rural, particular a partir desse sinal 3G recebido. Pelo que você explicou, isso só é possivel com modem 3G, caso eu use uma antena para como ponto de recepção seria ilegal correto?

    Por exemplo, tenho um dongle 3G, mas onde moro não tem cobertura. Utilizar repetidores desse sinal que "levem" esse sinal 3G ate minha propriedade e partir de la distribuir via WIFI também é ilegal?


    Desde de já muito obrigado a todos pelas informaçoes e explicações.

    Estou fazendo todas essas perguntas exatamente para ter certeza de que não vou aplicar algo que seja ilegal.

    Abraços

  11. #11

    Padrão Re: Redes Celular/3G

    Citação Postado originalmente por lucasrb Ver Post
    Exatamente isso que queria saber, se a distribuição desse sinal 3G é legal, acabei me expressando errado.

    Você sabe se existe um limite de area para essa cobertura?
    Minha intenção é simplemesmente cobrir area rural, particular a partir desse sinal 3G recebido. Pelo que você explicou, isso só é possivel com modem 3G, caso eu use uma antena para como ponto de recepção seria ilegal correto?

    Por exemplo, tenho um dongle 3G, mas onde moro não tem cobertura. Utilizar repetidores desse sinal que "levem" esse sinal 3G ate minha propriedade e partir de la distribuir via WIFI também é ilegal?


    Desde de já muito obrigado a todos pelas informaçoes e explicações.

    Estou fazendo todas essas perguntas exatamente para ter certeza de que não vou aplicar algo que seja ilegal.

    Abraços
    Não é ilegal não! Voce pode receber o sinal de 3G da maneira que quiser...Quanto a distrbuir depende... se for so pra você pode... o que não pode e dividir com o vizinho...

    Eu ja fiz um esquema que recebia o sinal 3G (so internet) com um modem 3G desbloqueado + antena externa de 17dbi aquario ( o modelo do modem e da antena e diferente dependendo da operadora). Esse modem 3G foi ligado em um roteador com entrada USB (especifica pra modem 3G).
    A partir desse ponto você ja poderá naveagar na internet... Seja conectando um PC ao roteador, ou telefone tablet, etc...
    Pra distribuir essa internet em area ampla (veja que a parte da conexão 3G ja foi superada), voce deverá conectar outros equipamentos ao seu roteador.

    Essa e sua intenção?
    Existe sinal de celular em algum ponto desse sito?

    Fico no aguardo

  12. #12

    Padrão Re: Redes Celular/3G

    Minha intenção é exatamente essa, mas como se trata de uma área bem grande, ainda vou me aprofundar no assunto.

    A parte de rede local eu tenho estruturada já, minha dúvida era mesmo em relação a essa recpção do sinal 3G.

    A questão de sinal é bem delicada, pois a cidade mais próxima com sinal 3G fica apro. a 80KM de distancia. Oq aumentaria a quantidade de repetidores ou da potencia do rádio e ganho da antena eu imagino. (Não tenho conhecimento a respeito da eirp max para 2100 MHz)


    Muito obriado mais uma vez.

  13. #13

    Padrão Re: Redes Celular/3G

    Quanto a ser legal ou não, precisamos primeiro definir algumas coisas. Os repetidores que tem a venda no mercado do tipo do modelo da Aquário na verdade é um reforçador de sinal.
    Não tem como receber num equipamento, "moldar" ou gerir as informações e repassar para vários clientes.
    Tudo deve ser transparente para o usuário. Quem tem o direito legal de administrar qualquer comunicação entre usuários é a operadora.

  14. #14

    Padrão Re: Redes Celular/3G

    Citação Postado originalmente por lucasrb Ver Post
    Minha intenção é exatamente essa, mas como se trata de uma área bem grande, ainda vou me aprofundar no assunto.

    A parte de rede local eu tenho estruturada já, minha dúvida era mesmo em relação a essa recpção do sinal 3G.

    A questão de sinal é bem delicada, pois a cidade mais próxima com sinal 3G fica apro. a 80KM de distancia. Oq aumentaria a quantidade de repetidores ou da potencia do rádio e ganho da antena eu imagino. (Não tenho conhecimento a respeito da eirp max para 2100 MHz)


    Muito obriado mais uma vez.
    Nao seria nais viavel repetir a internet (Adsl, link, etc) desta localidade a 80 km do que fazer um esquema com internet 3G?
    Eu faço esses transportes de internet (link) o tempo todo.... e só faço 3G quando levar o link de internet até a localidade fica inviável ou muito caro e, claro, em algum lugar do sítio, fazenda, casa do cliente tenha no minimo um pouco de sinal de celular... nao precisa funcionar o celular na mão, mas com uma antena...

  15. #15

    Padrão Re: Redes Celular/3G

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Nao seria nais viavel repetir a internet (Adsl, link, etc) desta localidade a 80 km do que fazer um esquema com internet 3G?
    Eu faço esses transportes de internet (link) o tempo todo.... e só faço 3G quando levar o link de internet até a localidade fica inviável ou muito caro e, claro, em algum lugar do sítio, fazenda, casa do cliente tenha no minimo um pouco de sinal de celular... nao precisa funcionar o celular na mão, mas com uma antena...

    Em alguns casos, o sinal de 3G é o unico acesso a internet, fora o satelite, que possuo na região. Estou buscando alguem que tenha experiencia na área, ou que trabalhem na área exatamente pra fazer esse comparativo entre essa solução e uma solução inteiramente via rádio (ISP local).