+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Energia solar para duas SXT

    Boa tarde a todos do fórum, estou precisando saber qual placa solar preciso para alimentar 2 SXTs.

  2. #2

    Padrão Re: Energia solar para duas SXT

    Vai muito da regiao. Mas creio que uma de 60w suporte com uma bateria de 50 ou 60A e um controlador de 10A. Se tiver como colocar uma de 95w, fica melhor ainda.

  3. #3

    Padrão Re: Energia solar para duas SXT

    Era o que estava pensando uma de 60w ou até uma de 100w vou usar 12v não preciso mais que isso. Obrigado mathcardoso

  4. #4
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Energia solar para duas SXT

    Amigo tenho torres com painéis de 60 watts com bateria freedom de 70ah, um que tem rb e cartões fica mais de ano com uptime, já um que tem uma rb omnitik e uma airgrid desliga toda noite e só volta a ligar quando o dia clareia, isso que esse pop tem uma bateria de 80ah estacionária também. A diferença de preço entre um painel de 60 watts e 100 não é muito grande, então aconselho que use o painel de 100watts e a bateria a maior que puder, coloque duas em paralelo que dobra a capacidade e mantém os 12 volts.

  5. #5

    Padrão Re: Energia solar para duas SXT

    Desliga a noite pq o seu painel não tem força para carregar as baterias totalmente e o consumo dos equipamentos e maior que você calculou

  6. #6

    Padrão Re: Energia solar para duas SXT

    Ontem verifiquei junto com um fornecedor o consumo das duas sxt, vou precisar de um painel de 100w ou 150w com uma bateria de 150A com 5horas de sol, não vai ficar barato.

  7. #7

    Padrão

    Desde o Lite5 até o modelo de alta potência, o consumo máximo é 7W. Mas a média é 6W.
    2*6=12W
    Se vai usar 12V dá 1A. Em 24h precisa 24 amperes.

    Um painel de 60W vai captar uns 300Wh por dia (Média de 5 horas porque quando o sol está fora do angulo ideal a captação é baixa). 300W/12V = 25Ah captados por dia.

    O problema é que isso fica muito na mosca, sobra 1A por dia pra carregar as baterias, ou seja, precisaria 25 dias de sol pra carregar as baterias por completo!

    Mas digamos que não tem qualquer painel de qualquer potência a venda, antigamente encontrava muito de 75W, 83W, hoje anda raro. Vamos pegar o levemente maior que 60W que achei por preço decente:
    http://www.neosolar.com.br/loja/pain...-2-3-95wp.html
    95W * 5h = 475W, e 475W/12V = 39Ah. Vai 24Ah pro equipto e sobra 15Ah pra ficar nas baterias. 2 dias de sol carregam pra mais de 1 dia sem sol.

    Mas a parte legal é: Em dia nublado o painel vai captar pelo menos 1/3 disso, pelo menos uns 13A por dia.

    Então digamos que o painel de 95W não tá nada tão ruim. Procurando por 60W ou 75W no ML e outras lojas está até mais caro. Agradeça a Yingli e não só pra NeoSolar, a chinesa Yingli fez em 10 anos mais pela energia alternativa do que a Shell fez em 50 anos.

    Quanto às baterias, pra que durem é bom que a descarga por dia não passe de 20%. Se é 1A por hora de consumo, vai ter umas 16 ou 17h onde o painel não vai alimentar o equipto e quem vai alimentar é a bateria, são 16 ou 17Ah por dia. E isso é menos de 20% de uma bateria de uns 80Ah.
    Essa tem 93Ah (Em uso solar usa o valor em C100 e não em C20), melhor ainda:
    http://www.bateriaautomotiva.com.br/...0ah-93ah/12205

    Essa vai te dar 4 dias de eclipse total com equipto ligado. Como isso não existe, e existe só o nublado, e em dias nublados esse painel capta pelo menos uns 12A, 2 dias nublados = 1 dia de alimentação, então 4 dias nublados captarão pra mais 2 dias ligados, e esses novos 2 dias vão captar pra mais 1 dia, então deve durar 7 dias nublados.



    Só que: Lembra da queda de tensão. Se colocar bateria e controlador solar no chão, e levar 20m de cabo POE com 12V, a tensão vai cair de 12 pra 11V, o problema é que a bateria sob descarga baixa pra 11,5V e isso representa uns 30% de carga ainda (Dá pra 2 dias), aí vai ter chegando nos SXT pouco mais de 10V, aí eles começam a travar.

    E bateria não foi feita pra ficar cozinhando no sol, o fato de esquentar a 50°C com o sol do dia, e esfriar ela até 15°C de noite, vai matar ela em menos de 3 anos, mesmo que compre bateria bem cara.

    Então o que recomendo é colocar o controlador e a bateria em local fresco (No chão, pra não chegar nem nos 35°C. Se o chão for gelado melhor ainda!), mas usar um conversor dc-dc pra elevar de 10-13,2V pra uns 15V ou 16V, um desse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...6a-dc-150w-_JM
    Dependendo do controlador solar usado vai ter que ajustar ele pra saída em 17V, sem problemas.

    Eu uso assim pra uma RB133 com 2 cartões, tá ajustado pra 16V porque a alimentação vai via POE (E queda de 2V não é problema porque produtos MK rodam bem com 14V), já usei pra RB433 com 2 cartões, Airgrid e SXT, o rendimento pra RB133 com 2 cartões tá perto dos 92%, não chega a fazer muita diferença (1 grau errado no angulo do painel solar gera muito mais perdas que isso), ao invés de 1A de consumo teria 1,08A, ao invés de 24A por dia teria 25,9A.

    Outra vantagem do conversor dc-dc no caminho (E ele deve ficar junto da bateria, não lá em cima dos os SXT) é que se usar controlador de carga comum com PWM alguns geram uma saída suja pelos picos do PWM, se usar controlador barato obrigatoriamente precisa um filtro LC na saída, mas o conversor dc-dc limpa isso, não passa spike nenhum, e o ripple é mínimo (É menor que a maioria das fontes chaveadas).
    (Mas se quiser colocar uns filtros LC por todo canto, mal não faz, só ajuda)

  8. #8

    Padrão Re: Energia solar para duas SXT

    Obrigado Rubem você deu uma aula não só para mim mais para vários amigos do fórum que tem a mesma duvida que eu, não sabia que eu poderia usar um conversor dc-dc junto da bateria ao invés de usar um controlador de carga PWM é o que eu tenho aqui parado no escritório desde já obrigado.